Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anúncio da Versão GPL do Sistema FeniX

Flavio de Oliveira (flavos@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: “A Prolinus, desenvolvedora do Sistema FeniX , anunciou que pretende em breve lançar uma versão GPL do sistema, para atender a demanda crescente entre os usuários domésticos. A versão GPL instalalável no Hard Disk, não terá o suporte e os programas fora da licença GPL da versão FULL, e deverá ter entre 200Mb a 300Mb, sendo muito amigável e uma ótima alternatica para usuários Linux! Esta versão terá só pacotes GPL e o FeniX manterá a lista dos pacotes com suas versões em seu site.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
O troll venceu: É, na página dele estava escrito que estavam sendo "crucificados". Que bom que mudaram de idéia em relação à sua postura original... Acho que essa é a primeira vez que vejo uma trollagem dar um resultado positivo. :)
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de minholi
Outra distribuição?: Mais do mesmo... E só!
Comentário de cristianfere
: Acho que eles precisam de uns bons Designers, nunca vi screenshots mais feios que os do "Sistema Fenix". Aqueles icones que eles fizeram são horriveis parecem que foram feitos no paint do windows, era melhor usar o padrão do KDE. O site também precisa de um socorro.

"Fenix Systems", é uma piada isso no logotipo deles. Ta mais pra Freedows de pobre...
Comentário de Carlos E. Morimoto
:
Se já foram "crucificados" antes, quando poucos tinham acesso ao produto, imagina agora que mais pessoas vão poder testar e postar opiniões...

A postura de atacar outras distribuições também não ajuda muito.

Comentário de Manoel Pinho
diferença: A diferença é que quando se expõe à crítica o seu produto você sempre pode dizer: "não gostou ou acha que pode fazer melhor ? então me mande a sua idéia ou código...".

Toda distribuição linux hoje que pensa em viver de licenças OEM ou de vender licenças em softwares de caixinha não vai durar muito, a não ser no caso de versões "advanced server" como a Red Hat.


Comentário de Carlos E. Morimoto
"A diferença é que quando s: "A diferença é que quando se expõe à crítica o seu produto você sempre pode dizer: 'não gostou ou acha que pode fazer melhor ? então me mande a sua idéia ou código...'.

Eu tenho feito isso a anos e não tenho tido bons resultados não :-P
Quando faço isso as pessoas geralmente acham que estou sendo arrogante e aí que não mandam nada mesmo.

Geralmente as pessoas que querem ajudar simplesmente ajudam. Quando chega ao ponto de postarem críticas é por que já estão de saco cheio e querem mais é que você vá pra aquele lugar. Aí não adianta mais querer conversar que só piora... hehe

Comentário de Cash
Esse Fenix já virou piada..: Esse Fenix já virou piada..

Comentário de ricardomoc
Críticas: Aí, Morimoto. Acredito em críticas construtivas, também. A maneira de se falar faz uma diferença danada. Claro que ninguém gosta de ver atirarem pedras no seu trabalho, mas quando se fala com humildade, é extremamente benéfico. Assim tenho lidado com essas situações. Não sou desenvolvedor de software, mas no meu trabalho sinto freqüentemente esse problema. Separar o joio do trigo é tarefa difícil, mas que geralmente traz bons resultados.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.cjb.net
Comentário de Marcelo Ulianov
Mais uma ?: Sem babar-ovo de ninguém, mas não posso perder a chance... Podem meter o pau à vontade,mas uso o Kurumin e garanto que ele funciona !!! Essa é a diferença entre o Kurumin, e as tantas outras distrôs que aparecem e somem num piscar de olhos... O Kurumin ta na máquina em 20 minutos e funciona.Só isso.E isso é desktop... Obrigado Morimoto.
Comentário de vmedina
Por que não poderia haver mais uma?: Tá, e se alguém tivesse dito ao autor da sua distro preferida a mesma coisa? Se ele tivesse dado ouvidos ele teria desistido e continuado sua vida. Você provavelmente não usaria Linux ou usuaría outra Distro qualquer. Será que isso seria bom? Eu não sei e você?

Quando você critica uma pessoa ou um grupo por querer montar uma distro você pode estar negando à próxima distro revolucionária a chance de nascer. Quem é você, ou qualquer outro para julgar se ela vai ter sucesso? Quem pode garantir que ela não será revolucionária?

Será que ela não tem diferenciais que um grupo de pessoas específicos prefiram? Será que ela não vem com um driver para um dispositivo menos usado? Será que um grupo de pessoas preferem somente os ícones ou o painel de controle deles?

Eu acho que todo temos que dar apoio para estas pessoas, pela disposição de fazer algo novo ao invés de ter a sua postura de "Não tente inovar, use Kurumin!".

Sinceramente, eu prefiro usar outras distros e não gosto do Kurumin como você, mas respeito o seu direito de gostar e de quere que ela evolua. Da mesma forma eu respeito e apoio todo passo em que seja possível uma inovação.

