Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O editor kate

O anamim (anamimts@yahoo.com) mandou uma análise do editor Kate, interessante especialmente para constrastar com a análise do Nedit, que publicamos há poucos minutos. Veja abaixo o texto do anamim:

O editor kate4

Por anamim (anamimts@yahoo.com)

O Kate, KDE Advanced Text Editor, faz parte do pacote kdebase desde a versão 2.2 do KDE e é uma aplicação MDI, ou seja Multiple Document Interface, que permite a edição de mais de um documento simultaneamente na mesma janela principal. Você pode trabalhar com dois ou mais arquivos diferentes ou até com cópias diferentes do mesmo arquivo.

O Konqueror pode usar o Kate como visualizador padrão para diversos tipos de arquivo oferecendo assim mais recursos na hora de ver fontes de páginas da internet, editar arquivos de configuração, etc.

O Kate possui recurso de sintaxe colorida que pode ser extendido com a adição de arquivos xml que você pode baixar do site do projeto. É só colocar os arquivos no diretório indicado e pronto ! Já existem arquivos para CSS, HTML, PostScript, Bash, Perl, Python, C, C++, Java, entre outros. Você também pode criar arquivos bastando seguir as instruções do pessoal do projeto.

Além do mais, se você conhece C++ e as bibliotecas Qt/KDE é só por a mão na massa e adicionar funcionalidade ao editor programando plugins para o Kate.

O Kate possui o chamado "code folding" que permite expandir/contrair linhas de código, como por exemplo as linhas contidas num comando if, o que ajuda bastante na visibilidade de programas.

Outro recurso interessante, já ouço gritos de "BLOATWARE", é a possibilidade de abrir um painel com um emulador de terminal, como no Konqueror, assim você poderá usar o shell para, quem sabe, compilar programas ou abrir o emacs !

O Kate tem um painel lateral para exibir uma lista dos documentos abertos, navegar por diretórios etc e tanto esse painel como a emulação de terminal podem ficar "flutuando" fora da janela principal do Kate se você preferir. Ou se eles estiverem atrapalhando é só fechar.

Se você usa o KDE cada vez mais e acha que falta ao Kedit algum recurso como, por exemplo, sintaxe colorida na hora de programar mas o KDevelop é um pouco demais porque você não precisa, ou não quer se preocupar com criação e gerenciamento de projetos, geração de documentação, CVS, etc; talvez o Kate seja o editor na medida para suas necessidades.

Mais screenshots na página, http://kate.kde.org/screenshots.php

Postado por brain em agosto 23, 2003 11:14 PM

Comentários para "O editor kate"

» Postado por: Edson Gonçalves de Aguiar em setembro 9, 2003 12:04 PM, 200.103.133:

 

» Postado por: Carlos Alberto em outubro 24, 2003 03:44 PM, 200.214.140:

 

» Postado por: debt consolidation em outubro 15, 2004 05:14 PM, 200.31.79.2:

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.