Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chegou o NOSSO Classmate PC - que testes você quer fazer?

Recebi ontem da Intel um Classmate PC para testar e avaliar. Ele veio com Mandriva instalado, e o ambiente gráfico KDE adaptado especialmente para este equipamento.



Nunca na história deste país o BR-Linux havia recebido um laptop para teste por iniciativa do próprio fabricante, portanto quero aproveitar a oportunidade para fazer os testes que vocês gostariam de ver realizados, desde que não sejam excessivamente complexos, não coloquem em risco o aparelho e nem envolvam remover o sistema operacional que veio instalado, afinal não somos uma agência do governo da Nigéria!

Mas, tanto quanto possível, seja específico: eu estou buscando sugestões sobre quais testes devem ser feitos, e não tanto sobre quais pontos ou aspectos devem ser testados, ok? Quero o método, e não o objeto do teste ;-)

Eu já planejei um único teste: entregar o aparelho por alguns dias para duas alunas do ensino fundamental, já selecionadas, para que elas me digam o que acharam. Uma delas já é usuária de Linux, e a outra não. O restante é com vocês!

Como curiosidade, a unidade que eu recebi já circulou aqui pela região Sul: é a mesma que foi testada pelo Carlos Morimoto no Guia do Hardware. Ele que me enviou, juntamente com um exemplar do seu novo livro "Hardware, o Guia Definitivo", que já comecei a folhear e espero poder ler e analisar em breve - aí conto para vocês.

Outras unidades do Classmate estão circulando por outros sites e comunidades, em uma iniciativa da Intel bastante interessante. Quem sabe no futuro os proponentes de outras soluções baseadas em software livre e trabalho comunitário e que teriam a ganhar com a divulgação mais ampla optem por atitudes similares!

Saiba mais (en.wikipedia.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hugosenari
Teste de resistência: Joga ele de cima de um prédio, bate nele com um martelo, empresta para aquele teu sobrinho pentelho que consegue distruir tudo :D

Faz o clássico teste do "Puts derramei café!" ;)
Comentário de brain
"desde que": ... "desde que não coloquem em risco o aparelho" ...

;-)
Comentário de ljulio
Testes basicos: Acho que seria interessante fazer testes básicos de mobilidade, tipo wireless se a a conexão é boa se é fácil de configurar, como é a usabilidade dele na net, para responder um e-mail e navegar na net, qual a duração da bateria, se da para rodar vídeo do youtube por exemplo.
Comentário de geekslack
Excelente iniciativa: Eu acredito que seja legal verificar os drivers dos dispositivos, se são opensource ou feitos pela propria intel.
Outro teste legal seria verificar compatibilidade com dispositivos USB como por exemplo bluetooth, maquinas fotográficas, celulares, impressoras, scanners entre outros.

Geek_Slack
Linux User #203430
Comentário de Buscator
Ergonomia...: Seria interessante descrever a usabilidade para usuários intensivos do OOffice, a ergonomia do teclado (abnt2?)...

Abços,
Buscator
Comentário de uplink
testes de desempenho,rode: testes de desempenho,rode programas e compare com programas rodados também em mandriva linux porem em outro computador.

teste de estress,rodar muitos aplicativos juntos e ver até que ponto ele chega sem engasgar

quanto tempo leva para dar boot,executar um programa.quanto gasta de memória,se o processamento é alto.

carga da bateria (muito importante).

alguns comentários especiais sobre alguns adicionais que vocês acharam ao testar ele,como por exemplo achar estranho o tamanho das teclas etc.

e claro ver quais as diferenças do mandriva normal e deste mandriva para o classmate PC. os drivers se eles funcionam tudo 100%. verificar a qualidade do som,da tela,conectividade na rede,usb,etc...

testes tem muito e isso vai ser muito importante,pois muitos sites que fazem testes ele retiram o linux e colocam o windows para testar que é uma baita duma sacanagem.

