Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto Mozilla aceita o convite da Microsoft

Dando seqüencia ao que foi relatado na notícia anterior "Microsoft convida projetos Firefox e Thunderbird para trabalhar em conjunto para garantir que estes projetos rodem bem no Vista", o OSNews informa que o projeto Mozilla aceitou o convite de visitar o laboratório de portabilidade da Microsoft e manifestou estar interessado em receber o suporte para ajudar a garantir que seus produtos (especialmente Firefox e Thunderbird) rodem bem no novo Windows Vista e tomem partido de novos recursos, como a nova infra-estrutura de definição de programas default, o novo modo de segurança de aplicações, interação com o InfoCard, integração com os serviços RSS do Vista e com sua agenda e catálogos de endereços.

Pelo visto, o Outlook e o Internet Explorer terão competidores ainda mais difíceis de superar, nesta nova plataforma.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Motivo para usar o Vista: Pelo menos agora os fundamentalistas tem um motivo para usar o Vista também.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Bruno Gonçalves
Será que se o pessoal do KDE chamar eles aceitam?: Creio que muitos iriam gostar também :)

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de xultz
A impressão que dá é que: A impressão que dá é que a MS quer parar de desenvolver o IE e o Outlook. O que faz todo o sentido, afinal ela não ganha dinheiro com nenhum dos dois mesmo, se tiver alguém que faça algo melhor e de graça, ela só tem a ganhar.
Comentário de vmedina
Mas o IE não é componente direto do sistema?: Ele não é um "puxadinho" que interpreta html, na sua maneira insana e sequelada? Acho difícil pararem de produzir de uma hora pra outra.

Se bem que isso até seria legal, pensando no bem estar da população mundial. Poxa, olha que legal você não ter problema de fazer páginas da forma correta em um navegador que aceita a maioria das coisas e até suporta transparência em png de forma correta.

Cara, eu tirava o chapéu e batia palminha para MS!

Pena que isso é só sonho. :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ThiagoArbex
Sun tzu: A única impressão que eu tenho é que a galera que toma decisões na microsoft tá tentando conhecer o inimigo nada mais. Nem sei se acredito que eles queiram mesmo que o firefox rode bem no vista. Acho que eles tão só arrumando um jeito de tirar o deles da reta. Assim da próxima vez que a comunidade tiver perguntas pra eles como aconteceu um tempo atrás aqui no br-linux eles possam dizer "leeeemmbra quando a gente chamou o firefox pro laboratório de portabilidade". Isso é só pra mostrar pro mundo, principalmente pra europa que eles são legais.
Comentário de nemesis
Conheça seu inimigo e a si: Conheça seu inimigo e a si mesmo e não encontre temor em 100 batalhas. Conheça a si mesmo mas não seu inimigo e encontre perdas e vitórias. Conheça seu inimigo mas não a si mesmo e encontre derrota todas as vezes.
-- Sun Tzu

é uma boa oportunidade para ambos se conhecerem...

*edit*
putz! fui só tomar o café antes de completar o comentário e postar e alguém já lembrou de "A arte da guerra" e foi moderado de acordo. Preciso achar um novo filósofo para tiradas da hora... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Wikiquote: Vai no Wikiquote. Tem sempre uma frase legal sobre uma inifinidade de temas. Sempre uso as de lá! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
foi de lá mesmo. :): foi de lá mesmo. :)

no entanto, fico sempre com um pé atrás com a Wikipedia: e se um dia puserem palavras na boca de Aristóteles?... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de pilgerowski
Vinícius: Vinícius

O caso é que sim, o renderizador de html do IE é integrado no sistema. Contudo nada impede que você mantenha ele sendo utilizado por outros aplicativos que não o browser, que pode muito bem usar outros renderizadores.


Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de Dm7
A M$ só faria isso se: A M$ só faria isso se pudesse ganhar mais do que perder... e O Ie7 já tá aí, então se eu fosse o pessoal da Mozilla estaria bem atento e bem cético quanto as intenções da M$$$$$$$.....
Comentário de Tango
Pulinhos de felicidade: Cara, eu ia morrer de rir, rolar no chão, vendo os "webdesigners" que fizeram seus sites IE-Only tendo que reescrever tudo porque a arquitetura deles está morta e agora ou é W3C ou não é P%$$@ nenhuma.

