Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevistas em vídeo dão as versões de Júlio Neves e Sérgio Amadeu sobre o que houve no Jô


“Lembra da repercussão da entrevista do Jô Soares com Sergio Amadeu e Julio Neves há alguns meses? Pois eu recebi hoje por e-mail os links para 2 vídeos em que o diretor de uma empresa mineira que presta serviços baseados em software livre aproveitou a presença dos 2 no CONISLI para entrevistá-los e contar a sua análise sobre o que aconteceu naquele dia.

O que mais me chamou a atenção foi o clima de que houve uma conspiração contra o software livre, ou a favor do software proprietário (Amadeu: "A estratégia dele era do FUD mesmo"; Neves: "Quando se falava alguma coisa que não era muito boa pro software proprietário, o negócio era editado"). Mas logo no dia seguinte ao programa ir ao ar, o mesmo Júlio Neves tranquilizou a todos nós informando que "houve um único corte na edição, para remover uma frase que havia ficado pela metade", o que acaba complicando a minha análise pessoal da situação.

Os links pros 2 vídeos estão abaixo, juntamente com uma transcrição integral das 2 entrevistas, para aqueles que preferirem seguir a admoestação de Richard Stallman para não usar o YouTube. Mas não é meu caso.”


Enviado por Julio Pacheco.

Veja abaixo os vídeos e as transcrições.



Entrevista com Sérgio Amadeu

Diretor de tecnologia da DoctumTec, Ulisses Leitão, entrevista importante membro do movimento do Software Livre, Amadeu. Em pauta, o relato real sobre os bastidores da entrevista ao programa do Jô. (1 min 22 seg)


Sérgio, você conseguiu explicar pro Jô Soares o que é software livre? (abre largo sorriso para a câmera)

Não, não consegui. Porque... ele não queria que houvesse explicação, na verdade.

É, a gente notou isso. Isso... Isso foi público.

Eu só aceitei ir lá com o Júlio - o Júlio [Neves] que arrumou, me convidou - se eu pudesse usar o meu computador. E durante a tarde nós mostramos um videozinho que a gente fez com o Blender, o BrOffice, os editores... Estava tudo acertado, e nem 10 minutos antes de entrar, a produção disse: vocês não vão usar o computador. Aí eu disse: bom, isso aqui é o... vai ser um confronto. E eu achei que seria muito deselegante tentar bater contra as coisas que ele queria na verdade impor uma suspeita, uma dúvida. A estratégia dele era do FUD mesmo, de colocar a seguinte questão: vem cá, é de graça, tem alguém ganhando? Aí quando a gente falava que não necessariamente é de graça, ele falava: mas então, não é de graça, mas o que que é o software livre? Aí você explicava e ele falava: Mas o Linux não é de graça. Ou seja: ele fez uma confusão, que um leigo, sinceramente... não deu para entender nada. (corta)







Entrevista com Júlio Neves

Diretor de tecnologia da DoctumTec, Ulisses Leitão, entrevista importante membro do movimento do Software Livre, Júlio Neves. Em pauta, o relato real sobre os bastidores da entrevista ao programa do Jô. (1min43seg)


Ao lado de um sujeito de chapéu de vaqueiro, o entrevistador se aproxima de Júlio Neves:

Rapidamente nós estamos aqui... Tá todo mundo curioso, prá saber comé que foi. Você teve no programa do Jô, discutindo software livre, e a pergunta que ficou no ar, né, será que o Jô entendeu o que que é software livre?

