Alessandro Faria descreve no tutorial abaixo como criou um CD de atualização do SUSE Linux e o utilizou para corrigir o suporte do sistema ao seu notebook Dell.
Atualização do Suse sem Internet em Notebooks DELL Latitude 100L
Alessandro de Oliveira Faria (alessandrofaria@netitec.com.br)
Ao instalar o Suse 9.1 Professional em meu notebook DELL LATITUDE 100L, fiquei frustrado ao constatar que a minha placa de rede Broadcom 440x 10/100 não foi identificado automaticamente durante a instalação. Longe da minha pessoa querer denegrir o suporte de equipamentos DELL na plataforma LINUX. Entretanto a resposta obtida pelo suporte foi:
"Para esclarecer o escopo do suporte, informamos que podemos suportar o equipamento com o S.O de fabrica; Em relaçao ao Linux, não responder de acordo na NIC, infelizmente nao temos o driver para Linux disponível, mas para poder auxilia-lo em uma busca para download do driver, o modelo da placa e Broadcom 4401 network adapter;"
Percebi que havia 2 opções. Colocar a mão na massa ou pagar pelo suporte da Suse (muito justo). Entretanto conclui que poderia efetuar o download da atualização de todo o sistema operacional assim criando CD e/ou DVD de atualização. Sendo que uma vez eu não teria como acessar a internet em função do não funcionamento da minha placa de rede.
Portando este documento contempla passo a passo como efetuar a atualização a partir do CD:
Em primeiro lugar encontre um mirror de download da Suse. Após definir o mirror, efetue o download do mesmo.
# wget -r http://python.planetmirror.com/ftp/suse/
Concluindo o download, grave todo o conteúdo em um CD ou DVD. Não entrarei em detalhes de como efetuar esta gravação, pois não é o objetivo desde documento. Mesmo porque existe inúmero artigos que mencionam esta tarefa.
Agora execute o Yast e entre na opção ATUALIZAÇÃO CD PATCH
Agora vamos definir a fontes de instalação selecionando a opção "USER-DEFINED LOCATION" conforme a figura abaixo:
Selecione o tipo de endereço como "DIRECTORY" como ilustra a figura:
Informe a localização da atualização e clique em OK. No meu caso, copiei todo o conteúdo para a minha pasta home.
Se tudo estiver correto, obteremos uma tela semelhante a figura abaixo:
Clique em PRÓXIMO para iniciar a verificação dos pacotes que precisam ser atualizados.
Após a verificação, será exibido um resumo das atualizações a serem executadas.
Clique em ACEITAR para iniciar o processo de atualização.
Após alguns minutos, todo o processo será concluído, Pressione o botão FECHAR e reinicialize o sistema. Constatei que após o boot, a minha placa de rede passou a funcionar, e outros módulos do kernel foram atualizado e novos pacote foram incluidos.
Tudo isto de forma simples e transparente. Não precisei baixar nenhum fonte para compilar e com isto o serviço de atualização ficou o mais limpo possível.
Espere que este tutorial ajude muitos usuários que migraram para o Suse e logo de cara enfrentam incompatibilidade/bug de hardware.
Autor: Alessandro de Oliveira Faria (alessandrofaria@netitec.com.br)
» Postado por: Gesiel em outubro 11, 2004 09:27 PM, 200.216.43.:
Alessandro, parabens pela criatividade e iniciativa de compartilhar esta solução.
» Postado por: Tux em outubro 12, 2004 12:10 AM, 201.8.125.1:
Dizem que o Suse é ruim pra programação, isso é verdade ?
» Postado por: Gesiel em outubro 12, 2004 12:57 AM, 200.216.43.:
Tux, ele usa as mesmas ferramentas das outras distribuições... eu uso o SUSE e nunca tive problemas...
» Postado por: Tux em outubro 12, 2004 07:19 PM, 200.217.123:
Blz, eu tava querendo migrar pro Suse, mais tinha essa duvida.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.