“Após anunciar em Agosto de 2005 o suporte profissional ao Debian, a HP anunciou que já no ano fiscal de 2006 obteve 25 milhões de doláres em vendas somente na Europa, Oriente Médio e Ásia, diretamentes relacionadas aos serviços relacionados com a distribuição. Os resultados superaram as expectativas da empresa, disse Jeffrey Wade gerente de marketing mundial de open source da HP. A mesma está agora em fase de certificar novas linhas do seu hardware para aumentar o leque de possibilidades para os clientes que pretendem utilizar o Sarge, e em seguida pretende extender o suporte também para o Etch, após seu lançamento.”
É interessante isso, pois as tais grandes empresas não prestam suporte a uma distribuição GNU/Linux comunitária, só prestavam para as distribuições comerciais, ai a HP resolve suportar o Debian, e lucra na Europa e Asia 25 milhões em apenas um ano? Não sei se esse valor é algo significativo para eles, mas pra mim diz que há um enorme mercado de empresas querendo comprar produtos que ofereçam suporte ao Debian, e talves a outras distribuições comunitárias como Slackware e Gentoo por exemplo.
Para mim isso prova que no meio de Software Livre a comunidade é sempre forte, pelo simples fato de uma distribuição comunitária não pode ser comprada como a SuSE foi, e como a Novell poderá ser....
As distribuições comunitárias são fiéis ao que se propoem e isso conta no mercado.