Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato: Banco Real, Módulo de Proteção e Linux - Estou acessando

Leia também: Banco Real esclarece: usuários de Linux não serão prejudicados pelo novo módulo proprietário.


“Parece que os nossos apelos para acessar o Internet Banking via Firefox/Linux foram ouvidos pelo Banco Real. De fato, o site informa pra todo lado que é compatível com Internet Explorer 5.5 e apenas é disponibilizado módulo de proteção para Windows. Cheguei a instalar um módulo de proteção no meu Firefox mas ele não funcionou e não está mais disponível no site. Abaixo então, os passos que realizei para poder acessar o Site normalmente a partir do Linux:

1 - Liguei para (11) 3553-4445. No Rio seria (21) 3460-1303 e o resto seria 0800-2864040
2 - Será informada uma URL para instalar o Módulo de Proteção. Ouça e espere pois a URL é apenas para Windows e não serve para nós.
3 - A seguir uma gravação para acesso ao DisqueREAL. Use a opção 2 e digite NO TELEFONE ag, c/c e sua senha do DisqueREAL.
4 - Voce vai ser ( depois de algum tempo, curta a música que se repete OK ) atendido por uma pessoa. Informe exatamente isso: - "Eu uso Linux e não tenho acesso ao Internet Banking".
5 - O atendente falará que vai realizar a liberação do acesso sem o Módulo de Segurança mediante a confirmação de alguns dados.

Pronto! Eles informarão ao final que será dado um prazo de 120 dias para esse acesso sem o módulo e que você está abrindo mão de segurança. Tomara que nestes 120 dias eles consigam dar suporte ao Linux de forma mais satisfatória e sem tanta perda de tempo. E espero que este texto ajude voce a conseguir seu acesso. Informações em http://www.bancoreal.com.br/modulodeprotecao/rib/ Observação: NÃO TRABALHO NO BANCO REAL. SOU CORRENTISTA.”


Enviado por Alexandre Marcolino (marcolinoΘwebviva·com·br) - referência (bancoreal.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dockism
ta mas me diz uma coisa, mas: ta mas me diz uma coisa, mas vamos supor que a sua conta de um dia para o outro ta vazia...eles vão disser que a responsabilidade era sua? porque você abriu mão da segurança...

só para intender melhor, porque sempre a responsabilidade disso é do banco, não é?

não sou cliente deles, sou do BB e ainda bem que lá não tem esse módulos de segurança...

windows sempre dificultando as coisas para nós...
Comentário de Marcelo
É, ae derrepente, por um: É, ae derrepente, por um erro no sistema deles, fraudam a sua conta.

E você se ferra bonito pois eles tem uma gravação onde você diz com a sua voz e com todas as palavras que abre mão da sua segurança...
Comentário de lagaz
...: “Parece que os nossos apelos para acessar o Internet Banking via Firefox/Linux foram ouvidos pelo Banco Real."

pô. quanto otimismo!
isso mais me parece uma gambiarra do que um suporte ao linux....

o cara vai lá e desativa o sistema de segurança. pronto.
mas se der bobagem, o que acontece?

acredito que as perguntas do amigo acima devem ser consideradas...
Comentário de Joao Avelino
Registro de Responsabilidade: Creio que é mais interessante os cliente do Banro Real ligarem, como se fossem efetuar essa liberação, mas em lugar disso exigirem que o Banco implemente uma solução para eles, e solicitarem que a ligação seja gravada. Quem puder, que grave a conversa.
Deixe registrado que irá questionar junto ao Banco Central se eles concordam com essa "venda casada" onde o cliente só terá a segurança garantida pelo Banco se instalar um sistema operacional que possui alto custo (considerem que além do Windows ainda terão que instalar no mínimo um Anti-vírus) e altamete inseguro (mesmo com Anti-vírus não há garantia que algum vírus vá infectar a máquina).
Eu tenho conta no Banco Real. Raramente movimento a conta, muito menos uso a Internet para isso. Mas já estou pensando seriamente em transferir minha conta para outro Banco.

