Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OOXML na ISO: Dois relatos sobre o que (não) ocorreu na reunião de terça na ABNT

Avi Alkalay, da IBM Brasil, esteve presente à reunião desta terça-feira que deveria definir o posicionamento do Brasil quanto à proposta do MS OOXML se tornar um padrão ISO, e registrou suas impressões detalhadamente, incluindo uma breve explicação de como funciona o mecanismo da votação na ABNT, cujo objetivo é alcançar o consenso, e não uma votação.

O processo não chegou a ser completado, e no momento está indefinido, mas houve uma votação informal. Trecho do relato:

"Era evidente o balanço de opniões. Todas as empresas e instituições governamentais como MCT, ITI, MP, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Serpro, etc, mais organizações como BrOffice.org, Rede Livre, mais empresas do calibre da Sun, Red Hat, IBM, Metrô de São Paulo, Google e outras, votariam NÃO. O SIM era mantido pela Microsoft, UNESP, SUCESU-SP, Associação de Parceiros Microsoft, e mais uma porção de empresas regionais ou de alcance menor. Numa votação informal deu 27 NÃOs e 24 SIMs. Mas isso não representa a sociedade, e o objetivo é chegar a um consenso, e não resultado por votação. (...)"

"De qualquer forma, tudo indica, mas sem nenhuma certeza, que o Brasil dará um NÃO com comentários ao OOXML. Há especulações que outros fatores podem influenciar a decisão final. Mas na minha opinião, o processo da ABNT tem sentido e lógica, é bem formal, e foi seguido na medida do possível. Aos meu olhos somente o processo em sí, e nenhum outro fator político externo, definiram o trilho para se chegar ao voto do Brasil.Seja qual for, vamos saber nas próximas horas, e não vamos cantar vitória antes disso."


Em um outro post, Alkalay relata de forma mais extensa o ocorrido ao longo do dia na sessão da ABNT, inclusive revelando manifestações e mesmo declarações de voto dos participantes, alguns de forma surpreendente.

Saiba mais (avi.alkalay.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de joaoemanuel1981
Espero que a OOXML ganhe: Espero que a OOXML ganhe tudo, pois irá mostrar que esta porcaria de licença só foi feita para o MS Office e para quem paga a MS para ter direito a usar a licença como um tudo e não somente a parte aberta. E os winiitas ainda dizem que uma parte aberta é aberta dá um tempo, vão apreender o que é licença aberta com o Open Source e depois vem fazer seus comentários. Uma licença que é modelo de licença aberta é a BSD, coisa que a OOXML nunca será.
Comentário de Knux
alguém se importa de me: alguém se importa de me explicar o seguinte

15:12. Claudio da BrOffice.org propõe retirar esse ponto polêmico do mapeamento e também remover todas os pontos da especificação referentes ao suporte legado.

Eu que sou burro ou ele deveria defender o contrário?

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de ufa
O SIM era mantido pela: O SIM era mantido pela Microsoft, UNESP, SUCESU-SP, Associação de Parceiros Microsoft, e mais uma porção de empresas regionais ou de alcance menor.

Triste a posição da UNESP!! Nunca iria esperar isso de uma universidade pública.
Comentário de John Doe
E da SUCESU-SP também....: Até bem pouco tempo atrás eles não apoiavam o SL? Lembro que eles ajudaram nas primeiras edições do CONISLI inclusive.

Shame on you! +_+
Comentário de Rinaldi
O SIM era mantido pela ...: "O SIM era mantido pela Microsoft, UNESP, SUCESU-SP, Associação de Parceiros Microsoft, e mais uma porção de empresas regionais ou de alcance menor."


triste a posição da SUCESU...
um orgão que organiza o 'CONGRESSO INTERNACIONAL DO SOFTWARE LIVRE' votando a favor de um 'padrão' totalmente torto...



ps: sim... unesp cagou no voto... sinto pena de estudar numa faculdade vinculada a ela...


--
Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info

Comentário de Manoel Pinho
Unesp & Microsoft: Também como professor fico muito triste em ver como doações de dinheiro e equipamentos para universidades públicas hoje em dia podem literalmente comprar as mentes de professores, que antes de tudo são servidores públicos e portanto deveriam pensar no bem dos cidadãos que pagam seus salários através de impostos.