Bem, antes de mais nada eu queria dizer, só queria voltar ao que o Salomão estava dizendo, que na ótica dele, o nosso Office Automation, nossa suíte de automação de escritório, é superior às outras. Na minha ótica também, eu também acho bastante superior, inclusive. Bom, quanto ao Jô, eu acho que ele não entendeu porque ele não quer entender. Ele... a nossa entrevista foi solicitada por cima, pela direção da Globo, e ele não tinha vontade de fazer essa entrevista. Nós nos bastidores fomos tensionados, bastante tensionados, criaram um clima não muito legal nos bastidores. O Jô por sua vez não deixou o Sérgio falar, e as poucas aparições que eu tive, as poucas coisas que eu falei, muitas delas foram cortadas e editadas. Quando se falava alguma coisa que não era muito boa pro software proprietário, o negócio era editado. Mas tudo bem, depois eu tive um programa ao vivo na TV Futura, o Sérgio também teve, ele gravou e eu fui ao vivo. E foi ao ar com cerca de 15 minutos, e esse foi muito bom. Eu pretendo, assim que receber o CD, eu pedi um CD, (corta)





Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alex Hubner
Essa não...: Vejam como as coisas são... Não passa pela cabeça do Sergio Amadeu que talvez ele não seja um bom articulista, que não tenha retórica, e que a trágica entrevista no Jô tenha sido culpa disso? Um programa para leigos, feito por leigos e o cara vêm enrolar a língua para explicar licenciamento open source e outros tecniquezes de dar dó? O que ele esperava? Na minha opinião o maior culpado pela entrevista ridícula é o próprio Sergio Amadeu.

Mas não... incapaz de assumir sua parcela de culpa (diria porção principal), o dito cujo apela para a velha lenga-lenga do discurso conspiratório, do grande capital, disso e daquilo... Nada mais natural vindo de um trotskista atrasado, incapaz de se modificar com o tempo. Que lástima Sérgio.
Comentário de Douglas Augusto
?!?: De fato surgiu uma contradição nas afirmações do Julio Neves. Afinal de contas, houve ou não corte/edição sobre partes sensíveis da entrevista?
Comentário de Dm7
Ainda isso?? Deixa o assunto: Ainda isso?? Deixa o assunto dormir. Mas se houve tantas "pressões" nos bastidores, eles também não eram obrigados a fazer a entrevista, se não estivessem de acordo. E também, poderiam ter discordado do comportamento do Jô, no momento da entrevista. Perderam a oportunidade, seja qual for, e que sirva de lição para o futuro. Se a intenção do Jô ou de alguém da produção era de fazer propaganda anti-Linux ou software livre, acreditando que seu programa tem mesmo esse potencial de influenciar o mercado de TI, eles estão se superestimando, com certeza. E pode apostar, querendo ou não, mesmo à contra-gosto, o Jô e sua produção terão que lidar com esse assunto mais vezes no futuro, embora eles não saibam disso ainda! E que o próximo entrevistado o relembre dessa primeira entrevista, inicialmente falando sobre o significado de FUD e o comportamento quase infantil que ele teve na primeira oportunidade...
[]s,
Comentário de a2gs
E ele tentando justificar,: E ele tentando justificar, piorou!! E poderiam tirar o Jo Soares que ele iria fazer a mesma coisa!!

E que notebook porcaria nenhuma!! 'Oratoria' é uma arte, NAO UMA APRESENTASAO DE OpenOficce PRESENTATION!!

Espero que da proxima (se houver) vá só o Julio!

(e sim! a Globo tem muitos interesses, assim como o Jo Soares, para sabotarem o softLivre sim Sergio!! tsk, tsk, tsk, ridiculo....)
Comentário de William Amaral
Sr. com chápeu de vaqueiro: O Sr. chápeu de vaqueiro é o Roberto Solomon do BrOffice.



Comentário de Picaretagem
O entrevistador...: Este cara do Muriqui Linux acha que é jornalista??
Além de distro ele faz entrevistas?
O cara deve ser o Otávio Mesquita do sofitilivri...

