Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Caso Groklaw": editores da LinuxWorld pedem demissão em protesto contra artigo de Maureen O'Gara e entrevista de CEO

Recentemente publicamos a nota "Editora do Groklaw é atacada covardemente", a respeito do artigo de Maureen O'Gara publicado online pela revista LinuxWorld expondo endereços, telefones e hábitos de familiares e conhecidos de Pamela Jones (mantenedora do conhecido site Groklaw, que se destaca por cobrir os aspectos legais do software livre - e em particular por acompanhar o caso SCO X IBM), e chegando a requintes de descrever e especular sobre as preferências religiosas das pessoas envolvidas, coroando sua lamentável investida para "expor" e intimidar PJ, como ela é conhecida.

Na ocasião, o staff editorial da LinuxWorld anunciou que iria se demitir caso a Sys-Con Media, que edita a revista e o site, não tomasse providências. E as providências não tardaram: os artigos foram tornados indisponíveis, e a empresa anunciou que não mais publicaria os textos de Maureen O'Gara. Mas a história não acabou aí.


 

Na sexta-feira, a Free Software Magazine tomou para si a tarefa de verificar os bastidores da questão, e publicou uma entrevista com o fundador e CEO da Sys-Con, em que ele retrata Pamela Jones como uma "mantenedora de blog" (como se fosse algo pejorativo), afirma que não houve nenhuma infração legal ou problema ético na matéria publicada, e que elas foram removidas devido a um ataque DDoS, e não por acreditar que havia algo de errado (no sentigo legal, profissional e ético) nos textos. Na entrevista ele não se desculpou com Pamela Jones, apenas com os leitores que se ofenderam com a matéria.

A conseqüência da entrevista desastrosa do CEO? Vamos direto ao título da notícia: "Entire Senior Editorial Staff of LinuxWorld Resigns": todo o corpo editorial superior da LinuxWorld pediu seu desligamento após publicar sua própria nota informando lamentar que seu antigo empregador não pudesse manter um padrão ético com o qual eles pudessem operar confortavelmente, e que seus administradores não reconheçam que o caso recente não se sustenta sob critérios éticos. Um dos (agora ex-)editores divulgou ainda uma nota do Comitê de Ética da Sociedade dos Jornalistas Profissionais confirmando que a matéria de O'Gara está definitivamente fora das normas do bom jornalismo, por ser intimidadora e insultuosa.

Houve ainda uma segunda conseqüência: após a repercussão, a Sys-Con publicou na capa de seu website Linux Business News uma nota retificando os comentários de seu CEO, afirmando que a matéria foi removida devido a questões éticas - antes de os ataques DDoS começarem. A nota pede desculpas aos leitores, aos editores da LinuxWorld, à comunidade Open Source, e a Pamela Jones.

Estamos aguardando o próximo capítulo.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sobralense
...: Não lembro muito bem, mas esta LinuxWorld nao era aquela que tinha banners de propaganda da Mic(R)osoft ?

*Malz , acabei de visitar a Linux.com e vi o banner da MS com o famoso "Get The Facts" ... Poxa tristeza mesmo... Essa imprensa que leva o nome do Linux ou OpenSource deveria ser mais responsável...
Comentário de Maximiliano
banner MS: Hm, e qual o problema de ter banners da MS ?
nao vejo nada de anti etico nisso ...

Veja, Open Source nao é uma relegiao, aonde seu ponto de vista é a mais absoluta verdade. é apenas uma ideologia (para alguns), para outros uma forma de vender serviços e/ou ainda uma forma de compartilhar tecnologia.

Se a MS paga pelo espaço do banner, se a MS quer anunciar num site q so fala de linux, qual o problema?

Se voce ve Open Source com uma ideologia como eu, qual o perigo de uma empresa privada contra uma ideologia ?

