Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

TI&Governo: Prefeitura de SP nega que vá abandonar o código aberto nos telecentros

Lembra do convite do BR-Linux a que a prefeitura de SP se manifestasse sobre o que está acontecendo em seus telecentros, publicado na semana passada? O motivo eram as notícias e declarações sobre a substituição do software livre por Windows Vista, que exigiria um custoso upgrade de hardware em todas as estações.

Pois segundo a newsletter TI&Governo, citada pelo PSL-Brasil, Waldemar Junqueira Ferreira Neto, coordenador-geral de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo, declarou ontem em um debate sobre o mesmo assunto: “Não compramos nada da Microsoft. O protocolo não fala nada de compra. Jamais vamos abandonar o Linux.”



Segundo ele, o que está acontecendo é simplesmente a instalação de Windows Vista (doado) em uma máquina de cada telecentro, para suportar o software Virtual Vision (também doado), que serve para ajudar deficientes visuais a acessar a Internet.

Trecho: "Waldemar não gastou dinheiro com software. Para instalar Windows, entretanto, Waldemar precisava de equipamentos com configuração melhor. Resolveu instalar o Virtual Vision no servidor de cada um dos telecentros, porque o servidor tem memória de 1 gigabyte, e suporta bem a instalação do Windows Vista. Esses servidores já não eram mais suficientes para o papel de gestão da rede. Para isso, ele está comprando, aos poucos, servidores com processador mais rápido e memória de 2 gigabytes. Ele tem de comprar do último vencedor de licitação, com registro de preços na prefeitura; no caso, é a Positivo Informática.

Em outras palavras, Waldemar vai instalar uma única cópia do Windows Vista num único computador por telecentro, e não vai pagar nada à Microsoft."

Vale lembrar que a divulgação pela imprensa de que a prefeitura estaria substituindo o software livre pelo Vista, a custo altíssimo, ocorreu ainda em outubro, incluía declaração do mesmo Waldemar, e não havia sido negado em público desde então. Leia também: Luis Nassif critica migração de Linux para Windows nos telecentros.

Saiba mais (planoeditorial.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vitor Gatti
ufa... menos mal :D: ufa... menos mal :D
Comentário de kleverson
Pois Mesmo assim é Sem necessidade: Conforme já comentado em notícias antigas, o GNOME tem o módulo Orca que dá um ótimo suporte a pessoas cegas e de baixa visão:
www.gnome.org/projects/orca

Mesmo em ambiente Windows, esse Virtual Vision é software proprietário e existe o NVDA, um bom leitor de telas livre do qual sou tradutor oficial:
www.nvda-project.org

[]'s
Cleverson
Comentário de Arauca
Não desmentiu e agora veio: Não desmentiu e agora veio reclamar que a comunidade de S.L. fez um estardalhaço.
http://www.softwarelivre.org/news/10489

Mas essa reação da comunidade é muito boa, pois mostra que não estamos dispostos a acatar qualquer decisão deles!

Longa vida ao S.L. nos Telecentros!
Comentário de cenoura
Vamos ver agora o pessoal: Vamos ver agora o pessoal criticar o governo ANTES de saber o que se está passando de verdade. Sempre criticam o governo, independente do partido sem saber de todos os detalhes.

Pacto com a Microsoft para subtituir tudo nos telecentros, é dinheiro que vai ser recebido para as campanhas das eleições do ano que vem ... tsc tsc tsc

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Eduardo Linux
Sobre o evento em si: Alguém foi? Poderiam dizer como foi lá e tal, seria interessante.
Comentário de amsanchez
Atuação é a saída: Prezados Amigos da comunidade SL
Conhece pessoalmente o Sr.Waldemar, particularmente ele faz junto com sua equipe um trabalho muito produtivo e transparente dentro dos telecentros da cidade de São Paulo. Acho que antes de efetuarmos qualquer tipo de crítica deveríamos sair do anonimato e participar com opiniões e até sugestões para o melhor desenvolvimento e acessibilidade aos telecentros da cidade. Penso humildemente que ao invés de criticar devemos colaborar para o desenvolvimento dos telecentros com software livre. Fizemos junto a Secretaria de Participação e Parceria da Cidade de São Paulo uma instalação e distribuição de um software de geoprocessamento distribuído pelo INPE, este aplicativo chama-se terraview, ele serve para visualizar dados estatísticos e georeferenciados e estará sendo implementado pela equipe do Sr.Waldermar na cidade no ano de 2008. Vamos sugerir também a adoção do ORCA conforme os comentários e creio eu que ele será adotado sem restrições !!!!

