Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft convida projetos Firefox e Thunderbird para trabalhar em conjunto para garantir que estes projetos rodem bem no Vista

“O diretor do laboratório de Open Source da Microsoft, Sam Ramji, publicou um convite na Usenet, oferecendo ajuda para a Fundação Mozilla. O convite é para os desenvolvedores do navegador de código aberto Firefox e do software de e-mail Thunderbird e inclui uma visita ao laboratório de código aberto da Microsoft, nos Estados Unidos, em dezembro. Ramji acredita que essa aproximação com os desenvolvedores da Fundação Mozilla ajudará ao Firefox a rodar melhor no Windows Vista, próxima versão do sistema operacional da empresa. Até agora, a Fundação Mozilla não se pronunciou se aceita o convite da Microsoft. ”


Veja o texto completo em IDG Now! - Microsoft oferece ajuda para que Firefox rode no Windows Vista.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de romano
Este mundo está mudado. :): Este mundo está mudado. :)
Comentário de Elessar
Será que o MS irá: Será que o MS irá "convidar" aquele desenvolvedorzinho de fundo de quintal para certificar-se de que o sistema feito por ele irá funcionar corretamente ?

Achei estranha essa atitude.. Simplesmente não vejo motivo para não desconfiar de que eles têm algum outro motivo por detrás desse convite. Afinal de contas, Firefox e Thunderbird são "simples" browsers e leitores de mail.

Será projetos livres mais complexos e que rodam em Windows como Firebird, Apache e MySQL receberão o mesmo convite ?

Sei não heim..
Comentário de vmedina
Será?: Estou cético sobre essa "iniciativa" da Microsoft. Afinal, até agora só tenho lido um monte de blá blá blá.

Quem sabe o pessoal da MS dê uma olhadinha aqui, e exponha uma opinião de quem está por dentro disso.

Mas até ver resultados reais, continuo muito desconfiado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
Alguém tem lembrado de ler: Alguém tem lembrado de ler A Arte da Guerra ultimamente.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de bagatelo
Preocupados: Eles devem estar preocupados. Devem achar que muita gente entre usar o Vista com péssimo funcionamento do Firefox e ThunderBird e usar XP com bom funcionamento dos dois, prefiram ficar com o XP, ou quem sabe mudar para MAC ou Pinguim
Comentário de marcelomartins
Como diz o ditado: Mantenha os amigos pertos
E os inimigos mais pertos ainda
Comentário de nemesis
cheira à ameaça: "Ou vocês aceitam nossas mudanças e rodam, ou não rodam"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de doutor.zero
Enquanto os desenvolvedores: Enquanto os desenvolvedores da Mozilla sem preocupam tanto em suportar um OS que ainda não foi nem lançado e, quando for, vai demorar anos para se tornar o padrão, nós usuários de Linux e defensores de softwares de código aberto (o que o Firefox parece cada ver mais não ser) não temos ainda uma versão em QT (ou uma que pelo menos não use aqueles diálogo horrendos do Gnome), um instalador que instale o aplicativo onde quisermos e registre-o como padrão (não para mim, mas para usuários iniciantes não precisarem fazer tudo no braço) e nem sequer um tema feito especificamente para nós (vide o novo tema feioso e sem cor do Firefox 2.0).

Infelizmente agora, que os caras estão começando a ganhar uma boa grana, o mais importante é estar do lado do Rei.
Comentário de KamiKazeNH
E não?: Eu tive a vaga impressão de que estava rodando com suporte a QT no meu Gentoo...

Em tempo: detesto o Gnome. Uso o Fluxbox

:wq!

Fabio 'KamiKazeNH' Jr.

Comentário de brandizzi
Hmmm...: Olha, cada um tem sua opinião, mas você já fez alguma coisa para reverter isto? Pelo menos já submeteu um bug report?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Dm7
O poder de uma declaração: O poder de uma declaração na mídia é esse: melhora a imagem da Microsoft, num primeiro momento. E no momento, é só isso que a Microsof quiz fazer: marketing!
Comentário de hamacker
A Microsoft deve tá: A Microsoft deve tá querendo saber como se coloca o Gecko no IE7.
Deve ser isso. :)
Comentário de fcima
Do que se trata isso: Ao que eu saiba seria fazer com o Firefox o que a Microsoft sempre fez com os principais softwares que rodam no Windows: assegurar que eles vão continuar a rodar bem na próxima versão do sistema operacional. Isso inclui dedicar um laboratório em Redmond para testar a aplicação, suporte 1:1 com os desenvolvedores do SO, canal aberto para reportar e corrigir bugs, etc. Essa já era uma rotina com produtos da Adobe, IBM, Autodesk, etc. e agora também para as aplicações open source.

