Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

FourHead: solução brasileira para 4 consoles físicos em uma mesma CPU

Notícia publicada por brain em julho 3, 2004 06:17 PM | TrackBack


EdCrypt (Eduardo de Oliveira Padoan) disse: "Como visto no Slashdot, o grupo de pesquisas C3SL, da Universidade Federal do Paraná, trabalhou para fazer com que uma máquina GNU/Linux fornecesse 4 consoles (quatro conjuntos de mouse, teclado e monitor com um usuário logado pra cada), como um num minicomputador. Veja a receita completa, desde as alterações no kernel até a sugestão de montagem das mesas."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Moctezuma () em 03/07 19:01

Da notícia:

"The fact that one computer science laboratory can suport up to 60 users whit only 15 PCs is really attractive for low-resource groups and countries."

Os gringos não podiam deixar de acrescentar seu tempero de preconceito. Quando somos nós que inventamos alguma solução genial que barateia o acesso à tecnologia então a postura é: "solução muito boa para países com poucos recursos!". Não foram eles que inventaram o PC, um computador que qualquer pessoa com poucos recursos pode comprar? E o compartilhamento de recursos via rede, não foram eles mesmos que criaram para racionalizar os custos com hardware?

Bah, gringos, open up your minds and let the sun shine in!


» Manoel Pinho () em 03/07 19:35

Tem muito americano idiota que acha que linux em desktops é só para países pobres ou emergentes, já que eles tipicamente compram micros de marca com Windows OEM ou micros Apple com MacOS X pré-instalado e têm dinheiro para comprar os softwares comerciais que precisarem. Também costumam achar o software livre como uma utopia e não dão a menor importância para o código estar aberto.

Quando falam de linux, só se interessam pelas "features" e visual do programa e freqüentemente comparam com os equivalentes Windows, MacOS e até BeOS.

Esses tipinhos podem ser vistos com freqüência em sites como o OSNews.com. Lá tem mais gente que defende o BeOS e o MacOS X do que linux, por incrível que pareça...


» Augusto Campos () em 03/07 19:44

Por outro lado, independente do preconceito de quem fez a afirmação original, suportar múltiplos consoles em um mesmo PC me parece mesmo uma boa solução para grupos e países com poucos recursos.


» Moctezuma () em 03/07 20:18

É óbvio que é, Augusto. A solução é genial.

Mas a afirmação do artigo, por mais que seja uma verdade, porém enfatizada como foi, subestima a solução.


» Deyson Thome () em 03/07 20:46

Enquanto eles por terem a faciliade de aquisição dos itens prontos, nós estamos no caminho certo, desenvolvendo soluções baratas e eficientes, que em qq momento do futuro será alvo do interesse dos ricos também, j[á que um dos fatores geradores de riqueza e desenvolvimento, é a redução de custo sem a perda de efciência. A turma de Linux do Brasil é sencacional. Parabéns pela inovação. Agora...não vamos vender a idéia a preço de banana pra poder tomar cerveja.....de pois eles estão vendendo pra gente dizendo que foram eles que desnvolveram.


» Matheus Villela () em 03/07 21:10

Não se trata só de uma questão de barateamento de custo, pra muita gente não compensa ter dois computadores mas poder ter dois desktops pode trazer boas vantagens.

A primeira e mais clara é a utilização de mais de uma placa de vídeo, pra quem tem mais de uma placa e algum monitor estacionado é com certeza mais vantagem do que usar o xinerama.

Esse é meu caso, eu já estava pensando em tentar fazer isso, pra falar a verdade achava que era algo mais "comum", as opções de configuração do XFree/Xorg dão uma clara idéia de que isso não é coisa de outro mundo.

Eu só estou precisando comprar um mouse e um teclado USB pra fazer isso, alguém tem alguma dica se é possível usar o mesmo mouse e o mesmo teclado em com um modo onde pode-se alternar de um monitor/placa para outro "on-fly" ?


» Henrique Vicente () em 03/07 21:15

Eu não acho nem tão bom assim nem ruim, tem lugares que seriam melhor desse jeito ou thin clients(bibliotecas...), mas já em laboratórios se fosse necessário alto poder de processamento(nem tão alto..) ai concordo que pcs seriam melhor ou usando o mesmo conceito de thin clients com servidores 'poderosos'.


