Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

HP: Código aberto nos dá margens de lucro maiores


“Anote essa para usar como resposta na próxima vez que o seu cunhado perguntar como que alguém pode ter lucro com software livre: em determinadas classes de sua extensa linha de produtos e serviços, a HP tem obtido margens de lucro superiores quando a tarefa envolve software livre - justamente porque neste caso a relação comercial se concentra nos serviços, e não na aquisição de softwares.

Mas isso não resolve o problema dos cunhados chatos: a próxima coisa que ele vai dizer é: "eu sabia! eu sabia que esse negócio de software gratuito era papo furado, e que alguém estava ganhando por trás disso". Mas a resposta dessa (e a explicação das diferenças entre liberdade e gratuidade) eu deixo para você.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leopoldo Leite de Leão Lacerda
Monte de papo furado: Aviso: Este comentário foi moderado negativamente automaticamente antes mesmo de ser postado (Visualizar comentário).

Duas coisas:

1) Papo furado é muito bom, mas driver Linux pro scanner que eu tenho aqui parado, nem sombra. Por que a HP não vai logo tomar no cu em vez de ficar enrolando os consumidores?

2) A grande onda do momento é prestação de serviços. Suporte, por exemplo. Querer ganhar dinheiro fazendo software não está com nada. E quando a turma do SL convencer todo mundo a confundir ideologia e avareza com modelo de negócios e ninguém mais cometer a ingenuidade de fazer software, o pessoal do suporte não vai ter mais o que suportar.

Bobagem. Sempre vai ter um monte de ovelhas dóceis fazendo software de graça para os espertos lucrarem com "serviços".
Comentário de bebeto_maya
Hmmm...Essa é muito: Hmmm...Essa é muito lógica. Os defensores do WIndows afirmam que geram empregos e pagam impostos. Claro que SIm, mas em que proporção quando comparamos com a indústria automobilistica, de base e alimentícia? Gera muito menos.Porque aqui só precisam revender seu produto, enquanto os desenvolvedores, ficam nos EUA.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de gatompachi
HP e o código aberto: Quanto fel hein? Escrevendo com esse rancor todo, não me admiro que te moderem rapidamente.

Mas sobre essa parte de a HP não suportar o seu scanner, acho que vale a pena lembrar que em compensação ela disponibilizou (e em código aberto) drivers feitos internamente para a maior parte da sua linha de impressoras (mais de 1000), abriu o código de um engine de OCR, suporta ativamente o Debian, patrocina um monte de eventos de software livre em todo o mundo, e faz mais um monte de coisas na área. Eu acho muito bom ela ter lucro com isso, e não copartilho a tua visão de que a migração pros modelos de negócio com ênfase em serviços (mantendo o software como commodity) reduza de alguma forma o interesse de quem tem algum motivo para desenvolver ou manter softwares.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004