Acessando Firebird/Interbase via JDBC

O Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) mandou um tutorial que explica de maneira fácil, onde encontrar, como instalar e conectar com banco Firebird/Interbase via JDBC. Vaje abaixo o texto completo:

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 11:56 PM | Comments (10)

O editor kate

O anamim (anamimts@yahoo.com) mandou uma análise do editor Kate, interessante especialmente para constrastar com a análise do Nedit, que publicamos há poucos minutos. Veja abaixo o texto do anamim:

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 11:14 PM | Comments (3)

Backup em CD-R com gravação multi-sessão

O Alessandro de Oliveira Faria (alessandrofaria@netitec.com.br) mandou um script e o respectivo tutorial de gravação de backups em CDs multi-sessão, que serve para quem tem backups que não preenchem todo o conteúdo do CD - assim, a mesma mídia pode ser regravada várias vezes até lotar. Veja abaixo o texto dele:

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:36 PM | Comments (20)

Freeswan com IP Dinâmico (DHCP)

O Luiz Ignatti (lcijunior@uol.com.br) mandou um tutorial bastante completo sobre a instalação de VPNs baseadas no Freeswan quando o endereço IP de uma das pontas da conexão é dinâmico. Confira abaixo o texto dele:

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:08 PM | Comments (35)

NAT no Conectiva 8

O Juliano Rudnei Pimenta (juliano_pimenta@yahoo.com.br) mandou uma sequência de comandos para transformar um Pentium 133 com duas placas de rede e rodando Conectiva 8 em um gateway conectando sua rede local à Internet. O texto dele está abaixo:

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:01 PM | Comments (15)

Velox no Mandrake 9.1

O Ricardo Goes (ricardo.goes@globo.com) mandou a sequência de passos que ele usou para configurar o acesso ao serviço de banda larga Velox usando o Mandrake Linux 9.1. Veja abaixo o texto dele!

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 09:47 PM | Comments (26)

Usando o nedit

Alexandre Erwin Ittner (aittner@netuno.com.br) escreveu: "Sei que a escolha de um editor de texto é meio complicada para os recém-chegados do Windows e me surpreendi que muitas pessoas não conhecem o NEdit, um editor que concilia poder e simplicidade de uso. Escrevi um pequeno resumo das principais características dele e algumas dicas sobre como configurar indentação automática e a roda do mouse."

Vaje o texto dele abaixo!

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 09:30 PM | Comments (0)

DAW - Digital Audio Workstation no Linux

O André Magoo (André Alves Pereira) ensina no tutorial abaixo como configurar sua estação de trabalho Linux para uso como estação de trabalho com áudio digital (em inglês Digital Audio Workstation - DAW).

Parece trabalhoso, mas aparentemente os músicos profissionais estão dispostos a grandes esforços para obter condições perfeitas de seu equipamento de áudio ;-)

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:45 PM | Comments (14)

Streaming com o icecast

O Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) ensina no artigo abaixo como instalar e usar o Icecast para montar uma rádio virtual no Linux. Os exemplos dele são baseados no Conectiva Linux, mas são facilmente adaptáveis para outras distribuições.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:19 PM | Comments (5)

Acessando via Coyote

O Gabriel Armbrust Araujo (gabriel@macacos.org) ensina no tutorial abaixo como configurar e usar o Coyote, sistema baseado no Linux 2.4 capaz de transformar um micro qualquer (até um Pentium I com 16MB de RAM sem HD) em um roteador capaz de compartilhar o acesso à Internet com toda a sua rede local.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:02 PM | Comments (143)

Habilitando acesso remoto a seu servidor com segurança

O Jair Valmor Basso Júnior (jair@sega-brasil.com.br) mandou um artigo sobre o uso do chroot para garantir que usuários não possam sair do seu diretório pessoal ao acessar servidores usando ftp, telnet ou ssh. Veja abaixo as dicas dele:

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 11:49 AM | Comments (6)