Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Debian é a distribuição que mais cresce, segundo a Netcraft

Notícia publicada por brain em janeiro 29, 2004 10:07 AM | TrackBack


O Slashdot destaca a análise da Netcraft apontando o Debian como a distribuição que apresentou maior crescimento da base instalada nos últimos 6 meses, seguida de perto por SUSE e Gentoo, e às custas da queda abrupta do Red Hat após o fim do apoio à sua versão mais popular. Deve-se levar em conta que a pesquisa do Netcraft avalia apaenas máquinas que rodem um servidor web e que estejam acessíveis via Internet.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» joaocep () em 29/01 10:30

Deus salve o Debian !!!!!


» Marcos Fontana () em 29/01 10:43

Eu já sabia! Debian é o melhor!!!


» Luciano () em 29/01 11:08

Andei lendo sobre o gentoo e tal... fui dar uma olhada como se instala...
A minha conclusão é: O custo não vale o beneficio. Os amantes falam que voce ira aproveitar cada ciclo do seu CPU... mas o tempo que voce gasta pra fazer isso é um absurdo... muita dor de cabeça...


» Gilberto Nunes () em 29/01 11:11

Segundo o li.counter.org (que eu acho muito mais genérico que o Netcraft) a situação no dia 29 de Janeiro, hoje portanto, é a seguinte:

Distribution

130573 registrations entered 132480 values
distribution Count Percent

conectiva 1398 1.07%

debian 26754 20.49%

gentoo 5087 3.90%

mandrake 19994 15.31%

red hat 33539 25.69%

s.u.s.e 14179 10.86%

slackware 14381 11.01%

Others 17148 13.13%

Isto quer dizer que a red hat ainda está na frente....


» Augusto Campos () em 29/01 11:24

Gilberto Nunes, a diferença é que no counter.org a pessoa precisa se registrar, e o netcraft conta todo mundo, registrando ou não. Por outro lado, o netcraft só conta quem está exposto à Internet e rodando webserver. Ambos tem problema na composição amostral, mas acho que pelo menos a amostra do netcraft é bem maior.


» Gilberto Nunes () em 29/01 11:28

Bom no final das contas não importa se é SuSe, Red Hat, Debin ou o que seja.
O que importa é que são todos GNU/Linux, não é?!?!?!


» Luciano () em 29/01 11:29

Gilberto, distribuicao que mais cresce é diferente de maior distribuicao. Até no relatório da Netcraft a Redhat está em primeiro lugar. O que o relatório ressalta é que o Debian a distribuição que está mais crescendo como servidor web e não que é a maior distribuicao. Além disso o relatório só considera os servidores web que não tiveram a sua "assinatura" alterada. Permanece o servidor web original da distruicao informando algo como:
Conectiva: Apache/1.3.26 (Unix) (Conectiva/Linux) PHP/4.3.2 mod_ssl/2.8.10 OpenSSL/0.9.6c
Debian: Apache/1.3.26 (Unix) (Conectiva/Linux) PHP/4.3.2 mod_ssl/2.8.10 OpenSSL/0.9.6c
Suse: Apache/1.3.19 (Unix) (SuSE/Linux) mod_ssl/2.8.2 OpenSSL/0.9.5a
Redhat: Apache/2.0.40 (Red Hat Linux)


» Xtian Xultz () em 29/01 12:58

O Gentoo pode ser uma boa opcao porque normalmente voce instala a maquina uma vez e nao reinstala o sistema em anos. O sistema de pacotes do Gentoo eh interessante, porque como eh baseado em codigo fonte, o trabalho de empacotamento eh minimo e voce tem em um tempo muito curto, enquanto em distribuicoes binarias existe o trabalho de compilar (e no caso da Debian, para muitas plataformas) ateh ter o pacote disponivel.
Eh meio assustador pensar no tamanho do trabalho que dah prah instalar um servidor baseado em Gentoo, mas esse trabalho vai se manter por meses, anos ateh, sob esse ponto de vista PODE ser uma distro interessante.