Comentário de Vaqueiro Livre
sabe duma coisa... esticam: sabe duma coisa... esticam demais isso
só um programa de TV
o mundo nao vai acabar!
Comentário de G. Bush
VAI DAI QUE??? Ainda bem que: VAI DAI QUE??? Ainda bem que vc disse, não podia passar meu dia sem saber, UFA!!!
Comentário de Bart da TV
O Roberto Solomon do: O Roberto Solomon do BrOffice?????!!!!! Nossa! Que bom que disse! Não sabia!! Estou aliviado! Sabe aonde ele comprou o chapeu?
Comentário de yamane
Jô Soares não aderiu ao FUD: O Jô, em hipótese alguma, jogou a favor do FUD como o Sérgio Amadeu disse nesse primeiro vídeo!

Quem se enrolou completamente foi o próprio Sérgio Amadeu, que não deixava o Júlio falar e ainda dava exemplos completamente incompreensíveis (citar o Google como exemplo de software livre foi o fim).

O Júlio também está dando uma de malandro com essa história de edição da entrevista... Em um momento ele afirma que não foi editado nada... depois diz que muita coisa foi editada.

Eles estão inventando desculpas para tentar justificar a péssima entrevista, que foi desperdiçada por eles mesmos ao não saber responder o básico:
"O Linux é gratuito?"
"Quais são os exemplos de soft. livres?"

O Jô Soares fez o que todo bom entrevistar faria: Encerrar a entrevista já que ela não estava rendendo absolutamente NADA!

Um abraço,
Renato
Comentário de Dm7
Discordo em algumas: Discordo em algumas coisas:

1) Sim, eles se enrolaram, mas em virtude do ambiente desfavorável ao qual foram colocados antes da entrevista - não se justifica, mas é um ponto;
2) Sinceramente fiquei desapontado sim com o Jô - passou a nítida impressão de não estar interessado nas respostas, mas apenas em criar um papo de bate-rebate sem chances para explicação, gerando dúvidas, medo e incerteza... e o que seria isso?
3) O principal: o Jô não encerrou a entrevista porque não estava rendendo absolutamente nada, porque ele no fundo é HONESTO. Não queria fazer mesmo a entrevista, e já que não tinha outra opção, terminou ela rapidinho...
4) Ele pode até ser um bom entrevistador, mas nessa entrevista achei que ele estava péssimo!

Concordo:

Eles realmente perderam uma boa oportunidade, mas serve como experiência,

[]s,
Comentário de bebeto_maya
Meia Verdade ou mentira completa.: __Entao Alex, vamos assumir que o Sergio e um mal articulista.E nao me interessa os seus argumentos pro PSDB/PFL ad hominem, Voce acha possivel um programa, uma entrevista, sobre Software Livre onde nao seja possivel mostrar o software, o desktop...Quale...A TV, todas as emissoras, mostram desktops Windows o tempo todo, mas nao deixaram os convidados exibirem um simples KDE ou GNOME.

__So quero destacar esse trecho do Julio Neves: "Nós nos bastidores fomos tensionados, bastante tensionados, criaram um clima não muito legal nos bastidores."...Tenho certeza que a Globo fez isso.Eles defenderam a Microsoft quando foi multada pela Uniao Europeia.

__Voce nao leu o que o Julio disse,ou desconsiderou e selecionou literatura condizente com seu ponto de vista, voce me parece deturpar as coisas, o Julio, que e um professor, um excelente professor, falou sobre o pessimo clima que se criou durante e antes da entrevista. Logico que o Segio errou. Mas e muito hipocrisia da sua parte limtar a tragicomedia que foi aquela fatidica noite aos equivocos do Sergio, quando nitidamente se viu um clima de confusao permeado pelo entrevistador tambem.

__Antes que mais nada, sou usuario de Software Proprietario tambem, uso Windows 2000 e alguns outros softwares de producao, portanto nao sou "fanatico".
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de simio
Faltou preparo: A verdade é simples - faltou preparo de ambos.

Como já disseram aqui, o programa recebe diversos entrevistados das mais distintas áreas para um público também de áreas distintas.

