Leia também:
Furando o bloqueio: como acessar o YouTube censurado
Segundo
a Info, a Brasil Telecom confirmou hoje que está bloqueando o acesso ao site YouTube. De acordo com a empresa, o bloqueio do site de vídeos ocorre em obediência
à decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo. A BrT afirmou que o bloqueio está acontecendo desde o sábado (6) e afeta todo o site YouTube e não apenas o polêmico vídeo de Daniela Cicarelli.
Lamentavelmente, o aviso de bloqueio e de suas razões ocorre apenas via imprensa e com 48 horas de atraso. Usuários que telefonaram para os call center durante as primeiras 48 horas de bloqueio não recebiam este esclarecimento.
Segundo a empresa, o método usado para bloquear o YouTube foi a instalação de um filtro no backbone internacional da empresa para impedir o tráfego de qualquer IP que venha do YouTube. A BrT afirmou que não é tecnicamente viável bloquear apenas um vídeo específico,
ao contrário do que afirmou o perito judicial consultado pelo desembargador que proferiu a sentença determinando o bloqueio.
Ainda de acordo com a empresa, o bloqueio afeta usuários de provedores espalhados por todo o Brasil, já que a infra-estrutura internacional da BrasilTelecom é usada por muitos provedores de acesso que não se restringem aos Estados onde a empresa atua diretamente como provedora de serviços para o consumidor final.
Isso é censura, nenhum orgão vai entrar contra essa decisão?