» Eros Carvalho () em 29/01 14:17

Exatamente Xtian, nunca tive em mãos uma distribuição linux tão fácil de manter atualizada quanto o gentoo. O sistema de portage, além de funcionar como uma espécie de segurança contra o conflito de bibliotecas, permite que você mantenha o seu sistema sempre bastante atual sem precisar fazer uma nova instalação do sistema como um todo.


» Edson () em 29/01 14:29

Estas discussões de qual distribuição é a maior ou melhor nunca chegaram e nunca vão chegar a lugar algum.
Por exemplo: eu tenho em casa instalado o CL9 e o Deb3.
Acho o Debian horrível, já o CL é uma maravilha (PARA MIM).
Já usei Mandrake, Techlinux, Slackware, Kurumin, Gentoo (tentei), DamnSmall Linux, FreeBSD e achei todas horríveis.
O que comprova que cada um sempre vai achar a "sua" distribuição a melhor do mundo.


» AngusYoung () em 29/01 14:52

Luciano, o Gentoo pode ser instalado de maneira rápida usando-se o Stage 3 + GRP.


» domus () em 29/01 16:13

Concordo com angus

No gentoo store tem ainda cds que vem com pacotes já compilados para diversas arquiteturas uma boa alternativa para quem nao quer perder tempo implantando o gentoo, já aqueles optarem por nao pagar, podem muito bem criar e estabelecer sua propria stage, assim como eu fiz, coloquei Xfree, kde, cups, mozilla, e uma serie de aplicativos importantes, dentro de um bz2, poupa bastamte tempo, pra colocar em maquinas da mesma familia pentium2, uso um livecd qualquer para auxilio de "instalaçao" o mesmo qualquer um pode fazer, ou quem quiser só comprar :)

http://store.gentoo.org/

t+


» chuckchuck () em 29/01 16:54

A vantagem do gentoo é que não existe definição de versão, a versão 1.4 é apenas para você se situar, mas se você pega o livecd do gentoo 1.4 que foi lançado em 2003 e da um emerge -u world você vai ter toda sua distro atualizada sem precisar esperar pelo gentoo 2004 como nas outras distros.

Se você for usar como servidor não vai demorar pra instalar os pacotes pq não precisa de nada gráfico (que é oq faz demorar a instalação do gentoo)


» Scirious () em 29/01 17:25

Bem, só para comentar um pouco quanto ao Gentoo. Eu o estou usnado e, demorei um pouco para conseguir instalar mesmo, mas se você seguir a documentação (o Gentoo é o que tem a melhor documentação que já encontrei) tudo sao ok. E o sistema fica muito bom, te dando a oportunidade de escolher cada detalhe dele. Ainda, se você não quiser compilar tudo, como foi dito, pode usar os programas pré-compilados, mas você não precisa comprar o CD para isso. Basta baixa a imagem dos 2 CDs e quimá-las. Bem, quanto à RedHet e SuSE (principalmente a SuSE) são ótimas distribuições. Mas sinceramente, não me agrada usar uma distro de uma empresa que fecha as portas na minha cara quanto tenho disponível mais de 200 distros em desenvolvimento. A SuSE deixa claro que não gosta que os usuários disponibilizem as imagens de seus CDs e a RedHat simplesmente abandonou sua distro para desktops. E o Fedora tem o nome da RedHat por trás, o que não me agrada. São questões políticas, sim, mas é o que eu acho.

Bem, Gentoo rocks!
Scirious.

PS: a Conectiva, além de ter tentado estabelecer um monopólio como o da MS aqui no Brasil com o Linux, além de levar várias micro-empresas à falência por causa disso, além de sacanear os moradores de Brasília retirando o CDs das revistas do Linux que são vendidas aqui, além de dificultar o TLDP brasileiro, é uma distribuissão tecnicamente fraca, visto que só partes muito essenciais são atualizadas, já que, pela má administração da empresa eles não posseum equipe suficiente para manter o sistema atualizado...

Viva o Debina, o Slackware o Gentoo... que são realmente da comunidade.


