Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Proteja-se do spam em sua caixa postal pessoal

A melhor opção para lidar com o spam (ou e-mail comercial não solicitado) é procurar um provedor que ofereça proteção contra esta praga virtual do mundo moderno - ou configurar esta proteção diretamente no seu servidor de e-mail, quando o administrador é você mesmo.

Entretanto, muitos de nós não temos acesso a nenhuma destas duas opções, e aí nos restam os filtros mais básicos, baseados em remetentes e assuntos.

Ou restavam, porque a modularidade típica dos softwares livres permite que instalemos os poderosos filtros anti-spam (feitos para uso em servidores) diretamente na configuração de nossos clientes de e-mail (como o Evolution, o Kmail, o Mutt e muitos outros), removendo ou identificando a absoluta maioria dos e-mails não solicitados.

Veja abaixo meu artigo original sobre como usar o spamassassin para filtrar o e-mail diretamente no Evolution. O método pode ser facilmente adaptada para outros programas de e-mail - se você adaptar, me mande um e-mail explicando como fez, e eu publico ;-)

Atualização: O Paulino Michelazzo mandou um complemento explicando como instalar no Kmail. O link está no final do artigo.

Proteja-se do spam em sua caixa postal pessoal

por Augusto Campos (brain@br-linux.org)

O spam ou e-mail comercial não solicitado é uma realidade da qual muitos de nós não conseguimos escapar. Conforme seu endereço de e-mail torna-se mais conhecido, você participa de mais listas de discussão, inscreve-se em mais sites e publica seu endereço de diversas formas na Internet, o recebimento de mensagens indesejáveis só aumenta.

Alguns provedores disponibilizam serviços de filtragem de spam, e se você administra seu próprio servidor de e-mail pode sempre contar com os serviços de filtragem no próprio servidor (que podem vir embutidos, como no caso das opções próprias do Postfix , ou podem ser dados por pacotes adicionais como o spamassassin).

Habilitar este tipo de serviço em servidores baseados nas distribuições de Linux mais recentes é tão simples que é de se espantar que o número de provedores com filtro anti-spam seja tão reduzido: habilitar o filtro antispam interno do Postfix mais as regras default do spamassassin e mais um antivírus (para proteger as caixas postais de usuários de Windows) em um novo servidor com SuSE 8.2 é tarefa para 5 minutos de um administrador de redes mediano - e pode ser feita até mesmo diretamente pela interface gráfica de configuração do sistema (veja as instruções fornecidas pelo David Krider para saber como fazer isto e muito mais).

Mas este texto é justamente para aqueles usuários que não têm opção de configurar seus próprios servidores, e cujos provedores de e-mail ainda não conseguem combater o spam antes de ele chegar às caixas postais dos seus clientes: pretendo ensinar como habilitar um filtro anti-spam para atuar em conjunto com o seu cliente de e-mail.

Optei por mostrar como realizar esta operação usando o cliente de e-mail Ximian Evolution e o filtro anti-spam spamassassin, rodando sobre SuSE 8.2. Por que? Porque esta é a configuração que eu uso no meu ambiente pessoal. Mas você pode adaptar facilmente para outros programas de e-mail (incluindo kmail, pine, mutt, procmail e qualquer outro que tenha suporte a filtros capazes de entregar a mensagem a um utilitário externo para verificação) e outras distribuições.

Se você quiser escrever como adaptar minhas instruções para outro programa de e-mail ou para outra distribuição, esteja à vontade! Envie para brain@matrix.com.br e eu acrescento sua dica.


Instalando o software

Tanto o Evolution quanto o spamassassin são softwares bastante conhecidos e você não deve ter dificuldade de encontrar versões específicas para a sua distribuição - instale-os de acordo com o procedimento usual de sua distribuição, ou com as instruções dos links acima caso prefira obter diretamente do site dos autores dos softwares.

Configure o Evolution como você preferir, informando seus logins e senhas para acesso ao e-mail, e os métodos (POP, IMAP, arquivos locais, etc). A configuração é extremamente simples e o sistema tem suporte ao nosso idioma, portanto vou dispensar maiores explicações sobre este passo - mas antes de continuar certifique-se de que consegue enviar e receber e-mails normalmente.

Quanto ao spamassassin, a configuração default fornecida pela SuSE é suficiente para a filtragem do dia-a-dia. Depois você provavelmente até vai querer conferir no site oficial as opções avançadas do produto, mas não se preocupe com isto agora - ele já deve estar pronto para funcionar imediatamente após instalado.

O daemon 'spamd'

O spamassassin tem dois modos de operação: o normal e o daemon. No primeiro, o programa 'spamassassin' é executado normalmente, rodando uma vez para cada mensagem que irá inspecionar; no segundo, o daemon 'spamd' fica permanentemente em execução, e inspeciona cada nova mensagem enviada a ele através do programa 'spamc'. O primeiro modo não precisa de nenhuma configuração adicional (se você optar por ele, pode passar diretamente para o próximo capítulo), mas em compensação o segundo modo é quatro vezes mais rápido - você escolhe.

Se você preferir o segundo modo (o modo daemon), terá que garantir que o 'spamd' esteja permanentemente em operação. Isso pode ser feito através da edição dos scripts de inicialização do Linux (seguindo as instruções da distribuição que você utiliza), ou através de utilitários específicos, como o ntsysv (em algumas versões de Conectiva, Red Hat e Mandrake), o YaST (no SuSE 8.x, opção "Runlevel Editor"), o tksysv, o KSysV e outros.

