br-linux

Artigos br-linux.org
Artigos sobre Linux em bom português, originais e com qualidade

Montando um dispositivo infravermelho para seu PC
Publicado em 11 de outubro de 2004

O leitor Morvan Bliasby (morvan000@yahoo.com.br) enviou a versão em PDF de seu documento explicando como criar um dispositivo IRDA para seu PC. Sólidos conhecimentos de eletrônica são necessários, mas o artigo é bastante detalhado, explicando até mesmo como usar o dispositivo no Linux. Se o seu celular ou PDA tem suporte a infravermelho, não deixe de conferir.

Postado por brain em outubro 11, 2004 06:22 PM

Comentários para "Montando um dispositivo infravermelho para seu PC"

» Postado por: Morvan em outubro 22, 2004 03:14 PM, 200.164.107:

    o colega marco carvalho observou um erro no meu tutorial, o qual passo a descrever:
    --- Marco Carvalho
    escreveu:
    "Olá, Morvan
    Tem um erro no esquema que está no PDF, os nomes dos resistores R2 e R5 estão trocados em relação o desenho da PCB e ao esquema que está no Eagle. Os valores estão corretos, é somente o nome que está invertido.

    Abraços

    Marco".

    ---------------------------

    por meu turno, lhe respondi:
    de fato, marco, o problema é que só notei após a publicação do tutorial, o que não tira nem um pouco a validade da sua observação. como o desenho da placa está coerente, não fiz a ressalva. observe que a plaquinha, malgrado bem pequena, pode ser melhorada, retirando a necessidade de se fazer "Jumping". apenas não a refiz, por falta de tempo. tenho dois circuitos em casa que usam esta placa. o meu primeiro fora feito manualmente. o eagle só melhorou, e muito, o aspecto eletro-estético do circuito.

 

» Postado por: Morvan em outubro 23, 2004 12:06 AM, 200.253.200:

    aos interessados: fiz a correção na placa de circuito impresso. ela agora reflete os nomes tais quais no diagrama. reitero que, a quem interessar, pode solicitar os arquivos do eagle, já com a correção. montei dois aparelhos, para amigos, ainda com a placa com o nome do componente errado, mas fui bem sucedido, pois me ative ao diagrama do circuito ou esquema.

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)

Envie seu comentário









Lembrar as informações pessoais?


Atenção: Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum, onde mais pessoas estarão disponíveis para respondê-lo..






Nota: os comentários pertencem a seus respectivos autores e são de responsabilidade de quem os postou. O restante desta nota está disponível sob a licença GNU FDL, exceto se explicitamente declarado em contrário.