Bom, mas sonhar ainda é de graça...

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de brandizzi
Hmmm...: Pode ser um choque, mas é e x a t a m e n t e isto que a Microsoft está fazendo :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de popolony2k
Sun Tzu by popolonY2k. Conheça apenas a si mesmo .....: Atualizei alguns trechos da arte da guerra para os tempos modernos.

"Conheça apenas a si mesmo e quanto a seus inimigos.....compre-os."

A M$ já usa essa tática a anos.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de CWagner
Pelo que eu sei o IE7 já: Pelo que eu sei o IE7 já tá tão aí quanto o Vista.

Aparentemente a M$ vai extinguir o ActiveX dos IE e do Outlook e com certeza vão aproveitar os recursos do XUL do Mozilla para implementar algo parecido para Windows.

A sorte da M$ é que o FireFox e Thunderbird já estão bem maduros e se essa for a estratégia deles, não terão muito trabalho para integrar a engine do gecko no sistema, afinal de contas é software livre mesmo, ele podem alterar o fonte para ficar mais integrado ao sistema.

Quem vai ganhar com isso? a M$ com certeza junt com seus usuários. Só não sei se o projeto Mozilla vai ter algo em troca, além do know-how das "entranhas" da besta-Vista.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de vmedina
O problema é: Vão poder divulgar este conhecimento?: Porque normalmente a MS faz assinar meia dúzia de ndas para não deixar que usem fora de um pequeno escopo.

Será que o FCima explica essa pra gente tb?


[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Dm7
Será? Mas aí a M$ estaria: Será? Mas aí a M$ estaria de certa forma "abraçando" o software livre, não? Entre outras coisas, a M$ talvez deseje o multi-plataforma Firefox rodando melhor no capeta-Vista, para tentar desestimular a adoção de sistemas livres (Linux)? Imagine o Firefox rodando melhor no Besta-Viva do que no Linux. Seja lá o que ocorrer, espero que não seja algo que "prenda" o desenvolvimento do Firefox ao Vista-torta. Como se trata de um sistema não aberto, há um limite natural para se colaborar. []s,
Comentário de Dm7
Boa pergunta! Quem vai ser o: Boa pergunta! Quem vai ser o pai da criança depois?
Comentário de brandizzi
Senhores...: ...por favor, por favor, onde vocês viram que a Microsoft vai adotar os produtos da Mozilla em detrimento ao próprio? Vão cobrar explicações do Cima sobre uma conjectura vaga como esta?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de rafaelkafka
IE7 RC1: Estava vendo uns screenshots do RC1 do IE7 e adivinhem como eles implementaram o RSS? Clicar em uma barra de favoritos e ter todos os itens novos dos seus sites favoritos como no Firefox? Esqueça!

Você tem que clicar na estrelinha, depois em RSS, clicar no feed e o que acontece?Você deixa de ter acesso à aba em que está e uma nova aba é aberta haaha!Mas o propósito do RSS não era ter acesso a esses itens novos com um clique sem sair da página onde você está como no Firefox?
Pois bem, você cai em uma janela com resumos só que se você quissesse isso iria prá página de abertura do site, óbvio.

Eu a cada dia me questiono vendo aberrações como essa onde eles põem tanto dinheiro, onde eles empregam os blhões que dizem torrar em pesquisa.Porque isso é de um primarismo tão tosco que eu até entendo o porque dessa pseudo-oferta de ajuda muito semelhante ao que eles fizeram com o Apple II e outros golpes ao longo da história.

Respeito a especificações? W3C? Acid 2? Esqueçam!Nós vamos continuar com os webmonsters da vida pondo seus flashs que cobrem tudo, seus javascripts que não abrem, o mesmo caos de sempre até o market share do Firefox não dar outra opção senão um ajuste sério da forma como hoje ela é feita.Navegar hoje é um inferno de flashs e swings, uma aberração mais horrenda que a outra e a tendência é piorar.Porcarias em que sua liberdade é roubada, em que você não pode salvar um vídeo ou aumentar uma fonte sem usar truques.Adblock, videodownloader, mplayerplugin neles ehehehe, não adianta, podem tentar roubar sua liberdade mas só conseguem se você realmente permitir!
Comentário de Henrique Vicente.
Piada, né?: O KDE realmente é idêntico ao Windows, ambos possuem uma barra horizontal inferior!