Abraços e Saudações a Todos !!!
Alex Maia Sanchez
Comentário de maiconfaria
anonimato: Pariticipar deste blog por si só é sair do anonimato, mesmo porque este é um dos blogs mais visitados no Brasil.
Você não pode desmerecer a preocupação dos contribuintes que se expressam por este meio, vários pessoas discutiram este assunto e entraram em contato com os seus representantes na assembleia legislativa e as ouvidorias dos orgãos competentes. Uma série de meios de comunicação divulgaram uma história diferente (info, folhaonline, estadão etc.), isso justifica o receio destes cidadãos principalmente porque os mesmos conhecem as de negociações da microsoft.

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de baleia
Pois é, bom seria se ao: Pois é, bom seria se ao invés de instalarem o Vista e o Virtual Vision levassem em conta as opções livres disponíveis. Pelo comunicado, fico pensando se mesmo nesses antigos servidores dos telecentros o Vista vai funcionar a contento. Além do que, será que no lugar de uma máquina não dariam para empregar soluções livres e em todos os computadores? Podiam quem saber começar por entrar o contato com o Cleverson, que sempre tem dado a sua opinião a respeito do assunto por aqui e parece ter algo a contribuir.
Comentário de Luciano Candido de Lacerda
Vão sim.: Vão abandonar sim, o máximo que "puderem".
Comentário de João
Finalidade do TC.: Esta na hora da comunidade do SL participar da comunidade dos Telecentros, que é uma ferramente de suma importancia na divulgação Linux, hoje usuário dos Telecentros podem até optarem por Windows caso ele tenha essa opção, porém ele sabe utilizar o ambiente linux.

O que deve mudar é o foco do telecentros, devem deixar de ser uma lan-house publica, e parti para sua finalidade...que é cursos..basicos e avançados e quem sabe buscar parceiros que queira admitir alunos que concluiram os cursos avançados..
Cusos como HTML/PHP/MYSQL.

Vivemos na era do conhecimento, e estamos perdendo jovens genios
para a criminalidade...


Comentário de MaxRaven
Concordo com o ...: Concordo com o colega, a manifestação aqui no Br-Linux já é sair do anonimato, dar vazão a informação idem, além do que, não são todos aqui moradores da cidade de SP, o que dificulta o contato mais direto com a questão. Eu já morei na capital, mas hoje moro muito longe, então que fiz, entrei em contato com alguem do legislativo, no caso um vereador em que já votei no passado e também um deputado estadual (apenas o deputado respondeu ao contato dizendo que iria se informar e me daria um retorno, o vereador até hoje espero, esse políticos tsc tsc tsc).

Note que a noticia não foi criada aqui, até o Nassif engoliu a isca, se a administração publica fosse um pouco menos nebulosa talvez não teria causado tanta comoção não acha?
http://www.maxraven.info
Comentário de tenchi
Os cursos mais desejados: Acho que o curso mais desejado mesmo é o de formatação de scraps do orkut e animações para emotions do MSN.

O problema é ter que investir muito para que seja possível aplicar estes cursos avançados. Imagina gastar alguns milhares numa licença do Gimp ou Inkscape, num Banco De dados MySQL, ou em licenças do OpenOffice ou IDEs como NetBeans ou Eclipse? Imagina. Só as escolas mais avançadas conseguem. Ninguém quer pagar este preço. hauahua

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Viper Zona Leste
Pé atrás....: O que não entra na minha cabeça é essa "preocupação" repentina com os deficientes visuais.....será que essas pessoas passaram a integrar a sociedade só de alguns meses para cá? Porque esse interesse e bondade da micro$oft em "doar" licenças nunca ocorreu anteriormente? Seria porque agora temos um número significativo de telecentro na cidade?

Vocês conhecem aquele ditado das laranjas podres.....pois é, se uma tiver estragada, as outras tb se perderão.... Não acredito nessa boa vontade da Micro$oft, tão pouco nessa preocupação da atual gestão.

Vejamos se esses caras são bobinhos....vamos fazer uma conta besta.....temos em operação por volta de 170 unidades , isso sem contar as unidades que virão oriundas do estado....o que chegaríamos ao um número por volta de 220....230 unidades....pois bem uma maquininha com o windão rodando....são 170 a 230 laranjas podres....prontas e loucas para atingirem as outras máquinas...e com isso convencer o cidadão de que o sistema Windão é o que lhes garante futuro! emprego! casamento! flhos! windão é isso! muda a sua vida.... Para! Chega dessa palhaçada de monopólio! Parece até igrejas que vendem um pedaço do céu....

Porque não valorizar a mão de obra e o conhecimento de nossos amigos brasileiros que se esforçam dentro de uma realidade econômica e educacional inferior a vários paises? E mesmo com dificuldade estão lutando dentro de suas comunidades de desenvolvimento contra as grandes corporações que vem em busca de mercado e mais adoradores de seus produtos.......
Ah claro! já ia esquecendo..... claro que tudo é uma questão de interesse tb.......é mais fácil jogar num time grande, enriquecer quem já nem sabe onde colocar grana, afinal....sempre sobra uma fatia do bolo né... e olha as eleições chegando....
Quero só ver os números que garantem que essas pessoas com tais necessidades estarão sendo atendidas...