Basta uma simples busca no google para verificar a "simbiose" da empresa com a UNESP

http://www.google.com.br/search?q=unesp+microsoft&hl=pt-BR&pwst=1&start=0&sa=N

Não acho errado aceitar doações de dinheiro e equipamentos para aparelhamento de laboratórios, mas não acho ético esse tipo de coisas influenciar radicalmente nos currículos e, principalmente, em posicionamentos técnicos como essa questão da normalização do OpenXML. Reparem no fato de terem escolhido uma universidade estadual e não federal, onde contrariar uma política federal de preferência por softwares livres e padrões abertos é norma...
Comentário de Lucas Hartmann
Até o nome não presta...: Esse OOXML não presta nem no nome: Office Open XML... Não faz parecer um anagrama de OpenOffice.org? Por acaso o OOo tbm usa XML, mas ODF. O argumento de incitar confusão com dois padrões só piora desse ponto de vista...

Tenho razões pra crer que não haverá voto do Brasil, isso devido a um outro post que li há tempos... Parece que o Brasil só vota se for unânime, e com a MS na lista de votantes um SIM sempre existirá... Desse modo, ou vota SIM ou não vota... Modo interessante de decisão...
Comentário de Manoel Pinho
Espanha: Tenho a impressão (espero que esteja enganado) de que vai acabar acontecendo como na Espanha

http://www.openxml.info/index.php?option=com_content&task=category§ionid=5&id=30&Itemid=9

onde o NÂO ganhou por 4 a 3 mas o resultado final foi de que o voto da Espanha será de abstenção.

Para a M$ é lucro transformar derrotas nesses países onde há políticas favoráveis a SL como no Brasil e Espanha (em algumas regiões, creio) em abstenções. Os votos SIM eles conseguem em países desenvolvidos que possuam governos mais propensos ao lobby da empresa.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Voto do Cesar Brod: > 16:53. Cesar Brod vota SIM com comentários! Não esperava por essa !

É, eu também não esperava algo assim dele.

Augusto, gostaria de deixar uma sugestão: por que você não entra em contato com o Cesar Brod e pergunta qual foi o motivo desta escolha? Acredito que muitos leitores do Br-Linux e pessoas da comunidade devem estar se fazendo esta mesma pergunta...

Avi: Gostaria de parabeniza-lo pela excelente cobertura da reunião.

[]s

Leonardo Vaz
Comentário de brain
Brod, UNESP, SUCESU, etc.: Eu gostaria de entrar em contato com todos, mas não vou entrar em contato com cada um separadamente. Imagino que o Brod irá divulgar em seu próprio site a razão do seu posicionamento, e se isso acontecer, imagino que ficarei sabendo e aí ajudo a divulgar.
Comentário de ufa
Abstenção: do site:
Roberto, ninguém quer abstenção, e por isso aparentemente retiraram essa possibilidade.
Comentário de Corinto Meffe
a posição do Cláudio do BrOffice: Prezado(a) Knux,

Embora não seja interlocutor do Cláudio, devo deixar claro que a intenção dele foi muito inteligente. A polêmica do legado ficou reforçada pelo fato deste assunto ser tratado no cabeçalho da Parte 4 (se não me engano). Ou seja, tratava-se de uma condição essencial para a norma. Ao colocar esta defesa o Cláudio pede que seja tirado do cabeçalho, ou seja, que a norma não trate do assunto já que ela não cumpre integralmente esta proposta.

A colocação foi inteligente, pois retirar do cabeçalho enfraquece a norma, ou seja, joga o problema para o proponente.

Abraços, Corinto
Comentário de José Pissin (pizza)
Eu já sabia...: Quem ecompanha o dia a dia da comunidade brasileira nos últimos anos já sabia o que esperar de certas entidades/pessoas, nenhuma surpresa.

Lembrem-se sempre daquelas pessoas que estão sempre por perto, você acha que vão te ajudar, mas estão só esperando você morrer para comer os restos.
Sinistro demais? Acho que não.





Comentário de popolony2k
Eu já esperava...: ...pois não é de hoje que ele está de mãos dadas com M$.

Atitude previsível.

"16:53. Cesar Brod vota SIM com comentários! Não esperava por essa !

É, eu também não esperava algo assim dele."

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Cesar Brod ....: ...ou a partir desse momento ele se tornou "Cesar Borg" ?

#.D
#.D
#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de U.K. Nowle
Um movimento esperado.: Um movimento esperado.

Quem acompanhou a deselegância de certo "veículo de mídia" no FISL onde a Microsoft apareceu, e acompanhou as manobras dele, já esperava. Só quem não esperava era quem se iludia, achando que ele era um dos "grandes defensores".

Claro que ainda falta mais gente se posicionar de verdade, quando a Microsoft começar a cobrar os favores antigos. Aí vamos ver se certos "canais" se mantém funcionando.