Assim, a forma como você escreveu, querendo dizer que o pessoal do linuxworld nao tinha "o respeito necessário" para falar sobre ética, so porque eles permitem banner da MS é um pouco exagerada.
Comentário de ano@nimo.com
Divulgar endereço da mãe de: Divulgar endereço da mãe de alguem é caso obvio de tentativa de imtimidação baseada em terrorismo. TERRORISMO.

Este caso deveria ser imediatmante encaminhado para as autoridades competentes nos EUA: FBI etc.

Já pensou se o O. B. L. começa a publicar na Internet o endereço da mãe de gente importante nos EUA ? Brad Pitt ? B. Spears ? Senadores ? Deputados ? Ronald MacDonald ?
Comentário de nemesis
sim, m$ ads!: fui lá pra ver o editorial e encontrei:

menu "LINUX LINKS YOU MUST CLICK ON !"
link: "Microsoft Windows costs less & outperforms Linux"

realmente estúpido. É uma daquelas revistas estúpidas para gerentes de tecnologias em empresas grandes. Enfim, pessoal sem noção que usa Linux para rodar Oracle e J2EE containers.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
pq: "Se a MS paga pelo espaço do banner, se a MS quer anunciar num site q so fala de linux, qual o problema?"

O problema não é a M$, mas os editores, que não deveriam permitir, dada sua posição. Você por acaso vê anúncios sobre Linux ou Java ou tecnologias concorrentes em revistas sobre tecnologia Microsoft? Por que a M$ pode recusar anunciantes e outras empresas, não?

mas, claramente os editores da LinuxMag não têm muitos escrúpulos, como bem mostrou seu artigo "produzido" (talvez encomendado sabe-se lá por quem) para desmerecer a PJ...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anon
Veja, Open Source nao é uma: Veja, Open Source nao é uma relegiao, aonde seu ponto de vista é a mais absoluta verdade.
-----------------------------------------------------------------------

Por isso existem tantas crenças, e elas se adoram.

------------------------------------------------------

A Pamela têm 61 anos ?
Qual é sua religião ?

Eu sou ateu.

Comentário de ninja
Alguém já viu revistas, can: Alguém já viu revistas, canais de tv e por ai vai, fazerem propaganda de seus concorrentes. Nenhuma empresa séria faz isso, ao fazer isso você esta desacreditando seu produto.

Neste caso o podruto em questão é o software livre, como vou poder expor que meu produto tem mais vantagens que o doconcorrente se eu faço propaganda para o produto do concorrente, isto é uma contradição.

Será que a Microsoft aceitaria colocar um banner do OpenOffice ou do FireFox no portal MSN? Tenho certeza que não, pois sabem que estariam desacreditando o seus produtos anunciando o concorrente.

Alguém já viu ai a Globo fazendo propaganda pra programação do SBT, ou o contrário?
Comentário de Nome
Conduta: "Estamos aguardando o próximo capítulo."

A conduta da BR-Linux deveria ser menos de acompanhar tudo como se fosse uma novela da globo e mais de cobrar justiça e ética.
Comentário de Ronaldo Yoyart
Vi Sim: Teve uma vez que um time (acho que foi o vasco) que tava sem patrocinador e a Globo pegou no pé do Eurico Miranda, ai ele madou colocar o simbolo do SBT nas camisas do time dele, e a Globo transmitiu, hehehe

Nem lembro se éra isso mesmo, mas na época deu o maior bafafá.


Comentário de sobralense
...: Eu quis puxar o assunto mais pelo ponto ético, pq pelo banner realmente não o vi na LinuxWorld, mas sim na Linux.com ... E é por isso que fico indignado, pois leva o nome de UMA (não a única) das maiores ferramentas livres e não o respeita.

Se a Br-Linux por exemplo, colocasse banner da MS Brasil.. Ia ser muuuuuuuito chato... Mas não. Temos banners no máximo de Livrarias vendendo conteúdo que nos interessa, de empresas de consultoria preferencialmente que usam sistemas livres como soluções...
Espero que a LinuxWorld se recupere, pq deu pra ver que os outros que também trabalham lá, e agora pediram demissão, querem fazer algo sério.