» Manoel Pinho () em 29/01 18:29

Eu não sou novato em linux (uso desde 96) mas instalei o Gentoo a pouco tempo no meu computador para testá-lo. Gostei muito de sua filosofia e, embora realmente tenha levado dias compilando as coisas ficou muito bom.

Vou aproveitar e perguntar uma coisa. Dá para criar "pacotes" binários individuais (para cada programa instalado) que possam ser distribuídos ou instalados em outras máquinas de mesma arquitetura ? Como fazer isso ? Me desculpem se está na documentação mas ainda não tive tempo para estudar isso mais a fundo.

Gosto também muito do Debian e para mim uma distribuição PERFEITA seria uma que tivesse o melhor de cada distribuição:

1- O CD de instalação também fosse um live cd com detecção total de harware como o Knoppix;

2- Um instalador gráfico/texto intuitivo como o do Mandrake ou do Red Hat (Anaconda).

3- Pudesse ser instalado e otimizado totalmente a partir dos fontes como o Gentoo mas que usasse também um sistema para gerenciamento de pacotes pré-compilados como o do Debian (baseado em .deb e com um apt). Isso tornaria a distribuição poderosa para quem quisesse compilar tudo "a la Gentoo" e prática para quem quisesse usar somente pacotes pré-compilados "a la Debian".


Um dos pecados do Debian sempre foi o instalador mas parece que em breve teremos um instalador gráfico e também uma versão usando o Anaconda do RH. Só faltava uma opção semelhante ao emerge do Gentoo para que pudessemos compilar os fontes dos pacotes .deb de maneira customizada (com opções do compilador e etc escolhidas pelo usuário, não pelo time do Debian). Aí seria o máximo...


» Pacozila () em 29/01 18:47

Manoel,

Show de bola essa sua distribuição, mas eu acrescentaria um gerenciador de pacotes que armazenasse as alterações para se fazer um "rollback" caso o novo pacote/configuração ficasse ruim.


» AngusYoung () em 29/01 20:07

Manoel Pinho, você pode usar a opção buildpkg, que pode ser configurada dentro de FEATURES (no /etc/make.conf). Isto vai criar pacotes binários para cada pacote que for "emergido" no sistema. Só é preciso usar CFLAGS compátiveis com as máquinas que receberão os pacotes.


» Manoela Pinha () em 29/01 20:58

"Eu não sou novato em linux (uso desde 96)"

"Gosto também muito do Debian e para mim uma distribuição PERFEITA "

nesse tempo todo vc continua um Zé Goiaba sem conhecimento. Pq pra achar Debian distribuicao perfeita a pessoa tem q ser zé mané mesmo.


» Manoel Pinho () em 29/01 21:36

A pessoa que escreveu essa besteira acima, além de ser um real "zé mané", é um COVARDE porque não assina o seu nome.

Pela sua maturidade você deve mesmo é gostar do Windows...


» Paulo () em 29/01 21:43

Porquê esses nerds insistem em brigar por causa de distribuição de linux??? Que que tem o cara achar o Debian perfeito, Sr. conhecimento??? Que babaca...


» Gabriel Ricci da Silva () em 29/01 21:45

Mas c ele acha o Debian perfeito, deixe ele, cada um vai defender a distro que mais gosta até a morte, distro eh questão de gosto, ñ se discute, cada um prefere uma, ninguem pode criticar o outro soh pq usa a distro tal tal tal, eu usei o Conectiva que todos dizem ser otimo e achei uma porcaria, porem instalei o slack que todos dizem que eh um dos mais complicado de instalar, achei super facil, e eh uma distro otima, acho q as pessoas deviam rever esse conceito, muita gente acha que soh pq eh nacional q temos q defender ateh a morte, temos que informar problemas, naum estou defendendo as distros estrangeiras, elas tb tem mtos problemas, soh quero dizer que cada um usa a distro a que mais se adapta, afinal de contas, são todas GNU/Linux ñ saum??? :-)


» Zyk () em 29/01 22:04

Só para fazer justiça:

Manoel Pinho escreveu:
"Gosto também muito do Debian e para mim uma distribuição PERFEITA seria uma que tivesse o melhor de cada distribuição"

Ele não quis dizer que Debian é perfeita, mas que gosta muito do Debian E (sem acento = and em ingles) "PARA que" uma distribuição seja perfeita deve ter melhor de cada uma delas.

