Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Decisão da MS pode representar incentivo ao uso do Mozilla

Notícia publicada por brain em setembro 24, 2004 12:28 AM | TrackBack


biozit (fabio@andrihost.com.br) enviou este link e acrescentou: "A microsoft reafirmou nesta semana que os reforços de segurança criados para o navegador Internet Explorer só estarão disponíveis aos usuários que têm o Windows XP instalado, com o Service Pack 2, pacote de atualizações para o sistema operacional. A medida pode acabar dando mais força para o Mozilla e outros navegadores open-souce, como diz a matéria: 'A medida adotada pela Microsoft, porém, pode fazer com que os internautas busquem navegadores alternativos ao Internet Explorer, aumentando a concorrência em um mercado de aproximadamente 190 milhões de usuários.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wconserta () em 24/09 08:12

Se a gente levar em conta que muita gente ainda usa o pole valente cai não cai Windows 98/me , e windows 2000, é um mercado bem forte para Mozilla e Opera, agora sinceridade eu andei testando este IE do Windows XP com SP2 e não é nenhuma evolução nãoi eles colocaram o antipop meia boca, por padrão config fica numa seguanda maior , e realmente o firewall é que teve de novo, porem que tem windows e ainda é obrigado a usar o IE , instale um programa livre chamado crazy bronwser (no superdownloads.com.br tem ele) ele acrecenta anti pop ai ie e tem um recurso interessante que limpa o hintario toda vez que o usuario fecha o programa é uma solução para aqueles maleditos site for IE mais instale o mozilla 1.7 ou superior em diante para ja ir acostumando o usuario


» wconserta () em 24/09 08:19

correção descupa a digitação.
Se a gente levar em conta que muita gente ainda usa o pole valente cai não cai Windows 98/me , e windows 2000, é um mercado bem forte para Mozilla e Opera, agora sinceridade eu andei testando este IE do Windows XP com SP2 e não é nenhuma evolução não, eles colocaram o antipop meia boca, por padrão config fica numa segurança maior , e realmente o firewall é que teve de novo, porem que tem windows 98/me/2000 e ainda é obrigado a usar o IE , instale um programa livre chamado crazy bronwser (no superdownloads.com.br tem ele) ele acrecenta anti pop e tem um recurso interessante que limpa o histório toda vez que o usuario fecha o programa é uma solução para aqueles maleditos site for IE mais instale o mozilla 1.7 ou superior em diante para ja ir acostumando o usuario


» rivo () em 24/09 08:24

sinceramente acho que deveriamos usar mais produtops alternativos a m$ nao pq sao melhores mas para tentarmos nos livrar mais da m$.


» MediaSonic () em 24/09 08:52

Rivo, discordo deste ponto de vista. Livrar-se da Microsoft é uma coisa, e usar alternativos que são piores é uma outra coisa completamente diferente. Não quero perder produtividade porque troquei de ferramenta. Isso é no mínimo um contra senso. As ferramentas são um meio de se atingir um objetivo e não o fim. Salvo exceções. Naturalmente, se sou um desenvolvedor do OpenOffice, não vou usar o MS Office, mesmo sendo ele mais produtivo, pois meu foco não deve ser o uso do processador de textos e sim o desenvolvimento da mesma.


» JediPinguim () em 24/09 08:55

Como fica o Win2k???
não recebe atualização tb?????????


» ThLux () em 24/09 08:58

Li a notícia e pude observar que a Microsoft ao agir assim, está tentando nada mais que forçar o usuário a migrar para o XP uma vez que os absoletos 98/ME/2K já não estão mais planos da empresa em relação a melhorias e atualização, mesmo com o suporte extendido para os SO citados. De uma forma ou de outra, eles se esqueceram que agindo assim, abrem um grande precedente para os navegadores alternativos e para as distribuições Linux. Mais uma vez assistimos a Microsoft dando um tiro no pé!


» Marcos Alexandre () em 24/09 09:03

JediPinguim, o Windows 2000 ainda vai ter atualizações de segurança sim. O que ele não vai ter são os recursos novos do SP2 do XP, como o firewall melhorado, o bloqueio anti-popup e outras coisas mais.

Mais um motivo pras empresas migrarem pro Linux.


» Wconserta () em 24/09 09:48

pior que é isso mesmo é força a migração , agora vamos a pratica, empresas séria, pensaram sériamente no mozilla e linux, ou cairam na armadilha da m$, empresa não séria instalaram windows XP piratão e sé fini , e usuarios comum não esta nem ai para segurança e nem atualizar seu ie e windows ou seja vam fica com win95(conheço que use ainda), win98/me , e usuarios micreiro ou de jogos iram instalar mozilla , operal crazi e o que mais tiver no mercado , e usuario linux (nós ) vai é esta tranquilo com mozilla, konqueror e opera heheh


» Ark () em 24/09 10:02

C*r****!
Pelo amor de Deus: dá até dor de cabeça tentar ler os comentários... Por favor: peguem o livrinho de Língua Portuguesa do seu irmãozinho da primeira e segunda série e aprendam um pouquinho de pontuação!