» Matheus Villela () em 03/07 22:03

E bem que a UFPR poderia seguir os passos de Universidades como a UFRGS e colocar Linux pros estudantes usarem.

É uma piada quererem colocar windows 2000 em computadores com 500mhz pros alunos estudarem, desperdício de recurso maior que esse não tem.


» Manoel Pinho () em 03/07 22:17

Existe um outro tutorial, também feito por um brasileiro, que ensina como usar múltiplos usuários X locais:

http://cambuca.ldhs.cetuc.puc-rio.br/multiuser/

Existem produtos comerciais que fazem algo semelhante para PCs com Windows, como o BeTwin (http://www.thinnetworks.com.br/buddy.asp), mas o interessante do FourHead é o uso somente de software livre e periféricos e placas comuns.


» Henrique Vicente () em 03/07 22:32

Matheus, eu só espero que você não esteja pensando que seria ótimo distribuir cada pcs desses com 4 usuários simultâneos.. se for só a migração ai tá certo :)


» Challado () em 04/07 00:09

Isto me lembra os velhos "Terminais Burros" que a gente tinha aqui na empresa com o Edisa ED3630. Alguém já viu um daqueles em funcionamento? Tinha vários terminais TTY e eram ligados por fiozinhos ao terminal burro... Metros e metros de cabo pelas salas até chegar ao querido terminal burro... hehehe

Excelente a iniciativa da UFPR. Estão mostrando que a universidade pública no Paraná está mesmo arregaçando as mangas. Parabéns!


» zp () em 04/07 00:57

INCRIVEL!!! estava tentando fazer isso aqui em casa... facilita muito ter um exemplo pronto para olhar, ver como funciona e depois incrementar :)


» Ivan () em 04/07 01:16

Challado, na minha empresa a gente usa esses terminais burros até hoje (aliás são da HP,modelo 700/60)... só estou aposentando eles pois quando os teclados ficam gastos demais não tem mais conserto, e muito menos como comprar outros teclados para por no lugar.
Vou fazer um teste amanhã mesmo para ver se consigo fazer funcionar aqui em casa...


» http://emulacao.net () em 04/07 01:47

Henrique Vicente, não acho que seria bom distribuir nem tornar isso um "modelo", acho aquele lance com terminais onde o computador "mãe" faz o processamento pros outros(não sei o nome direito :D)

Só acho meio que "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", eles fazem um lance desses mas os alunos e a faculdade desperdiçam processamento dos computadores rodando sistemas operacionais "não apropriados" pra maioria dos casos


» Fernando Tauscheck () em 04/07 02:29

Quanto aos comentários referentes ao outros laboratórios da Federal, acho muito importante ressaltar que os laboratórios dos alunos dos cursos de Engª Elétrica e de Física são totalmente em Linux. Atualmente está sendo implantado um sistema de boot-remoto em toda a universsidade (ressucitando os velhos 486 da IBM), interligando assim as bibliotecas.
Está em projeto um Cluster em Linux para projetos de computação matemática.
Toda a rede é gerenciada através de servidores em LINUX.


» AlunoUFPR () em 04/07 10:02

O laboratório de Ciência da Computação também é totalmente Linux


» Job () em 04/07 12:17

Parabens o pessoal da UFPR, achei ótima a solução,
o tutorial simples e eficiente.
Acho uma ótima solução que pode ser usada em empresas tb.


» osni_passos () em 04/07 14:08

A muito tempo eu havia feito um tradução google/revisada do documento do Miguel para uso proprio, não obtive sucesso, mas não desiti da idéia.
http://geocities.yahoo.com.br/osni_passos/documentos/multiuser.htm


» Fabricio Moeller () em 04/07 15:29

Fico feliz por ver brasileiros fazendo coisas criativas, inventivas. Parabens ao pessoal, e obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Sobre o comentário malicioso ou não da reportagem, acho que os americanos estão perdendo tempo comprando algo empacotado, enquanto os brasileiros estão mergulhando em conhecimento. Da mesma forma sobre nós termos que ler matérias em ingles e acabamos aprendendo outra lingua, isso não faz mal a ninguem, isso só beneficia.E viva ao nosso povo, a nossa filosofia, e que venham aqueles que querem se juntar a nós, pois seremos vitoriósos.