Seria interessante que as pessoas que não apoiam, pelo menos não tentassem desencorajar as pessoas que fazem distros novas.

[]s!

ps:Não quis fazer nenhum ataque a distro Kurumin, que só foi envolvida para dar um exemplo mais explícito para o Marcelo. Se falei algo de errado me digam que eu irei corrigir. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de wfinal
Ataque dos Clones: O Fenix veio para preencher uma lacuna na comunidade Linux brasileira. Sai de cena o site LinuxIT e entra o Fenix. Hmmm, sempre teremos trolls para nos divertir, que bom! :)

Comentário de Marcelo Ulianov
De maneira alguma eu estaria: De maneira alguma eu estaria desencorajando alguém a "reinventar a roda", apesar de ser uma tarefa inútil... Citei o Kurumin exatamente por ser a distribuição mais atacada por pseudo-experts... Reafirmo simplesmente que ela funciona. Só isso.E ao que parece essa fenix, é somente a reivenção da roda, e ainda por cima empenada...
Comentário de Flavio de Oliveira
Diferenciando...: Há uma diferença peculiar aqui, no caso do FeniX ele é distribuído por uma empresa com custos e tudo mais, entretanto o usuário tem o direito de cobrar por estar pagando, ainda que um mínimo.
Como desenvolvedor sempre tento escutar o que os usuários dizem e pedem, tentando incluir no GoblinX o máximo e melhor, porém já percebi em pouco tempo que o que disse o Morimoto acima é verdade, a esmagadora maioria só quer usar e/ou criticar, mas não contribuir.
Então dou ouvidos primeiro aqueles que ajudam, nem que apenas enviando um email com sugestões ou parabenizações, estes sim acabam tendo incluído algum hardware que não funciona legal, algum programa predileto, é tratamento vip...
Outra coisa, aconselho a todos que não estão satisfeitos com as distros existentes que criem uma, não é tão complicado, e serei sincero, como usuário do Slackware usei pouquíssimo o Kurumim e outras vindas do Debian, porém ajudei com algum trabalho gráfico o TonyWalker, do Kurumim Games, e foi quando tive vontade de criar uma distro para mim, o considero um amigo neste universo e até hoje conversamos sobre os projetos e como de um modo geral o Linux tem muita dificuldade em evoluir por causa da torcida de futebol, ou discussão religiosa, que se encaram as distribuições.

Abs
Comentário de Responde
Quando ?:
Ae... quando vc vai colocar as bibliografias consultadas em "seus" e-books ?

É pra ajudar os mais novos a descobrirem de cara que você "Não é o cara!"
Comentário de vmedina
"Olha para o seu rabo Macaco...: ...antes de olhar o dos outros." - Ditado popular.

Sobre a reinvenção da roda, é a mesma coisa que podem acusar a kurumin de ser. "O sistema de ícones mágicos não é nenhuum apt-get"," o ambiente gráfico sofreu modificações como o painel de controle, mas nada que não pudesse ser distribuído para outra distro, até onde eu ví". Eu mesmo já usei o asistente para qemu do Morimoto, que é disponibilizado no kurumin, em outras distro e funcionou bem.

Essa sua acusação é a mesma que eu já ví os seus "pseudo-experts" falarem. Viu qual é o problema agora? Você fala o que odeia que falem. Que tal Respeitar para ser respeitado? É um ótimo preceito não acha?

[]s!

ps: Antes que alguem comece a distorcer alguma coisa que eu disse:
-O Macaco no caso se refere ao ANIMAL somente.
-Não creio que o Kurumin seja uma reinvenção da roda, só uma forma específica de usar o Linux. Respeito muito este trabalho.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Marcelo Ulianov
Bom..pra mim não se trata de: Bom..pra mim não se trata de "sentar sobre o próprio rabo", mas simplemente expor minha opinião.Se o kurumin é descendente do Knoppix/Debian e o Linux um Sistema "baseado" em Minix/Unix, isso não tira nenhum de seus méritos. O que irrita, e sempre isso vem à tona, é os "pseudo-experts" jogarem sua empáfia pra cima de nós, usuários normais, pra quem o Kurumin, e não só ele, foi uma grande sacada. Experts que se apóiam no trinômio Debian/Slackware/Gnome, e ficam vomitando sempre a mesma ladainha... Que essa comunidade tem um problema enorme em relação ao Morimoto, de quem não tenho procuração para defender, isso é óbvio, e já caiu no ridículo...
Eu desejo toda a sorte do mundo a quem quer se aventurar em criar uma nova distro, mas acho sim esse trabalho inútil, já que temos zilhões delas por ai... Assim como acho inutil essa divisão KDE/Gnome, Koffice/Gnome Office, e outros projetos que se replicam. Eu gosto de consistência,então pra mim, UM sistema, com UMA interface, e UMA suite office, seria ótimo, mas na pratica isso já acontece, com o KDE/OO.org/Firefox se impondo...E não me manda usar Windows...

p.s. que mundinho chato que vivemos... O cara pediu desculpas por dizer "macaco", pra que nada ficasse "subentendido"..qdo eu era moleque, meus melhores amigos eram o "Neguinho", o "Cenoura", o "Alemão" e o "Gordo"... hj em dia eu teria que decorar o nome dos caras...
Comentário de vmedina
Use MAC!: Mas o que você não quer entender é que a sua distro não existiria se não fosse alguem pensa que poderia ter mais de 1 sistema. Aí provavelmente o seu distribuidor preferido iria colaborar na Debian ou na Slackware.

