Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova fornada de palestras do FISL: mais 13 relatos e conjuntos de slides

Seguem mais 13 relatos e outros materiais sobre palestras do FISL 2007, enviados ao BR-Linux pelos próprios palestrantes e pelo público em geral que estava presente. As palestras desta fornada são:


  • The sourceforge.net: Open Source Infrastructure (relatado por Cecilia Fernandes)
  • Wireless Meshing with OLPC (relatado por Cecilia Fernandes)
  • Por que ser um Desenvolvedor “Franciscano” (relatado por Fábio C. P. Navarro)
  • Análise de Performance em Servidores Linux (relatado por Fábio C. P. Navarro)
  • Designing the OLPC XO-1 (relatado por Fábio C. P. Navarro)
  • Slides da palestra Software Livre na Educação (disponibilizados por Paulo Francisco Slomp)
  • Implantação da Rede Local de Software Livre no SERPRO (relatado por ThigU)
  • Slides da palestra Técnicas e Ferramentas de Código Aberto para Combate ao Spam (disponibilizados por Jerônimo Zucco)
  • X.org: Projects and People (relatado por ThigU)
  • Análise de performance para servidores Linux (relatado por Líus Fontenelle Carneiro)
  • Desenvolvendo aplicações Web 2.0 com o Google Web Toolkit (relatado por Líus Fontenelle Carneiro)
  • Software Livre é uma pianola! (relatado por Bárbara Winckler Arena)
  • Rodando o Linux no Playstation 3 (relatado por Líus Fontenelle Carneiro)


Leia a íntegra dos relatos abaixo.



FISL 8.0: The sourceforge.net: Open Source Infrastructure


“Numa palestra com o gerente geral do SourceForge, Ross Turk, aprendemos um pouco mais sobre o website criado em 1999 cuja meta é disponibilizar espaço para projetos opensource de todo o mundo.

Logo no início, tivemos uma noção da grandiosidade do site e soubemos que o Brasil é o sexto país com maior tráfego no SourceForge.

Na sequência, fizemos um passeio em alta velocidade pelas entranhas do website. Aprendemos que a chave do sucesso é a distribuição de serviços e de armazenagem em máquinas pequenas e médias - a verba pra equipamente não é tão grande assim.(...) Veja mais em VidaGeek.net.”


Enviado por Cecilia Fernandes (luna·bdΘgmail·com) - referência (vidageek.net).


Palestra: Wireless Meshing with OLPC


“Segue o resumo da palestra de ontem, 'Wireless Meshing with OLPC'. Para aqueles que não estão familiarizados com a sigla, vale explicar que OLPC é um dos laptops educacionais que competem nas licitações brasileiras. O 'One Laptop Per Child' XO é o modelo mais comentado e, temos que dizer, atrai a simpatia de qualquer um que passe por ele. Em uma breve ocasião, faremos uma notícia explicando as diferenças entre os concorrentes.

De volta à palestra, em densos 35 minutos, Javier Cardona comentou sobre a utilização de meshing nos OLPCs.

Mesh routing são protocolos de roteamento que funciona em redes parcialmente conexas de mesh. Isso sifnifica que um laptop liga a outro, que, por sua vez se liga a outro e assim se forma a rede - não precisam estar todos conversando com um central.

Esse protocolo tem as vantagens(...) Veja mais em VidaGeek.net.”


Enviado por Cecilia Fernandes (luna·bdΘgmail·com) - referência (vidageek.net).


Mais 3 relatos de palestras do FISL


“Finalizando a sequencia de resumos, mais uma vez estou publicando no meu blog meus breves comentários sobre as seguintes palestras:
-Porque ser um Desenvolvedor “Franciscano”
-Analise de Performance em Servidores Linux
-Designing the OLPC XO-1
Acabou, até o CONISLI2007!”


Enviado por Fábio C. P. Navarro (fabiocpnΘgmail·com) - referência (fabiocpn.wordpress.com).


