Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu esclarece seu posicionamento em relação a drivers de vídeo não-livres

Na semana passada publiquei o artigo "Ubuntu volta atrás na decisão de incluir drivers proprietários de vídeo na instalação default da próxima versão", informando que a próxima edição do Ubuntu (programada para lançamento em Abril) não mais viria com drivers proprietários de vídeo incluídos na instalação padrão.

O comunicado gerou uma série de dúvidas, e hoje Mark Shuttleworth, o fundador da distribuição, decidiu esclarecê-las, afirmando (e confirmando o entendimento de muitos) tratar-se apenas de uma decisão momentânea, mas que edições futuras do Ubuntu podem vir a habilitar estes drivers por default, se for percebida a demanda e se houver aplicações para eles nesta situação.

Shuttleworth informa que, em paralelo, o projeto Ubuntu envolveu-se ativamente em iniciativas que buscam reduzir a demanda por drivers proprietários de vídeo, tanto sob o aspecto do ativismo (via FFII e em contato direto com os fabricantes) como sob o aspecto do desenvolvimento de drivers livres com os mesmos recursos (projeto Nouveau).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Smapaio
Drivers...: sempre achei uma bobagem o problema com os drivers proprietários... só quem usa um driver desse é quem tem a placa... qual o problema de incluir na distro? realmente não sei, se alguem puder me esclarecer, agradeço...

certa vez li algo a respeito, parece que a licença gpl não permite ou algo do tipo... enfim, realmente preciso de esclarecimento nesse assunto...
Comentário de asfonseca
Hoje!?: --
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de Nao consigo mais logar
Concordo, pois acho muita: Concordo, pois acho muita idiotice uma pessoa comprar uma GForce FXYZ 5000 Pro-duo extra plus para usar um driver que não suporta aceleração 3D... Se for para protestar nem compre a placa, pois se vc comprar e não usar o driver vai dar na mesma para o fabricante.... pois você já pagou pela placa.
Comentário de timm
Cada vez eu gosto menos do Ubuntu: Além de incompleto (sem as ferramentas básicas, o tal do build essentials) agora ele vem sem driver proprietários, e vocês ainda acham bom? Ah, que isso ¬¬


----------------

Linux User #405251
(Time completo: Slackware, Solaris, FreeBSD, NetBSD, Microsoft Windows 2000)

Comentário de blackcloud
Cada dia o Ubuntu fica pior.: Concordo, a cada dia o Ubuntu acaba mais "capado" por padrão.

No Ubuntu 6.06 já tiraram o build-essential (importantíssimo pra quem usa Winmodem ou modem ADSL USB. Como que o cara vai compilar o driver sem os pacotes, e como que o cara vai entrar na Internet pra pegar os pacotes de compilação se ele não tem como conectar?) do CD de instalação padrão (o Live) e tiraram o X-Chat (Várias vezes que eu precisei de um cliente de IRC pra usar durante uma instalação e tive que usar a porcaria do Gaim (pra IRC aquilo é um lixo)). No 6.10 tiraram o irssi.

Sem contar os outros pacotes problemáticos, que entram pro repositório (Universe) quebrados, às vezes com dependências inexistentes.

Parece que o Ubuntu tá virando o Windows das distribuições Linux: simples de usar, fácil, e ruim.

Ainda bem que eu pulei dessa barca antes dela afundar!

Comentário de Ramon Gadelha
É fácil cuspir no prato: É fácil cuspir no prato que comeram ou comem!
http://linuxspeech.blogspot.com/2007/02/ubuntu-cuspiram-no-prato-que-comeram.html
Comentário de Douglas Augusto
A quinta: A quinta liberdade
http://www.fsfla.org/?q=pt/node/138
Comentário de hamacker
Aí então fica dificil para: Aí então fica dificil para você, porque mesmo o download do ubuntu é por conta da internet, e mesmo o CDs shipped de 700M são incapazes de ter tudo o que gostaríamos. O mais conveniente seria pleitear um DVD e não dizer que algo não presta porque não conta de algo que foi retirado.

Já encontrei problemas com o ubuntu e debian e os reportei ao bug-track de ambos, já fui conectiva e redhat e fazia o mesmo. Algumas vezes eu ganhava outras vezes eu perdia, mas a questão é que com todas elas haverão problemas e maneiras racionais de lidar com eles.

No debian RC (sabe lá Deus quando vem a versão final) tem o popularity-contest onde todos os usuários podem participar enviando um relatório de tudo que foi instalado no computador e quando sair finalmente a versão vamos ver o resultado do que ficou dentro ou fora do CD1/2/3/... e vamos ver também queixas como a sua, não sei se foi o seu caso, mas sem nunca ter contribuido com nem mesmo uma opnião.
Comentário de eu
Por isso eu uso e cada vez: Por isso eu uso e cada vez mais eu adoro o Big Linux....naum tenho nenhum problema nessa distro...
Comentário de eu
Por isso eu uso e cada vez: Por isso eu uso e cada vez mais eu adoro o Big Linux....naum tenho nenhum problema nessa distro...
Comentário de eu
Por isso eu uso e cada vez: Por isso eu uso e cada vez mais eu adoro o Big Linux....naum tenho nenhum problema nessa distro...
Comentário de SignoreBartolomeo
antes de tudo, eu gosto do: antes de tudo, eu gosto do ubuntu, foi a primeira e (por enquanto) única distro que usei efetivamente, e só agradeço por eu ter me livrado do ruindow$

mas acho que por um lado, o pessoal q usa distro mais difícil e se acha, se aproveita disso e mete o pau, mas por outro, a comunidade e os desenvolvedores do ubuntu deveriam aceitar essa crítica e, principalmente o shuttleworth, q tah tão teimoso em não abrir mão de drivers proprietários inclusos quanto o Patrick Volverding e a não aceitação de um sistema de pacotes pro slackware que resolva dependencias.

eu sei q tem q se criticar com a cabeça, mas acho um crime hediondo, por exemplo, uma distro tipo kurumin ou resulinux, q convenhamos, são mais fáceis de usar e tem uma gama maior de programas que o ubuntu, serem mais leves que o mesmo... além de não ter incluso os compiladores, que é um inconveniente pra várias pessoas que instalam drivers compilando.

me desculpem se fui ofensivo, mas a mesma mão que acaricia é a mesma que fere.

ps: daqui a uns dias, deixarei o ubuntu de molho, ficarei com o resulinux e experimentarei o slackware... só voltarei quando sair o feisty... pq aguentar esses bugs do edgy eh osso, e não me venham com dapper pq alem de ter pacotes com versões ultrapassadas (exceto gaim xD), é bem mais pesado (outro motivo para deixar o ubuntu de molho), mesmo se usar o xubuntu.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004