OpenLDAP com SSL/TLS

Os integrantes da Cooperativa de Soluções Livres SOLIS têm se destacado pela quantidade de informações que compartilham com a comunidade brasileira do software livre. Hoje é a vez do Marcone Luis Theisen (marcone NOSPAM solis coop br), que enviou uma receita de bolo de como instalar um sistema openLDAP seguro, com SSL/TLS.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:36 AM | Comments (0)

Montando um dispositivo infravermelho para seu PC

O leitor Morvan Bliasby (morvan000@yahoo.com.br) enviou a versão em PDF de seu documento explicando como criar um dispositivo IRDA para seu PC. Sólidos conhecimentos de eletrônica são necessários, mas o artigo é bastante detalhado, explicando até mesmo como usar o dispositivo no Linux. Se o seu celular ou PDA tem suporte a infravermelho, não deixe de conferir.

Posted by brain at 06:22 PM | Comments (2)

Como instalar os drivers da nVidia para XFree86 no Debian

Cesar A. Ramina (cesar.ar@tutopia.com.br) enviou sua tradução do tutorial de Len Sorensen sobre como instalar os drivers acelerados proprietários das placas NVidia no Debian.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 06:11 PM | Comments (5)

Controle de conteúdo: Como proteger seus usuários deles mesmos

Allan Cassaro Vilela Gomes (allan.gomes@capes.gov.br) explica como unir o Squid, DansGuardian e outros recursos para construir um filtro de conteúdo que evite o download de arquivos impróprios ou perigosos para a sua rede.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 05:59 PM | Comments (8)

Filtragem de vírus com pop3 transparente: POP3VSCAN

Allan Cassaro Vilela Gomes (allan.gomes@capes.gov.br) enviou um tutorial que permite ativar filtragem transparente de e-mails que os usuários da sua rede buscam em servidores POP3 na Internet. Seguindo os passos deste documento, todo o tráfego que passar pela interface de rede com destino à Internet na porta 110 será redirecionado para o pop3vscan e verificado contra vírus, de forma transparente, sem necessitar de nenhuma configuração nos usuários.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 05:52 PM | Comments (9)

Atualização do Suse sem Internet em Notebooks DELL Latitude 100L

Alessandro Faria descreve no tutorial abaixo como criou um CD de atualização do SUSE Linux e o utilizou para corrigir o suporte do sistema ao seu notebook Dell.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 02:27 PM | Comments (4)

Instalando o Oracle 10 no SUSE 9.1 Professional

Nosso colaborador regular Cabelo (alessandrofaria @netitec .com.br) enviou um relato de instalação do Oracle 10 no SUSE 9.1 Professional. O relato poderá ser útil também para quem tente instalar este banco de dados proprietário em outras distribuições não homologadas por seu produtor.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 02:04 PM | Comments (3)