Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Presidente do Equador usa YouTube para defender software livre


“O governo do Equador resolveu usar o site de compartilhamento de vídeos YouTube para fazer campanha pela disseminação do software livre. Num vídeo de um minuto e meio, o presidente Rafael Correa defende o uso dos programas de código livre como forma de garantir a soberania dos países latino-americanos.

"Essa é a hora da integração, em todos os aspectos, entre eles o tecnológico", afirma o presidente equatoriano. "Por isso é importante que todos tenhamos o software livre. Dessa maneira, garantiremos a soberania de nossos Estados, dependeremos de nossas próprias forças, não de forças externas à região".

Correa diz ainda que a tecnologia pode trazer benefícios para a economia. "Seremos produtores de tecnologia, não apenas consumidores. E podemos desenvolver muitos produtos que, com uma adequada articulação, podem ser úteis para as empresas públicas e privadas da nossa região".

Eleito no final do ano passado com a promessa de implantar uma plataforma de cunho social e anti-imperialista, o equatoriano finaliza a gravação dizendo que o software livre será "um importante passo para a política de integração e, por que não dizer, liberação da América Latina".

Na seção de comentários, há pessoas entusiasmadas com a idéia, outras revoltadas com o baixo número de acessos em comparação com vídeos que tratam de "besteiras" e ainda um que se oferece para trabalhar no setor de informática do governo equatoriano.”


Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência (jbonline.terra.com.br).

Para saber mais sobre o relacionamento entre o YouTube e o software livre, leia a introdução do artigo "Entrevista em vídeo: Richard Stallman e o papagaio Funny".

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ceti
Para o bem ou para o mal,: Para o bem ou para o mal, Rafael Correa, Evo Morales e Hugo Chavez estão botando prá quebrar.

Será que as carcomidas estruturas centenárias que têm sustentado as elites desses paises vão aguentar? Ou será (mais provável) que eles acabarão derrubados, de uma forma ou de outra, por aqueles que desejam manter seus privilégios? Com a ajuda decisiva da mídia e do Grande Império do Norte?


long live rock!
Comentário de Lucas_Panurge
Chato eh ter q aguentar os q: Chato eh ter q aguentar os q dizem q S.L. eh coisa de comunista
Comentário de Koolosh
E não é: Mas devo admitir que ver esses demagogos (Chaves & Cia) defender o SL, é o mesmo que o PT faz aqui, pega o SL como uma bandeira e fica a impressão que SL é coisa do PT, resultado, muda o governo (pois nenhum governo é eterno) e o novo governo tem como padrão apagar os rastros de seu adversário político.

Meu medo é que depois dessa leva demagógica o SL saia prejudicado.

O Software Livre é muito maior que interesses políticos.
Comentário de MaxRaven
Pena que esses caras n ão: Pena que esses caras n ão gostem do pensamento livre, um quer fechar uma TV, o outro quer prender deputados que são contra ele e o terceiro quer estatizar td, acho que eles mais queimam o filme do SL do que ajudam.
Comentário de Ancião Ranzinza
O que a América Latina perde ao romper seus grilhões?: A TV, cuja concessão o Chávez quer, com razão, detonar, foi uma das propulsoras da tentativa de golpe devidamente defenestrada pelo povo venezuelano. Não pasaram! Golpe este que contou com a cumplicidade omissa do presidente, à epóca, do FHnistão.

Os deputados que o Correa quer prender são os mesmos que boicotaram a convocação de um democrático plebiscito para decidir pela convocação de uma nova constituinte.

Já o Evo Moralez está fazendo o que todo governo inteligente faz: setores (mono|oligo)polizados e/ou estratégicos devem ser estatizados ao invés ficar na mãos de interesses privados multinacionais imperialistas.

Com Chávez hasta 2.033!

Comentário de bebeto-maya
__Ohhhhh!É tão bonito na: __Ohhhhh!É tão bonito na teoria...Mas inaplicável. A corrente ideológica do Software Livre, como ressalta o próprio Stallman não é, graças a Deus, comunista. Ela parte de um princípio de partilha não obrigatória, lícita e até capitalista. Nenhum programador é obrigado a aderir a GPL e a GPL permite o lucro com os mesmo softwares sob sua licença.
Comentário de YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY
Ignorância do presidente e desinformação do público aqui.: O "nosso" querido presidente Equatoriano não é nem um pouco comunista. Representa uma vertente encabeçada pelo Hugo Chaves para fazer frente às mudanças neoliberais que - sem dúvida - irão cortar dezenas de cabeças mundo afora e principalmente aqui no Brasil com escolaridade média de 4 anos apenas!

O SL representaria uma tentativa de "auto-desenvolvimento" muito em voga na segunda metada do século passado quando a formação de um estado capitalista passava pelo domínio completo da técnica de produção.

Isso não mais ocorre hoje. Mas o Equador - junto com a Bolívia e venezuela - jogam realmente o papel de destruição de todo o arcabouço neoliberal para um estado "moderno" dentro dos parãmetros atuais.

E esta destruição atinge p?incipalmente o "dogma central" que é um estado democrático burguês com eleições livres etc...etc...

Se os ditadores de ontem tivessem dado educação de massa com qualidade, todos poderiam estar integrados numa comunidade econômica ativa.

E ainda põem o SL nesta briga, sendo que só falta agora o "povo de lá" iniciar um trabalho de associação com linux->demônio etc...


Comentário de justiça la
A TV que eles vão fechar: A TV que eles vão fechar participou ativamente do Golpe de estado contra o Presidente Hugo Chavez em 2002. Conheça a real História.

http://video.google.com/videoplay?docid=5832390545689805144&q=revolution+televised

[]'s
Comentário de questionador de pueril
Equivocado.: "Ela parte de um princípio de partilha não obrigatória, lícita e até capitalista"

software livre parte de principio capitalista ? claro, e elefantes tem chifres, cavalos tem asas e elvis presley não morreu.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004