Agora, isso pode ser uma oportunidade para ir além de só "rodar direito", e usar novos recursos que estão no Vista, como o mandatory integrity control, desktop search, infocard, etc.

- Fernando Cima
Comentário de Dm7
Tecnicamente, o que impede a: Tecnicamente, o que impede a Microsoft de comprar a Mozilla Corp? Ah, quer saber? Acho que vou mudar para o ie7, mesmo! www.ie7.com
Comentário de vmedina
Mesmo com os principais concorrentes?:
Firefox o que a Microsoft sempre fez com os principais softwares que rodam no Windows


Mesmo que eles sejam um dos principais concorrentes de um dos componentes do Windows?

Podemos esperar o mesmo para o Open/BROffice?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Dm7
É que a Microsoft agora: É que a Microsoft agora convida... talvez não quis esperar ser convidada!
Comentário de popolony2k
Um dia do caçador outro da caça, outro do caçador, .....: Um dia a Mozilla já teve 95% do mercado de browsers, veio a M$ e conquistou esse mercado, agora a Mozilla volta e começa a abocanhar de novo....como a caça já está maltratada pela batalha pede água.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Vista...nem a prazo.: Hoje em dia software começa a virar religião e como evitar que os fundamentalistas passem a nem querer ouvir nosso nome ???

Aproximação.

Não acredito que a M$ queira mais briga, ela já está ferida e perdendo sangue se continuar apanhando uma hora morre.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de pilgerowski
Se não é GPL porque não?: Tomo a liberdade de reproduzir um post que coloquei sobre o assunto no meu blog. Dei uma adaptada aqui para o PontoBR, e peço desculpas pelo mesmo ter ficado um pouco grande...
Navegando no Vista

Imagine a seguinte situação: você tem um empresa de software que desenvolve uma série de programas e, um dia, se sentindo ameaçada em seu negócio, resolve criar uma versão gratuíta de um software concorrente, que era um shareware (ou seja: você baixava de graça, usava por um tempo e se fosse usar de forma comercial você tinha que pagar por ele). A estratégia dá tão certo que simplesmente mata a concorrente, de forma que você passa a dominar o mercado. Contudo, você agora tem um pepino na mão: manter atualizado um software na qual você não ganha dinheiro de forma direta. Pior: como você teve que integrar o software aos sistemas que você vende, criando uma relação de dependência, é fácil o erro que há em um se refletir em outro, diminuindo a segurança dos produtos como um todo, o que acaba fazendo com que a imagem da sua empresa fique arranhada. Tão arranhada que usuários passam a usar outros softwares no lugar do seu, pois, mesmo não sendo tão fáceis de usar e/ou rápidos, são mais seguros, seja porque tem menos gente explorando falhas, seja porque são construídos de forma melhor. E dentre estes softwares alternativos está justamente o seu antigo concorrente, aquele que você tirou do mercado, que agora está com o código fonte aberto e a cada dia que passa conquista mais e mais usuários. E aí, o que você faz? Vale a pena investir em continuar desenvolvendo o seu produto, justo ele que é responsável por grande parte das críticas à sua empresa, ou será que faz mais sentido adotar o antigo concorrente, já que tendo ele o código liberado sob uma licensa que permite que se desenvolva um produto fechado é possível se criar uma edição customizada e, porque não?, fechada se assim se desejar? E aí, o que você faria?

