Recentemente as áreas de comentários do BR-Linux têm sido freqüentemente poluídas por participantes que desrespeitam os demais usuários, seja por empregar vocabulário chulo ou expressões agressivas, seja pelas tentativas de monopolizar a discussão e mantê-la fora do tema da notícia, pela desvalorização agressiva das opiniões contrárias, ou mesmo pelas acusações e ataques diretos contra pessoas e entidades.
Além de desrespeitar os demais usuários, estas manifestações fogem ao objetivo da área de comentários provida pelo BR-Linux, que é permitir a discussão e as complementações sobre os temas apresentados nas notícias, e também deixam de atender aos
termos de uso do site.
Não é minha intenção bloquear ou remover comentários de ninguém do site (embora eu faça isso - e notifique - quando percebo necessidade, conforme os mesmos termos de uso), mas também não tenho interesse em ver a área de comentários continuar sendo desvirtuada, apesar dos diversos pedidos
amplamente divulgados para que os participantes mantenham a linha. Por esta razão, venho recorrendo a diversos efeitos para tornar menos aparentes e evidentes os comentários moderados negativamente pelos leitores (todos os usuários registrados no site podem moderar comentários).
Nova opção de moderação:Nas últimas 24h ativei uma opção extra de moderação: além de poder votar positivamente (+1) e negativamente (-1), o usuário passa a também poder selecionar a opção "troll/flame", que tem exatamente o mesmo peso numérico da moderação negativa, mas um efeito bastante diferente: quando um determinado comentário alcança saldo negativo suficiente para ser marcado como moderado negativamente, o sistema passa a verificar se os leitores votaram nele usando a opção "-1" ou a opção "troll/flame". Se mais de 55% dos votos negativos tiverem usado esta última opção, o comentário será considerado como troll/flame, e tratado adequadamente.
Os comentários marcados como troll/flame continuam sendo exibidos aos usuários que desejarem vê-los, mas o sistema passará a empregar diversos métodos de codificação (incluindo MIME, uuencode, rot-13, compress e outros), todos amplamente conhecidos e documentados, bem como razoavelmente simples de reverter, para ofuscar o texto considerado como troll ou flame pelos leitores que chegaram a lê-lo. A intenção é desestimular as respostas aos comentários ofensivos (que são o fator que de fato desvia as discussões, na existência das condições acima), e principalmente desestimular o envio freqüente de comentários ofensivos por leitores do site.
Tentativas de abuso do sistema de moderação, ou de abuso sistemático e repetitivo destes termos de uso, também serão prevenidas ou corrigidas por intermédio dos recursos técnicos que estiverem disponíveis, sempre que possível.
Conto com a colaboração e participação de todos, com o uso responsável dos novos recursos,e mais uma vez peço aos leitores para que usem da educação, polidez e respeito aos demais participantes ao manifestar seus posicionamentos.
Neste momento a moderação está operando em modo debug, com commit manual, para que os testes das novas rotinas continuem. Caso haja alguma sugestão ou questionamento, estou à disposição pelo
formulário de contato.
Atualização (11/8/2007): Acrescentei também uma opção "fora do tema", para fins estatísticos. Ela tem exatamente o mesmo efeito de votar na opção "-1".
Nem todo mundo sabe se comportar numa conversa pela internet principalmente quando essa pessoa não tem o compromisso de se identificar ou de ter sua reputação arranhada. Em fórums e comentários de blogs a situação é crítica.
Sistemas como o karma (do slashdot) e esse do br-linux minimizam as baixarias e são muito bem vindos por mim. É uma pena o Wordpress não ter um sistema tão bom.
Para melhorar aqui seria legal mais gente usar o Gravatar.
--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com