Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Guia de estilo para blog

O site br-linux.org tem por objetivo disponibilizar informação com qualidade e confiabilidade para a comunidade Linux. Inicialmente (até 1999, aproximadamente) o foco deste objetivo era a disponibilização de artigos e tutoriais. A partir daí, houve uma multiplicação de websites nacionais especializados na disponibilização de tutoriais e artigos escritos pela comunidade, e pudemos nos concentrar na divulgação de notícias - que inclui a divulgação da publicação de tutoriais e artigos interessantes em outros sites, em geral por intermédio da submissão de uma sugestão de notícia por parte do próprio autor do texto.

O BR-Linux se orgulha de receber grande volume de sugestões dos leitores todos os dias, e faço o possível para aproveitar a maioria delas - mesmo quando há necessidade de extensa edição ou complemento. Obrigado por todas as contribuições, mesmo quando elas não seguem os guias abaixo - todas são extremamente valorizadas. Mas de fato as dicas abaixo aumentam a chance de a sua sugestão vir a ser publicada e lida.

Links rápidos

Não se deixe levar pela pressa. Ler as instruções abaixo aumentam muito as chances de sua notícia ser publicada ou de seu contato receber resposta. Mas se você quiser ir direto aos formulários, eis os links:

Conteúdo deste documento

Este documento foi preparado para facilitar o contato com os leitores e aumentar o índice de aproveitamento das contribuições e indicações recebidas.

  1. Ênfase em notícias, mas muito interesse em ajudar a divulgar seu tutorial
  2. Por que não devo enviar meu material por e-mail?
  3. Como redigir a indicação de notícia perfeita
  4. E meu press-release, comunicado, anúncio de vaga, curso, lançamento, evento, oportunidade?
  5. Como enviar pequenas dicas e artigos para publicação na área de notícias
  6. Guia de estilo, conteúdo e formatação: como aumentar a chance de seu texto ser publicado
  7. Quando usar o formulário de contato e quando usar o de indicação de notícias?
  8. Os formulários recebem resposta?
  9. Dúvidas adicionais

Ênfase em notícias, mas muito interesse em ajudar a divulgar seu tutorial

O BR-Linux é mantido por uma pessoa só, e há algum tempo a meta é publicar 8 a 14 notícias relevantes sobre software livre por dia. A publicação de um único artigo (envolvendo as tarefas de leitura, avaliação, verificação ortográfica, etc.) na Seção de Tutoriais toma mais tempo do que a publicação do conjunto de notícias de um dia, o que naturalmente fazia com que a fila para publicação crescesse sem controle. Mesmo a presença de um voluntário para ajudar na tarefa (obrigado, Mike "Fuji" Matsumoto!) não resolveu a situação, embora tenha melhorado bastante.

Considerando o acima exposto, em 1 de janeiro de 2005 resolvi declarar congelada a antiga área de tutoriais do BR-Linux. Os materiais lá publicados continuarão disponíveis, mas de agora em diante a política oficial do BR-Linux com relação a tutoriais é encorajar sua publicação em sites pessoais ou nos demais portais da comunidade. Naturalmente continuamos dispostos a publicar notícias sobre eles, ajudando a divulgá-los.

Se você não dispõe de um site pessoal e acha que não vale a pena criar uma página no seu provedor ou em sites especializados em disponibilizar conteúdo (como o Yahoo Geocities ou o HPG) para divulgar seu material (pense bem, e pense a longo prazo. Considere a facilidade de manutenção e publicação de novas versões, por exemplo), o BR-Linux recomenda a publicação no Viva o Linux, especializado neste tipo de conteúdo e mantido com muita seriedade e competência.

Isto significa que o BR-Linux não tem interesse no seu material? Pelo contrário! Embora não estejamos mais hospedando o seu material, temos o maior interesse em divulgar seus textos sobre Linux, software livre, as comunidades e mercados associados, padrões abertos e outros temas correlatos. Quando seu texto estiver disponível na web, não deixe de nos avisar, para que possamos incluir uma notícia sobre ele na capa do BR-Linux.

Como enviar pequenas dicas e artigos para a área de notícias

Se, mesmo após ler o texto acima, você acredita que seu material de pequeno volume deveria ser publicado apenas como uma notícia do BR-Linux, não precisa ter receio de entrar em contato. Não é muito frequente este tipo de publicação, mas dependendo do assunto, das características da redação e da correlação do tema com notícias recentes, pode ocorrer. Para sugerir o texto para publicação, envie-o como sugestão de notícia, ná íntegra e já em versão final.

E meu press-release, comunicado, anúncio de vaga, curso, lançamento, evento, oportunidade?