Agora se vamos fazer eleições mundiais para saber qual distro vai ser adotada prepare-se pois não será a kurumin. é bem capaz de ficar entre uma das duas: Debian ou Slackware. O que parece que não ia te agradar!

A pluralidade de distros, interfaces gráficas e suítes de escritórios é ótima. E ver que elas falam entre si, melhor ainda. Se você ainda não entendeu isso, acho que não entedeu o Livre do SL. E não vai adiantar que eu explique. Talvez se "desbitole" se sair escrito no GdH algo sobre isso.

Ah! Lembrando, eu quis especificar para não me acusarem de ser racista, ou politicamente incorreto. Também para não ofender os estomagos mais fracos. Antes que eu me esqueça, talvez você não queira usar o windows, mas deveria usar mac. é mais restrito ainda!

T+

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Marcelo Ulianov
Mac é restrito ? profissiona: Mac é restrito ? profissionais da àrea gráfica,de áudio ( um estudio pró sem Mac não é viavel), Video Digital não concordam com vc...E aqui fora, estou no Japão, se fala muito do Ubuntu e da Novell... Debian e Slackware, ao que me parece só no Brasil... Red Hat aqui no Japão tem seu filão, ainda que pq...E sinto te desanimar, mas numa eleição mundial Debian e principalmente Slackware, que um amigo japones pensou nem existisse mais, ele que usa Xandros desde a época do Corel, não ficariam sequer entre os 10.Isso se falando em desktop, lógico. E mesmo servidores aqui tem muito FreeBSD, mas Debian e Slackware eu ainda não vi...
Cara, eu sou incentivador do Linux aqui... A galera me procura pra instalar em dual boot, na maioria das vezes, pq não podem ficar sem webcam, familia no Brasil,sabe como é ? Mas eu não desanimo não...Desde o Conectiva 6, a primeira que eu testei, eu acho que evoluiu muito,e ainda vai longe...
Vinicius, eu entendi o lance do racismo, que considero uma grande bobagem...eu que sou sansei e tenho cabelo de negão...se me ofendem eu mando à m**** e to nem ai...valeu ?

Comentário de Marcelo Ulianov
ahh qto ao GDH de vez em qdo: ahh qto ao GDH de vez em qdo eu dou uma olhada la tb...e no LinuxChic tb... Assino a Linux Magazine...Sempre detestei a PC Master... eu tento me manter informado, na medida do possivel...é só uma questão de opinião... vc tem a sua e eu tenho a minha...eu respeito e boa. mas eu realmente não entro na questão "filosófica" do linux/free software não...uso por ser uma ótima ferramenta, respeito as regras, e só. Não tenho mais essa inocência de achar que o software livre vai salvar o mundo e nos livrar da pseudo-ditadura da Microsoft... talves se a Apple tivesse ganho a guerra das plataformas eu nem estaria usando Linux, pois o Mac pra mim sempre foi de bom tamanho...
Comentário de vmedina
Disso eu duvido, a Debian é: Disso eu duvido, a Debian é a que mais cresce no mundo. :)
Xandros e Ubuntu são baseadas no Debian.
Slackware que é bem discreta mesmo.

COm toda certeza o Linux vai mais longe. QUanto mais liberdade de criações de novas distros mais longe ele vai.

Também acho, mas nunca é demais prevenir! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Marcelo Ulianov
Vinicius, cuidado com o gueto: Vinicius, cuidado com o gueto... Guando eu usava Mac tb achava que o mundo todo usava... Existem mercados totalmente diferentes do Brasil... Os japas pagam por qq facilidade...e isso essas distros tipo xandros, Lycoris e quetais sabem proporcionar... Eu gosto do debian tb, uso kurumin pq é mais fácil de instalar e manter...Vem mastigado,e eu usaria uma distro comercial brasileira baseada em Debian... Acho horrivel ter que brigar com o java que não entra de jeito nenhum,e ao invés de perder meu tempo com isso eu quero navegar e escutar música sacou? deixa isso pros administradores de sistema que ganham pra isso... MAs estamos monopolizando isso aqui, e já já nos expulsam... KKK
só uma coisa...pq td expert detesta o Orkut ?
Comentário de carloscaramujo
haha, além dos erros de port: haha, além dos erros de português no site, precisavam de um redator também...
Comentário de Carlos E. Morimoto
:
O problema de muitos membros da "comunidade" com relação a mim pode ser resumido a apenas uma palavra: inveja ;)

Sem querer parecer arrogante ou convencido, essa é a verdade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004