Manoel Pinho, se eu estiver errado, corrija-me.

Em nenhum momento Manoel Pinho afirma que Debian é (presente do indicativo do verbo ser) a distribuição perfeita, como uma suposta "Manoela Pinha" entendeu. Tanto que ele cita pontos forte de cada distro.

Peço desculpas, mas quando vejo ofenças pessoais ... fico revoltado, pois estamos aqui para debater idéias e não ofender as pessoas. Ou será que estou enganado?


» Manoel Pinho () em 29/01 22:35

Pelo amor de Deus leiam direito o que eu escrevi !

Eu falei que uma distribuição perfeita PARA MIM (ninguém é obrigado a concordar pois preferência por uma distribuição é pessoal) SERIA (ainda não existe) uma mistura de Debian, Knoppix, Gentoo, Mandrake, Red Hat e muitas outras.

Agora ofender e de forma covarde é palhaçada de moleque !


» EdCrypt () em 29/01 23:21

Sem querer tomar parte numa flame, so'queria postar aqui para *Comemorar* esses numeros sobre a minha *distro favorita*...
Viva o Debian!
Sempre melhorando!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 30/01 00:12

Já eu costumo achar diferente. A distribuição que eu uso é um LIXO! Mas é um lixo que fede menos que os outros. ;)

É só uma postura diferente, e que não me faz perder a perspectiva que o que eu uso tem sim defeitos - e me faz reconhecê-los e procurar contribuir pra melhorá-los. Viver de ilusão não dá.

E vou te contar, viu, estou muito satisfeito com esse lixo do Debian unstable! Ele fede tão pouco que eu quase não encontro o que xingar. Não é à toa que o debian está crescendo tanto.

Pena que a pesquisa não discrimina entre debian stable e unstable - mesmo se discriminasse, aposto que o unstable quase só é usado por quem usa o Debian como desktop, como eu. E isso não entra em estatísticas de webserver... Aliás, esse Debian unstable quando instalado era o Kurumin.


» Zyk () em 30/01 00:19

No meio do oceano, num barco a vela:

Otimista sego: vamos esperar que o vento mude a nosso favor....

Pessimista inveterado: nada vai adiantar, vai piorar cada vez mais...

Realista: posiciona vela para aproveitar o melhor possivel o vento ...

Moral da história: aproveite o melhor que o Linux tem a oferecer.


» Zyk () em 30/01 00:21

Perdoem-me o erro de ortografia (e outros erros também). Onde esta sego, leiam cego ...


» alexandre () em 30/01 01:29

Fico surpreso pelo fato do gentoo esta entre as tres que mais crescem, principalmente no ramo de servidores onde jah vi alguns afirmarem que ele seria enviavel.

Outra surpresa eh a quantidade de usuarios gentoo neste topico :). gentoo hoje eh minha distro e ai daquele que nao concordar comigo que ela eh a melhor :P hehe.

So falta o gentoo iniciar um projeto para atender os usuarios finais como mamae, papai,etc.


» Luciano () em 30/01 08:36

O gentoo tem algo parecido com o YAST2, MANDRAKE CONTROL CENTER ou Linuxconf?


