Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Tour visual pelos novos recursos do Vim 7.0


“Fãs do editor Vim ou mesmo do vi vão se interessar em ler este breve artigo ilustrado que apresenta diversos novos recursos e novidades do Vim 7.0.



Vários recursos interessantes, como o novo mecanismo que completa comandos de diversas linguagens, funções adicionais de abertura de arquivos em abas, e uma coleção de novas formas de lidar com o comando Undo.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de albrecht
Muito bom!: A um tempo eu usava um plugin para dicionário e eu tinha um dicionário em portugues, mas o tempo passou e eu o perdi.

Alguem sabe onde tem dicionário pt_BR ?

E não acham que o Vim está ficando muito "bloat", muitas coisas que eram feitas com plugins, agora estão embutidas nele..
Comentário de TaQ
Dicionário: Oi, fiz um post sobre isso aqui:

http://eustaquiorangel.com/blog/show/293

[]'s!
Comentário de Douglas Augusto
vim-spellfiles-pt na Debian: Se você usa a distribuição Debian, na seção experimental encontra-se o pacote vim-spellfiles-pt, contendo o dicionário em português para o Vim 7.

Após instalá-lo é possível habilitá-lo assim:

:set spl=pt spell

Que também poderá ser colocado no arquivo de configuração a fim de não ter que digitá-lo a cada sessão.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de mcedit user
mcedit: Só usa vim quem nunca experimentou mcedit(mc)
experimEntA ! experimEntA ! experimEntA ! experimEntA !
Comentário de Teppic
Realmente o Vim está muito: Realmente o Vim está muito bom. Só não uso ele para escrever documentos LaTeX e programas em Lisp, para os quais eu uso respectivamente o Kile e o Emacs.

E não acho o Vim bloated, só acharia se a grande quantidade de funções prejudicasse a velocidade consideravelmente.
Comentário de popolony2k
Guerra santa....Vi x EMACS: VI, infinitamente superior !!! Sem dúvida alguma disso !


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de TaQ
Bloated?: Ah, esqueci de comentar. Eu não acho que esteja ficando "bloated" não, pelo menos em termos de performance ele está ok aqui para mim.

Em termos de recursos, tem até mais alguns na lista para serem adicionados. Lógico que não dá para embutir de tudo nele, senão fica um monstrinho. :-)

Aqui tem um resumo do que é requisitado/votado: http://www.vim.org/sponsor/vote_results.php. Tem até intellisense na lista!

Mas que é legal nessa versão 7 mostrar o vim no console abrindo tabs, ah, isso é ehehe. :-)
Comentário de Douglas Augusto
Ah, esqueci de comentar. Eu:
Ah, esqueci de comentar. Eu não acho que esteja ficando "bloated" não, pelo menos em termos de performance ele está ok aqui para mim.


No caso específico da correção ortográfica, uma das intenções em torná-la nativa --talvez a principal-- foi justamente melhorar o desempenho em comparação ao que era obtido através de plugins, dentre eles o excelente vimspell, que me acompanhou em longas jornadas na redação textos.

Desde então este recurso notavelmente importante está uma bala no Vim 7. ;)

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de OperadorNabla
Vim + Emacs: Aqui no meu Linux, o Vim e o Emacs coexistem perfeitamente. Por um lado, eu costumo usar o Vim quando estou editando algum arquivo texto no console ou como editor integrado (algumas ferramentas do KDE, por exemplo, permitem embutir o Vim). Por outro lado, eu gosto de usar o Emacs quando estou no X, particularmente quando estou escrevendo meus documentos LaTeX (graças à maravilhosa ferramenta AUCTeX) ou brincando com scripts Lisp/Scheme.

Mas tem um caso específico em que ambos Vim e Emacs (com suas respectivas ferramentas adicionais) dividem, em igualdade de condições, a minha preferência: o desenvolvimento de scripts Python.
Comentário de alexandre_parente
Eu posso entender discussão: Eu posso entender discussão por distribuição a ou b, por kde ou gnome, mas por editor de texto de visual precário e usabilidade próxima do zero... não dah.
Comentário de CWagner
Então você não sabe: Então você não sabe realmente o que é um editor de textos.

Procure saber a diferença entre os aplicativos e depois procure entrar em uma discussão de maneira mais educada e humilde.

Saúde e paz.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de popolony2k
Discussão dos primórios dos Linux: Pois bem, a antiga discussão VI versus EMACS data até mesmo de antes de discutir sobre KDE versus GNOME, Distribuição A versus B e até mesmo Windows versus Linux.

Me lembro bem que quando trabalhava em um ambiente UNIX-AIX lá por 1993 já existia a rivalidade VI versus EMACS em que muitos inflamados exaltavam o EMACS por considerar o mesmo com status de sistema operacional, devido à sua complexidade e extensibilidade, mas eu preciso de um sistema operacional que edita documentos ???

Não, eu preciso apenas de VI, ainda mais esse que é todo gráfico e cheio das frescuras.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Desprovido de conhecimento técnico: "Eu posso entender discussão por distribuição a ou b, por kde ou gnome, mas por editor de texto de visual precário e usabilidade próxima do zero... não dah."

O seu comentário foi bastante vago e desprovido de conhecimento técnico sobre o assunto discutido por essa thread.

O VI é um "editor" que possui todas as características de um editor de textos completo e complexo, com possibilidades de manipulação de blocos de texto, substituição, armazenamento dos dados digitados em arquivos e muitos tópicos avançados que poderiam ser discutidos por horas e horas.

O que o VI não é. Um processador de textos, podendo até ser extendido para tal propósito que não vejo com bons olhos pois para tal fim já possuimos o Open Office Writer entre outros processadores já poderosos e conhecidos.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Douglas Augusto
(duplicado): (duplicado, delete-me!)

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Douglas Augusto
Não alimentem os trolls: Êta, pessoal, acabaram caindo na isca do troll. :-/ Não custa reforçar: Não alimentem os trolls --apenas moderem adequadamente, se for o caso.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de popolony2k
Alimentar trolls pode ter benefícios...: ..pois por exemplo, algumas vezes podemos cair em uma discussão válida, mesmo o pontapé inicial tendo sido uma provocação.

Veja o caso do nosso amigo uns 3 ou 4 posts acima que não sabia a diferença de editor e processador, assim como ele muitos iniciantes podem não saber a diferença e menosprezar trabalhos importantes como o VI e EMACS.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
O que não se pode é .....: ...alimentar trolls com trollices.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de nemesis
uma coisa é certa:: uma coisa é certa: desenvolvimento e melhoria do Vim tem se dado a passos bem mais largos que o Emacs.

Ambos são os 2 melhores e mais completos editores de texto que existem, até porque o resto tenta seguir o paradigma notepad de facilidade de uso para tarefas triviais e dificuldade para tarefas complexas, enquanto com esses dois é exatamente o contrário... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brandizzi
Anômalo: Meus dois editores de texto preferidos são o gedit e o nano. Mas o estranho é que eu não me sinto confortável no vim, ao mesmo tempo que consigo lidar com o nvi. Será que devo procurar ajuda? :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de popolony2k
Sim....: ....e é grave seu problema.

Tinha um amigo de um amigo meu que começou com esse sintoma, que ele ignorou por meses até que a fatalidade aconteceu.......agora ele utiliza apenas dreamweaver...para tudo..qualquer coisa.......pobre coitado.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004