sem querer ser chato,mas isso de entregar os classmate para alunas eu acho um fato meio burro,há testes muito mais importantes como os que eu citei,depois deste testes pode sim deixar os classmates com as alunas para ver o que o usuário final acha
Comentário de André Nascimento
Teste de rede: O primeiro teste que eu acho que deveria ser feito é ver se esse classmate conecta em uma rede sem fio, pois as últimas versões estão vindo com um chip novo que habilita o wireless 802.11s, mas por causa de um bug (de firmware eu acho) a placa toda não funciona, assim vc só consegue usar a rede com fio (puta mancada da intel).
Nunca na história desse pais eu vi um bug desses, tem gente ficando maluca por causa disso.
Comentário de Ale
Teste de plugins: Tenho observado que vários sites educativos inserem teste e simulados que para serem executados exigem o plugin Java. Entre num desses sites e veja se o plugin é baixado automaticamente. Se não dá pau no programa sendo preenchido on-line.
Abraços.
Comentário de netomussauer
Basico: Acho que o teste basico que deve-se fazer com esse equipamento é exatamente no que ele diz servir, para fins educacionais, como esse hardware se comporta com editores de texto, planilhas, softwares educacionais, acesso a internet e etc.

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de dinho.bc
Windows Heavy User: O único teste que acho que deve ser feito pra chegar a uma conclusão boa, é deixar aqueles "aborrescentes" que são heavy user de windows e ver como eles reagem, os comentários, as perguntas cretinas tipo: Cadê o emeésseene??? e ver se eles conseguem viver sem windows!
Se passar no teste, teremos um ótimo equipamento para os estudantes...
Comentário de cwars
Acho que algumas iniciativas: Acho que algumas iniciativas de testes que posso recomendar já que são essas medidas que uso são as seguintes:

* Assistir um filme neste notebook econômico.
* Acessar a internet durante um dia.
* Instalar algum software a mais (não estou dizendo remover o software existente, mas apenas instalar algum outro software para ver sua compatibilidade)
* Remover o software que foi instalado (do item anterior) após o uso de um dia constante.
* Abrir cinco a dez imagens 1024x640 com aproximação de zoom de 50% para se observar a velocidade.
* Injetar cinco tipos diferentes de pendrives para trasnferência de arquivos (no caso um após o outro, e de preferencia arquivos de no máximo 150mb)
* ouvir musica enquanto abre o BrOffice.
* digite um texto de 25 linhas

Acho que isso é o que todo mundo, e o máximo que é utilizável, creio que se fazendo estes testes da para se ter noção de quais seriam as deficiencias deste aparelho ou mesmo as vantagens. Além da resistencia do mesmo que com este processo já estaria sendo testada.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Jaime Balbino
Testes básicos: 1. Listas de softwares disponíveis na versão em teste
2. Há um repositório exclusivo para softwares educacionais mantido (ou não) pela Mandriva/Intel?
3. A instalação de novos softwares educacionais é facilitada?

Normalmente as distribuições Linux definem muito claramente quais são seus softwares educacionais, assim como categorizam os softwares de desenvolvimento e de escritório, por exemplo. Por isso minha ênfase neste se este tipo de facilidade já está sendo aproveitada pela Mandria no Classmate.

Outos testes (ainda na área de software):
4. Como é feita a comunicação entre os Classmates?
5. Há softwares para o professor?
6. Existe aquele controle tipo BigBroter do professor sobre cada micro que foi colocado na versão com XP?

Algumas coisas acho que não dá para vocês responderem:
7. Como funciona uma atividade em grupo com o Classmate?
8. Ele possui alguma entrada para periféricos que não seja a porta USB? Ou há alguma indicação na documentação sobre o uso da entrada de microfone como conversor analógico/digital genérico?
9. Uma criança teria facilidade de abrir o aparelho? (o ideal é que não, mas que não seja impossível)

Eu recebi um XO da OLPC a alguns meses que utilizo para divulgação de laptops na educação em geral e para criação de atividades de medição da natureza. Só na semana passada saiu uma versão do firmware/SO suficientemente estável para as minhas necessidades. Se tiverem interesse posso encaminhar este XO para sua análise, no entanto não faço idéia de como proceder, ele me foi entregue com este objetivo mesmo, mas só agora com as atualizações sinto-me tranqüilo para cedê-lo

