Notícia publicada por brain em outubro 20, 2004 11:41 PM
| TrackBack
ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link em português sobre o novo PDA e acrescentou: "Além do Linux, sou um grande entusiasta por Palm e similares. Visitando dois sites, encontrei duas matérias que mostram o potencial do Linux em PDAs. Elas não trazem aspectos técnicos sobre qual sabor Linux o PDA roda, mas já dá pra notar que o Pinguim está atacando pra valer quando se trata de mobilidade. A primeira matéria é uma análise do PDA no site PalmLand, a segunda, traz apenas uma nota sobre o aparelho e o SO." A Sharp estará lançando o modelo mencionado da sua linha Zaurus em breve, mas aparentemente irá limitar sua comercialização ao mercado asiático.
Avaliação da Palmland (link da notícia)
"Contras
* Sistema operacional Linux. Há poucos softwares disponíveis para ele ainda"
Poucos softwares? Hilário. Só no site freshmeat tem mais ou menos 35.000 projetos cadastrados. Só por aí dá para se ter uma idéia do acervo de softwares livres (e gratuitos). A maioria acredito que seja para Linux, e portanto deveria rodar neste PDA sem maiores problemas.
Me parece que tem mesmo bem menos softwares disponíveis para os PDAs baseados em Linux do que há para os baseados em PalmOS, por exemplo. Nem todo software feito para Linux funciona no Zaurus.
O problema é que os Palms não tem memória suficiente para rodar linux... O problema de aplicativos é que tem que se tomar um cuidado extremo com o uso de memória, senão dá merda. Tive a oportunidade de ver um palestra sobre linux em pdas no 5 FISL e é muito afudê. Tem até quase como um kde e um gnome pro PDA! Showzera!!!
Führ
É isso aí. Ainda faltam muitos programas pra Linux e muitos programas que existem alternativos, esses ainda são inferiores às versões do Palm e Win CE. Mais ou menos como o Linux pra desktop já foi até uns 4 anos atrás.
Ainda falando sobre a palestra que mencionei no meu comentário anterior.. Achei o pdf dela em
http://www.lozano.eti.br/palestras/linux-pda.pdf
Tem ateh screenshots dos pda! Vale a pena...
Führ
Fuhr,
Segundo o site palmland, este PDA da Sharp tem 64MB de RAM (e mais 16 de ROM), o que é bastante suficiente para rodar a maioria dos aplicativos Linux. Ademais, conta com 4GB de espaço em disco rígido.
A dúvida é a seguinte, por que não funcionaria (podendo ser compilado) os aplicativos escritos para Linux neste PDA? Será que não é usado, por exemplo, uma interface gráfica baseada na biblioteca xlib/XFree?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.