O leitor Morvan Bliasby (morvan000@yahoo.com.br) enviou a versão em PDF de seu documento explicando como criar um dispositivo IRDA para seu PC. Sólidos conhecimentos de eletrônica são necessários, mas o artigo é bastante detalhado, explicando até mesmo como usar o dispositivo no Linux. Se o seu celular ou PDA tem suporte a infravermelho, não deixe de conferir.
Postado por brain em outubro 11, 2004 06:22 PM
» Postado por: Morvan em outubro 22, 2004 03:14 PM, 200.164.107:
o colega marco carvalho observou um erro no meu tutorial, o qual passo a descrever:
--- Marco Carvalho
escreveu:
"Olá, Morvan
Tem um erro no esquema que está no PDF, os nomes dos resistores R2 e R5 estão trocados em relação o desenho da PCB e ao esquema que está no Eagle. Os valores estão corretos, é somente o nome que está invertido.
Abraços
Marco".
---------------------------
por meu turno, lhe respondi:
de fato, marco, o problema é que só notei após a publicação do tutorial, o que não tira nem um pouco a validade da sua observação. como o desenho da placa está coerente, não fiz a ressalva. observe que a plaquinha, malgrado bem pequena, pode ser melhorada, retirando a necessidade de se fazer "Jumping". apenas não a refiz, por falta de tempo. tenho dois circuitos em casa que usam esta placa. o meu primeiro fora feito manualmente. o eagle só melhorou, e muito, o aspecto eletro-estético do circuito.
» Postado por: Morvan em outubro 23, 2004 12:06 AM, 200.253.200:
aos interessados: fiz a correção na placa de circuito impresso. ela agora reflete os nomes tais quais no diagrama. reitero que, a quem interessar, pode solicitar os arquivos do eagle, já com a correção. montei dois aparelhos, para amigos, ainda com a placa com o nome do componente errado, mas fui bem sucedido, pois me ative ao diagrama do circuito ou esquema.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.