“O governo do Equador resolveu usar o site de compartilhamento de vídeos YouTube para fazer campanha pela disseminação do software livre. Num vídeo de um minuto e meio, o presidente Rafael Correa defende o uso dos programas de código livre como forma de garantir a soberania dos países latino-americanos.
"Essa é a hora da integração, em todos os aspectos, entre eles o tecnológico", afirma o presidente equatoriano. "Por isso é importante que todos tenhamos o software livre. Dessa maneira, garantiremos a soberania de nossos Estados, dependeremos de nossas próprias forças, não de forças externas à região".
Correa diz ainda que a tecnologia pode trazer benefícios para a economia. "Seremos produtores de tecnologia, não apenas consumidores. E podemos desenvolver muitos produtos que, com uma adequada articulação, podem ser úteis para as empresas públicas e privadas da nossa região".
Eleito no final do ano passado com a promessa de implantar uma plataforma de cunho social e anti-imperialista, o equatoriano finaliza a gravação dizendo que o software livre será "um importante passo para a política de integração e, por que não dizer, liberação da América Latina".
Na seção de comentários, há pessoas entusiasmadas com a idéia, outras revoltadas com o baixo número de acessos em comparação com vídeos que tratam de "besteiras" e ainda um que se oferece para trabalhar no setor de informática do governo equatoriano.”
Será que as carcomidas estruturas centenárias que têm sustentado as elites desses paises vão aguentar? Ou será (mais provável) que eles acabarão derrubados, de uma forma ou de outra, por aqueles que desejam manter seus privilégios? Com a ajuda decisiva da mídia e do Grande Império do Norte?
long live rock!