É obrigação do entrevistado saber apresentar seu expertise de uma maneira atraente, clara, interessante e envolvente para que o público se interesse, gere audiência e a diretoria do programa possa achar que valeria a pena voltar a convida-lo.

Os dois não se prepararam e pareciam 2 entusiastas fanáticos falando pelos cotovelos. Para nós da área, sabemos o quão legal poderia ter sido.

Para os outros, foi só mais um daquelas entrevistas chatas.


Comentário de Melo
Coitado do Jô Soares.: Estou rindo sem parar.... O Jô Soares é um ser altamente egoísta... que olha apenas o seu próprio umbigo ( se é que ele consegue isso?) Quem acompanha o seu programa sabe que o cidadão só fica falando, corta o entrevistado, fala de coisas a seu respeito, e coisas assim. Há muito tempo já não assisto o senhor Jô... o cara é culto, inteligente, mas não sabe usar isso tudo. Pra se fazer uma entrevista sobre software livre, ele deveria ter se informado um pouco mais a respeito do assunto, coisa que ele sempre fez em todas as suas outras entrevistas.. Pelo fato ocorrido, ele demonstrou pura falta de educação(moral e ética jornalística.). Só isso.
Comentário de siberian
Jô Soares é mala: Cabe ao entrevistador usar todos os recursos disponíveis para tornar uma entrevista atrativa. Já vi os piores comediantes do mundo parecerem as criaturas mais engraçadas nesses talk shows.

Todo mundo sabe (ou imagina) o quão desgastante é aparecer diante das câmeras de uma TV e não ficar ansioso, cometer gafes e ficar totalmente perdido. Atores ultra experientes relatam isso.

O Jô é o "cara do umbigo". Admito que assisto (tento) toda vez que, na chamada, aparece alguém interessante por lá. Mas toda vez que eu assisto o programa do cara, tenho que ouvir coisas como: "quando eu"... "eu fiz"... "eu conheço"... dentre outras do mesmo gênero.
O cara leva os entrevistados lá e fica cavando oportunidade falar dele mesmo!?

O programa dele é uma cópia descarada do David Letterman ou do Jay Leno que *descendem* de outro programa antigão (Tonight Show). Até a caneca o Jô copiou! Alguém vai argumentar que a caneca e os referidos apresentadores/programas estão sob GPL? Até a piadinha ridicularizando o cara da banda (Derico) e o músico descontrolado e sua risada sinistra (Bira)! Decepcionante.

O cara é um mala. Quando ele sabe uma parte miserável e irrelevante do assunto ele sai fazendo piadinha (algumas infames) mas torna a entrevista suportável. Quando desconhece o assunto, ele se aborrece e fica com aquele olhar de "já foi tarde" pra cima do entrevistado.

Afinal, quem ENSAIA E COPIA todas as piadas de outro programa não há de ser grande coisa nem em termos de comédia.

O tempo dele já passou. Não vê quem não quer.

Pode ser cult. Mas é um mala!

Sobre o Julio e o Sérgio? Quem sabe em outro programa? Um de verdade, como o Sem Censura ou algum de qualidade semelhante. Onde há uma entrevistadora que tem humildade suficiente pra tornar qualquer entrevista inteligível.

Comentário de popolony2k
Primeiramente deixe seus comentários ParTidários de lado ....: ...pois não vi nenhum comentário pró PSDB/PFL por parte do rapaz acima, apenas um ponto de vista comum. Ainda sobre ParTidarismo, software livre não tem relacao alguma com ParTido algum, pois o SL nasceu devido a existir no mundo pessoas que SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO e não aquelas que dizem EU NÃO SABIA que isso funcionava assim e aceitam o fato e se acomodam !!!!

A única coisa que um ParTido PolíTico pode tirar de bom do software livre, é a possibilidade de lucrar ainda mais para satisfazer as farras e de sua elite ParTidária.

