Selecionando um servidor proxy
O primeiro passo é obter o endereço e porta de um servidor proxy internacional, ou um que fique em um provedor onde não haja o bloqueio. Se você não tiver acesso a nenhum deles, procure por open proxy list no Google, há diversas listas que trazem justamente estes dados.
Como exemplo, veja esta lista, que traz os servidores proxy no seguinte formato: endereço:porta. Assim, o servidor 128.112.139.82:3128 deve ser entendido como sendo o endereço 128.112.139.82 e a porta 3128.
Coloque a lista de servidores proxy nos bookmarks, porque talvez você tenha que testar vários servidroes até achar um com velocidade suficiente.
Configurando seu navegador para acessar o Youtube sem bloqueio
Quando você ativa o uso de um servidor proxy, todo o seu tráfego web passa a ser encaminhado a este servidor, que atua como um intermediário. Portanto, não faça isso em um navegador onde você acesse sites com senhas, bancos, etc. De preferência, use para isto um navegador alternativo, e desative o uso da Proxy assim que não for mais acessar o Youtube.
Os passos a seguir servem para as versões correntes dos navegadores Firefox e Opera. Usei o Opera em Inglês para que os usuários de navegador em inglês possam saber os nomes dos campos - variam pouco de navegador para navegador.
1 - Configurando o Firefox
Passo 1 - Acesse a tela de preferências, clique em Avançado, Rede e Configurações, como na figura acima.
Passo 2 - Selecione "Configuração manual de proxy", preencha o endereço do servidor no campo "HTTP", a porta no campo "Porta", e certifique-se de desmarcar o campo "Usar este proxy para todos os protocolos", como na figura acima.
Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar o Youtube. Teste assistindo a este vídeo. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.
2 - Configurando o Opera
Passo 1 - Acesse a tela de preferências, clique em Advanced, Network e Proxy Servers, como na figura acima.
Passo 2 - Selecione a checkbox ao lado do campo "HTTP", preencha o endereço do servidor no campo "HTTP", e a porta no campo "Porta", como na figura acima.
Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar o Youtube. Teste assistindo a este vídeo. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.
Sobre bloqueios e censura
A Internet foi projetada para resistir a um ataque nuclear, e tende a rotear ao redor de tentativas de censura e bloqueio - ainda mais em casos como este, em que o próprio juiz que proferiu a sentença confirmou que o bloqueio completo não foi determinado.
Eu testei as dicas acima com sucesso em diversas proxies, e com outras não funciona - as diferenças de velocidade são espantosas. Mas não posso divulgar uma lista das que funcionaram, senão elas rapidamente serão sobrecarregadas, e pagarão o preço por sua disponibilidade. Se cada um procurar as suas, o tráfego se distribuirá de forma mais equilibrada. Não abuse da banda que estes servidores disponibilizam livremente para seu uso.
Compartilhe nos comentários dicas adicionais, se tiver. E sempre que tiver oportunidade, faça sua parte como cidadão para evitar que o pesadelo da censura volte a se abater sobre o Brasil. Desta vez foi apenas uma decisão técnica mal planejada, mas a próxima pode ser pior.
"The Internet interprets censorship as damage
and routes around it." -- John Gilmore
Isso deveria ser abordado pelas autoriadades públicas brasileiras, pois o Brasil faz parte da comunidade que construiu a estação espacial internacional.
Diante disso, como bloquear o acesso dos brasileiros, já que somos parceiros???
É uma vergonha!!!!!
Roger()