» juca () em 24/09 10:12

O grande ponto da questão é que o software proprietário sempre levou vantagem sobre o software livre quanto ao suporte*. A Microsoft só está provando o que todos já sabem: dar suporte a software obsoleto é inviável.

Com a decisão de parar de dar suporte ao Windows 95/98 tomada a algum tempo atrás e esta decisão agora de só garantir a segurança no Windows XP, a Microsoft poe em dúvida o argumento mais forte do software proprietário. Ponto para o software livre.

* quando eu digo suporte, aqui, se refere ao suporte prestado por quem desenvolve o software, e não o suporte prestado por terceiros.


» André Magoo () em 24/09 10:38

Juca, desculpe discordar, mas pros softwares livres que eu uso é muito mais fácil eu conseguir suporte dos desenvolvedores do que um software Microsoft... Talvez a única dificuldade que se tenha seja a necessidade de conhecimento da lingua inglesa pra mandar um emailzinho :-)


» Pow () em 24/09 11:17

André Magoo: não sei não. Hoje em dia, que empresa dá um suporte decente pra Linux? Aventureiros tem vários...


» chimpa () em 24/09 12:13

Puro marketing para entubar o XP na macacada!

Será que a concorrência do IE é afetada tanto assim como se espera?

Dúvido! A venda casada Windão de mãos dadas com IE é contra todas regras de mercado , totalmente monopolista MAS.... funciona. :-(


» nelson_pivete-13a () em 24/09 13:36

Pessoal, baixei o CD do Windows XP SP2 in English (via BitTorrent do SuprNova.org), e sabem o que há de novo? Windows Me(r)dia Player 9, Internet Explorer 6.algumacoisa (ainda!) e que mais.... Ah sim, um tal de "Security Center" que habilita um firewall para a "tal segurança...". Foi só isso! Só isso, a mesma tradição M$ de sempre, eles apenas mudam o papel de parede e falam que é uma nova versão... (é o modo de dizer...)

E não pensem que eu vou ficar usando esse WinXP SP2, não troco o meu Slack 10.0 por nada! (por enquanto não...) e não vejo a hora que lancem o Slackware 10.1, tem um monte de coisa nova, como o KDE 3.3, X.Org 6.8.1, GNOME 2.8 e talvez o L.K-2.6.9.


» davide () em 24/09 13:36

Só uma opnião sobre o suporte de software.
Isso, em grande parte dos casos, é apenas um bode expiatório. Se "der pau" no servidor e o suporte, como normalmente acontece, não deu uma solução rápida para o o problema, todo mundo vira e fala, "o suporte falhou". Pronto. Mas isso é melhor para os diretores e responsáveis do que virar e falar: "vamos instalar a bagaça livre e nos virarmos como sempre viramos". Porque neste ultimo caso, se "der pau" o cara que chamou a responsabilidade se ferra. Isso acontece na minha empresa o tempo todo. O suporte nada mais é do que algo em que se botar a culpa. Normalmente sobra pra nós resolvermos os problemas que surgem.


» Nuxli () em 24/09 14:11

Dizer que a venda casada de IE com windows pode acabar um dia, e o mesmo que dizer que a microsoft vai liberar o Windows em GPL.

Não da! Simplesmente isso, todo o kernel do Windows e feito sobre o IE, e simplesmente tirar o executavel do sistema para que o usuario tenha que baixar ele e ridiculo.

Sou afavor do Mozilla, inclusive so uso o IE mesmo no windows quando tenho que acessar em um Cyber ou entrar em um site que não funciona no Mozilla.

Mais sou totalmente contra ficar nessa repetição de tecla, que a justiça fica em cima da Microsoft para que a mesma para de vender Windows com IE, e não Windows + IE como o mercado diz.


» Manoel Pinho () em 24/09 14:25

Nulxi,

"Não da! Simplesmente isso, todo o kernel do Windows e feito sobre o IE, e simplesmente tirar o executavel do sistema para que o usuario tenha que baixar ele e ridiculo."

O kernel do Windows não tem nada a ver com o IE. Já provaram inclusive que você pode retirar o IE do Windows:

http://www.litepc.com/xplite.html


"Mais sou totalmente contra ficar nessa repetição de tecla, que a justiça fica em cima da Microsoft para que a mesma para de vender Windows com IE, e não Windows + IE como o mercado diz."

