Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ABNT diz NÃO: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO

Veja também o relato em inglês do Avi Alkalay, que esteve presente à sessão de análise final da proposta na ABNT.


“A ABNT decidiu por votar não ao OOXML. Conforme notícia na Computerworld e o blog do Sérgio Amadeu.

"A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) irá votar "não, com condicionates" como sua posição oficial em relação ao padrão de documentos OpenXML, proposto pela empresa Microsoft. A informação foi divulgada em nota hoje (23/08)."


Enviado por Eduardo Habkost (ehabkostΘraisama·net) - referência (samadeu.blogspot.com).

Segundo a cobertura da Linux Magazine brasileira:


“Na última reunião dos envolvidos na ABNT o resultado foi um tanto dividido. Hoje, poucos dias antes do prazo final para a decisão brasileira, a redação da Linux New Media foi informada de que a ABNT chegou à decisão final de seu voto para a ISO.

O Brasil votará "Não com comentários" na ISO, o que significa que recomenda a rejeição do novo formato da Microsoft como padrão ISO, oferecendo ainda questionamentos técnicos e legais para embasar sua decisão. Somado aos votos negativos de outros países como Estados Unidos, China e Polônia, a ISO encontra-se cada vez mais perto de rejeitar o formato OpenXML como padrão.”


Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) - referência (linuxnewmedia.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de FlavioMachado
Pelo menos uma dentro: De vez em quando o Brasil acerta uma. Parabéns para quem conseguiu administrar o efeito do lado negro da força.

Até porquê é ridículo permitir o processo de adoção como padrão de algo que nem rascunho de padrão pode ser chamado.

Ponto para nós.

--
Registered Linux User #246886
LPI Level 1

"A fé remove montanhas mas eu ainda prefiro dinamite

Comentário de popolony2k
Ainda ...: ...bem !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Gabriel Oliveira
Mas uma vitória do SL,: Mas uma vitória do SL, embora não seja a principal, nem mesmo no caso do padrão OOXML, mas é um grande avanço.
=]
Comentário de Clésio Luiz
UFA...: Confesso que estava preocupado ao final da leitura do artigo do Avi Alkalay de ontem, quando ele falou que a reunião terminou sem consenso e que a ABNT iria decidir por ela mesma. Logicamete pensei no pior: uns telefonemas durante a noite, e a MS sairia vitoriosa no dia de hoje. Mas felizmente o pessoal tomou a decisão mais sensata, que era o voto pelo Não com comentários. Parabéns a ABNT por um ato exemplar num país que está longe de ser sério.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de ruivo
O porém é que foi um não: O porém é que foi um não com comentários, isto é, se a Microsoft resolver modificar a especificação para atender aos 63 comentários feitos pela ABNT, o formato poderá ser novamente reavaliado.

--
http://blog.eduardosouza.net
Comentário de samuelbh
Maravilha!: Mais uma vitória da liberdade! A cada dia libertamos mais o mundo do monopólio e favorecemos a inclusão digital e livre circulação de informação. Pois hoje, a sociedade sem informação é uma sociedade pobre, já que a informação é a nova moeda do mundo.
Comentário de Gabriel Oliveira
Opss...Aonde está "mas" -: Opss...Aonde está "mas" - no título- lê-se "mais".

xD
Comentário de CWagner
Acho que não há problema,: Acho que não há problema, contanto que obedeça às especificações de padrão aberto, sem "empecilhos" para uma implementação por parte de outras empresas.

A M$ pode e deve, a meu ver, começar a lançar softwares livres. basta escolher a licença que melhor servir aos interesses de todos.

Se for um bom programa livre, muitos poderão adotar, portar e etc. Caso contrário, se for mais uma "das suas"... creio que já saibamos lidar com as brincadeiras e provocações da M$.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
63 comentários: Só espero que esses 63 comentários tenham coberto todas as armadilhas que a Microsoft colocou no OOXML para nunca ser implementado plenamente e na prática por qualquer software livre. Não gostaria de ver a Microsoft tentando mais uma vez empurrar goela abaixo na ABNT seu padrão.

O fato do formato ser XML e não binário não garante nada. Um arquivo binário pode ser transformado em ASCII, como é feito nos anexos binários nos emails, mas mesmo sendo aparentemente legível por um ser humano o formato continua binário e sua interpretação depende da documentação do formato.
Comentário de Placar
Placar: Anotem aí o placar:

NÂO: Brasil

SIM: Portugal, Alemanha

ABSTENÇÂO: Itália, Espanha

Esqueci alguém ?
Comentário de Morvan
Venceu a razão.: ... Com comentários...

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640

Comentário de Wallacy
Fiquei sabendo hoje quando: Fiquei sabendo hoje quando eu estava assistindo o Linux Park, na ultima parte do debate, quando estavam representantes da Red Hat, da IBM, e da Itautec, em uma das perguntas sobre o formato o representante da IBM comentou, e ainda acrescentou um pouco mais de comentários apoiando a "derrota" e falando sobre as falhas na proposta, seguido por comentários ainda mais duros do representante da Red Hat, não sei bem, mais foi bem legal quando ele disse a palavra monopólio, um cara saiu na hora de lá com cara feia, a primeira coisa que me veio a cabeça foi que ele era o representante da Microsoft (que estava presente).