Autor disponibiliza slides da palestra Software Livre na Educação


“Disponibilizo a apresentação (lâminas) de minha palestra sobre Uma Experiência de Criação e Desenvolvimento da Disciplina de Software Livre na Educação, realizada no Fórum Internacional de Software Livre 8.0, Porto Alegre, 14 de abril de 2007.”


Enviado por Paulo Francisco Slomp (slompΘufrgs·br) - referência (ufrgs.br).


Palestra do FISL: Implantação da Rede Local de Software Livre no SERPRO


“O primeiro dia foi longo! Logo após uma palestra já entro em outra! A próxima que compareci foi um caso de uso, o de implantação de uma rede local com serviços em Software Livre no SERPRO. A palestra foi ministrada por Marcos Melo e Paulo Arruda, ambos do SERPRO, que iniciaram falando da organização interna do SERPRO como regionais. O SERPRO iniciou os estudos em ferramentas livres em 1999 e logo após realizou a criação dos Centros de Especialização em Software Livre, que estão espalhados nas 10 regionais nos estados brasileiros.”


Enviado por ThigU (thigu15Θgmail·com) - referência (localdomain.wordpress.com).



Slides da Palestra sobre Técnicas e Ferramentas de Código Aberto para Combate ao Spam


“Você pode pegar os slides da minha apresentação no FISL 8 sobre técnicas e ferramentas de código aberto para combate ao spam no link abaixo. Se você tiver alguma sugestão/crítica sobre os slides, ou para inclusão no documento de "best practices" para administradores de e-mail, por favor deixe registrado nos comentários. Aproveito e agradeço a todos pelo comparecimento na palestra, foi uma honra muito grande ter palestrado no Forum Internacional de Software Livre de 2007.”


Enviado por Jeronimo Zucco (jczuccoΘgmail·com) - referência (jczucco.blogspot.com).



Palestra do FISL: X.org: Projects and People


“"Continuando as palestras do dia 12 aqui no FISL, às 17 horas, fui em minha terceira palestra. O assunto é X.org: Projects and People, ministrada por Keith Packard, desenvolvedor do X.org desde o início do XFree86.
O propósito da palestra de Keith era explanar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos pela ONG X.org e seus respectivos desenvolvedores, sejam da comunidade ou não."”


Enviado por Thigu (thigu15Θgmail·com) - referência (localdomain.wordpress.com).



Palestra: Análise de performance para servidores Linux


“O palestrante dispensa qualquer tipo de apresentação: Piter Punk. Ele falou sobre como ferramentas simples podem salvar o dia de um sysadmin, explicando como encontrar gargalos em um servidor linux.

A palestra iniciou com a justificativa da busca pela performance e suas boas consequências: planejamento de upgrades, utilização melhor do seu hardware e otimizar suas aplicações.

Os aspectos analisados foram divididos em 3 grupos: CPU, memória e I/O. Em CPU, foram considerando aspectos de load average e porcentagem de uso, com dicas para procura por gargalos interpretando a saída da ferramenta vmstat.

Depois foram abordados aspectos de memória RAM, como espaço de endereçamento de processos e memória compartilhada, bem como o uso do /proc para resgatar informações importantes e de ferramentas como o free, ipcs e alguns recursos do kernel diretamente, como o drop caches.

Por último ficou a análise da carga de I/O, principalmente em discos rígidos, com iostat e tunnings para o ext3.

Muitas dicas preciosas foram dadas, além de um nível técnico elevado, como já era esperado.”


Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) - referência (hypercast.info).


Palestra: Desenvolvendo aplicações Web 2.0 com o Google Web Toolkit


“Esta palestra foi bastante incomum. O palestrante, Alexandre Gomes, da Sea Tecnologia, afirmou não ter experiência alguma com desenvolvimento voltado p/ web e nada de HTML e Javascript. Ele disse que a idéia era aproveitar o FISL para aprender do zero o GWT (Google Web Toolkit) e mostrar o que alguém sem nenhum vínculo com web pode fazer com a ferramenta em poucos dias.

Neste caso específico foram três dias. O palestrante mostrou bastante desenvoltura com o GWT e realmente como pode ser simples criar uma aplicação rápida sem escrever uma linha de HTML ou Javascript.

