Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Holanda reverte seu voto na decisão sobre patentes de software na Europa

Notícia publicada por brain em julho 3, 2004 12:21 PM | TrackBack


Ivan (ivan "arroba" giboia.org) enviou este link do seu artigo e acrescentou: "Coloco este artigo para toda a comunidade, pois é de interesse de todos nós. Ele está postado no Giboia Linux e trata do caso das patentes na Europa e da mudança no voto da Holanda neste tópico. Segue trecho: 'O parlamento da Holanda mudou o voto que tinha dado no caso das patentes de software. Isso pode ser o início de uma mudança radical no que se refere ao ponto das patentes mundiais. Leia este artigo que coloca as informações referentes à nova decisão do governo da Holanda e a respeito do futuro das patentes no mundo.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» PauloRZnd () em 03/07 16:41

Se o mundo se dividir em dois blocos, os contra e os a favor das patentes, teremos um cenário no mínimo confuso.

Vejamos alguns pontos interessantes:
1-Patentes podem influenciar nos custos de um produto;
2-Patentes desaceleram a evolução tecnológica;
3-Patentes contribuem para a retenção de tecnologias;

Num país que admite patentes o custo de produção de um software é mais elevado, em contrapartida um software produzido em um país que não admite de patentes, não pode ser exportado para um país do primeiro grupo. Essa situação pode levar algumas empresas a migrarem seus centros de pesquisa e desenvolvimento para os países do segundo grupo. Isso já ocorre no caso do valor de mão de obra e capacitação técnica, onde empresas americanas estão migrando seus centros de pesquisas e desenvolvimento para países como China e Índia. Más o dilema continua. A polarização, pode gerar o isolamento e a dependência tecnológica de outros países. Isso não parece ser de interesse do primeiro grupo.

O que eu posso identificar claramente, é que as patentes geram reservas de mercado. Reservas de mercado, no caso do Brasil, não foram bem sucedidas por que impediam a entrada de tecnologia, más no cenário atual, essa reserva impede a saída de tecnologia.


» Pablo N. Hess (NatuNobilis) () em 03/07 16:52

Infelizmente ainda não consegui entender se a Holanda agora é favorável ou contrária às patentes.


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 03/07 17:37

Eu também fiquei em dúvida...qualé a posição da Holanda agora?


» Augusto Campos () em 03/07 17:45

Se o artigo do Giboia não for suficiente, aqui tem mais informações: http://lwn.net/Articles/92278/


» Pablo N. Hess (NatuNobilis) () em 03/07 17:56

Obrigado, Augusto. Agora estou por dentro :)


» Márcio () em 03/07 23:22

Pelo que entendi, a Holanda mudou seu voto de a favor das patentes de software para uma abstenção... Ou seja, é uma decisão favorável para os desenvolvedores de software livre... O artigo do Giboia Linux dá a entender justamente o contrário, dizendo que esta decisão,"Para o Conselho de Ministros da União Européia que tenta de todas as maneiras manter as patentes de software fora da Europa, esta decisão pode ser o início de uma grande derrota", isso nas palavras do autor do texto... Seria interessante se os autores prestassem mais atenção à suas fontes antes de publicar estes artigos imensos, que acabam perdendo seu propósito por conterem informações erradas... Apenas à guiza de esclarecimento, a Holanda tinha votado A FAVOR das patentes, mudando seu voto posteriormente para uma ABSTENÇÂO... Ou seja, um voto a menos a favor das temidas patentes de software...


» bebeto_maya () em 04/07 04:19

__O governo é o PlayGround da indústria, visto que são os empresários que elegem os governantes, como nos USA, onde o W.Bush teve uma provinciana ajuda da MS para consolidar sua controversa eleição.Sendo assim os governantes têm rabo preso com os empresários, e fazem de tudo para criar leis que sustem as dívidas deles com as mega-corporações.Então é lógico que a lei de patentes tende a beneficiar empresários. . .super- empresários. . .E apenas a eles, visto que o conhecimento tecnológico se torna restrito.Quer coisa mais absurda que patentear os Genes que estão no meu e no seu corpo? ? ?pois é, os laboratórios já fazem isso . . .

__E os cursos com formação superior de Web-designer e etc. . .Que tipo de conhecimento se aprende neles???O saber restrito, que precisa ser pago e não pode ser redistribuído?OU por acaso alguém já pagou a famíllia de Einstein por usar a teoria da relatividade? ? ?


