Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Instalando o Oracle 10 no SUSE 9.1 Professional

Nosso colaborador regular Cabelo (alessandrofaria @netitec .com.br) enviou um relato de instalação do Oracle 10 no SUSE 9.1 Professional. O relato poderá ser útil também para quem tente instalar este banco de dados proprietário em outras distribuições não homologadas por seu produtor.

Driblando a instalação do Oracle 10 no Suse 9.1 Professional

Cabelo (alessandrofaria@netitec.com.br)

Após a conclusão da instalação Linux em um cliente, o DBA oracle ZUZA - zuzafgc@uol.com.br (um dos melhores DBA que ja conheci como profissional e pessoa) iniciou a instalação do pacote oracle 10. Foi neste momento que começaram as dores de cabeça pelo insucesso da instalação.

Pois estávamos em um sábado pela manhã. Teriámos que optar em resolver o problema ali no presente momento, ou retornar para efetuar as respectivas pesquisas e retornar no próximo fim de semana.

Constatei que o problema seria resolvido com mais facialidade com a presença de um DBA (Mestre ZUZA). Como esta história teve um final feliz, resolvi documentar as dificuldades para outros profissionais ou até mesmo eu não sofresse novamente.

1ª Dificuldade incompatibilidade de versões Linux.

O Oracle é certificado apenas para algumas versões Linux específicas. A instalação não será executada no método convecinal ser a sua distribuição não for homologa. Veja o erro no exemplo a seguir:

# ./runinstaller

Checking operating system version: must be redhat-2.1,UnitedLinux-1.0 or redhat-3
Failed <<<<
#

Para que o instalador não verifique a versão atual do Linux, basta utilizar o seguinte comando:

# ./runinstaller -ignoreSysPrereqs

2ª Dificuldade, o HugeTLBfs!

Oracle 10 utiliza este recurso chamado hugetlbpages, um recurso adicionado no kernel 2.6 que existem também em outras versões.

Os dados neste sistema de arquivos sao levados por grandes paginas de memória até CPU. Vale a pena resssaltar que foi criado exclusivamente para oferecer um suporte melhorado a bancos de dados de memória compartilhada.

Este recurso permite usar pagesize de 4M, assim evitando grande cliclos ao nucleo do processador gastos com paginações menores (nem vou mencionar o impacto na otimização de memória física).

O problema vem com a mensagem de erro abaixo durante a instalação:

ORA-27125: unable to create shared memory segment

A receita de bolo abaixo, contorna este problema habilitando tal recurso no sistema.

Edite o arquivo profile, inserindo a seguinte linha:

# vi /etc/profile

Insira ====> export DISABLE_HUGETLBFS=1

O Oracle deve ser instalado como usuário oracle, e a variável ambiental DISABLE_HUGETLBFS passa não existir quando executamos o runinstaller. Para resolver este problema execute os comando abaixo.



cd $ORACLE_HOME/bin
mv oracle oracle.bin
cat >oracle <<"EOF"
#!/bin/bash

export DISABLE_HUGETLBFS=1
exec $ORACLE_HOME/bin/oracle.bin $@
EOF

chmod +x oracle

Com estes procedimentos a instalação Oracle será concluída com sucesso!

Postado por brain em outubro 11, 2004 02:04 PM

Comentários para "Instalando o Oracle 10 no SUSE 9.1 Professional"

» Postado por: Marcelo Gondim em outubro 11, 2004 09:32 PM, 200.217.145:

 

» Postado por: Fernando em outubro 13, 2004 02:12 PM, 200.207.216:

 

» Postado por: Flávio Carmo em outubro 13, 2004 02:44 PM, 201.10.175.:

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.