Falou dos pontos chave, como Widgets e Layouts e das vantagens do GWT, como código gerado ser muito pequeno, rápido quando em execução pelo navegador e um aumento grande na produtividade, já que é possível debugar a aplicação escrita em Java utilizando ferramentas Java.

Ele mostrou os scripts de compilação e generators, modos de desenvolvimento e produção, tratamento de eventos e erros, os listeners, widgets customizáveis, integração com stylesheets e como é feito o suporte à RPC.

Apesar de uma curta duração, foi possível ver a tecnologia como um panorama completado, e em certos pontos até com certa riqueza de detalhes. Realmente trata-se de uma tecnologia a ser cosiderada e integrada com outros ambientes.”


Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) - referência (hypercast.info).


Maddog: Software Livre é uma pianola!


“Sim, software livre é como uma pianola. Na palestra de "Maddog" Hall foi possível comprovar que realmente os dois são muito parecidos, ao menos historicamente falando. John Hall discursou sobre o desenvolvimento do piano, de forma sutilmente genial,divertida e descontraída, e ao mesmo tempo do software livre. Para perceber as semelhanças não era necessário nenhum tipo de conhecimento avançado, bastava ter conhecimento do que consiste a filosofia livre.
A palestra não trouxe nenhum conhecimento novo, como Hall mesmo disse, mas mostrou de uma forma inovadora como a história do software livre é comum em vários aspectos. E mesmo que a "metáfora" da palestra não tivesse funcionado, já seria válida e perfeita: fim do segundo dia, cansaço, um débito de mais de 12h de sono, e as tiradas de Maddog para aliviar a alma.”


Enviado por Bárbara Winckler Arena (bwarenaΘgmail·com) - referência (flickr.com).



Palestra: Rodando o Linux no Playstation 3


“O palestrante foi o Flávio Buccianti, Engenheiro de Software do IBM Linux Technology Center (LTC), consolidando a presença do laboratório nesta edição do FISL 8.0 com palestras muito interessantes.

O palestrante trouxe um PS3 para mostrar ao vivo todo o processo necessário para dar boot em um live cd do Debian. Primeiramente ele falou um pouco do PS3 e do processador Cell, propriamente dito, explicando suas SPEs (unidades de processamento paralelo de cálculos matemáticos) e como elas dão a velocidade que é a marca registrada do Cell.

Ele menciou o uso do processador em servidores de grande porte, como os Blade servers, ou BladeCell, e alguns casos de uso onde ele apresenta desempenho muito maior que outros processadores, principalmente em renderização de imagens, já testado na área médica.

Foi apresentado o suporte nativo pelo PS3 à outros sistemas operacionais através da interface do game-os, nativo do console. Através de um pendrive foi instalado o kboot, para permitir a inicialização um sistema operacional em outro setor do disco, que precisa ser formatada (a interface do videogame já faz isso tranquilamente).

Depois, bastou colocar o cd do Debian Etch Live para dar o boot completo na distribuição, com ambiente gráfico GNOME e tudo mais. O Cell é detectado como um PowerPC 64 bits, com dois núcleos e 4 SPEs, somente com suporte a gráficos 2D e sem Wi-Fi, que é nativo do console. O Flávio disse acreditar que o suporte completo ao hardware pela Sony é apenas uma questão de tempo, pois é um desperdício fazer uso do Linux sem a poderosa placa de vídeo do PS3 ou Wi-Fi.

Além do Debian, é possível com facilidade dar boot no Gentoo p/ PS3 e no Yellow Dog. A parte mais interessante realmente foi ver a facilidade de formatar a unidade de disco rígido, instalação do bootloader (kboot) a partir da pendrive e escolher em qual sistema inicializar no próximo boot, tudo isso através da bem trabalhada e detalhada interface do game-os do PS3. A operação feita na própria palestra ocorreu sem problema algum, porém, exceto pelo fato de que nem todos poderão testar em casa: o palestrante pediu para que quem da platéia já tivesse o PS3 lenvantasse a mão. Resultado, ninguém…”


Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) - referência (hypercast.info).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004