...
Comentário de Henrique Vicente.
Desviajem um pouco!: Pessoal, não acham que o mais provável é simplesmente porque a M$ nota que tem que liberar algum pouco de espaço no mercado para poder continuar com o monopólio, etc?

Eu acredito que sim...

Também pode servir para atrair atuais desenvolvedores do Firefox para o IE...

Quanto aos pseudo web designers que dizem fazer sites que na verdade são lixos IE-only só espero que sumam :)
Comentário de brandizzi
Tsc: Eles poderiam simplesmente copiar o método do Firefox. Assim, a gente poderia simplesmente criticá-los como plagiadores, ao invés de ter de inventar estas críticas nonsense...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de deysonthome
sim.....: e depois de tê-los comprado, copie tudo com um nome nome novo, mate o inimigo que foi comprado, pique, e jogue no mar ...... e diga para todos que além de corrupto e safado, seu inimigo era covarde , fugiu e desapareceu no mundo.......

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de deysonthome
Bem.....: O pessoal do Mozilla sabe das coisas e devem estar escudados para aceitar a 'AJUDA'....Uma coisa é certa..a M$ não vai querer perder a supremacia na questão navegador. Ou será que eles vão querer que o firefox supere o IE...?
A lógica sugere que, se eles tentaram copiar o Firefox na criação do IE7 e não tiveram o sucesso esperado....estão tentando obter ajuda para concluir o IE7, pois para fazer a compatibilização eles terão que saber a fundo do FireFox. E o fruto dessa investigação fornecerá dados que favorecerão a conclusão o Internet "FF" Explorer 7, de modo que tanto um como o outro sejam a mesma coisa, sendo que um já virá no sistema e o outro terá que ser baixado...
Ou será que alguém duvida que existe um plano por traz disso tudo....será que depois de tudo alguém acredita que a M$ que só visa lucros vai auxiliar se principal concorrente :?
Não vamos exagerar também. A m$ Nunca...NUNCA...vai deixar de ser o que sempre foi.....Mas vamos esperar....
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de popolony2k
IE7 alguém ouviu falar ?: Sobre o IE7, alguém ouviu algum estardalhaço sobre o mesmo ????

Pois é, o marketing da M$ ou já não é o mesmo, ou esse produto já está tão desmoralizado que a midia e os usuários nem dão bola mais pra ele.

E como reviver uma estrela em decadência ?? Geralmente colocam o carinha que está bombando junto com ele pra alavancar o velho.

Pois é. É isso que está acontecendo. Já assistiram Zoolander ?

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de vmedina
Leia de novo. De novo. Mais uma vez. Agora foi?: Se quiser eu desenho. :P

Eu perguntei se o nosso representante da MS de plantão poderia dar uma informação sobre a existência ou não, como diria cae do pelô, de um acordo para não revelarem o que aprenderem para melhorar a integração do FF com o Vista.

Longe de mim achar, seriamente, que a MS iria fazer algo assim.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Dm7
www.ie7.com (!!): www.ie7.com (!!)
Comentário de brandizzi
Tome um chá: Ê, estresse... Vai dizer que no contexto da mensagem do CWagner meu comentário não tem sentido? :)

Ademais, quanto à pergunta... hmm... boa :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Gustavo Bittencourt
Outra teoria: Hoje, o Windows é a plataforma que melhor roda o FFx. Acho que a Microsoft deseja manter essa situação, afinal, 10% do mercado de navegadores (e crescendo) não podem ser ignorados.
Comentário de nemesis
xaml: "vão aproveitar os recursos do XUL do Mozilla para implementar algo parecido para Windows"

na verdade, eles já copiaram o XUL com o nome de XAML. deve rodar bem com a cópia deles de java.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004