Um abraço,
Jaime.
http://modeduc.blogspot.com

Comentário de rodrigogregori
classmate pc para alunos: Não acho que seja "burro" entregar o micro para alunos.. pois a função dele é essa!!!
Se uma criança (público alvo) não for nada capaz de usá-lo, é porque algo está errado, não acha?
Comentário de rodrigogregori
Performance: Acho que dá pra ser um pouco mais objetivo até ...
não só observar a 'velocidade', mas observar o consumo de memória ao fazer essas atividades. Acho interessante ver também, por exemplo, como ele se comporta ao abrir OOCalc + Writer + Impress, talvez com algum documento com imagens ...
Abrir várias abas/janelas do navegador + OpenOffice
Comentário de Benjamim
Desempenho: * Fazer um teste com o SuperPI para verificar a performance do processador e fazer uma comparação com os processadores de entrada de mercado (Sempron e Celeron mais simples).

http://www.di.uminho.pt/~apa/directorias/public/download/performance/super_pi.tar.gz

* Testar também a saída do "glxgears" para se observar a performance 3D do equipamento, e fazer comparativo com os notebooks mais simples do mercado.

Comentário de tenchi
Cadê o emesene?: Cadê o emesene?
Aqui: http://www.emesene.org/

hauahau

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Edilson Osorio Junior
Boot remoto: Eu gostaria de saber se o classmate possui boot por pxe (Boot Lan on Rom, na bios).

É importante levantar que, dessa forma, poderíamos repensar as redes internas das escolas com LTSP.

Obrigado,
Edilson

Comentário de popolony2k
Se até Vossa Majestade....: ....o presidente consegue usar, imagina então o que uma criança pode fazer com um desses ???

#.D
#.D
#.D
#.D

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de LinuxUser
Testar o google earth e: Testar o google earth e java.
Comentário de Luis Gomes
testar instalar outro linux: testar instalar outro linux em um pendrive e dar boot por ele
Comentário de albrecht
Avó: O único teste em que confio, é o teste da Avó.
De o notebook para a sua avó, ou até mesmo mãe, e peça a ela digitar uma carta e mandar um email sem sua ajuda.
Simples. Se a interface for boa, o teclado bom de usar e o monitor bom, o teste será moleza...

--------------------------------------------------------
Pih is All!
Comentário de cayusmatias
LCD: Testa o monitor sob vários tipos de iluminação para saber por exemplo se é confortável a utilização ao ar livre (sob luz solar).
Comentário de trakinas
Testes com softwares Educativos: Como foi dito, seria legal testar com sítios e programas educativos. Ver como ele se comporta dentro de enciclopédias onlines, se consegue rodar shockwaves e flashes sem problema. Como os programas do pacote GCompris, entre outros.

Não acho que programas como Google Earth rodariam bem nele, mas seria um bom teste de estresse.

Outros testes que pensei já foram sugeridos tambémm, como pendrives (principalmente com esses sem marca), impressoras e etc. Além, claro, do teste com o público alvo. Seria legal, também, levar a uma escola pública de preferência e pedir para que professores e alguns alunos o testem.

Até!




Comentário de trakinas
Se levar em consideração esses usuários...: ...nunca vai dar certo computadores exclusivospara educação. Eu já trabalhei numa escola particular e o que eu mais fazia era ter que desinstalar msns, bloquear sites de proxy e web msn e etc. E pra piorar o programa lá de gerenciamento da empresa que fornecia os softs de educação e etc eram lixosos e bugados... da~i os alunos conseguiam burlar o mecanismo de não deixar instalar nada. E desde a 4 série 95.5% dos alunos tentavam entrar em orkut, msn e coisas nada a ver com escola. E reclamavam por nao ter msn instalado... oO

Se depender deles, os classmates não vão sair nem do plástico. Mas que teste de usabilidade com eles é um ótima pedida isso é!

Abraços


Comentário de nemesis
comentários: "Uma delas já é usuária de Linux, e a outra não."

estaria mais interessado se vc desse o micrinho para crianças que nunca tiveram contato com um micro antes, como sem dúvida as crianças de regiões carentes são o principal alvo...

