O texto abaixo contém um script shell para atualização automática da tabela de vírus do uvscan (o antivírus da McAfee/NAI). Eu mantenho este antivírus (que é um software comercial) instalado em uma série de servidores (de e-mail e de arquivos) Linux, para limpar os arquivos que os usuários de Windows lá armazenam, e para impedir que eles recebam e-mails infectados. Ativando este script para execução automática de hora em hora eu me preocupo menos com a possibilidade de deixar meus usuários desprevenidos contra algum vírus novo ;-)
O Mike Shigueru Matsumoto mandou este tutorial que explica como manipular o kernel nas distribuições baseadas no RPM (Red Hat, Conectiva, Mandrake...) a partir dos pacotes disponibilizados pela própria distribuidora.
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...O texto abaixo explica como compartilhar o seu acesso à Internet usando um computador com o Linux. Este computador pode ser dedicado a esta finalidade (transformando-se assim em um roteador), ou pode ser mais um computador da sua rede local, usado para as finalidades que você desejar e atuando também como roteador.
Configurar este recurso é mais simples do que parece, e são apresentadas as receitas para várias distribuições de Linux. O texto foi escrito por mim com colaborações de vários leitores (todos citados e referenciados, a não ser quando pediram para permanecer anônimos).
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...O João Luis Mancy dos Santos (joaocep@pop.com.br) mandou o tutorial abaixo, sobre a configuração do acesso e compartilhamento de Internet baseado no Conectiva 8, modem NEC 250GS e provedor BrasilTelecom. Muito do que ele menciona pode ser adaptado a outros modems, distribuições e provedores.
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...Este tutorial atualizado explica como obter na Internet e gravar seu próprio CD de Linux, a partir de ferramentas do Linux e do Windows. Como não tenho experiência em Windows, colaborações e correções de quem saiba gravar imagens ISO neste sistema operacional serão bem recebidas ;-)
A melhor opção para lidar com o spam (ou e-mail comercial não solicitado) é procurar um provedor que ofereça proteção contra esta praga virtual do mundo moderno - ou configurar esta proteção diretamente no seu servidor de e-mail, quando o administrador é você mesmo.
Entretanto, muitos de nós não temos acesso a nenhuma destas duas opções, e aí nos restam os filtros mais básicos, baseados em remetentes e assuntos.
Ou restavam, porque a modularidade típica dos softwares livres permite que instalemos os poderosos filtros anti-spam (feitos para uso em servidores) diretamente na configuração de nossos clientes de e-mail (como o Evolution, o Kmail, o Mutt e muitos outros), removendo ou identificando a absoluta maioria dos e-mails não solicitados.
Veja abaixo meu artigo original sobre como usar o spamassassin para filtrar o e-mail diretamente no Evolution. O método pode ser facilmente adaptada para outros programas de e-mail - se você adaptar, me mande um e-mail explicando como fez, e eu publico ;-)
Atualização: O Paulino Michelazzo mandou um complemento explicando como instalar no Kmail. O link está no final do artigo.
O João Luis Mancy dos Santos (joaocep@terra.com.br) enviou este tutorial do qual ele é co-autor, ensinando como migrar os serviços de um servidor baseado no NT4 para o Linux. Veja abaixo as dicas dele neste extenso texto.
O livro "Guia de Certificação Linux" ajuda a suprir a grande carência de informações em português sobre os exames de certificação Linux disponíveis no Brasil. Nas palavras do autor, "o Guia de Certificação Linux é fundamental para quem for fazer a prova da Conectiva, com este material o candidato tem enormes chances de conseguir sucesso nesta prova." Claro que ele não se restringe aos exames da Conectiva: há bastante material sobre os dois exames do LPI também.
Veja abaixo minhas impressões sobre os pontos fortes e fracos deste livro.
LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...Conforme prometido na semana passada, aqui está a apostila de Introdução ao Linux que eu uso para ministrar o curso de introdução ao Linux. São 44 páginas em formato PDF (quase 2MB), e a distribuição utilizada para os exemplos é o SuSE Linux 8.2.
Aproveitando, publico também a versão em PDF da minha apresentação sobre o site Linux in Brazil no IV FISL em Porto Alegre.