Comentário de ramos1berto
A legislação brasileira é: A legislação brasileira é bem vaga em termos de tecnologia,
mas no caso de uma eventual fraude mesmo q o banco queira
eles não podem colocar o ônus no usuário, se você contestar
o débito na justiça e eles disserem desse módulo que só funciona
no Windows acho q nenhum juiz dará ganho de causa a eles, visto
que no contrato de conta corrente (imagino) não diz que você
seria obrigado a usar Windows...

1berto
Comentário de Alexandre Muzzio
Sempre tentar aumentar a: Sempre tentar aumentar a segurança no acesso ao Internet Banking é bem vindo, e apesar de desativar a segurança não ser a melhor solução para com os usuários GNU/Linux, ainda assim vejo com bons olhos essa medida, diante de diversas ações ditatoriais partindo de grandes orgãos.
Comentário de cenoura
Este módulo de segurança: Este módulo de segurança não é apenas para garantir que o site do banco é o site verdadeiro e que seus dados estão sendo enviados para lá e não tem nenhum keylogger capturando tudo?

Teoricamente não há nenhum keylogger desses (dos que capturam dados bancários) para Linux, logo, AINDA não precisa se preocupar com isso, basta usar o banco e pronto. Ah, o banco não é acessível sem isso? Troque de banco ou guarde o $$$ debaixo do colchão :)


Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Rodrigo
Que problema heimm.... hoje: Que problema heimm.... hoje fui acessar minha conta no banco real para efetuar um pagamento e "negativo" só consultas (uso archlinux+opera). O que me deixa frustrado é que eles não tem explicação para isso. É muito bom esse módulo, é sempre uma opção a mais, porém ele devia ser opcional. Acho ridiculo o Banco Suportar e "Achar" que um windows 95 + ie5.5 (oficialmente suportado) ficara seguro mesmo com esse módulo.
Acabei ligando la e lierando meu acesso sem o módulo porém prometi a mim mesmo que mais um transtorno referente a isso e CANCELO A CONTA NA HORA. Também fiz constar em minha reclamação que estou requerendo retorno do setor responsável para esclarecimentos. Vamos ver que lorota vão dizer

O que vem por ai.. shoppings vão proibir estacionar nos estacionamentos deles se não for carros de determinadas marcas ou só poderão estacionar se estiverem usando o "kit trava shopping" conpatível somente com alguns veiculos... hehehe só pra descontrair ..............
Comentário de lagaz
"kit trava shopping": se acontecer, vai ser por que tu resolveu deixar pra próxima quando exigiram um kit da cor do carro...

...
Comentário de adesr
Inaceitável: Sou correntista do BB, mas acho inaceitável um banco usar uma "solução de segurança" que só funciona numa plataforma (windows+IE) e te forçar a "abrir mão da segurança" pra usar outro tipo de software. Eu trocaria de banco imediatamente.

Usuários mais avançados e os leitores do br-linux até vão conseguir se virar, mas e os outros, o que vão pensar quando encararem o aviso do banco de que a solução de segurança só funciona com win+ie? Esse tipo de campanha por parte do banco só aumenta o número de usuários (e gerentes de TI) que vão se recusar a usar Linux ou Firefox por ser "menos compatível" ou, quem diria, "menos seguro".

Pra mim essa iniciativa do banco é tão ruim como um site que diga logo na primeira página que só funciona com Win+IE e te força a instalar um plugin no firefox pra acessá-lo (o equivalente a ligar pro banco e pedir acesso, nesse caso).

- Ademar
Comentário de Clésio Luiz
Eu não tenho paciência com frescuras: Sou correntista do BB e se esse tipo de coisa aparece-se por lá, já teria fechado a minha conta sem nem pensar. Eu não tenho que me adaptar ao banco, ou sentir dificuldade em utilizar qualquer recurso pelo qual eu estou pagando tarifas altíssimas.
Eu não quero me adaptar ao banco, ele que facilite as coisas pra mim ou que fique sem mais um cliente, e ponto final. Já não basta as filas imorais, eu ainda tenho que ser restringido no uso do banco pela internet? Nem f*****o. Ó aqui farropilha :-P