» CRazy () em 05/07 08:30

Olá pessoal...antes de mais nada eu acho que o artigo do Giboia é claro quando coloca que a Holanda havia mudado sua posição no voto antes favorável para uma abstenção, até porque o artigo é claro quando diz que ao mudar o voto, a Holanda estava indo contra a vontade do parlamento europeu que quer manter as patentes.O artigo também é claro quando coloca que com essa decisão outros países podem mudar seus posicionamentos, causando assim o início de uma grande derrota para o parlamento que quer manter as patentes.
Eles também citam no artigo que a HOlanda pode estar seguindo o exemplo de países como a Alemanha e a NOruega que estão tendo atitudes favoráveis ao software livre.
Vamos ler e entender as coisas, pois críticas contrutivas são sempre bem aceitas, no entanto críticas para serem feitas tem que ter fundamentos.O ARTIGO E CLARO, ENTENDE QUEM QUER, NO ENTANTO SE NÃO ESTÁ CLARO PARA ALGUÉM NÃO CRITIQUE...PERGUNTE PARA ALGUÉM QUE ENTENDEU!VALEU GALERA....A COMUNIDADE TEM QUE ESTAR UNIDA...E NÃO SEPARADA!!!


» Márcio () em 05/07 10:16

Em resposta ao Crazy:
Texto retirado do artigo:

"Para o Conselho de Ministros da União Européia que tenta de todas as maneiras MANTER AS PATENTES DE SOFTWARE FORA da Europa, esta decisão pode ser o início de UMA GRANDE DERROTA"...


Sem mais a declarar
Márcio


» santo () em 05/07 10:27

Eu sou a favor das patentes por que graças a elas muitas coisas foram desenvolvidas. E o objetivo das patentes sempre foi este garantir uma compensação para as pessoas que desenvolvem algo novo, e se não houver nenhum tipo de compensação para estas pessoas provavelmente elas não farão coisas novas e sem falar que sem esta vantagem econômica que a patente dá é que as empresas investem bilhões todo ano em pesquisa que resulta em novos produtos, e sem ai sim teríamos um certo atraso no avanço tecnológico. Todo mundo sabe também que uma patente confere um tipo de monopólio para o seu detentor e que monopólios comumente são ruins, é por isto que não se pode patentear algo para sempre.
Quando se trata de software eu acho que quem quer desenvolver software livre deve desenvolver mas não se pode obrigar aqueles que desenvolvem software proprietário a fazerem o mesmo simplesmente não respeitando suas patentes.

Lutar pela liberdade é difícil por que não lutamos apenas pela nossa liberdade mas também pela dos nossos inimigos


» Crazy () em 05/07 10:28

Perfeito Márcio.....vc tem toda razão em sua afirmação....pois se a decisão pode ser uma grande derrota para o parlamento...é óbvio que a decisão foi contrária às patentes e favorável a liberação destas...ou seja...foi favorável ao software livre...seja um voto contrário às patentes...ou uma abstenção...que pode resultar em outros votos contrário às patentes ou então outras abstenções...que enfraquecem um parlamento que quer manter as patentes!
Força ao software livre!


» santo () em 05/07 10:31

Eu sou a favor das patentes por que graças a elas muitas coisas foram desenvolvidas. E o objetivo das patentes sempre foi este garantir uma compensação para as pessoas que desenvolvem algo novo, e se não houver nenhum tipo de compensação para estas pessoas provavelmente elas não farão coisas novas e sem falar que sem esta vantagem econômica que as patentes dão as empresas não investirão bilhões todos os anos em pesquisas que resultam em novos produtos, e ai sim teríamos um certo atraso no avanço tecnológico. Todo mundo sabe também que uma patente confere um tipo de monopólio para o seu detentor e que monopólios comumente são ruins, é por isto que não se pode patentear algo para sempre.
Quando se trata de software eu acho que quem quer desenvolver software livre deve desenvolver mas não se pode obrigar aqueles que desenvolvem software proprietário a fazerem o mesmo simplesmente não respeitando suas patentes.

Lutar pela liberdade é difícil por que não lutamos apenas pela nossa liberdade mas também pela dos nossos inimigos


» Márcio () em 05/07 10:35

Ainda em resposta ao Crazy
Nova trancrição, completa:
"Para o Conselho de Ministros da União Européia que tenta de todas as maneiras manter as patentes de software fora da Europa, esta decisão pode ser o início de uma grande derrota, ainda mais se pensarmos que outros países podem se tornar contrários a este intento, ou até mesmo criar uma corrente de liberação das patentes."

Repare bem na afirmação acima, diz que o Conselho quer manter as patentes FORA da Europa, e não manter as patentes na Europa... E a última frase:
"esta decisão pode ser o início de uma grande derrota, ainda mais se pensarmos que outros países podem se tornar contrários a este intento, ou até mesmo criar uma corrente de liberação das patentes" deixa bem claro que ios países que porventura viessem a seguir o modelo holandês poderiam quere liberar, ou seja, autorizar o uso de patentes.
Sem mais
Márcio


» Márcio () em 05/07 18:58

Entrei em contato com o autor do artigo supracitado, e este já corrigiu os pontos duvidosos do mesmo... É com autores inteligentes e compreensivos como este que a divulgação do software livre se torna cada vez maior e mais clara a todos aqueles que ainda não estão inseridos neste maravilhoso mundo...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.