"* Assistir um filme neste notebook econômico.
* Acessar a internet durante um dia.
* Instalar algum software a mais (não estou dizendo remover o software existente, mas apenas instalar algum outro software para ver sua compatibilidade)
* Remover o software que foi instalado (do item anterior) após o uso de um dia constante.
* Abrir cinco a dez imagens 1024x640 com aproximação de zoom de 50% para se observar a velocidade.
* ouvir musica enquanto abre o BrOffice."

peraí, pensei que o CLASSMATE era voltado para alunos?! eles vão ficar na sala de aula assistindo filmes, ouvindo músicas, desenhando e aprendendo a mexer no OpenOffice para serem secretárias e office-boys eficientes? Além do mais, pra que deixar o aluno instalar software?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sem_nome
Emula o XO: Tenta isso. No outro dia a noticia tava no slashdot e a gente se poder acessar o br-linux.
Comentário de Junior Polegat
Boot remoto e boot por pendrive e desempenho: Sobre o boot remoto um colega já pediu, mas eu queria ver como ele se sai com boot por pendrive, tipo um distro live completa (qualquer distro hoje em dia tem uma versão live) e com uma exuta (tipo Dam Small Linux). Seria interessante também o desempenho com Applets Java, tipo acesso a bancos, principalmente Banco do Brasil, que todos sempre falam, e educacionais/corriqueiros, tal como os pacotes BrOffice e similares e os do Google e Yahoo! via navegador, principalmente os "maps".
Fora isso, se passar por isso eu compro um (rsrsrsrs): http://charges.uol.com.br/emails-comentados/2007/11/09/surtando

Abraços.
Comentário de Junior Polegato
LCD quebrado e (fatores) externos: Outra coisa que acabei esquecendo de comentar, é o uso de monitor externo ou troca do LCD, pois Cristal, e ainda por cima Líquido, não da molecada, já viram no que dá! Acontece com notebooks de empresas onde o pessoal não tem muito cuidado, então queria saber se tem como ligar monitor externo? Como liga (DVI, VGA ou Vídeo)? Fica bom? Dá para trocar "fácil" o LCD? E teclado e mouse externos, vai que vai? E a manutenção, é como a do iPhone da Apple, tem que mandar para a fábrica e no mínimo em uma semana lhe enviam de volta?

Abraços.

Junior Polegato
Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
www.juniorpolegato.com.br

Comentário de Bira
Testes de bateria...: Fazer testes com carga e com uso moderado, para ver quanto tempo dura a bateria do equipamento em ambas as situações. É algo que não vi ninguém lembrar, e que é importante em qualquer dispositivo móvel.

Outra pergunta besta: ele tem saída VGA? Afinal, um aparelhinho educacional hoje em dia tem que prever a possibilidade de ligar em um datashow pra apresentação de trabalhos. Seria interessante fazer uns testes dele nessa situação para avaliar a qualidade do vídeo.

Comentário de edempoa
Isso é problema do modelo: Isso é problema do modelo de educação, não das crianças.
Comentário de Fergo
Hilário é o teclado ter a: Hilário é o teclado ter a Winkey sendo que o sistema padrão é o Linux :P
http://images.guiadohardware.net/imagens/img-57345ac5.jpg
Comentário de arkanjo
x264: Será que testar ele rodando um video x264/h264 com umas 320linhas de resolução é pedir muito :D
se rodar o video posso me interessat élo Asus Eee, que é igual :P.
é que pegou muitos animes e converto seriados pra esse formato :D
PS: isso no linux claro !
Comentário de Bruno Laturner
Poxa nemesis, que: Poxa nemesis, que comentário ignorante!

Por que, por tudo que é sagrado, um aluno, uma criança, seria impedida de fazer essas coisas?

E de onde que você tirou que mexer no OO.o é treinar pra ser secretária?

Eu redigi centenas de trabalhos, relatórios, artigos científicos, monografia, etc, no Writer, controle financeiro no Calc, apresentações públicas, reuniões no Impress.

Desde quando usar uma suíte office leva à empregos baratos? Leva sim à uma maior inclusão digital, e por conseqüência social, de pessoas que só viam computadores em vitrines de lojas e na TV. Leva à maiores chances de se dar bem na vida!
Comentário de nemesis
sala de aula não é lugar: sala de aula não é lugar pra ficar ouvindo música, assistindo filmes e instalando joguinhos. Salvo quando auxiliar o professor a passar conhecimento.