Hoje eu tive o desprazer de mais uma vêz, ter que usar um caixa eletrônico do Bradesco. O nº da agência é 0321-2. Repare no "-2". Na hora de digitar esse dado, o caixa ignora o zero que tem na frente, e não dá a opção de incluir o "-2"... Então eu digitava e só aparecia o nº da agência como "321"... E eu achando que estava errado, mandava cancelar, 3 horas depois ele voltava para a tela inicial... Foram umas 5 tentativas até eu descobrir que era assim mesmo... Já o nº da conta também começava com zero mas ele fazia questão de pedir o dígito no final do nº da conta. Ô sistemazinho imundo esse, os caixas da CEF e do BB são muitíssimo superiores em termos de beleza da interface e facilidade de uso. Até a porcaria do papel do envelope é inferior ao usado no BB. Putz, como tem gente que abre conta num lugar desses?
E tudo isso porque o livro que eu estava comprando pelo ML é raro, senão eu fazia questão de comprar de um vendedor com conta em outro banco.


"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Carlos Mafort
Estranho,: Estranho,

Sou correntista do Banco Real, e acessei agora o internet banking normalmente com o meu Gutsy + Firefox.... nunca precisei desse módulo que você está falando.

Tem certeza que não está tendo uma comida de bola de alguém?

Abraços,
Mafort
Comentário de silveira
"você está abrindo mão de segurança": "você está abrindo mão de segurança" por usar o Firefox? Essa frase me soa meio absurda. Ainda mais se você está usando o Firefox no Linux.

Seguro mesmo é usar o que eles recomendam, o IE 5.5 no Windows? O_o

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de pksato
De novo...: Sempre que leio noticias como essa de que tal banco esta exigindo o uso disso ou daquilo, que não e padrão, vou logo chegar se o meu banco (itaú) ainda esta acessivel pelo Linux, e sempre esta, mesmo eles adotando novas tecnologias para melhorar a segurança.
Não foi diferente dessa vez, fui ao site, continua tudo iqual, resolvo ver quais as recomedações deles, lá tem o básico, mantenha o seu sistema operacional e o browser atualizados. (sem menção a nomes).
A alguns anos atraz, logo da época de implantação, o teclado virtual não estava funcionando no Mozilla, mas estava no Firefox, fiz uma reclamação, e alguns dias depois alguem me ligou pedindo maiores detalhes, não chegamos a uma solução para o Mozilla, mas não me exigiram trocar para o windows. (pode ter sido um bug do mozilla).

E o Itaú, se não me engano e um dos maiores clientes da Microsoft.

Será que para o Banco Real, SSL não e seguro?
Ou e problema economico de não poderam pagar por um certificado?

Uma pesquisa de compatibilidade de Bancos?

Comentário de Dm7
"Fazendo mais que o possível" ?? Lorota,: Sou mais um usuário que está considerando cancelar a conta no Banco Real. E por falar nisso, alguém sabe como é o acesso no Santander, já que este comprou o Real? (e lembrando que as taxas do Santander são cerca de 30% mais caras do que as praticadas pelo Real).
[ ]s,
Comentário de EthraZa
Sou correntista e esse: Sou correntista e esse módulo veio embassar na minha umas 3 semanas atras. Liguei pra la pra reclamar e a atendente me disse para clicar em "instalar o módulo mais tarde" que estava em letras miúdas no final da página. Até agora não apareceu mais nada e estou acessando tranqüilamente o IB.
Eu falo com orgulho que ja não uso rWindows a mais de 3 anos, uso Mandriva Linux, sou feliz e não vou voltar no tempo só por causa da incompetência da instituição financeira que "eu pago" pra cuidarem do meu dinheiro.
Mas caso eu seja obrigado por eles, me digam ai correntistas do Banco do Brasil... o BB é bom?
Comentário de Ponderado
Amigo, isso não tem: Amigo, isso não tem cabimento.

Ou então, eu posso inventar um sistema operacional e um browser aqui, e exigir que o Banco Real preste o suporte e crie um módulo de segurança apenas para ele ?

Não há nenhuma "concordância" no Banco Central, e sim, o lógico. Dá para contar nos dedos os clientes de Banco Real que usam Linux (gostemos ou não, isso é um fato), e, um programador iria cobrar, certamente, um valor para desenvolver tal solução que não seria nem um pouco compatível em termos financeiros para uma instituição bancária; ainda mais para tão poucos usuários.