Pois é, é fácil perceber que a empresa em questão não é a sua, mas sim a Microsoft, e estamos falando do IE, do Netscape, do Linux e do Firefox. E a resposta da pergunta pode estar nesse email que a Microsoft mandou para o grupo Mozilla. Sim, eu sei: não está ali no email “queremos adotar seu produto no Vista”. Possivelmente vai ser discutido o que a Microsoft pode fazer para que os usuários do Vista tenham “uma melhor experiência” no que se refere ao uso do Firefox e uma melhor integração entre o Outlock e o Thunderbird. De qualquer maneira eu não deixaria de lado a hipótese da Microsoft um dia se juntar no desenvolvimento do Firefox, visto que o IE é um produto que representa gastos sem retorno. Vale lembrar que a Microsoft já usou partes do código da pilha TCP/IP do FreeBSD no Windows NT, que o Hotmail ainda roda sobre FreeBSD e que para a Microsoft a licença GPL é que é um vírus, não a BSD. Assim sendo, não é de se estranhar que daqui a alguns anos tenhamos uma raposinha dando voltinhas ao redor de um e.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de Sem nome
Firefox com APIs do Windows, vai rodar com WINE no Linux: Firefox com APIs do Windows, vai rodar com WINE no Linux
Comentário de Morvan
Há Coisas a Comemorar,: ... malgrado se esteja falando daquela empresa que chegou onde chegou dando pernada ou, quando não podia vencer, comprando os concorrentes: ela, a Microsoft, convidou dois programas que se conseguiram impor! Que pode haver algo de mal alguroso não se duvidar pode, mas, como se disse, não deixa de ser um reconhecimento da pujança destes dois aplicativos.
Abraços,

Morvan
Comentário de Lagartauro
Qual a diferença???: Qual a diferença de uma cobra com veneno e outra sem?
Nenhuma! Cobra é sempre cobra...

Comentário de Henrique Poyatos
Tá!! Essa boa vontade toda: Tá!! Essa boa vontade toda é suspeita, Cadê a pegadinha ? :P Entrelinhas?
Comentário de manoel_lobo
Efeito tabaco.: É como o fumante, pratica o vício durante anos, mas não morre de imediato (é uma pena).

Nada da/para com a M$ cheira bem (a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume).

Quem sabe não pretendem substituir o IE/Outlook pelo Firefox/Thunderbird, tornando-os padrões no Windows e acrescentendo plugins proprietários nos mesmos ?

Em outras palavras, os "otários" da fundação Mozilla produzem os softwares, e a M$ introduz componentes proprietários, com a finalidade de manter a amarração no seu SO de brinquedo (por fora bela viola, por dentro pão bolorento).

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de deysonthome
Cinismo.....: Isso não é de se estranhar, se formos ao superdownloads poderemos ver qua a aceitação do publico de lá está na casa dos 41% - http://superdownloads.uol.com.br/download/i39104.html - para o Novo ...rsrsrs ...Internet Explorer....que tentou copiar as mesmas fucionalidades do FireFox .....mas pelo Visto..não funcionou como esperavam....(desenvolvimento em modelo proprietário
está indo por água abaixo)....
Acredito que a M$oft, não esteja querendo ajudar ao FireFox, por dois motivos simples: 1- O firefox é melhor que o IE....2- Pelo que me consta, o FireFox não está precisando de ajuda, muito menos da super honesta Micro$$oft...
Então, é obvio que a M$ queria conversar com o pessoal da Fundação Mozilla e ofere$$er, uma proposta básica para que se salve da catastrofe à VISTA....E como eles são mmmuuiitttoo humildes, usam a dialética apresentando publicamente que estão oferecendo ajuda, quando na realidade, estão pedindo socorro desesperadamente, a fama da dupla IE e Outlook não é lá essas coisas....mas o medo é que eles estejam usando a tradicional técnica "aproximar - adotar - destruir". Será que se esqueçeram do que a M$ fez com o Netscape ? O trunfo da M$ é o Navegador para contagem de acessos e manter a imagem de poderosa da WEB. O Firefox é ameaça e não parceiro....e lembrando como citaram anteriormente o livro a arte da guerra ...SUN TZU " Tornar-se amigo do inimigo é o melhor caminho para destruí-lo ". E Sun Tzu é febre entre empresários americanos.
Essa é a M$oft que conheço, nunca muda o Modus Operandi e ninguém aprende, espero que o pessoal do Mozilla lembrem-se de que o Mozilla ascendeu com a queda do Netscape vitimado pela M$oft e entenda que existe uma estranha relação nisso tudo. Tomara que eles recusem e a M$ quebre a cara de vez ......
Só para refrescar a memória dos antigos e alertar aos novos .... leiam
http://www.techforce.com.br/index.php/news/layout/set/print/linux_blog/revelando_a_verdade
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Dm7
Como a fatia de mercado do: Como a fatia de mercado do Firefox já é expressiva (cerca de 15% nos Estados Unidos), e como o Vista vem sofrendo sucessivos atrasos, é como você diz, não estão pedindo ajuda, mas socorro desesperadamente... em parte deve ser isso,
Comentário de deysonthome
Me engana que eu gosto........: "Ao que eu saiba seria fazer com o Firefox o que a Microsoft sempre fez com os principais softwares que rodam no Windows: assegurar que eles vão continuar a rodar bem na próxima versão do sistema operacional "