Ah! Isso sem contar a dança das cadeiras dessa função de Coordenador de Inclusão Digital....mas isso abordarei em uma outra oportunidade :-P

Abraços

Viper

E o futuro é livre, e vcs vão ter que nos engolir!
Comentário de Viper Zona Leste
Pé atrás....: O que não entra na minha cabeça é essa "preocupação" repentina com os deficientes visuais.....será que essas pessoas passaram a integrar a sociedade só de alguns meses para cá? Porque esse interesse e bondade da micro$oft em "doar" licenças nunca ocorreu anteriormente? Seria porque agora temos um número significativo de telecentro na cidade?

Vocês conhecem aquele ditado das laranjas podres.....pois é, se uma tiver estragada, as outras tb se perderam.... Não acredito nessa boa vontade da Micro$oft, tão pouco nessa preocupação da atual gestão.

Vejamos se esses caras são bobinhos....vamos fazer uma conta besta.....temos em operação por volta de 170 unidades , isso sem contar as unidades que virão oriundas do estado....o que chegaríamos ao um número por volta de 220....230 unidades....pois bem uma maquininha com o windão rodando....são 170 a 230 laranjas podres....prontas e loucas para atingirem as outras máquinas...e com isso convencer o cidadão de que o sistema Windão é o que lhes garante futuro! emprego! casamento! flhos! windão é isso! muda a sua vida.... Para! Chega dessa palhaçada de monopólio! Parece até igrejas que vendem um pedaço do céu....

Porque não valorizar a mão de obra e o conhecimento de nossos amigos brasileiros que se esforçam dentro de uma realidade econômica e educacional inferior a vários paises, mas que estão lutando dentro de suas comunidades de desenvolvimento contra as grandes corporações que vem em busca de mercado e mais adoradores de seus produtos.......
Ah! ia me esquecendo..... claro que tudo é uma questão de interesse....tb é mai$ fácil jogar num time grande, enriquecer quem já nem sabe onde colocar grana, afinal sempre sobra uma fatia do bolo né... e olha as eleições chegando....

E a dança das cadeiras desse cargo de Coordenador de Inclusão Digital??? Mas isso deixo para outro momento...

Abraços

Viper Zona Leste

E o mundo é livre, e vcs vão ter que nos engolir!
Comentário de Pedro
Menos mau?: Menos mau? É ótimo. Os deficientes visuais agora podem acessar a internet pelos Telecentros e o software livre continua lá. O compromisso do ambiente misto é o melhor possível.
Comentário de Anonimato
Jaws x Orca: Estive na palestra o argumento utilizado para justificar a instalação do WindowsXP (não o Vista) em 1 máquina em cada Telecentro, foi de que a Prefeitura contratou um consultor que possui deficiência visual para analisar as soluções em SL e Proprietárias. Os Softwares analisados foram o Jaws e o Orca. Segundo este consultor, que não faz parte da equipe Técnica-Desenvolvimento SL do projeto, cocluiu que se o Linux é muitas vezes superior ao Windows, o Jaws é igualmente superior ao Orca.
Com esse argumentos em mãos, acredito que nos que somos a favor do SL poderíamos dar possíveis soluções aos problemas encontrados no Orca, ou indicar um outro software que se compare ou seja melhor que o Jaws.
Contra fato não há argumentos! Por enquanto eles só argumentaram... então vamos mostrar os fatos...

Comentário de bebeto_maya
Os sistemas em Linux já: Os sistemas em Linux já existem e funcionam bem...Então não há razão para a mudança...

Mas...Se não existissem e fosse provado, que o Windows tem melhores recursos de acessibilidade, então não tenho dúvida: O usuário em primeiro lugar, Linux em segundo, porque é só uma ferramenta, poderosa, mas não mais importante que o usuário.

Com relação ao fato de que "Quem usa Windão pega mais mulher!" de fato há uma certa lógica: Se você programa pro Windão tem mais mercado, se fez design, é obrigado a usar Corel, porque, infelizmente, poucos usam Inkscape. Resultado: Mais empregos, mais grana, mais mulheres!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Luiz Alberto
Software: Segundo ele, o que está acontecendo é simplesmente a instalação de Windows Vista (doado) em uma máquina de cada telecentro, para suportar o software Virtual Vision (também doado), que serve para ajudar deficientes visuais a acessar a Internet.


Que coisa feia...
Quem precisa desse tipo de doação????



Comentário de cenoura
Quem precisa desse tipo de doação?: Talvez as pessoas com deficiência visual?

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de tenchi
Citações: Caro Augusto Campos, você poderia citar a fonte da fotografia que ilustra esta notícia? - Pois estou louco para ter uma! hauahau

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004