E outra: O banco não é obrigado a dar segurança alguma, e fornece o acesso à conta pela internet como serviço. Ou você pode processar o banco, caso seja assaltado em um caixa eletrônico instalado em um local ermo ?

(Correção: Apenas a segurança óbvia a que corresponde o servidor. Máquina de usuário infectada com keylogger NÃO é responsabilidade do banco. É mais fácil você processar a Microsoft por isso.)

Se alguém se sente incomodado com isso, é só procurar outro banco. O serviço bancário é bem diferente dos casos em que o governo lança softwares que só rodem no windows. Ser livre é ter a opção de usar outro banco pela falta de cuidado do banco atual, não sair por ai querendo processar deus e o mundo porque o Linux ainda não é respeitado como SO para desktop. A situação só vai mudar, quando o Linux crescer o suficiente nos desktops para ser lembrado, e, achar que isso é uma realidade hoje é tapar o sol com a peneira.

Comentário de tmpsantos
Não falaram nada disso comigo: Comigo o atendente não falou nada sobre "abrir mão da minha segurança".

Simplesmente confirmou os dados, disse que ia desativar o bloqueio por 120 dias, agradeceu a ligação e desligou.
Comentário de Paranóico
Segurança.: O BB é OK, sem restrições ao linux/firefox, O Itaú também funciona bem e também não tenho problemas com o Banrisul(até agora).

Só que atualmente já não posso no BB, acessar utilizando live CD, já que há um cadastramento dos computadores e o sistema em live cd a cada inicialização perde suas configurações e é isto que o torna NO MEU ENTENDER, o meio mais seguro de acessar internet banking, tornando sua invasão/espionagem muito mais difícil, teriam que invadir já durante o 1º acesso ao banco, já que assim que o sistema está configurado, conexão , firewal e navegador em modo seguro, vou direto para o site do banco.

No Banrisul o live cd tb não dá certo...

No meu caso fiz uma partição separada com Debian stable,com o mínimo de software instalado, que só utilizo para internet banking.Apaguei a entrada desta partição no etc/fstab.

Futuramente, quando comprar outra máquina, penso em deixar esta atual(pentiunIII 866-192 de ram ) para utilizar somente para acesso aos bancos, com uma configuração segura e só instalando os updates de segurança!

Para que preciso de um módulo de (in)segurança windows?
Comentário de Sandro P
Ainda bem que temos: Ainda bem que temos inúmeras opções de banco...
Não mude de sistema operacional nem de navegador... mude de banco
Comentário de João Marcus
Do seu comentário posso: Do seu comentário posso tirar as seguintes conclusões:


1) A filosofia do banco Real é: o banco Real não se importa, outros bancos têm sistemas de Internet Banking que funcionam com Linux sem problemas, mas e daí? Eles "não têm dinheiro" para desenvolver uma solução, não é mesmo? Conversa fiada, o problema é:
2) A área de TI do banco Real é incompentente demais para fazer algo que nem é tão difícil.
3) Esse negócio de Internet é somente um luxo, e eles não têm obrigação de suportar nada. Você é que tem que suportá-los.
4) Mesmo que você não utilize Linux, fuja do banco Real. Eles poderão lançar algum software que só funciona, sei lá, no Internet Explorer 8 com Windows Vista Ultra-Super-Fscking, e dizer que a culpa é sua.
Eu não fico em um banco que me culpa pela própria incompetência de seus profissionais de TI.

Comentário de Cacau
Larga a merda deste banco e: Larga a merda deste banco e muda para outro. Pelo amor de Deus.
Comentário de laurocesar
Tampar o sol com a peneira...:
A situação só vai mudar, quando o Linux crescer o suficiente nos desktops para ser lembrado, e, achar que isso é uma realidade hoje é tapar o sol com a peneira.


Enquanto isso, cruzemos os braços. Afinal não adianta mesmo reclamar ou espernear, temos que abaixar a cabeça e seguir o caminho da boiada. :-(

Amigo, me desculpe mas não concordo com o tom de seu comentário. Embora eu acredite que você está certo quanto a processo judicial neste caso. Podemos sim, ou melhor, devemos reclamar e mostrar que não somos um número tão pequeno assim e que também podemos ser formados de opinião e que o descaso conosco (fazemos parte de uma minoria) pode servir como propaganda negativa para a instituição.