Ah é, por que você acha que o IE tem uma dominância tão grande e webmasters mal informados fazem sites IE-only ?


» hamacker () em 24/09 18:23

Algumas atualizacoes do windows estao agregadas ao IE : DCOM, MDAC, etc... Voce até consegue tirar o browser do windows, mas as libs que vem com IE que sao de uso geral é triste dizer, mas vao ficar.
Entao nao há vantagem em tirar o IE do Windows, o sensato é adcionar + um browser.

inte+


» Manoel Pinho () em 24/09 18:35

hamacker,

Eu sei disso, mas o que quis dizer foi que mesmo assim essas bibliotecas não tem nada a ver com o kernel. Se a MS quisesse, poderia criar um sistema completamente diferente (sem usar o IE ou nenhuma das bibliotecas que você ceitou) mas mantendo o kernel NT, por exemplo para um sistema embedded.

Aliás, alguém sabe se o Windows embedded (http://msdn.microsoft.com/embedded/) tem essa tranqueira toda ? Se tiver, provavelmente esse deve ser o motivo pelo qual poucos usam o windows para esse tipo de aplicação.


» Marco Carvalho () em 24/09 21:30

Suporte Microsoft:
-Limpar a pasta tmp
-Desfragmentar o disco
-Apagar histórico e cache
-instalar atualizações de (ahamm...) segurança
-atualizar o anti-virus
-formatar e instalar de novo

E tem muita gente que ainda paga por isso, que tristeza...


» Glauco () em 24/09 22:42

Ah.. eu gosto tanto da BSOD.
Pena que a M$ substituiu ela por uma janelinha.
Risos... gargalhadas.


» bebeto_maya () em 28/09 03:37

__Essa coisa da Microsoft dá tiro no pé é papo furado, só pode. . .A Microsoft já chegou a ponto de saturação no mercado, e quando se chega a esse nível, ou cai de vez ou se mantém. . .E ela está se mantendo, ou seja, ''viciaram'' o usuário, e agora podem dá tiro no pé, na bunda, no coração. . .Onde quiserem! E ainda assim os ''e-donkeys'' de plantão vão sempre usar o IE + Windows.Quer uma prova. . .Praticamente todos os CyberCafés só usam I.E, mesmo com notícias condenando o bicho surgindo todos os dias, e com o excelente Firefox grátis de 8 Meguetas pra quem quiser baixar!O mercado está doente, as pessoas são estúpidas e isso só tende a piorar.Vai chegar ao ponto em que a Microsoft vai cobrar por cada site navegado, e mandar a conta no fim do mês.E os ''E-donkeys'' e ''trécnicos'' vão dizer ''só é piratear'' e pronto.Mesmo bastando, pra variar, seguir a lei usando Mozilla!


» Henrique Vicente () em 28/09 16:44

Acho que você tá enganado...
o Firefox teve mais de 2 milhões de downloads em apenas 10 dias...
www.spreadfirefox.com
veja as estatísticas também de sites... o número de usuários do Firefox está crescendo muito rápido :)...
Ex: http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp
quem souber outros, fala..


» bebeto_maya () em 29/09 04:18

__A coisa tem que se manter Henrique, porque por enquanto é só onda, Deus sabe o quanto eu gostaria de morder a minha língua e me deparar com a concretizacão desse futuro utópico!


» Henrique Vicente () em 29/09 18:38

bebeto_maya,
não concordo que seja só onda..
as estatísticas cada vez crescem mais para se tratar de apenas uma "onda" que vai e volta..
hoje no meu colégio(para dar uma idéia aos alunos do 2 ano o que cada profissão faz, etc...) colocaram um webdesigner para falar o que ele fazia... como eu tava ocupado não tive chance de ouvir... espero ter a chance amanhã...
encontrei um amigo meu que saiu no meio da "aula" porque tava muito chata.. não tenho certeza, mas acho que amanhã ou daqui a alguns dias esse cara vai falar para nós também... ai se ele falar besteira... :/ quem vai acabar dando "aula" para ele sou eu :)
voltando ao assunto, tenho certeza que isso não é apenas uma onda.. :) depois de amanhã vamos entrar no Browser Statistics do w3schools: http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp
e ver como anda o Mozilla(que inclue Firefox..) e como anda o M$IE...
hoje, dia 29/09 de acordo com a última atualizaćão no mês de setembro a média está:
M$IE6 M$IE5 Opera7 Mozilla
September 69.5% 6.5% 2.4% 16.6%

é claro, isso é só de um site.. mas já da uma noćão da realidade... se alguém sabe alguma fonte mais "confiável"(dados que representem mais a realidade) me avisa, eu fico agradecido :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.