*Edit: acabei de ver o site LinuxBusinessNews.. e.. Poxa tem 2 banners da MS ( http://www.linuxbusinessnews.com/ ). Idealistas passaram longe dali. Não sei se posso chamar isso de "realidade", já que eles precisam manter o host e outras coisas... Mas não dava para buscar outros patrocínios?
Comentário de
Cobertura, justiça e ética: Como os editores pediram demissão devido à falta de reconhecimento (por parte da empresa) de que houve problemas éticos recentemente, e depois a empresa reconheceu isto publicamente e pediu desculpas (também publicamente) tanto a eles quanto a Pamela Jones, acredito que teremos sim pelo menos mais um capítulo, e que ele interesserá a todos nós. Pode ser algo como a recondução dos editores (ou de parte deles) a seus cargos, ou o retorno de Maureen O'Gara, ou o fim da publicação (e não da editora), ou nenhuma das anteriores...

Cobrar justiça e ética é um papel que cabe a todos nós, e não ao BR-Linux isoladamente. Mas acompanhar o desenrolar dos fatos nos websites e na imprensa internacional e narrá-los aqui em português para que mais pessoas possam ter conhecimento (e cobrar justiça e ética, se for sua postura) é algo que faço com bastante atenção.
Comentário de Ananias
echo livr{o,e}s: Pela ideologia do Software Livre, vender livros "fechados" é tão condenável quanto vender softwares fechados. Para os livros existe a GNU FDL. As editoras são, no mundo dos livros, o que as empresas como Microsoft e Oracle são no mundo do Software, e as livrarias são as suas parceiras.
Comentário de Patola
Fonte?: Pela ideologia do Software Livre, vender livros "fechados" é tão condenável quanto vender softwares fechados.

Pode citar a fonte desta indução perigosa? Já li muitas vezes a frase "Software wants to be free", nunca "documentation wants to be free" ou "books want to be free". A Free Software Foundation cita licenças de documentação livre mas não a ressalta como as de software - e em nenhum momento diz que ela deveria se aplicar a toda a literatura. Pelo contrário, alguns textos dela dão a entender que a "licença" convencional de não poder copiar e vender é bastante razoável.

Você por acaso percebe que a ideologia do Software Livre é sobre... er... Software? =)

Procurei em http://www.opensource.org e também nada encontrei.

Há diferenças entre algo ser considerado bom/agradável e ser considerado imperativo. Talvez você esteja tão interessado em taxar os "adeptos dessa ideologia" de radicais que você mesmo esteja sendo mais radical que "eles".
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Nome
De dtodos inclusive do BR-Linux: Só acho que, mesmo que pareça novela, tratar assuntos dessa relevância como se fossem novela não é o apropriado. Tendo feito meu ponto claro, encerro a minha argumentação.
Comentário de Denis
Para voltar ao assunto em questão...: O mundo não está perdido afinal! Pô, um CEO deve ser um exemplo de ética (ou deveria, mas muitos nem sabem o que isso quer dizer). Parabéns aos editores da LinuxWorld, que tomaram uma atitute decente. Agora imaginem o nosso Brasil, com tanta gente que depende do emprego, ter que encarar uma situação como essa... por isso que muita gente se vende fácil, fácil - tristeza...
Comentário de brain
O próximo capítulo: Entendi seu ponto. Mas discordo que a cobertura tenha sido inapropriada, e também da sua conclusão a partir da expressão "Estamos aguardando o próximo capítulo". Acredito que esta pendência (ou novela, para continuar na metáfora) na LinuxWorld ainda não se encerrou, estou aguardando o próximo capítulo, e vou noticiá-lo quando ocorrer, inclusive para que outros leitores interessados possam ter a postura que você advoga.
Comentário de vmedina
Mais Informações: Acho que seria legal incluir o comentário de Dana Blankenhorn sobre a confusão toda. Ele diz tudo quando fala em boicote aos anunciantes e publicações da SYS-CON.