No mais, previsível.
Comentário de Manoel Pinho
Brod: O César Brod já tinha falado publicamente que votaria sim

http://www.dicas-l.com.br/brod/brod_20070722.php

Ele tentou comparar a disputa ODF x OOXML com os padrões VHS x Betamax de sistema de videocassete, como se fosse uma mera disputa entre fabricantes como no caso do videocassete. Ou ele não entende nada do assunto e de sua importância ou está comprado mesmo. Prefiro acreditar na primeira hipótese.



Comentário de terramel
Popolon, tú tá de brincadeira comigo...: Tomou a frente e criticou antes o cara -.-

Isso que é falta de tempo! To estudando muito e só posto coisa sobre aulas da faculdade no meu blog! Mas prometo que amanhã vou postar o artigo que estou escrevendo entitulado "César Brod, o Miguel de Icaza brasileiro"

Abraços

OBS Off-Topic: Tá me devendo aulas de java, mas vc sumiu do Jabber -.-
--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Ark
Padrão aberto?: Só para lembrar o quão "aberto" o OpenXML é: http://br-linux.org/linux/precisamos-realmente-do-openxml
Comentário de popolony2k
[offtopic]Infelizmente o Jabber...: ...tá dificil de conectar esses ultimos dias.

Não sei porque.

Quanto as aulas de Java..manda uma luz sobre o que escrever que eu escrevo para vc, será uma honra !

[offtopic/]

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de U.K. Nowle
Esse é uma boa pessoa,: Esse é uma boa pessoa, dando o previlégio da dúvida.

Mas esse também é o tipo de gente que fica sem um tostão no bolso depois que o golpe é aplicado.
Comentário de terramel
Estava preparando o terreno: Acho que apesar de não mencionar os nomes ODF ou OOXML em seu artigo onde compara videocassete e tal, o nosso Icaza brasileiro já o escreveu pensando em preparar o terreno para quando as pessoas vissem que ele votou sim ao ooxml. Infelizmente (para ele), parece não foi muita gente que caiu no papo dele não.

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Bernd Siegel
Pena: Se tem pena de estudar nessa faculdade (alias gratuita) libera seu lugar para alguem que precisa.
Não se deve fazer nada contra a vontade própria.
Comentário de terramel
Uia, os emos negativaram: Uia, os emos negativaram até um comentário inonfesivo onde você nao ataca ninguém nem nada do tipo... É triste ver o que Simple Plan e Good Charlote fazem com o cérebro de algumas pessoas O.o

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Manoel Pinho
Brod: O Brod publicou hoje um novo artigo com a sua opinião sobre o OpenXML

http://www.dicas-l.com.br/brod/brod_20070823.php
Comentário de Morvan
Comparação inócua: ..., se o objetivo fora confundir. Nociva, fora este de informar. Na verdade, a disputa - na década de 80, século passado - sobre o padrão dominante de vídeo doméstico foi pior para todos, exceto para o consórcio que, por pura imposição mercadológica, teria ganho a disputa. O VHS é extremamente inferior ao BMX. Claro que não vou descer a detalhes técnicos, como "banda passante de vídeo", (Google e WikiPedia estão de plantão) por exemplo, mas o senhor Brod fez um paralelo totalmente tosco para justificar o seu voto. Bastaria votar e assumir. Mas, para agir assim, precisa ter arrojo; senão, buscar explicações estapafúrdias, como esta.
P.S.: Manoel Pinho, sei que você não quis dizer isto, mas

"... como se fosse uma mera disputa entre fabricantes como no caso do videocassete..." ...
- na verdade, bem mais que uma guerra de fabricantes, houve retrocessos consideráveis, mercê desta vitória da Philips, JVC "et Autrii" (leia-se consórcio VHS).

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640

Comentário de Morvan
Aberto!: ... Qualquer coisa feita às pressas é aberta, sim, pois logo logo você vai ter que "arrumá-la" melhor. Neste sentido - e só - é um padrão aberto...

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640

Comentário de Knux
sou espado mesmo cara: sou espado mesmo cara :D

obrigado pela explicação. eu não quis atacar, apenas não tinha entendido a jogada do cara e tinha ficado boiando. o que eu tinha entendido era tirar o ponto da pauta da reunião e não da especificação. mas agora que vc explicou, dá pra ver que ele foi bem inteligente mesmo... eu que sou burro hahahaha
--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de terramel
César Brod, o Miguel de Icaza brasileiro!: Pronto, postei meu artigo: http://terramel.wordpress.com/2007/08/24/cesar-brod-o-miguel-de-icaza-brasileiro/

Abraços

--
http://terramel.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004