Quanto ao Sérgio Amadeu e até mesmo o Júlio Neves, acho que os dois estão tentando se justificar após um período de silêncio, mas como o próprio Jullio Neves citou anteriormente, a entrevista só teve um corte, portanto seu "novo" argumento só demonstra que ao invés de aprender com o erro, ele se fechou para a possibilidade de melhorar quanto a sua forma de argumentacão e defesa do SL.

Quanto a justificativa do Jô tentar questioná-lo, tsc, tsc, tsc, ele não sabe o que é uma entrevista ???? Afinal de contas para o que ele fala não pode haver uma contra-argumentacao ?? Sua verdade é absoluta ??

Entrevista é isso mesmo !!!!! Mas esse tipo de atitude do Sérgio, está se tornando bastante comum nesse País, onde as pessoas estão se tornando ParTidárias de uma atitude imposta de que suas idéias são absolutas, intocáveis e se tratam do Santo Graal da mais pura verdade jamais vista NA HISTÓRIA DESSE PAÍS.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de iamah
Jô Soares tá indo até bem: Jô Soares tá indo até bem considerando a quantidade de cabelos brancos em sua cabeça.

Comentário de k;
...: Lamentável seu post, einh popolony2k...

Associação de fatos e/ou idéias com falta de verdade mesmo que com verossimilhança (se não sabe a diferença entre as duas coisas, basta procurar), é a estratégia básica para o FUD e até mesmo para a imposição de ideologias, largamente utilizada na mídia "mainstream" (haja visto o magno Jornal Nacional).

Seu comentário só utilizou disso e não trouxe nada pra acrescentar para a comunidade de SL, nem para mim enquanto leitor e ser humano.

Espero não continuar vendo isso por aqui...

"esse tipo de atitude do Sérgio, está se tornando bastante comum nesse País, onde as pessoas estão se tornando ParTidárias de uma atitude imposta de que suas idéias são absolutas"

Santo deus, o seu comentário foi um tanto contraditório consigo mesmo, não? Usar a estratégia criticada como arma é um tanto paradoxal para mim.
Comentário de popolony2k
Pois é K.....: ... não se pode agradar a todos !! Mas minha linha de raciocício continua firme !!!

"Associação de fatos e/ou idéias com falta de verdade mesmo que com verossimilhança (se não sabe a diferença entre as duas coisas, basta procurar), é a estratégia básica para o FUD e até mesmo para a imposição de ideologias, largamente utilizada na mídia "mainstream" (haja visto o magno Jornal Nacional."

Hummm....o problema é que somos escravos sob o imperialismo estadusunidenses e que a Globo, A Veja e outros sda midia "mainstream" estão sufocando um povo brasileiro e o salvador da pátria está aí...no Poder !!! É isso ?????? Então tá !

"Seu comentário só utilizou disso e não trouxe nada pra acrescentar para a comunidade de SL, nem para mim enquanto leitor e ser humano."

Mas o comentário anterior trouxe ??? Então minha resposta serve para você também !!

"Espero não continuar vendo isso por aqui..."

A solução para esse problema é simples........lhe asseguro que vou continuar por aqui !!


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de bebeto_maya
Se a globo não sabotou, porque não vi os vídeos...: __Foi como eu disse, pessoal. Se a Globo não sabotou a entrevista, porque então não se viu um único software livre em ação...No telão do Jô...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de usuario_linux
Entrevista: Bom. Não sou um usuário muito avançado em linux. Realmente a entrevista deixou a desejar. Mas para mim eu acho até melhor ter poucas pessoas sabendo mexer com linux. Pois o mercado de trabalho já está saturado demais para Windows User. Quanto menos divulgar o linux, mais as empresas vão solicitar mão de obra especializada no assunto.Para mim eu acho é bom que as **Empresas de Midia** burlem mesmo, pois o bom profissional em *unix vai ser bem remunerado!
Comentário de iamah
Eu falei sério, sem: Eu falei sério, sem ironia...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004