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Freedom
Por quê se preocupar?: É só mudarem de banco.
Não percam tempo ligando para eles e reclamando do problema. Mudem de banco.
E parem com as choradeiras, parecem um bando de crianças reclamando quando pedem alguma coisa aos pais e não conseguem, ou quando brigam os coleguinhas. :-P
Larguem a josta do banco e pronto. Fim de papo!
Comentário de Ponderado
E do seu eu posso replicar: E do seu eu posso replicar as seguintes:

Sim, o banco real não se importa, e outros bancos sim. Mude de banco, seja livre.
Não é uma questão de "não ter dinheiro" para desenvolver uma solução para todos. É sim falta de motivo.
A maioria dos bancos para quais os softwares dão suporte a linux usam Java, o que torna fácil a interoperabilidade. Se um dia, for necessário um software específico, e ele não puder ser feito em java, não tenha dúvidas, eles portam só para windows, e não desenvolvem nada para linux.

Injusto o argumento de "é incompetente demais". Você não está lá dentro, não pode afirmar isso.

E internet é um serviço, não obrigação. Não é um "luxo", como você ironicamente quis dizer, mas, sim, é um serviço como qualquer outro. Você não processa o McDonalds porque é vegetariano e nenhum dos seus hamburgueres não tem carne.

Se um dia o banco real lançar algo apenas pra windows vista e IE8, e esta solução for usada por 99% dos usuários, e você quiser mudar de banco, pode acreditar, eles não vão dar a mínima.

E ninguém está te culpando. O banco está dizendo sim, é que somos insignificantes,e, apesar de usar linux, eu tenho a ciência de que somos minoria e que isso só muda com a adoção do linux em massa.

Por isso que eu ando por ai espalhando o meu ubuntu, ou qualquer distribuição que seja mais indicada. Para cada 50 que reclamam do banco real, 5 que conseguirem que outros usem linux já é mais vantajoso.
Comentário de Ponderado
Amigo, não disse que: Amigo, não disse que devemos cruzar os braços. Infelizmente só penso que, reclamar, neste caso, não vai surtir efeito algum.

Primeiro que mais cedo ou mais tarde o banco Real muda tudo para Java, como todos os bancos fizeram ou estão fazendo, e resolve a questão. Penso isso mais para usuários de Mac, e para lidar melhor com as diferentes versões de windows existentes, do que com o Linux.

Todos aqui me parecem sensatos, e sabem bem como é tratada a questão do linux nos desktops. Sofremos preconceito, descaso, somos ignorados. E sim, somos um número bem pequeno, perante os usuários de windows. Para certas instituições, como o Banco Real, somos irrelevantes. E não adianta nos sentirmos ofendidos, nem tentar gritar mais alto, porque, não dá. Citando um exemplo recente, até a tropa do Leônidas dos 300 de esparta acabou sucumbindo... Precisamos de um exército maior.

Embora, claro, não haja problema em reclamar do jeito que for possível. Eu, pessoalmente, creio que não vá ajudar muito. E a propaganda negativa não irá servir para muita coisa, já que a grande massa de usuários usa windows, mas sequer sabe direito que o windows é um OS e que não veio gravado na eeprom do seu computador...
Comentário de leandro eu mesmo
Já tem disponível.... uso: Já tem disponível.... uso XP + Firefox 2... e instalou como complemento do FF bonitão!
Comentário de Douglas Augusto
A maioria dos bancos para: A maioria dos bancos para quais os softwares dão suporte a linux usam Java, o que torna fácil a interoperabilidade.

