Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Luis Nassif critica migração de Linux para Windows nos telecentros


“Para os frequentadores do Br-Linux não é novidade tal notícia, mas é importante por ser divulgada no site de um jornalista renomado que é o Luís Nassif, favorecendo a divulgação e a discussão desse assunto extremamente relevante para a cidade e para a comunidade:

"Não tem lógica a intenção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de mudar o sistema operacional dos centros de inclusão digital da Prefeitura, de Linux para Microsoft. Essa história de que o sistema é de graça e é melhor para deficientes visuais não cola. É mais velho que andar para trás que, a partir do momento em que se adota um SO, fica-se refém dele, de todos seus aplicativos e de todas suas futuras atualizações.

Suponha que a prefeitura pretenda desenvolver aplicativos educacionais para seus centros. Todos estarão amarrados ao sistema Windows. Assim como toda a expansão futura do sistema.

Não cola essa idéia de que é presente por ser de graça. Não é, e o prefeito – que tem formação acadêmica respeitável – não tem o álibi da ignorância para esse atitude.

Faria muito melhor empregando os recursos no desenvolvimento de aplicativos para softwares livres."”


Enviado por Luís Abeid (luis·abeidΘgmail·com) - referência (projetobr.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Avalos
INDIGNAÇÃO: É uma vergonha esse prefeito de são paulo que entrou no posto de gaiato. Ainda por cima faz umas cagadas dessas que não favorecem em nada para a inclusão digital. Para ele todos nós somos vagabundos e principalmente aqueles que não poderem pagar uma licença de windows. Apesar da sua rejeição do governo estar em alta, ele é cara de pau o suficiente de continuar lá sem vergonha alguma.
Projetos ? ele não tem nenhum todos sãos do Serra.
Culpa dele ? acho que não, achu que a culpa é dos megasfdps ignorantes como sempre, que apoiaram o Serra para se eleger, e por essa merda como vice.
Comentário de sem@email.org
Vespera de ano eleitoral, o: Vespera de ano eleitoral, o financiamento de campanhas eh privado. Ou o candidato da situaçao ou o candidato opositor vao receber uma generosa contribuiçao de campanha.

Alguem esperava algo diferente? No Brasil !!!!?
Comentário de José Lino Neto
Ideologia X Realidade: Pessoal, acredito que quem vai postar algo na net que vai servir de base para outros leitores, precisa ter uma visão neutra da situação. Não podemos criticar e ate xingar por conceitos e gostos pessoais, precisamos entender melhor a situação antes de "jogar pedras.."

Caso o SO seja da MS quem disse q a solução desenvolvida precisa ser da MS? Java funciona no Windows, o .NET Framework está sendo aberto o seu fonte...

Precisamos aprender a diferença entre livre e grátis. Não existe software que seja de graça, mas sim software livre. Há um universo entre esses dois conceitos. Vamos ser mais profissionais ok?

Estou aberto a trocar idéias.

Sucesso a todos
Comentário de MaxRaven
Não sei o que é ideologia: Não sei o que é ideologia neste caso, também não sou profissional, sou usuário, mas vamos lá, a realidade:
1- já tem toda uma estrutura montada, com software livre que atende muito bem uma base enorme de usuários
2- por mais que a MS possa liberar a fonte de algumas frameworks, o SO ainda será fechado, cheio DRM's da vida e todos os problemas que fez alguns usuários simplesmente sair dele (seja indo para linux como eu ou indo para MAC ou BSD)
3- com a grana gasta nisso ai poderia muito bem fazer a coisa certa, desenvolver um software que os mesmo deficientes visuais possam utilizar em suas casas, no trabalho ou qualquer outro lugar sem custos, afinal é o dinheiro publico que vai pagar de toda forma
4- seja situação ou oposição, quem estiver no poder sempre vai dar um jeito de arrumar um financiador de campanha, vide o exemplo do governo federal mesmo, noticias não faltam sobre assuntos semelhantes
5- o colega exagerou sim, mas é fruto da indignação da nação quanto ao caminho do dinheiro publico nas mãos dos politicos
6- como dito antes, nada mais justo que as aplicações feitas para este projeto sejam gratuitas e de livre distribuição, afinal já pagamos muitos impostos, algum retorno, por menor que seja, sempre é bem vindo.
ATT
http://www.maxraven.info
Comentário de marcon
MS na USP: A MS tá atacando na USP, veja abaixo o que "Thadeu Melo" escreveu no blog do Nassif:

"A Microsoft tem acordos de parceria com a USP. Varios estudantes daqui sairam para os seus quadros. Como saem para o Googel, Oracle...

