Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu faz sucesso no caderno de informática da Folha de São Paulo


“Apesar de ter sido na edição impressa da semana passada, achei interessante notificar uma pequena avaliação que a equipe do jornal Folha de São Paulo fez sobre o Ubuntu 7.04. A versão on-line está disponível para assinantes do jornal ou do UOL.”


Enviado por Eltton.slacker (slackware_todayΘyahoo·com·br).

Para quem não é assinante, um trecho da abertura do artigo permite identificar o tom:


"Linux fácil baixa e instala softs da internet - PARA TODOS: Febre entre os fãs do sistema livre, o Ubuntu não exige conhecimentos avançados para ser usado no dia-a-dia.

Mais do que uma versão do Linux, o Ubuntu é um divisor de águas. O sistema operacional não é apenas tão simples quanto o Windows; é, em muitos pontos, mais fácil de usar do que o rival. Quem se aventurar a instalar o Ubuntu precisará apertar menos botões e responder a menos perguntas do que aqueles que fizerem o mesmo com o Vista.

A aparência da área de trabalho do sistema gratuito é surpreendente. Mesmo máquinas não tão potentes poderão contar com recursos avançados."


Termina assim: "Outro atrativo é a animação para mostrar os vários desktops do Linux. Diferentemente do Windows, que tem apenas uma área de trabalho, o sistema livre pode simular várias telas iniciais. Arrastando uma janela até a borda da tela, o sistema gira a imagem como se fosse um cubo. Para lançar mão desses artifícios, o Ubuntu não exige uma máquina superpotente. Nos testes da reportagem, máquinas com memória RAM de 512 Mbytes, em que o Vista funciona com dificuldades, usaram todos os recursos do Beryl sem apresentar lentidão."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vinícius V. Marques
Ubuntu na Folha de São Paulo: Opa!

Isso é bom demais. A folha tem um grande público, vai ser muito bom para o SL.

O Ubuntu está mesmo de parabéns, a última versão (que estou usando inclusive) está demais. Um capricho.

Comentário de Arauca
Link para a matéria na: Link para a matéria na integra

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u22077.shtml
Comentário de rodrigo-crespo@uol.com.br
Realmente o Ubuntu é espetacular.: Sou fãn de carteirinha li a reportagem e torço muito pela evolução do software livre....
que traga mais adeptos ao mundo da liberdade..
--
Qt, QTopia e QtJambi
Visitem:http://blog.trolltech.com.br

Comentário de diego fincatto
Ubuntu: Não fosse a quantidade de memória que ele usa (que já inicia com mais de 150MB) seria o sistema perfeito.
Comentário de emxavier
Instalando programas no Linux: Lendo essa matéria me lembrei de uma publicada aqui em 2005.

Era algo do tipo: Mas sua mãe conseguiria instalar um programa no Linux? e eu respondo: Não sei, mas com certeza ela não consegue instalar programas no windows
Comentário de Burro Demais
Tá, mas os jogos continuam: Tá, mas os jogos continuam no ambiente Window. Quando alguém vai empacotar e entregar para as softhouses o kit de desenvolvimento que as mesmas querem para poder desenvolver jogos para o Linux? Desculpe a ignorância, mas as softhouses não querem opções de bibliotecas de desenvolvimento de jogos, querem um DirectX para Linux. Aí sim o sonho dos que querem ver a Microsoft destruída vai estar quase completo, pois o resto a Microsoft faz sozinha.

Obs.: Com Microsoft ou sem Microsoft não faz a menor diferença para mim, pois posso mexer com Linux, BSD ou outro sistema mesmo. Então para mim tem pouca importância se a Microsoft existe ou não.
Comentário de Israel Junior
Desculpe a ignorância, mas: Desculpe a ignorância, mas as softhouses não querem opções de bibliotecas de desenvolvimento de jogos, querem um DirectX para Linux.

O OpenGL é tão poderoso quanto o DirectX... basta ver títulos como Half Life, que funcionam tanto em DirectX quanto OpenGL com a mesma qualidade.

Veja um quadro comparativo entre o OpenGL 1.2, DirectX 7 e DirectX 8: http://www.xmission.com/~legalize/d3d-vs-opengl.html.
Comentário de Rodrigo
Direct X não é só vídeo: A comparação do Direct X com o OpenGL não é correta, o Direct X é mais que uma API de video como é o caso da Open Grapics Library, no directx existem apis para se trabalhar com som também, sendo assim comparar os dois nem sempre é possível...
O OpenGL poderia ser comparado com o Direct 3D, que é uma parte do directx e não o directX como um todo.
Alguns podem argumentar a existência da SDL mas gostaria de saber (é uma dúvida mesmo, não estou ironizando) existe algum jogo de sucesso, de alguma softhouse conhecida que usa SDL?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004