Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Os primeiros testes com o "nosso" Classmate

Na semana passada recebemos, por cortesia da Intel, um Classmate PC com o Mandriva Linux (em inglês) instalado.

Já pude apurar que a versão do sistema operacional instalada no notebook não é a definitiva - e naturalmente a versão distribuída no Brasil é em português. Além disso, os aplicativos educacionais que farão parte do pacote, desenvolvidos no Brasil, não estão presentes.



Mesmo assim, vou cumprir o protocolo de testes inicialmente proposto, e entregar o subnotebook para duas alunas do ensino fundamental explorarem durante uma semana cada uma, e depois responderem o que acharam da máquina.

Por enquanto já fiz alguns testes de modo a compor minhas primeiras impressões, e gostei bastante dele como estação para acesso à Internet, mesmo com esta versão intermediária do software. O teclado e a tela são ambos minúsculos, mas não me atrapalharam - escrevi até mesmo uma coluna para a Linux Magazine nele, usando o OOo, e postei algumas notícias no BR-Linux a partir dele. A configuração da rede sem fio foi simples e imediata, e o Firefox simplesmente funcionou, incluindo plugins de uso comum, como Flash e Java. Passa com tranquilidade no teste do Youtube.

O teste mais interessante foi o da irmã. Minha irmã veio me visitar, queria checar e-mail e eu passei a ela o Classmate, sem dar nenhuma explicação. Ela me perguntou apenas login e senha, e quando eu levantei minutos depois para mostrar a ela como usar, ela já estava com o Gmail aberto, o Banco do Brasil em outra aba, e o Meebo em uma terceira.

Quanto a expansibilidade, pluguei teclado e mouse USB sem dificuldade nenhuma, e usei meu pen drive. Não testei nenhum outro periférico. Leitores haviam perguntado sobre a presença de saída VGA para monitor externo, mas o Classmate não a tem. Mas o seu primo Eee PC tem.

Ouvi MP3 sem nenhum problema, e vi vídeos via Youtube. Mas todos os 4 vídeos que eu tinha no meu pen drive (MPEG e AVI) e testei não foram exibidos. Isso mesmo, 0% de sucesso quanto a eles - embora as respectivas trilhas de áudio tenham sido tocadas. Provavelmente é configurável, mas isso fugiria ao meu escopo de teste.

Houve também algumas perguntas sobre a possibilidade de boot por dispositivo externo e pela rede. Ambas as opções estão disponíveis na BIOS. Para quem não quiser dar boot pelo sistema operacional instalado, a BIOS tem opção de boot pela USB ou pelo "Realtek Boot Agent", via rede.

Em breve trarei mais informações, quando as testadoras oficiais devolverem o equipamento!

Saiba mais (br-linux.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wallacy
O teste da irmã foi: O teste da irmã foi ótimo... Já mostra que tem grande chances de se popularizar....

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Piter PUNK
Devia ter testado com o meu -;): Oi Augusto!

O Classmate que a Intel cedeu para o Slackware roda videos MPG e AVI -;) Claro que ele não está com os sistemas "padrão". Mas está com Firefox, OpenOffice.org, gxine, etc... E com vídeos do Youtube e Java rodando também.

A minha maior irritação foi o teclado, não pelo tamanho, mas pelo layout exótico. O que você recebeu é com layout ABNT2 ou US-Intl? Se for US-Intl, você consegue fazer o € (símbolo do euro)? Se for ABNT2, pode me dizer se tem Alt e AltGr?

Abraços!

Piter PUNK
Comentário de brain
mudando o SO: Oi Piter! Se sobrar tempo, depois de as 2 alunas testarem, eu também vou trocar de sistema operacional (eventualmente instalando também uma imagem mais recente do Mandriva oficial do Classmate) pra comparar :) O que eu recebi é por tempo limitado.

O teclado é US, não tem AltGr, só Alt. Também senti falta do AltGr.
Comentário de autocac
Uma oportunidade: Espero que o projeto vingue, tem muita gente que vai ter oportunidades com essa maquininha.

Autocac
www.novaeraseguros.com.br
Comentário de Piter PUNK
Mapa de teclado: Bom,

Esse problema de teclado eu resolvi com um mapa customizado. Está já dentro do xkeyboard-config. Tem o us(cmpc), us(intl-cmpc), us(alt-intl-cmpc) e por aí vai... isso inclusive coloca as teclas de volume para funcionar.

Com isso Fn+Alt gera o AltGr -;)

Só queria saber se no seu modelo estava resolvido.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004