Tanto é que ela disponibilisou o Windows Vista Bussines de graça para todos os estudantes de computação esse ano. "

O texto do cara tem tanto erro que acho difícil ele ser mesmo da USP, ex.: "Sinti um pouco de preconseito."

post na íntegra:

Thadeu Melo

"Desculpe, Nassif...
Mas acho que o senhor acabou falando o que não sabe. Sinti um pouco de preconseito.

Eu como estudante de engenharia de computação da USP posso tentar dar umas esclarecidas.

Primeiramente, aqui usamos os dois SOs(Sistemas Operacioniais), Windows XP e algumas variações do Linux. Cada estudante é livre para usar o sitema que lhe for mais agradavel e util para o momento.

O Windows é bons para certas ferramentes e ruins para outras. O Linux é pratico em certas situações e horrivel em outras. Windows e Linux travam praticamente com a mesma frequancia.

A Microsoft tem acordos de parceria com a USP. Varios estudantes daqui sairam para os seus quadros. Como saem para o Googel, Oracle...

Tanto é que ela disponibilisou o Windows Vista Bussines de graça para todos os estudantes de computação esse ano.

E pra finalizar.
Não existe essa "estar amarrados ao sistema Windows".
A Microsoft não prende ninguem a seu SO. Qualquer um pode fazer programas para funcionar no Windows de graça. Alias ela insentiva esse desenvolvimento. Quanto mais coisa usando o seu sistema mais gente vai querer usar.
Hoje em dia qualquer programa é feito para rodar em qualquer plataforma.

Espero que leia esse comentario e coloque um exclarecimento para os seus leitores."

Comentário de Wallacy
"A Microsoft não prende: "A Microsoft não prende ninguém a seu SO."
E como ele me explica a falta de interoperabilidade entre os SOs?

"Hoje em dia qualquer programa é feito para rodar em qualquer plataforma."
Cade meu Photoshop???

OK. É sempre bom falar com pessoas esclarecidas!!!
Diz para esse cara que ele é um fanfarrão!!


-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Tem certeza?: Tem certeza?

Serio mesmo, quantos casos você encontra no mundo que ao decidir o uso do sistema da Microsoft não se implemente a solução da Microsoft ou de empresas que possuem softwares exclusivamente para Windows?
O wine é a prova que são em rarissimas exeções que se adota um modelo multi-plataforma.

Além do mais, isso não é uma empresa, é um governo, o que é mais inteligente para um governo, usar esse dinheiro (que é nosso) para investir em sofware livre, e a longo prazo todos serem beneficiados com a melhoria da tecnologia, ou Investir em uma empresa americana que vai pegar nosso dinheiro e usar para fazer suas festinhas onde o principal tema é, como somos ricos e os brasileiros não.

Acho que qualquer governo que se preze, faz o possivel para investir dinheiro nas empresas do seu país, não na dos outros né? Ainda bem que a petrobrás não sofreu desse mau, imagina se pessoas "só pensando em lucro a curto prazo" tivesse privatizado ela, não teriamos a quinta maior empresa do mundo, e nem uma economia tão solida! Pois é né, pensamento a curto prazo é o que da né!! A Vale do Rio doce ta ai.. antes dava dispesas para o pais, agora ta rendendo horrores para os estrangeiros!!

Como é bom ignorar essa "ideologia" né. Livre e Gratis são coisas diferentes sim, mais se nem o sistema é livre, o que esperar das soluções implantadas nele?

Não existe motivo algum para se usar MS Windows nos telecentros, e essa é a realidade.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Suhanko
UZP?: Impossível que esse analfabeto seja estudante da USP.
Comentário de tiaggs
Cotas? sei lá!: Cotas? sei lá!
Comentário de Ricardo Cassel Schmitt
if(true): Pensei na mesma coisa. Dentre muitos erros, tenho de avisar que Windows é singular. Ainda bem que ele é todo Windows/SW_proprietário (*E se acha livre, leve e solto*), imagine um cara desses desenvolvendo ou traduzindo um software de código aberto.

Mas bem. Acho melhor o prefeito aí arranjar outra mentira, ou se informar melhor. Pode fazer a burrice que quiser, mas não leve o estado junto.


Comentário de edempoa
Já viram o presentinho que: Já viram o presentinho que iam dar para uma empresa da Nigéria para trocarem o SO dos Classmates para Windows? Acho que isso ajuda a entender o que está por trás das desculpas esfarrapadas aqui.
Comentário de miranda
Vai ter erro de português lá longe: Vai ter erro de português lá longe!!!

http://mirandamaster.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004