» domus () em 30/01 09:25

Manuel Pinho disse:

*3- Pudesse ser instalado e otimizado totalmente a partir dos fontes como o Gentoo mas que usasse também um sistema para gerenciamento de pacotes pré-compilados como o do Debian (baseado em .deb e com um apt). Isso tornaria a distribuição poderosa para quem quisesse compilar tudo "a la Gentoo" e prática para quem quisesse usar somente pacotes pré-compilados "a la Debian".*

Manoel:

acho que entendi vc dizendo sobre o gentoo deixar pacotes pre-compilado no portage é isso? bom se for, gostari de acrescentar uns comentarios.

apartir do momento em que o gentoo assumir oficialmente essa caracteristica de disponibilizar pacote pre-compilado, ele vai deixar de ser uma meta-distribuiçao, e passa a ser uma distribuiçao como outro gnu/Linux qualquer, existe repositorios nao oficiais se nao me engano que disponibilizam pacotes pre-compilados, mas acho que o nome meta-distribuiçao soa muito forte na principal proposta do portage do gentoo e tao cedo veremos isso acontecer (nao que ache imposssivel)mas é oq eu imagino ser daqui pra frente

grato


» Valdo () em 30/01 09:27

O Debian para mim ainda é um sonho. Muito complicado para instalar!
Quando as coisas estiverem mais fáceis para aprendizes como eu, então é provável que mude para o Debian!

Valdo


» chuckchuck () em 30/01 09:37

O gentoo so é enviavel em servidores se o hardware que vc estiver usando seja um dinossauro, ai é melhor instalar o debian mesmo.


» Scirious () em 30/01 10:11

>> O gentoo so é enviavel em servidores se o hardware que vc estiver usando seja um dinossauro, ai é melhor instalar o debian mesmo. <<

Por que não um BSD. Aliás, o FreeBSD é um dos melhores, senão o melhor para servidores.

Só comentando um pouco do que falaram do Gentoo:

O Portage dá suporte a pacotes pré-compilados e os reposítórios já possuem imagens de CD com pacotes pré-compilados para as arquiteturas mais comuns. Mas aí você tem que se contentar com a otimização escolhida pelo time do Gentoo. A única coisa que eu acho que falta no sistema é um instalador como anaconda ou yast, mas por enquanto dá pra viver sem ele. Aliás, parq eum quer um distribuição melhor, por que não desenvolvemso uma? Eu gostaria muito! Se alguém quiser se juntar à idéia.

Scirious.

PS: aliás, apesar de não gostar do RedHat e do Fedora, o anaconda é o melhor instalador que já vi. Principalemnte o do FEdora que melhorou muito a versão da RH. Ele foi o único a detectar e configurar com perfeição todos os hardwares em que eu o vi tendo contato. A única coisa que não gosto dele é o particionador, que insistem em colocar a partição swap para o fim do disco, mesmo que eu queira de outro jeito.


» lmvaz () em 30/01 10:36

Coisa triste estas discussões de vocês. Isso não vai mudar nada. O maior antagonista do Linux não é a MS ou qualquer outra gigante da área, mas sim o tipo de mentalidade de certas pessoas. Se não gosta de Debian, não use. O mesmo se aplica para todas outras distros. Nada serve para tudo. Sempre vão existir coisas boas em todas as distribuições, e sempre poderemos mudar aquilo que não gostamos ou que achamos que não está funcionando corretamente. Antes de criticar, lembrem-se que é o objeto da crítica é fruto do trabalho de outra pessoa, muitas vezes voluntário, e ao invés de falar mal você pode se oferecer para ajudar. Lembrem-se: somos todos feitos do mesmo barro. Together we stand, divided we fall.

Em tempo: A Revista do Linux (e não a Conectiva) retirou o CD das revistas distribuídas em Brasília e no Rio Grande do Sul por causa de questões de tributação à este tipo produto nestes estados. O imposto que o governo cobra é mais alto que nos outros estados, e tornaria o preço da revista com CD muito caro. As revistas que são vendidas nas bancas de jornais sem o CD tem o valor menor, logo a Revista do Linux está roubando nada de ninguém conforme o comentário do Scirious. Aconselho que ele procure se informar melhor para que da próxima vez não venha cometer outra gafe como esta, pois é muito feio falar bobagem.


» Scirious () em 30/01 14:53

A Revista do linux é uma publicação da Conectiva, então é ela quem manda lá. E, quanto ao preço, muitas, mas muitas revistas vendem a revista com CD, e mesmo DVD, aqui em Brasília com preço ascessível. Por que com eles tem de ser diferente?