Sobre o placar acrescenta ai o "não" dos EUA também.... e como alguns blogs dizem, lá ele foi "chumbado".


--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de dudous
Ótimo !!: Tomara que daqui a uns anos nós possamos redigir um documento em qualquer software de escritório independente de fabricante, e que o seu formato seja mantido inalterado em todos eles.
É uma pena que a maioria das pessoas não se dê conta da importância de uma decisão como esta.
Principalmente quando se tratam de profissionais de TI !!

Vida longa aos padrões abertos.
Morte ao lock-in do usuário e do "embrace and extend".

Comentário de Manoel Pinho
Esse post no blog do Sérgio: Esse post no blog do Sérgio Amadeu mostra bem o clima tenso que foram as reuniões na ABNT:

http://samadeu.blogspot.com/2007/08/imperdvel-relato-sobre-reunio-da-abnt.html

A Microsoft tentou ganhar contando com o peso de voto dos seus "parceiros" e nem sequer tinha argumentos técnicos para rebater as críticas ao OOXML.

Enquanto isso a empresa assinou um contrato com o MEC usando uma ONG como fachada para dar o "primeiro emprego" para muitos brasileiros,

http://www.softwarelivre.org/news/9782
http://www.oxigenio.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=165

provavelmente o de reinstalar windows, instalar windows e offices piratas, tirar vírus, etc. Muito boazinha a Microsoft :-)
Comentário de joaoemanuel1981
Bem a OpenXML não conseguiu: Bem a OpenXML não conseguiu apoio na ISO, mas será o padrão no dia a dia do usuário, que é uma pena.
Comentário de gates
Sim, Claro, tá todo mundo: Sim, Claro, tá todo mundo comprando o Office 2007.
Comentário de Morvan
Estás subdimensionando: ... e subestimando a envergadura da decisão de tornar um conjunto de normas de aramzenamento - ou não - um padrão ISO, joaoemanuel1981. O impacto político / econômico / tecnológico é quase incomensurável. A própria Microsoft tem consciência do que isto representa para a sua visão de empresa perante toda a massa de TIC.
Ainda é cedo, até porque ainda não está nada definido; mas, os desdobramentos de um não endosso, por parte de uma entidade como a ISO, é catastrófico, para a postulante.

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640

Comentário de Anderson P
Quem diria Cesar Brond: Já o chamaram do Miguel de Icaza, fazer o que né
Comentário de Ark
Só para lembrar o quão: Só para lembrar o quão "aberto" o OpenXML é: http://br-linux.org/linux/precisamos-realmente-do-openxml

Leiam a parte em que diz que o arquivo precisa ser compatível com Office 95, mas não especifica o formato do Office 95.
Comentário de emanuelsan
Controles: Os governos de todo mundo adontando o ODF acho difícil emplacar alguma coisa, pois eles e as empresas são os maiores compradores, o usuário caseiro por aqui é mais na pirataria. Se para dialogar com o governo vc deve mandar ODF e receber ODF o usuário comum vai ter que usar programas que entendam isso e vai pedir para aos "instaladores" resolverem esse problema. Viajando um pouco: imagine os CDs piratas vendidos por aí contendo também o OOo!

Acho que o cenário mais provável é a M$ encampar o ODF, pois senão vai perder vendas, depois ela começa a acrescentar coisas no ODF que só os produtos dela entendam, coisa que ela sempre fez com os "padrões" que encampou.

Para tentar neutralizar esse movimento devemos cobrar a criação de programas verificadores "oficiais" de compatibilidade. Tornando fácil a verificação e tendo muita gente vigiando, um produto que "saia da linha" vai logo ganhar má fama.

Talvez a "má fama" não seja suficiente para demover empresas monopolistas de fazerem coisas erradas. Mas perder dinheiro em grandes licitações governamentais vai.




Comentário de rodrigo.g.amaral
Que eu saiba EUA votou não: Que eu saiba EUA votou não assim como a Índia.
Comentário de ivansb
Mesmo assim...: Denúncia: Receita Federal pretende gastar mais de 40 milhões em 44.087 licenças do Office 2007
Editoria: Governos
27/Aug/2007 - 09:15
Enviado por Gustavo Pacheco
A Receita Federal está prestes a comprar, no próximo dia 30/08/07, através de um pregão presencial (edital do pregrão presencial RFB/COPOL No 19/2007), 44.087 (quarenta e quatro mil, oitenta e sete) licenças do Microsoft Office 2007.

Sim, é isso mesmo que está escrito acima. A Receita Federal, sob a finalidade de "padronizar e modernizar o parque computacional da RFB", está adquirindo 44.087 licenças do Microsoft Office 2007, sendo: 24.760

Porque até agora o br-linux não deu uma linha sobre isso????
Comentário de brain
Dar uma linha: Publiquei uma notícia sobre isso sim, baseada no anúncio de que o PSL-Brasil vai tentar um contato com as autoridades competentes para debater o assunto. As notícias anteriores que me enviaram sobre o assunto me pareceram estar muito mais relacionadas a possível mau uso do dinheiro público (não posso afirmar, não li o edital) do que a temas de código aberto e Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004