E por falar na Maureen O'Gara vejam a nova notícia dela:

Brasil Ferra Microsoft


A notícia fala sobre a Organização Mundial de Software Livre(OMSL) que a galera de TI do BB lançou. Nesta mesma notícia ela fala também sobre o Windows XP-SE que, segundo ela, seria vendido para países de TERCEIRO-MUNDO DOIDOS POR LINUX OU CHEIOS DE PIRATAS.

Segundo o CEO acima citado, isso é parte do estilo dela que ele descreveu como:
"(...)geralmente entretem e é fácil de ler, e algumas vezes pode ser tomado como ofensivo, dependendo de como você vê(...)"

Então se ficarem ofendidos pelo que ela disse acima, mude o seu ponto de vista. Se você ver isso pela ótica de uma americana sensacionalista que deveria escrever sobre ets em um jornal de terceira que está enchendo o bolso falando mal de pessoas integras e países que querem ter o direito de escolher, você vai se sentir melhor(talvez, eu não me senti).

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Adailton
Os Livros: Discordo, em parte, de sua afirmação.

A uma diferença entre 'software proprietário' e 'livro fechado':
Você compra uma licença de uso do software, mas o livro, você o compra o objeto.
A licença 'expira'. O livro é seu, enquanto durar.
Você não pode alterar o conteúdo do livro, pois isso altera a idéia que o autor queria transmitir. O Livro não 'evolui'.
Já o software, deve evoluir, por necessidade. É por este aspecto que é tão importante o uso de software livre.

A outros aspectos a serem considerados.
O Carlos Morimoto, por exemplo, disponibiliza seus livros para download, mas não permite que você os altere. Veja a nota que ele publicou no site sobre o assunto.

Adailton
Linux Registered User 107410

Comentário de javaes
Vc está correto, foi o Vasco: Vc está correto, foi o Vasco da Gama sim

Comentário de nemesis
não seja tolo: "vender livros "fechados" é tão condenável quanto vender softwares fechados"

se uma editora compilasse o texto do livro para um formato binário, de forma que os leitores só pudessem lê-lo através de algum mecanismo decriptador provido apenas pela mesma, sob condições absurdas e estúpidas, talvez o raciocínio aplicasse...

Além disso, livros de interesse geral sob o mesmo assunto normalmente estão disponíveis para os leitores por intermédio de pelo menos um punhado de editoras. Por exemplo, um estudante de medicina pode comprar livros essenciais para sua formação por várias editoras. Agora, quantas opções comerciais tem um estudante de ciência da computação para suas ferramentas e plataforma?


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de A próxima vítima.
Não precisa esperar: o culpa: Não precisa esperar: o culpado sempre é o mordomo!

Comentário de Ananias
Da sua fonte...: Você por acaso percebe que a ideologia do Software Livre é sobre... er... Software?

free software needs free documentation


Ao contrário do que você possa imaginar, a ideologia do Software Livre não se limita aos softwares, embora seja esse o seu carro forte. Essa ideologia diz respeito à informação de uma forma geral.
Comentário de Ananias
Besteira:
Você compra uma licença de uso do software, mas o livro, você o compra o objeto.


Materialmente falando, você compra um CD com o software. Nos dois casos, você não é dono da obra, só recebe o direito de utilizar, para alguns fins, uma cópia.


ocê não pode alterar o conteúdo do livro, pois isso altera a idéia que o autor queria transmitir. O Livro não 'evolui'.

Claro que pode. Você pode comprar um livro sobre, digamos, Java, e achar que um ponto ficou mal explicado, ou que um assunto importante não foi abordado. Se o livro estivesse sob a GNU FDL, você poderia complementar o original, e disponibilizar uma versão melhorada.
Comentário de Ananias
Continuando...: O site do projeto GNU diz que é essencial que os livros sobre softwares livres estejam disponíveis sob licenças livres.