» CWagner () em 04/07 17:11

Excelente notícia...

Como sempre o pessoal da comunidade linux inovando, e sempre no momento certo.

Trabalho em uma repartição pública e fui incumbido de pensar em uma solução que barateasse a implantação de uma laboratório de informática.

No início pensaram no BitWin, mas como não temos idéia de valores pensei logo no LTSP, algo que eu já conhecia e já fizera funcionar algumas vezes.

O grande problema ao meu ver, seriam justamente as aplicações a serem usadas no laboratório, visto que aqui no Brasil, informática é sinônimo de Micro$oft, e nem sempre os programas são adquiridos da forma correta (pirasoft).

Os responsáveis pelo projeto estão de parabéns... agora tenho outra solução puramente GNU/Linux para propor.


» Fernando () em 04/07 19:47

será que ficará legal para jogo em lan e para acesso a net ?

sucesso!!!!

obrigado !!!


» EdCrypt () em 04/07 19:56

Fernando, acho que pra baixar custos beleza, mas acho mais viável pra quem não precisa de um poder de processamento muito grande, ou seja, numa lan onde você tem que estar atualizado com os jogos da moda, talvez faltem slots de memória :P, mas pra acessar internet deve ser ótimo!


» Pedro Spoladore () em 04/07 22:10

Não sei se vcs estão acompanhando os comentários no slashdot, mas tem gringo lá metendo a boca. Num dos comentários um cara diz que já existe uma solução linux para até 6 consoles faz tempo. Outro exagera:
"I can support 10 users on one machine using Linux Terminal server for 1/4th the cost of their supporting 4 people on one machine."
Verdade ou não, isso mais parece pensamento de software proprietário: "Já fizeram isso antes. Não vale." Quer dizer então que não se pode fazer outro, nem aperfeiçoar um projeto já existente? Sou aluno de computação da UFPR e acompanho os esforços do C3SL para levar o GNU/Linux a todas as escolas públicas do Paraná. Parabéns por mais essa iniciativa! ;-)


» Ivan () em 04/07 22:52

Estão mudando de assunto, muitos não leram direito ou não conseguiram entender nada do que se trata o artigo, querem comparar coisas totalmente diferentes, isso não é terminal server como o sujeito do 1/4 do custo quer comparar, muito menos um terminal burro, se for assim eu faço milagres na empresa que trabalho, tenho 25 usuários rodando simultaneamente numa maquina com um processador de 30mhz (um HP PA-RISC) e 80mb de memória, mas é claro que é só texto...
Com todo o respeito que tenho ao slashdot, eu ignoraria totalmente a direção distorcida para onde foram os comentários de lá, li uma parte deles e achei que nem valia mais a pena ler o resto.
Ah, também não é um equipamento ideal para os exigentes jogos atuais, mas para o uso em universidades, acesso a internet, editores de texto, o uso normal da grande maioria dos escritórios e empresas, deve ter um desempenho excelente!


» semente () em 05/07 00:18

Vamos implantar isso em minha faculdade, agora terá um laboratório só com Debian GNU/Linux e sobrará máquinas para um novo laboratório!
Espero que dê tudo certo! ;-)


» Pink () em 05/07 00:59

Vcs estão dando importância demais ao ufanismo norte-americano. Eles são preconceituosos *mesmo*, não percam seu tempo falando sobre isto. Simplesmente não vale a largura de banda usada.

Voltando ao assunto, entrando na onda do Challado, me lembrei do início da década de 90 quando instalei PC-MOS 386 por aqui. Era um 386/33 (não lembro quanto de RAM), uma placa multiserial com 16 portas e uns 10 terminais burros PC-TERM (com suporte ANSI - nesta época, micreiro que se prezasse configurava o prompt do DOS usando escapes ANSI...). Serei sincero : não tenho muitas saudades... :-) A idéia era sensacional, cada terminal era acoplado à uma VM86. Era perfeito para aplicatios MS-DOS, mas já nesta época a migração para GUI (leia-se Win16) já estava engrenando, e o resto é história.

Falando em placas de video, a Matrox vende placas AGP multihead à preços interessantes (até trës monitores no segmento doméstico, http://www.matrox.com/mga/archive_story/apr2003/mill_pseries.cfm). Acho que isto deixaria o sistema mais ágil, já que placas PCI possuem um barramento um bocado lerdo para os padrões de hoje (66 Mhz, se não me engano) - e estamos falando de 3 ou 4 destas placas sufocando o barramento ao mesmo tempo...