" Desktop search " ....temos o do Google ...esqueçeu ?

Além disso, o Google é parceiro FireFox.....e concorrente da sua M$

Está querendo ajudar..será ?
Em plena " Guerra dos Browsers 2 " http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_browsers

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de nemesis
valeu, fcima!: "ir além de só 'rodar direito', e usar novos recursos que estão no Vista, como o mandatory integrity control, desktop search, infocard"

valeu por esclarecer o que a M$ realmente quer com o FF: aplicar sua famosa tática "embrace and extend (and extinguish)". Enfim, amarrar o FF à sua plataforma e assim ter mais um software de sucesso, ao menos até que seu IE7 esteja pronto.

Se a M$ quiser reportar bugs, é só usar o bugzilla do projeto. Se quiser enviar patches não-maliciosos, ótimo também.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de gatompachi
Já sabemos o que o nemesis pensa...: Resta torcer para que o pessoal do Firefox e do Thunderbird sejam menos maniqueístas e vejam neste convite uma oportunidade para expandir a base de usuários destes aplicativos livres!

Pena que a Fundação Mozilla não tem seu próprio laboratório de compatibilidade, para retribuir o convite!

Felizmente a resposta definitiva vai vir de quem tem competência para tomar esta decisão...
Comentário de nemesis
"vejam neste convite uma: "vejam neste convite uma oportunidade para expandir a base de usuários"

Expandir a base de usuários é fácil: basta realmente concentrar os esforços na versão Windows, com muitos mais usuários, ignorar o conceito de uma genuína aplicação multiplataforma e se atrelar a recursos específicos do Vista e ainda, se sobrar tempo, jogar padrões web no lixo e adotar o padrão "de facto": IE. Poderiam aproveitar e trocar a lagartixa pelo tridente demoníaco mesmo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de deysonthome
Isso aqui ilustra...: Será que é o FireFox que precisa de ajuda?

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082006/23082006-8.shl


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Douglas Augusto
De fazer inveja aos xiitas:
Isso não é de se estranhar, se formos ao superdownloads poderemos ver qua a aceitação do publico de lá está na casa dos 41% - http://superdownloads.uol.com.br/download/i39104.html - para o Novo ...rsrsrs ...Internet Explorer


Divertido foi um dos comentários:

100% recomendado: Os contrários que me desculpem, mas não é a toa que a Microsoft é o que é, a maior e melhor. Seu dono o mais ricos do mundo! O IE está em 95% de todos os PCs do Mundo! Simplesmente é o melhor (Delssi)


--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de fcima
Sim, e o Firefox nem seria o primeiro:

Mesmo que eles sejam um dos principais concorrentes de um dos componentes do Windows?

Sim, e o Firefox nem seria o primeiro: o time do Opera esteve semana passada na Microsoft (http://my.opera.com/dstorey/blog e http://my.opera.com/mitchman2/blog). O que importa é que o Firefox é uma das aplicações mais usadas no Windows e a Microsoft não quer que seja um problema para os clientes se atualizarem para o Vista.


Podemos esperar o mesmo para o Open/BROffice?

Não vejo porque não, mas não tenho como te responder com certeza.
Comentário de bebeto_maya
Que tal...: __É nessas horas que a comunidade deveria aceitar uma negociação: O que a Microsoft tem a oferecer ao Software Livre...

__Que tal melhorarem a compatibilidade com os padrões do mercado, o w3c, que tal insistirem para que webdesigners sigam esses padrões...Que tal abolir ActiveX...etc...etc...Que tal colocar o Firefox como segunda opção já instalada no próprio Windows.

__Se juntar a Microsoft para fazer o Firefox rodar melhor ajuda, mas é pouco.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004