Se você quer apenas testar o sistema, pode iniciar o spamd manualmente, sem inclusão em configurações de boot. Para tanto, digite (como usuário root) '/usr/sbin/spamd -d -c -a -L' - talvez você tenha que mudar o diretório, dependendo de onde o spamd foi instalado.

Configurando o Evolution para filtrar e-mail com o SpamAssassin

A maior parte dos programas de correio eletrônico modernos possui algum mecanismo de filtragem embutido, permitindo que as mensagens sejam classificadas, enviadas para pastas ou até mesmo excluídas automaticamente a partir de regras que levam em conta o assunto, o remetente e outros dados das mensagens.

Vamos configurar o Evolution para enviar todas as mensagens para o spamassassin, e decidir a partir da resposta dele se deve gravar a mensagem em uma pasta de spam, ou tratá-la normalmente.

O primeiro passo é criar uma pasta para armazenar os spams fora da sua caixa de entrada. Para isso, clique em Arquivo / Novo Pasta ou pressione CTRL + SHIFT + F. Na tela igual à da figura abaixo, crie uma pasta chamada de "spamassassin", tipo Correio, em Pastas Locais.

Uma vez criada a pasta, basta criar a sua regra usando o sistema de filtros do próprio Evolution. Clique em Ferramentas / Filtros, e numa tela como a da figura abaixo clique no botão "+ Adicionar":

Lá crie uma regra chamada "spamassassin", conforme a figura abaixo (clique nela para ampliar).

Clique na figura para ampliar, e se mesmo assim for difícil de enxergar, as opções são:

- "se todos os critérios forem atendidos";

- "enviar (pipe) mensagem a um comando da shell";

- "/usr/bin/spamc -c";

- "não retorna";

- "0";

- "Mover para pasta";

- "spamassassin em pastas locais"

- "parar o processamento"

Se você tiver optado por usar o spamassassin em modo normal, e não em modo daemon (mesmo sabendo que ele ficará bem mais lento assim), substitua o comando "/usr/bin/spamc -c" por "/usr/bin/spamassassin -e".

E pronto! Após confirmar esta operação, seu filtro estará pronto para usar. Se você tiver outros filtros configurados no seu Evolution, lembre-se de colocar este tão no início da lista quanto possível.

Se você quiser testar o filtro, selecione algumas mensagens da sua caixa de entrada do Evolution (incluindo algumas que sejam spam e outras que não sejam) e pressione CTRL+Y, para pedir a aplicação dos filtros sobre as mensagens selecionadas. Os spams reconhecidos pelo spamassassin deverão ser movidos para a pasta que criamos anteriormente. Claro que esta mesma regra será aplicada para todas as mensagens que você baixar do servidor a partir de agora, sem precisar pressionar nenhuma tecla ou comando ;-)

Configurando o Kmail para filtrar e-mail com o SpamAssassin

O Paulino Michelazzo mandou um capítulo adicional para este texto, explicando como configurar o Kmail para realizar a mesma operação que descrevi acima no Evolution. Leia o texto dele (em PDF) - é um pouco menos simples do que no Evolution, mas ainda assim é fácil.


Proteja-se do spam em sua caixa postal pessoal, por Augusto Campos (brain@br-linux.org). Use este documento livremente.

Postado por brain em julho 27, 2003 09:09 PM

Comentários para "Proteja-se do spam em sua caixa postal pessoal"

» Postado por: rafa em julho 28, 2003 03:49 PM, 200.221.124:

 

» Postado por: Fredson em julho 28, 2003 04:29 PM, 200.253.230:

 

» Postado por: Manoel Pinho em julho 29, 2003 02:30 PM, 200.20.121.:

 

» Postado por: Nilson Matias em julho 31, 2003 11:06 PM, 200.101.18.:

 

» Postado por: Ricardo Jurczyk Pinheiro em agosto 4, 2003 10:45 PM, 200.214.109:

 

» Postado por: Jimi em agosto 12, 2003 02:40 PM, 200.193.109:

 

» Postado por: Luciano em agosto 13, 2003 09:52 AM, 200.184.43.:

 

» Postado por: Luciano em agosto 13, 2003 09:52 AM, 200.184.43.:

 

» Postado por: Alexandra em setembro 10, 2003 05:08 PM, 200.152.19.:

 

» Postado por: Rodrigo Branco em setembro 16, 2003 03:59 PM, 200.220.45.:

 

» Postado por: Marcos em outubro 1, 2003 07:43 PM, 200.135.254:

 

» Postado por: Angelo em outubro 2, 2003 04:30 PM, 200.138.130:

 

» Postado por: Flavio A. Rangel em outubro 20, 2003 05:48 PM, 200.202.217:

 

» Postado por: Mauro Aquino em novembro 5, 2003 10:46 PM, 200.148.45.:

 

» Postado por: Sandro Pinheiro em abril 5, 2004 03:40 AM, 200.151.118:

 

» Postado por: Zithromax Online em setembro 24, 2004 05:12 AM, 65.75.139.9:

 

» Postado por: Amoxicillin em outubro 4, 2004 11:06 AM, 65.75.139.9:

 

» Postado por: Cialis em outubro 8, 2004 03:58 PM, 65.75.139.9:

 

» Postado por: Levaquin em outubro 12, 2004 03:47 PM, 65.75.139.9:

 

» Postado por: Remeron em outubro 22, 2004 01:38 PM, 65.75.139.9:

 

» Postado por: Elidel online em novembro 2, 2004 11:01 AM, 208.53.138.:

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.