» Marcos () em 05/07 08:30

Qual a configuração ideal para esta solução? Processador e Memória.


» Zecamann () em 05/07 10:27

Já fizeram isso com windows.......ICQ e Msn, esqueçam!!!!


» Jair () em 05/07 10:28

Isso me parece bastante com isto:
http://cambuca.ldhs.cetuc.puc-rio.br/multiuser/

Só que menos complicado.

Jair,


» wladimir pena camargo () em 05/07 11:06

Essa solucao eh realmente muito interessante. Faz aproximadamente um ano que usamos o patch "Backstreet Ruby" para o kernel do Linux aqui na empresa para compartilhar maquinas entre ateh tres clientes. Eh interessante ressaltar que esse "modelo" de utilizacao de CPU funciona ateh mesmo com hardware mais "popular" (placas de video ati ao inves de NVidia) o que torna o custo por terminal bem atrativo.
Parabens ao pessoal do Ruby!


» Klaatu () em 05/07 11:50

Achei a idéia muito interessante, mas estava pensando: Imaginem uma escola pública, destas de periferia e do estado, acredito que conseguir alguns 486 ou P 100 seria mais barato do que comprar placas ATI ou Nvidia para um P4, e há algumas restrições como o número de slots. Assim seria precisso ter alguns P4 ou similares com placas Asus, as mais comuns do mercado só contam com um ou outro slot PCI.

Assim, muitas entidades ou empresas podem até diar seus velhos 486 para a escola sem custo, assimi basta conseguir um único micro potente para ser seu terminal server.

Acho a idéia legal, mas me parece que seria mais barato montar um terminal server e uma rede de thin clients.

Estou apresentando o projeto a uma escola pública daqui, vamos todo mundo fazer o mesmo e contribuir para a educação?


» juca () em 05/07 12:07

A solução parece ideal para a implementação de laboratórios e telecentros nas periferias. Certamente uma adoção em massa desse procedimento poderá dar um impulso a mais para a adoção em massa do Software Livre no Brasil

p.s.Que os colegas xenófobos me desculpem, mas não vi no comentário dos "gringos" nenhum tipo de preconceito. A solução é REALMENTE ÓTIMA para os grupos e países com problemas de recursos. Alguém duvida que esse seja o nosso caso? Esse pelo menos é o MEU caso (e da instituição em que trabalho e das outras que eu conheço). E, que eu saiba, não está sobrando dinheiro no Brasil.


» juca () em 05/07 12:14

Fui conferir. O comentario sobre o "baixo custo" provém de LoganGD que é da UFPR. Portanto...


» cabelo (Luciano Silveira) () em 05/07 12:33

Como faço para entrar em contato com os criadores do projeto?
Este sistema funciona com placa DUAL-HEAD, pois tenho algumas placas mãe SHUTLLE MN31N que tem saída para dois monitores...
será que funciona com kernel 2.6? funciona em modo texto tambem (sem modo gráfico)?
Estou pensando em montar algo parecido sobre slackware... se tiver sucesso posto neste topico mesmo as novidades....


» emacs () em 05/07 16:16


> The fact that one computer science laboratory can suport up to 60 users whit only 15 PCs is really
> attractive for low-resource groups and countries."
>
> Os gringos não podiam deixar de acrescentar seu tempero de preconceito.

Moctezuma:
Não se preocupe , não são todos os Norte-Americanos que tem preconceito. Mas apenas , aqueles que são ignorantes.(e ignorantes existem em todas as nações , inclusive no Brasil).

Parabéns para UFPR , pele projeto . Gostaria de saber , se fora esse projeto tem mais algum
em andamento??
Eu não estudo na UFPR , mas se tiver algum outro projeto em andamento , tem como ajudar a
desenvolver ? . Ou é só pro pessoal da propria Universidade ??

Obrigado pela possivel resposta.