Nem tão fácil, pois normalmente não suportam implementações livres do Java. Tente acessar por exemplo o Banco do Brasil usando o Firefox em GNU/Linux 64-bits. Para outros SOs e plataformas menos populares então nem se fala. Seus usuários certamente reclamam de qualquer autenticação Java assim como os usuários GNU/Linux reclamam de autenticações por ActiveX, por exemplo; ambas, ao menos por enquanto, requerem soluções proprietárias, e portanto os usuários ficam à mercê da boa vontade (interesse) dos respectivos responsáveis.
Comentário de Manoel Pinho
ActiveX no wine: Mudando um pouco de assunto, outro dia fui testar o demo de um sistema de vigilância de circuito fechado de TV em que vc só pode usar o IEca porque ele usa um ActiveX para o usuário ver a imagem das câmeras via browser.

De bricandeira resolvi instalar o IEca no linux usando o wine (mais precisamente através do script IEslinux (http://www.tatanka.com.br) e não é que a josta funcionou ? O wine já está suportando bem o IE e aberrações como o ActiveX.

Logicamente recomendo mudar de banco, mas o pessoal esquece que muitas vezes as pessoas têm contas salário nesses bancos e deixar de lidar com eles não é possível.

Não é uma solução ótima mas quebra o galho nesses casos. E se a pessoa usar o IEca "enjaulado" no wine só para acessar esse homebanking, não terá muita falta de segurança (só não pode é ficar navegando em sites underground com o IE, mesmo sob wine).
Comentário de João Marcus
Não é uma questão de: Não é uma questão de "não ter dinheiro" para desenvolver uma solução para todos. É sim falta de motivo.
A maioria dos bancos para quais os softwares dão suporte a linux usam Java, o que torna fácil a interoperabilidade. Se um dia, for necessário um software específico, e ele não puder ser feito em java, não tenha dúvidas, eles portam só para windows, e não desenvolvem nada para linux.


Sem dúvida, mas é muito, muito difícil encontrar algo que simplesmente não possa ser feito em Java. Não estou dizendo que todos os sistemas devem ser feitos também para Linux. Estou afirmando que Internet Banking que só funciona em Windows é fruto de incompetência.

Injusto o argumento de "é incompetente demais". Você não está lá dentro, não pode afirmar isso.
E internet é um serviço, não obrigação. Não é um "luxo", como você ironicamente quis dizer, mas, sim, é um serviço como qualquer outro. Você não processa o McDonalds porque é vegetariano e nenhum dos seus hamburgueres não tem carne.


Sua lógica está furada. O McDonalds vende hambúrgueres, que são feitos de... carne. Se você não gosta, procura outro lugar. Por sinal, eles vendem saladas também, para os que são vegetarianos :-)

Se um dia o banco real lançar algo apenas pra windows vista e IE8, e esta solução for usada por 99% dos usuários, e você quiser mudar de banco, pode acreditar, eles não vão dar a mínima.

E ninguém está te culpando. O banco está dizendo sim, é que somos insignificantes,e, apesar de usar linux, eu tenho a ciência de que somos minoria e que isso só muda com a adoção do linux em massa.


Continuo afirmando que é pura incompetência desenvolver Internet Banking incompatível com Linux, porque não é nem um pouco difícil. Não culpo os desenvolvedores, deve ser problema de burrice de gerência. O problema vem mais tarde, porque já sei como é, o gerente diz "ah, dane-se, ninguém usa Linux", e desenvolve algo específico para versões de navegadores e SO. Essas soluções acabam sendo incompatíveis... com outras versões do mesmo navegador e mesmo SO. Às vezes a questão é de pensar no futuro. Agora, vai explicar isso para uns tipos que tem por aí...

Por isso que eu ando por ai espalhando o meu ubuntu, ou qualquer distribuição que seja mais indicada. Para cada 50 que reclamam do banco real, 5 que conseguirem que outros usem linux já é mais vantajoso.

Sei que o Banco Real não é obrigado a nada. Eu, pessoalmente, estou pouco me lixando, não tenho conta e nem planejo ter, para mim eles são mais insignificantes para mim do que eu para eles :-).

Aliás, meu pai instalou o Linux no notebook dele há uns meses. Estava cansado dos problemas de spyware, vírus, lentidão... Mesmo com todos os problemas no processo, ele está bem satisfeito. Afinal, a máquina funciona bem, ele tem o que ele precisa, e, se ele precisa do Windows, roda dentro do VirtualBox.
Comentário de Douglas Augusto
E ser obrigado[1] a comprar: E ser obrigado[1] a comprar uma licença Windows só para acessar o banco?