Scirious.


» shell () em 30/01 15:40

a proposito, sobre o anaconda, o fato da area de swap estar na parte fianl do disco, é porque é a area mais rapida do hd, somente por esta razao.

)-


» lmvaz () em 30/01 15:50

Boa Scirious. Você insiste em falar mal de coisas que você não conhece, não é? Quer dizer, mesmo com todos argumentos utilizados você ainda precisa ouvir mais? Bom, lá vamos nós novamente: A RdL é de propriedade da Conectiva sim, mas tem autonomia, tanto que traz artigos sobre Linux em geral (não apenas do produto da empresa) e veicula anúncios de empresas que muitas vezes são concorrentes de sua proprietária. Se você não gosta da empresa não ataque a Revista com este tipo de argumento pois isto vai apenas demostrar teu alto grau de alienação e desinformação. Com relação à Revista não ser distribuida com CD em Brasília, novamente digo: ficaria muito caro para o leitor adquirir um exemplar da revista com CD em bancas de jornais devido aos impostos. Se algumas publicações vendem pelo mesmo preço de outros estados, elas tem prejuízo ou cobram mais caro. Obviamente se isso acontecesse (i.e, se a RdL fosse comercializada por um preço maior em Brasília por causa dos impostos do CD) não seriam todas as pessoas que iriam comprar a revista, e além disso tenho certeza que você estaria aqui reclamando, desta vez dizendo que a Conectiva estaria roubando por cobrar um valor maior em Brasília. Tendo como base todos os argumentos utilizados anteriormente, eu diria que você tem 4 alternativas: 1- Não comprar a revista (sim, pois ela pertence à uma empresa que você critica e consequentemente não gosta); 2- Comprar a revista nas bancas, _sem_ o CD por um preço menor e parar de chorar; 3- Fazer uma assinatura e receber todo mês em sua casa a RdL _com_ o CD); 4- Fazer uma reclamação formal à quem realmente é culpado por isso, o governo do seu estado; Tá certo que para a última alternativa você teria de escrever uma carta formal à eles com argumentos plausíveis, mas creio pelos seus comentários que você não tenha capacidade para isso. Veja, em um primeiro instante eu elucidei os fatos e você já não chamou-os de ladrões. Você quis contra atacar e mais uma vez estou demostrando mais uma vez que seus argumentos são completamente insipientes. Espero sinceramente que você caia na real e não queria dar continuidade à esta thread, pois você fala muitas asneiras, coisas típicas de pessoas desinformadas e com a total falta de argumentos. Mais uma vez, recomendo que te informes antes de comentar qualquer coisa, pois se continuares vai ficar feio para você.

À propósito: é "acessível" e não "ascessível".


» Evandro Guglielmeli () em 30/01 23:40

À propósito: é "incipientes", e não "insipientes".


» lmvaz () em 31/01 00:51

Obrigado pela correção Evandro.


» Flavio Machado () em 13/02 22:44

Só para ajudar.

O Gentoo permite compilar pacotes binários (emerge -b pacote, se eu me lembro bem) e instalá-los em outra máquina em binário (emerge -k pacote). Isto é muito interessante pois se você tiver uma rede com arquitetura parecida (tudo Athlon XP, por exemplo) basta compilar uma vez e colocar num repositório compartilhado (NFS, por exemplo) e instalar nos outros computadores.

Combine isso com o distcc e você pode compilar distribuidamente o pacote, usando a cpu de todo mundo, uma única vez e instalar em todas as máquinas.

Nada que não possa ser feito em outras distribuições, é bom lembrar. Cada uma tem uma peculiaridades, mas todas tem vantagens e desvantagens em vários pontos. Cabe a quem quiser escolher uma, saber as diferenças e escolher a que apresenta o menor número de desvantagens e o maior de vantagens para o seu caso.

Só não vale usar soft da SCO, aí não dá :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.