[]'s



» Jose Eduardo () em 05/07 18:22

Estou trabalhando já a quase 6 meses em soluções muito similares. No entanto o maior entrave vem das incompatibilidades entre motherboards e placas de video encontradas no mercado. Inclusive, as placas ATI não funcionaram com as motherboards PC Chips. Não entendi por que o pessoal não testou com motherboards com vídeo onboard. Além disto, o ideal seria a utilização de placas com múltiplas saídas de vídeo, mas estou enfrentando muita dificuldade em encontrá-las.


» Douglas Augusto () em 06/07 02:20

"Para permitir o uso simultâneo do computador por mais de um usuário local é necessário aplicar o patch backstreet ruby..."

Não entendi direito a necessidade do remendo sobre o núcleo. Tentei acessar o link do Ruby mas no momento não estava acessível.

Eu sei que o uso de vários dispositivos no console é complicado (existe um projeto de reestruturação do quérnel para isso). Mas o XFree aceita distintas especificações de mouse, teclado e vídeo.

Alguém poderia explicar?


» pink () em 06/07 03:13

Jose Eduardo: "Não entendi por que o pessoal não testou com motherboards com vídeo onboard."

Provavelmente porque os videos onboard "roubam" um naco da memória do sistema para o buffer de vídeo. E num sistema multiusuário, onde cada usuário quer rodar seus próprios programas, memória vale ouro.

Há o problema da performance também. Para cada refresh de vídeo, o RAMDAC tráva para si o barramento de dados (que dá acesso às memórias RAM). Neste meio tempo, o processador principal fica suspenso se tentar acessar qualquer endereço de memória. Não preciso nem dizer que isto joga a performance do computador no chão...

Cache L1 e L2 aliviam um pouquinho o problema, mas num sistema com 4 usuários em que cada um quer rodar seus próprios programas, os caches estouram o tempo todo...

Moral da história? Videos onboard são uma péssima idéia em qualquer máquina onde performance é importante. Videos onboard roubam até 20% da performance do sistema (quanto mais rápido o processador, mais ciclos de clock ele desperdiça quando fica suspenso esperando pelo RAMDAC).


» pink () em 06/07 03:20

Douglas Augusto:"Mas o XFree aceita distintas especificações de mouse, teclado e vídeo. Alguém poderia explicar?"

Posso tentar. O fato do Xfree aceitar mais de um teclado, mouse e vídeo não significa que mais de um usuário pode rodar programas no computador *de forma segura*.

Para rodar programas com segurança, cada conjunto de teclado, monitor e mouse precisa estar associado à um usuário distinto e cada usuário pode fazer o que bem entender com seu conjunto de periféricos sem interferir no trabalho dos outros. Por exemplo, não poder dar um KILL no processo do vizinho para ganhar mais tempo no processador... ;-)

Se eu entendi o problema direito, o Kernel assume que somente *um usuário* estará logado localmente num determinado instante.


» wladimir pena camargo () em 06/07 14:08

Caro Jose Eduardo:
Tb encontramos muitas dificuldades aqui na empresa com relacao a compatibilidade de placas de videos com motherboards.
O que fazemos hoje eh utilizar as motherboards mais antigas (SIS-XXX) com uma placa ATI para disponibilizar o computador para dois usuario. Isso possibilitou praticamente dobrar nosso parque de maquinas.
Mas para utilizar duas placas ati no mesmo bus pci nao foi possivel. Para isso utilizamos um "blend" de placas de video (ati+nvidia) para naum haver problemas de compatibilidade.


» Vitório Y. Furusho () em 06/07 19:04

Parabéns a equipe da C³SL da UFPR!

Acredito que muitas faculdades, escolas, órgãos públicos, ongs e até mesmo empresas (independentemente de porte) darão atenção a essa solução e poderão implementá-la em sua instituição.

Outro ponto importante da equipe da UFPR é a disponibilização da solução na Internet, totalmente grátis.

Um abraço,

Furusho


» Gustavo Duda () em 10/07 23:43

Fui eu que postei o artigo no slashdot, LoganGD, e posso garantir que nenhum comentario por mim desferido tinha como intuito subjulgar paises de terceiro mundo ou grupos com poucos recursos. Agredeco a compreensao. Agradeco tambem pelos comentarios em relacao a noticia, que alias ,foram muito mais receptivos que os postados no slashdot.


» semente () em 11/07 23:16

Aí galera, foi o Gustavo Duda que postou no Slashdot... acho que devemos refletir agora sobre nossos preconceitos com os gringos! :-P


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.