Do site, tirei esses trechos:

"However, it must be possible to modify all the technical content of the manual, and then distribute the result in all the usual media, through all the usual channels; otherwise, the restrictions do block the community, the manual is not free, and so we need another manual."

"Other users consider proprietary manuals acceptable for the same reason so many people consider proprietary software acceptable: they judge in purely practical terms, not using freedom as a criterion. These people are entitled to their opinions, but since those opinions spring from values which do not include freedom, they are no guide for those of us who do value freedom." (repare que aqui fica bem claro que o foco da ideologia do Software Livre não está no Software, e sim no Livre)

"If we spread the word that proprietary manuals are not sufficient, perhaps the next person who wants to help GNU by writing documentation will realize, before it is too late, that he must above all make it free.

We can also encourage commercial publishers to sell free, copylefted manuals instead of proprietary ones. One way you can help this is to check the distribution terms of a manual before you buy it, and prefer copylefted manuals to non-copylefted ones."


A fonte, como você pediu: http://www.gnu.org/philosophy/free-doc.html

Sob as tentativas de desqualificar a aplicação da ideologia do Software Livre em outras áreas, veja o que diz o site http://www.gnupress.org/gnupresspub.html, que também faz parte do projeto GNU: "We hope to bring the discussion into the mainstream, and show how the free software philosophy can be applied to seemingly unrelated fields, such as classical musical composition and art."

Como você pode ver, eu não fui a primeira pessoa a perceber que a filosofia do Software Livre pode se aplicar a outras áreas, como os livros. Os próprios criadores da filosofia do Software Livre já tinham percebido o mesmo. Um dia vai ser a sua vez...
Comentário de zoeirapura
tradução: Você poderia ter traduzido esses trechos ou pelo menos colocado o link para o site em português.

(:)[podem me xingar]
Comentário de Patola
Manuais: OBS.: Cortei algumas partes, como toda a citação do gnu.org e a da gnupress, porque as julguei redundantes.

O site do projeto GNU diz que é essencial que os livros sobre softwares livres estejam disponíveis sob licenças livres.

Na verdade, dá ênfase aos manuais. Só uma informação do que você disse foi nova: a ênfase que os manuais de softwares livres sejam também livres. Mas veja: você falou de LIVROS, genericamente. Não especificou esse tipo de manuais. Você colocou no mesmo balaio todos os tipos.

E veja as próprias palavras que você citou: "encourage" - encorajar. Não passa a ser realmente um dilema moral imperativo, como no caso do software.

Como você pode ver, eu não fui a primeira pessoa a perceber que a filosofia do Software Livre pode se aplicar a outras áreas, como os livros. Os próprios criadores da filosofia do Software Livre já tinham percebido o mesmo. Um dia vai ser a sua vez...

Ah, essa é ótima!!! Mudou completamente o sentido agora, né? Vou colar aqui embaixo o que você disse:

Pela ideologia do Software Livre, vender livros "fechados" é tão condenável quanto vender softwares fechados. Para os livros existe a GNU FDL. As editoras são, no mundo dos livros, o que as empresas como Microsoft e Oracle são no mundo do Software, e as livrarias são as suas parceiras.

Você diz claramente que é um imperativo moral vender livros "abertos". Relega a vilões quem escreve livros "fechados". Você assume uma posição tão extremista com isso que está sendo mais "radical" do que as pessoas que costuma criticar aqui.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Ananias
Link: http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR
Comentário de Ananias
Realmente: Eu deveria ter me limitado aos livros técnicos. O página do projeto GNU se refere, explicitamente, aos livros da O'Reilly, por exemplo, e disse como eles são prejudiciais ao Software Livre. Você já foi na Tempo Real ver se ela tem esses livros?

Cortei algumas partes, como toda a citação do gnu.org e a da gnupress, porque as julguei redundantes.

