Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sharp lança novo modelo de seu PDA com Linux

Notícia publicada por brain em outubro 20, 2004 11:41 PM | TrackBack


ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link em português sobre o novo PDA e acrescentou: "Além do Linux, sou um grande entusiasta por Palm e similares. Visitando dois sites, encontrei duas matérias que mostram o potencial do Linux em PDAs. Elas não trazem aspectos técnicos sobre qual sabor Linux o PDA roda, mas já dá pra notar que o Pinguim está atacando pra valer quando se trata de mobilidade. A primeira matéria é uma análise do PDA no site PalmLand, a segunda, traz apenas uma nota sobre o aparelho e o SO." A Sharp estará lançando o modelo mencionado da sua linha Zaurus em breve, mas aparentemente irá limitar sua comercialização ao mercado asiático.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Douglas Augusto () em 21/10 00:04

Avaliação da Palmland (link da notícia)

"Contras

* Sistema operacional Linux. Há poucos softwares disponíveis para ele ainda"

Poucos softwares? Hilário. Só no site freshmeat tem mais ou menos 35.000 projetos cadastrados. Só por aí dá para se ter uma idéia do acervo de softwares livres (e gratuitos). A maioria acredito que seja para Linux, e portanto deveria rodar neste PDA sem maiores problemas.


» Augusto Campos () em 21/10 00:13

Me parece que tem mesmo bem menos softwares disponíveis para os PDAs baseados em Linux do que há para os baseados em PalmOS, por exemplo. Nem todo software feito para Linux funciona no Zaurus.


» Fuhr () em 21/10 09:11

O problema é que os Palms não tem memória suficiente para rodar linux... O problema de aplicativos é que tem que se tomar um cuidado extremo com o uso de memória, senão dá merda. Tive a oportunidade de ver um palestra sobre linux em pdas no 5 FISL e é muito afudê. Tem até quase como um kde e um gnome pro PDA! Showzera!!!

Führ


» Marcos Alexandre () em 21/10 10:07

É isso aí. Ainda faltam muitos programas pra Linux e muitos programas que existem alternativos, esses ainda são inferiores às versões do Palm e Win CE. Mais ou menos como o Linux pra desktop já foi até uns 4 anos atrás.


» Führ () em 21/10 12:42

Ainda falando sobre a palestra que mencionei no meu comentário anterior.. Achei o pdf dela em
http://www.lozano.eti.br/palestras/linux-pda.pdf
Tem ateh screenshots dos pda! Vale a pena...

Führ


» Douglas Augusto () em 21/10 18:46

Fuhr,

Segundo o site palmland, este PDA da Sharp tem 64MB de RAM (e mais 16 de ROM), o que é bastante suficiente para rodar a maioria dos aplicativos Linux. Ademais, conta com 4GB de espaço em disco rígido.

A dúvida é a seguinte, por que não funcionaria (podendo ser compilado) os aplicativos escritos para Linux neste PDA? Será que não é usado, por exemplo, uma interface gráfica baseada na biblioteca xlib/XFree?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.