1. http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Legal_notices
Comentário de atf
Segurança?: Vem pra Caixa. Alguma coisa lá já é Linux.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Stephen Eilert
Nem tão fácil, pois:

Nem tão fácil, pois normalmente não suportam implementações livres do Java. Tente acessar por exemplo o Banco do Brasil usando o Firefox em GNU/Linux 64-bits.


Vamos parar por aí. Java agora é GPL e as (poucas) partes que ainda não são, são cobertas pelo IcedTea. Isso torna atualmente a plataforma Java (com a implementação da Sun, o que é mais importante) disponível para qualquer SO e plataforma de hardware. Se ainda não está em uma determinada plataforma, é porque não deu tempo fazer o porting ainda. Tente uma distribuição nova (como o Ubuntu Gutsy) e veja que esse problema não aparece mais.

ActiveX é um problema diferente. Por definição, só funciona em x86/Windows. Aliás, a própria "facilidade" de instalação de ActiveX (incluindo o próprio G-Buster) torna evidente o problema de segurança que isso representa. E problemas de segurança desse nível não são bem-vindos em outras plataformas.

Eu não tenho nem como dizer o que é que essa aplicação da GAS Tecnologia faz. Vai que um desenvolvedor de lá resolve embutir um keylogger, ninguém tem como saber. Pra mim, esse "módulo de proteção" é um malware.
Comentário de Douglas Augusto
Vamos parar por aí. Java: Vamos parar por aí. Java agora é GPL e as (poucas) partes que ainda não são, são cobertas pelo IcedTea.

O problema é a compatibilidade com a versão proprietária. Primeiro, o IcedTea é um projeto incompleto, várias funcionalidades ainda precisam ser implementadas, como o suporte a som, javascript e detalhes gráficos. Segundo, como o IcedTea complementa o OpenJDK com classes do GNU Classpath, que nunca foram 100% compatíveis com o Java Sun, é de se esperar que o código resultante também não seja, pelo menos neste estágio.

É por isso que disse, embora possa ter involuntariamente soado como pessimista, que "ao menos por enquanto" as autenticações em Java vão requerer a solução proprietária.

Isso torna atualmente a plataforma Java (com a implementação da Sun, o que é mais importante) disponível para qualquer SO e plataforma de hardware. Se ainda não está em uma determinada plataforma, é porque não deu tempo fazer o porting ainda. Tente uma distribuição nova (como o Ubuntu Gutsy) e veja que esse problema não aparece mais.

Como disse antes, não é apenas questão de port, mas sim de incompletude. Soluções livres que tentam(ram) implementar o Java existem faz tempos, mas o problema sempre foi a tal compatibilidade. Acredito, no entanto, que com a oficialização da abertura do código, o cenário tornou-se bem promissor, e tenho otimismo de que num futuro próximo tenhamos acesso a uma versão plenamente funcional do Java livre, para qualquer SO e arquitetura; atualmente ainda não temos.
Comentário de Edmond Dandès
Posso acessar o Real online banking do meu Blackberry?: Fiz o mesmo e minha conta pode ser acessada sem o maldito módulo. Embora o problema esteja temporariamente resolvido, a idéia de ter que instalar um software específico do banco em cada máquina continua viva.

O Banco do Brasil tem uma solução semelhante, mas escrita em Java. Cada vez que você quiser acessar sua conta de uma máquina nova, a applet de Java gera um número baseado em dados colhidos do seu hardware. Este número tem que ser informado ao banco pelo telefone que então autoriza o uso do sistema em questão.

A estratégia do Banco Real é particularmente absurda. Entre Vista, Linux, AMD64, I64, IPhones, Blackberries, Google phones, TV digital etc, a variedade de combinações hardware/OS com acesso à web vai convergir para infinito rapidamente.
Comentário de Ed
Posso acessar o Real online banking do meu Blackberry?: Fiz o mesmo e minha conta pode ser acessada sem o maldito módulo. Embora o problema esteja temporariamente resolvido, a idéia de ter que instalar um software específico do banco em cada máquina continua viva.