Se elas são redundantes, devem estar coerentes com as minhas observações...
Comentário de nemesis
exatamente!: "Se o livro estivesse sob a GNU FDL, você poderia complementar o original, e disponibilizar uma versão melhorada."

isso não é ótimo? é algo semelhante em conceito à wikipedia. do que você estava reclamando mesmo?

não que eu seja muito crente que milhões de chimpanzés com teclados sejam capazes de produzir algo do calibre de Shakespeare...

com relação específica à documentação de software livre, eu concordo plenamente: a única razão para a necessidade do código-fonte é que sem ele fica muito difícil modificar software; de forma semelhante, entregar os fontes, mas reter a documentação também é meio desagradável...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Adailton
Como já foi dito, um pouco m: Como já foi dito, um pouco mais acima, o entendimento que se tinha, nesta discussão, era sobre 'livros' em geral. Livros específicos, como Java, PHP, Linux, ...., é um pouco diferente.

Vejamos: Se você pudesse, alteraria o 'Silmillarion' ? ou 'Lord of The Rings' ? Teríamos outra obra !

Quando se trata de temas relacionados ao conhecimento humano, então concordo com você ! O conhecimento que temos foi desenvolvido por toda a humanidade e deve permanecer livre.

Mas obras de cunho 'ficcional' não ! e que tal o seguinte: Você fez um comentário acima. Posso chegar aqui e alterar o seu comentário ? Pode ser para corrigir algum erro de grafia ? Talvez, trocar 'livre' por 'proprietário' ? Mas isso altera totalmente o sentido do que você estava falando !

Livro não é igual a software, embora em alguns aspectos se assemelhem !

O livro está associado aos meios de comunicação. Ele transmite uma mensagem do autor para os leitores.
O software, são instruções para que a máquina faça algo, que pode, inclusive, ser 'transmitir uma mensagem do autor para os leitores'.

Só para deixar claro, minha opção por Software Livre é devido a sua filosofia, e não aos custos.

Adailton
Linux Registered User 107410

Comentário de nemesis
sem dúvida: "Vejamos: Se você pudesse, alteraria o 'Silmillarion' ? ou 'Lord of The Rings' ? Teríamos outra obra !"

é pq isso é arte, não conhecimento. aliás, algo semelhante ocorre com videogames: não é apenas um programa de computador -- também dispõe de um bocado de conteúdo de cunho artístico ( música, gráficos ) e de algo mais que mera engenhosidade técnica ( a capacidade do gamedesigner de proporcionar desafios interessantes ao jogadores, por exemplo ).

essa é também uma das razões para não existirem muitos jogos no campo do software livre, exceto imitações para jogos de tabuleiro ( que não são efetivamente videogames ) ou modificações criadas pela comunidade para jogos populares como Half-Life...

vai tentar criar um jogo do porte de Resident Evil ou The Legend of Zelda do nada, apenas juntando um bando de hackers. vai ficar tão ruim quanto páginas web projetadas por programadores, ao invés de webdesigners experientes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Vamos tentar falar sério: Fora a trollagem que você faz, a conversa fica um pouco mais interessante pois daí as filosofias "open source" e "software livre" tendem a embolar o meio de campo. Por exemplo, um dos jeitos de conseguir vender software livre é fazer um software sobre GPL e vender livros, cursos e palestras. E daí os livros ficam sob uma "licença fechada". Da perspectiva que você coloca as coisas, isso colocaria iniciativas como essa como contrárias ao software livre, embora sejam extremamente divulgadoras deste. Eu mesmo já utilizei um software livre (excelente, por sinal, e LGPL) que funcionava deste jeito (e o download do manual em PDF foi 40 dólares, baratinho para uma empresa).

Em minha opinião, se temos um dueto deste tipo - livro e software -, e o software é aberto, você teria acesso à "documentação" natural do software facilmente - o código é bem estruturado e bem documentado. Mas não teria o "caminho das pedras" que um manual te apresenta.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004