e criança tem mais o que fazer que ser treinada para o escritório. Acho até melhor incentivá-la a ser criativa com o Gimp do que ficar redigindo relatórios e copiando-colando...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Noel
Deixa o Lula testar ele por 10 min: Deixa o Lula testar ele por 10 min, se ele conseguir usar qualquer criança consegue.
Comentário de nemesis
pra c ver o poder que um: pra c ver o poder que um monopólio exerce sobre toda a indústria, né?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ThiagoArbex
É lógico que é lugar: E desde quando não se aprende nada com filmes e música? Criatividade pode ser estimulada através de mídias não? Acho que eu me demito na hora se alguma empresa não me deixar escutar rock quando eu preciso programar alguma coisa.
Mas, se eu interpretei corretamente, acho que concordo contigo em um ponto: é crucial ensinar uma criança a produzir em diversos tipos de programas. Mostrar pra ela não só ao tipo de mídia a que ela tem acesso para consumo como também ensiná-la a produzir todo tipo de coisa que se é possível em um computador como por exemplo compor uma música talvez?

O que pode ser um "teste" (pra ser um pouco menos off-topic) verificar quantos programas de produção de mídia vem com o computador.
Comentário de sem@email.org
Pega um documentario de 5: Pega um documentario de 5 minutos (pode ser uma aula do telecurso 2 ou 3 grau convertida para uma midia que o Clasmate possa exibir) sobre algum assunto que o aluno esteja estudando no momento na sua escola e peça para que ele veja e diga se eh melhor aprender tendo um complemento audio visual ou simplemente se limitar a ler no livro. Usando o audio visual ajuda a retençao da informaçao?

Entregue o Classmate ao aluno com um programa que permita ao aluno navegar pelo mapa da terra e peça a ele que ache o Brasil, Portugal ou outro pais. Pergunte se o programa interativo eh mais insentivador que o uso apenas do atlas.

Peça ao aluno que escreva um texto num editor de texto que autocorriga o texto na medida que o aluno escreve. Pergunte ao aluno se a autocorreçao simultanea ajuda a aprender a escrever ortograficamente correto.

Teste a durabilidade da bateria e o tempo que leva para recarregar.

Pergunte a mae da criança se ela acha que o Classmate ira aguentar na mao de seu filho ou se eh preciso faze-lo mais resistente.

Instale um bom programa de agenda que automaticamente alerte ao aluno de algum compromisso escolar em contagem regressiva de uma semana, 3 dias, um dia, 6 horas, uma hora. Pergunte ao aluno se ajuda ou nao ter um auxiliar cibernetico que nos lembre com antecedecia dos nossos compromissos.

Teste o teclado. Verifique se eh facil digitar o c cedilha ou o til, ou se eh necessario fazer malabarismo.

Teste o monitor a noite numa iluminaçao fraca como a de um lampiao e veja se eh possivel usar o Clasmate nesta comdiçao.

Etc
Comentário de Marcos Augusto
Teste de durabilidade: Acredito que a melhor coisa a se fazer, é ligar a maquina agora e só desligar quando for devolver ela pra intel; so pra ver se sobrevive a um download via torrent de um filme durante dias!, coisa bastante comum hoje em dia.
Comentário de ggsasgvt
Nunca na história deste país: "Nunca na história deste país..."

Pensei até que era discurso do lula. heuheuhe
Comentário de David C. J.
Acho interessante determinar: Acho interessante determinar se ele suportaria algum aplicativo para séries posteriores ao ensino fundamental e primeiro grau, especificamente nas áreas de matemática e física. Minha sugestão pode ser simples, mas gostaria de saber se é possível instalar aplicativos matemáticos mais elaborados e com maior abrangência.
Sugiro 2 inicialmente:
-Octave
-Scilab
Creio que eles não virão previamente instalados, mas se for possível utilizar ao menos um deles a capacidade de aplicação do Classmate PC na área matemática seria incrível, podendo até mesmo ser utilizado em alguns cursos superiores. Aproveito para acrescentar que a economia em aplicativos ultrapassaria a casa dos milhares de reais por unidade de computador.
Comentário de Rinaldi
Dizer que secretaria é: Dizer que secretaria é emprego barato é ser muito alienado...

Diga pras meninas da minha faculdade que ganham 1,500 que é emprego barato então (e é o valor da bolsa de ESTAGIO).

Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de Rinaldi
é impressão minha ou o: é impressão minha ou o povo tá querendo testes que fogem do escopo do projeto?????????????


Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de AlphaZine
Suporte à Java: Augusto,

O Mandriva dele vem com alguma versão do Java? Qual?

Faça um teste com teclados virtuais de bancos e alguma aplicação Java para desktop.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004