O Banco do Brasil tem uma solução semelhante, mas escrita em Java. Cada vez que você quiser acessar sua conta de uma máquina nova, a applet de Java gera um número baseado em dados colhidos do seu hardware. Este número tem que ser informado ao banco pelo telefone que então autoriza o uso do sistema em questão.

A estratégia do Banco Real é particularmente absurda. Entre Vista, Linux, AMD64, I64, IPhones, Blackberries, Google phones, TV digital etc, a variedade de combinações hardware/OS com acesso à web vai convergir para infinito rapidamente.
Comentário de Ponderado
Eu sou "Linus Torwalds: Eu sou "Linus Torwalds Style", não "Richard Stallman Style".
Para mim, pelo menos, não importa se ó Java é um software totalmente livre ou não, e sim se eu posso usá-lo no linux, ou não.

Daqui a pouco você estará reclamando que o código fonte do tal recurso não é GPL, e vai querer mudar de banco por isso. Eu sou um cara que bota muita fé no Linux, mas, nem eu nos meus devaneios mais "Stallman", acredito que um dia todos os bancos vão adotar soluções que não incluam absolutamente nenhum software que não seja completamente livre.

E dai que usa Java, e é, de certa forma, proprietário? Você pode usar, não? Funciona, não? Então, o banco fez sua parte. Ou caímos naquela: "Eu vou mudar de banco porque o banco online não tem compatibilidade com o browser de texto do meu Nokia tijolão."
Comentário de Ponderado
Você não deixa de ter: Você não deixa de ter razão. Pode até ser incompetência. Mas, pelo número reduzido de usuários afetados, é praticamente ignorada.

E mais: se o banco desenvolve alguma solução abrangente, usando java, que roda em "qualquer coisa", alguém reclama que java não é totalmente livre e vai mudar de banco mesmo assim.
E, se fizerem uma solução completamente livre, vão querer sair do banco porque algum software no processo não é GPL. Se todos forem, vão reclamar que o banco não doa parte dos seus lucros pro projeto GNU...

Somos um público MUITO chato. Inexpressivo e extremamente exigente.
Comentário de Douglas Augusto
Para mim, pelo menos, não: Para mim, pelo menos, não importa se ó Java é um software totalmente livre ou não, e sim se eu posso usá-lo no linux, ou não.

Releia minha mensagem inicial, verá que não entrei no mérito desta questão. Minha crítica foi justamente quanto à atual "interoperabilidade" do Java em soluções de autenticação utilizadas por bancos, mesmo no GNU/Linux. GNU/Linux em 64-bits continua sendo GNU/Linux; e por hora não há solução Java plena que forneça meios de acessar através do navegador esses bancos.

Cheguei a instalar o Icedtea no Debian --como indicado por outro colega--, e embora possibilite o funcionamento de applets básicos, não foi capaz de carregar os teclados virtuais tanto do BB como do Bradesco, os quais testei --o que já era esperado, por tratar-se de uma solução ainda incompleta e não 100% compatível com a versão proprietária da Sun. De qualquer forma vou manter os pacotes e aguardar esperançosamente pelas futuras versões.

E dai que usa Java, e é, de certa forma, proprietário? Você pode usar, não? Funciona, não?

Não, não posso usar. Não funciona na minha plataforma GNU/Linux 64-bits. Usuários de outras arquiteturas/SO estão ainda mais distantes; mas danem-se, né, o critério de interoperabilidade é funcionar no MEU sistema operacional da MINHA arquitetura.

Eu sou "Linus Torwalds Style", não "Richard Stallman Style".

O Linus Style é "funcione no Linux"; o Stallman Style é "funcione para TODOS". Uma posição é egoísta a outra é altruísta; você declarou sua preferência.
Comentário de Freedom
Corrigindo: @Ponderado:

Só uma correção:
Não é : "Eu sou "Linus Torwalds Style",
o correto é: "Eu sou "Linus Torvalds Style".
Comentário de Danilo Moret
Não sei quanto a vocês,: Não sei quanto a vocês, mas para mim a reação do Banco Real foi muito boa. Fui atendido pelo telefone de forma extremamente profissional pelos caras, até com um tom meio de desculpas. Eles podem ter deslizado, mas se equilibraram logo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004