Envie-a normalmente como uma sugestão de notícia. Preste especial atenção ao formato, mandando como texto puro que eu possa citar com facilidade, e organize seu texto em parágrafos (como uma notícia de jornal), e não em itens (como um slide ou anúncio de jornal). A maior parte destes anúncios é publicada em até 48 horas após o envio, e naturalmente não há custo nenhum. Mas o texto pode ser editado pelo BR-Linux, e a publicação depende de uma avaliação do interesse do tema em relação aos que são habitualmente cobertos no site. Seguir as dicas abaixo aumenta sua chance de ver seu conteúdo publicado.

Por que não devo enviar meu material por e-mail?

Quando você envia por e-mail, há a chance de sua mensagem ser barrada pelo filtro anti-spam, e há uma chance maior ainda de ele cair na caixa postal que só é lida nos finais de semana, e só ser visto quando o assunto já não é mais notícia. Por algum tipo de tendência perversa, a maior parte das sugestões de notícia enviadas por e-mail são referentes a eventos (e aí o atraso na leitura pode prejudicá-las profundamente) ou têm subjects pouco claros, como "Augusto", "link", "linux" ou "nota" - o que ajuda a fazê-los cair na caixa postal de baixa prioridade.

O formulário de sugestão de notícias é enviado para as caixas postais prioritárias (lidas várias vezes por dia) do editor, aumentando a chance da sugestão ser publicada a tempo. O sistema pré-formata sua sugestão para facilitar a publicação. Ele ajuda o editor a classificar e organizar seu e-mail, garantindo que sua sugestão não se perca, ou seja deixada para ler depois. Metade das vezes que um link chega por e-mail, não podemos distinguir se é spam, uma sugestão de publicação, ou apenas alguma coisa que o remetente quer que olhemos.

Como redigir a indicação de notícia perfeita

(Nota: parte deste capítulo foi adaptado de um guia do site BoingBoing) e portanto este capítulo está sob a licença CC adotada pelo site de origem)

A resposta a esta pergunta depende principalmente do conteúdo ;-) Mas existem algumas dicas que você pode seguir:

  1. Copie um trecho: Se você estiver fazendo referência a um artigo, copie (colocando entre aspas) um trecho interessante do artigo original. Escolha bem o trecho copiado, não se limite a copiar a introdução do artigo. Não copie o artigo inteiro, mas tente captar uma parte que desperte o interesse dos demais leitores - e do editor.
  2. Acrescente uma descrição: Antes da cópia do trecho, acrescente uma descrição que explique por que o artigo é interessante, ou o que lhe chamou a atenção. Fuja da fórmula "Estava navegando no site XYZ e encontrei este artigo que resolvi compartilhar com os leitores", e tente expor a razão de você ter resolvido compartilhar com os leitores, aponte contrastes, similaridades, referências, curiosidades.
  3. Cuidado com o excesso de criatividade: Ao escrever a descrição da notícia, cuidado com o nível de linguagem e o estilo. Não torne sua notícia algo difícil de entender.
  4. Não: abrevie, use gírias, copie citações sem traduzir ou deixe de acentuar. O editor pode fazer todas estas correções por você, mas se você fizer aumenta a chance de ser publicado mesmo que o editor tenha apenas 2 minutos para a tarefa ;-)
  5. Não envie material sem links, se não for necessário: Se você está anunciando um projeto ou evento que não tem website, a notícia poderá ser publicada da mesma forma. Mas seria muito melhor - para você e para os leitores - se houvesse um link que os interessados pudessem colocar em seus bookmarks, enviar para colegas interessados, ou de outra forma referenciar para no futuro visitar novamente em busca de novidades. E se o assunto que você está mencionando possui uma página na web, não deixe de mencioná-la no campo apropriado, pois isto facilita enormemente o trabalho de edição. E se você está enviando um anúncio ou press-release extenso, a inclusão de um link para o local onde está publicado oficialmente permite garantir que os leitores terão acesso à íntegra do seu texto quando lerem o resumo publicado pelo site.

Guia de estilo, conteúdo e formatação: como aumentar a chance de seu texto ser publicado

De modo geral tenho o maior prazer em publicar artigos contribuídos pela comunidade, mas você terá muito mais chance de ser publicado rapidamente se o seu texto se enquadrar nas seguintes metas:

  1. Escrito em português corrente, onde a palavra "não" não apresenta a grafia alternativa "naum", os acentos estão onde deveriam estar, e as abreviações utilizadas são apenas as usuais da linguagem escrita - nada de "vc", "pq" e "tb" para significar "você", "por quê" e "também".
  2. Preencha todos os campos do formulário. O campo de link é muito importante, escolha o link que melhor representa a sua notícia e inclua sua URL completa (começando com http:// ou ftp://).
  3. A não ser que a notícia seja sobre algo absolutamente inédito na web, sempre forneça um link para onde se pode obter mais informações, ou sobre a fonte na qual você se informou para escrever sua sugestão.
  4. Inclua seu e-mail. Se desejar, ofusque-o. Se quiser que ele não seja publicado nem de forma ofuscada, mencione isto no início da notícia (a menção será removida também). Muitas notícias e anúncios deixam de ir ao ar devido a pequenos detalhes que não podem ser resolvidos porque o autor não preencheu seu e-mail correto.
  5. Use formato txt, estruturado em parágrafos separados por linhas em branco. Não há nenhum problema se sua notícia tiver mais de um parágrafo (embora talvez eu os condense), mas fuja da estruturação baseada em itens como se fosse um slide ou um anúncio de jornal.
  6. Ao contrário do que pode parecer, textos enviados em HTML dificultam o meu trabalho, ao invés de facilitá-lo. O único tag de HTML que eu aprecio é a âncora de hiperlink (exemplo: <a target=_top href= "http://www.linux.trix.net/">) - mas se você não sabe HTML ou prefere não usá-lo, não se preocupe - o editor está aqui para isto.
  7. Não envie arquivos em outros formatos (DOC, PDF, SXW, etc.) - embora eu até possa lê-los, publicá-los assim não faz o menor sentido...
  8. Se você citou, traduziu ou se baseou no trabalho de outro autor, inclua a citação completa (nome do artigo ou obra original, nome do autor, onde foi publicado, e a URL se disponível). O respeito ao copyright alheio é mais do que encorajado, é exigido!
  9. Resista à tentação de usar figuras se elas não forem necessárias ao seu conteúdo! Se for necessário incluí-las, hospede-as em algum servidor externo, e referencie-as em seu texto através da tag html IMG.
  10. Inclua informação sobre você mesmo no rodapé do artigo. Algumas informações que podem ser interessantes são: Nome completo, cidade, e-mail, url pessoal, experiência profissional (quando se aplicar), formação (quando se aplicar), nickname (se aplicável), associações de usuários a que pertence, etc.
  11. Caso você não queira que seu texto seja disponibilizado aos leitores do br-linux.org usando a licença GNU FDL (da Free Software Foundation), informe isto claramente no corpo do próprio artigo, e mencione qual a licença que você autoriza.
  12. Caso você não queira que seu texto seja revisado e possivelmente editado (normalmente por razões de espaço, ortografia ou formatação) antes da publicação no BR-Linux, informe claramente no cabeçalho do mesmo. O título da notícia será editado em todos os casos, e além da edição poderá ser incluído conteúdo adicional, separando claramente o que é texto enviado pelo leitor e o que é de autoria do BR-Linux.

Tenho orgulho de sempre privilegiar material inédito e de boa qualidade; veja bem, não basta traduzir arquivos de outros sites, ou digitar artigos de revistas. Estamos em busca de opiniões e idéias originais. Que tal compartilhar seu conhecimento com os demais usuários?

Quando usar o formulário de contato e quando usar o de indicação de notícias?

Use o formulário de indicação de notícia sempre que a provável conseqüência do que você escrever for a publicação de uma notícia no BR-Linux. Não é necessário entrar em contato antes para perguntar se o conteúdo é apropriado, exceto se você necessitar de algum esclarecimento: todas as submissões são avaliadas para publicação diariamente, e em caso de rejeição são arquivadas, ou eventualmente o BR-Linux entra em contato para sugerir alguma alteração ou levantar algum detalhe.

Use o formulário de contato para iniciar uma conversação com o br-linux.org sobre parcerias, contribuições, publicidade ou outros assuntos "institucionais", por assim dizer. Use também se quiser tirar dúvidas sobre o funcionamento do site, suas políticas e mecanismos. Principalmente, use-o para criticar, sugerir e avaliar o BR-Linux.

Não use nenhum dos dois para tirar suas dúvidas sobre Linux, pedir ajuda para trabalhos escolares, solicitar drivers. Este tipo de contato é bem-vindo, mas para ele temos um fórum em que bem mais gente estará disponível para responder, e a resposta tende a ser mais rápida.

Os formulários recebem resposta?

De modo geral, as indicações de notícia não recebem nenhuma resposta. Ou elas são publicadas (usualmente em até 2 dias úteis) ou são arquivadas fora do site. Você pode receber uma resposta em caso de haver necessidade de algum esclarecimento adicional.

Os formulários de contato, quando se enquadram em uma das categorias mencionadas acima, em geral recebem resposta. Mas mesmo que você não receba resposta, pode ter a certeza de que sua mensagem foi lida.

Mensagens que seriam mais apropriadas no fórum (exemplo: dúvidas sobre linux, localização de arquivos e drivers, questões de trabalhos escolares, dúvidas de compatibilidade, opinião sobre notícias já publicadas) são lidas mas geralmente não recebem resposta.

Dúvidas adicionais

Se você tiver dúvidas, entre em contato para que possamos trocar idéias sobre a sua proposta de artigo. Mas não envie seu artigo por este link, use-o apenas para perguntas.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados