Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Webinsider reacende a questão: Computador Para Todos incentiva a pirataria?

“Trecho:


Na semana passada fiquei muito contente com uma notícia. A empregada lá de casa adquiriu um computador para seus filhos. É uma evolução, para ela que trabalha em quatro residências diferentes na semana, sai de manhã e volta somente à noite e não tem tempo para acompanhar a vida escolar dos três filhos.

O equipamento foi comprado financiado em várias parcelas pequenas que ela tem condições de honrar. De imediato ela veio me perguntar se era uma boa máquina. Informei a ela que na medida do possível sim, pois é um equipamento de custo baixo que reúne apenas o essencial para o funcionamento de um computador.

Mas o que me deixou mais curioso foi saber que os computadores deste projeto não podem utilizar sistema operacional que não seja software livre, o que ajuda a manter os custos baixos. Então questionei a ela como ela e seus filhos estavam se adaptando ao Linux.

Imediatamente ela me respondeu que sequer utilizou o Linux, porque o achava muito complexo e por ter uma “carinha muito feia”. Foi então que perguntei como fez para trocar o Linux e qual sistema ela estava utilizando.

Neste momento a minha decepção: ela me disse que gastou R$ 75,00 para um técnico instalar todos os softwares que ela precisava, começando pelo Windows XP, Office 2003, anti-vírus, anti-spyware e firewall pessoal.

Tudo aquilo que ela já tinha na máquina em software livre e legalizado foi transformado por R$ 75,00 em um punhado de softwares piratas. O pior é que o “profissional” que a atendeu ainda afirmou que ela poderia ficar tranqüila, pois o valor pago eram os custos de licenciamento dos softwares.


Ao ver essa matéria fiquei intrigado e dois pontos me chamaram a atenção (inclusive já foram mencionados por aqui):

1- '(...) Será que a pessoa ou o lobby que estipulou que o Computador Para Todos deveria vir unicamente com software livre pensou que as pessoas que hoje estão adquirindo estes equipamentos têm condições de utilizar um sistema Linux.

Não teríamos outras maneiras mais fáceis de incentivar o software livre no Brasil? Por exemplo: Existem cursos gratuitos de Linux para as pessoas que possuem menor renda? Será que as pessoas que não têm condições de comprar um computador sem o incentivo fiscal do governo terão condições de pagar por um treinamento Linux?(...)'

2 - '(...) O Linux deverá obter seu espaço com melhor desempenho do software, com recursos originais, com sistemas que o usuário se sinta atraído a utilizá-lo e com a compatibilidade com o hardware e outros softwares existentes.'

Como sabemos, o Software Livre nunca dependeu de governo para existir e propagar, mas talvez o programa 'Computador Para Todos' possa passar para os usuários comuns uma imagem errada sobre o Linux. Não será a nossa hora de agir e incentivar o uso de Software Livre?”


A nota foi enviada por .faso (fasoΘmundesign·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Eu discordo da última pergunta destacada pelo faso - sempre é hora de agirmos para incentivar o uso de software livre, e muita gente já está agindo de forma organizada neste sentido (recomendo especialmente que os interessados inscrevam-se como voluntários no Suporte Livre). Se alguém acha que algo precisa ser feito, mas está esperando por algum convite especial, corre o risco de deixar o bonde passar ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Grobsch
A lei trouxe mais benifícios que mazelas...: O governo principiou a fazer a parte dele, é o exemplo das cotas para negros, o bolsa família, e qualquer ação social, se o usuário troca o sistema a culpa do governo é parcial, apenas no que tange ao combate a pirataria, se o usuário recebe o bolsa família e compra cachaça, a culpa do governo é parcial. Cabe a sociedade aprender por conta própria com seus erros, e cabe quem desenvolve melhorar o sistema. A lei trouxe mais benifícios que mazelas.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Partindo-se do princípio: Partindo-se do princípio que você tenha uma máquina bem configurada, existe apenas um único pré requisito para o uso bem sucedido do Linux: Documentação para o usuário leigo.
Uma série de receitas de bolo: Como mandar email, como navegar na Internet, como escutar música, como atualizar o sistema, como instalar novos programas, etc.
Esta documentação deveria acompanhar o micro. Deveria ser obrigatória e fazer parte das condições para afiliar-se ao computador para todos.

Tenho observado várias situações em relação ao Computador para todos:
* O usuário quer usar o CD da promoção de um provedor que ele recebeu pelo correio. Diz que tenta instalar e não funciona.
* Existe um "terrorismo" contra o Linux, que começa com os próprios vendedores e passa pelos amigos e parentes que "entendem de computador". Tudo isso causado pela ignorância.
* Não existe o suporte para o usuário do Computador para todos.
* O usuário que tem mais dificuldades é o que acha que entende de computador. É acostumado a instalar os cd's de banca de revista e fica completamente perdido quando muda a cor da grama.

Desde que exista o suporte, não há empecilho algum. Posso citar vários casos de usuários realmente leigos que usam o Linux tranquilamente e o preferem ao windows.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de eje del mal
Garantia: Alguém deveria dizer para os consumidores que, ao fazer isso, estão perdendo a garantia de seus equipamentos...
Comentário de ufa
Há suporte: As empresas cadastradas no Computador para Todos são obrigadas a dar suporte.
O usuário que tirar o GNU/Linux da máquina e colocar coisas piratas vai ter dor de cabeça mais tarde, além de perder a garantia de suporte. É um mau negócio fazer isso.


Comentário de popolony2k
E que empregada: "Na semana passada fiquei muito contente com uma notícia. A empregada lá de casa adquiriu um computador para seus filhos."

A julgar pela foto, que empregada ........

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Fabiano Franz
Também tenho tido contato: Também tenho tido contato com algumas pessoas, a quem pode-se considerar "usuário comum" de computador: utiliza pacote Office e e-mails no trabalho, etc, e que adquiriram o Computador para Todos. Existiram, na minha opinião, alguns erros técnicos e até estratégicos na definição da distribuição ou da configuração desta. Por exemplo, percebi em uma das máquinas que vi que o drive de CD não ejeta pelo botão, sendo necessário desmontar. Isso é um contra-senso considerando um usuário Windows acostumado a pressionar o botão e tirar o CD. Outro detalhe é que o modem não vem corretamente configurado, e para a esmagadora maioria de usuários desse PC o acesso à internet se dará de forma discada, com provedor gratuito. Pequenos detalhes mas que, para um usuário leigo, não são de fácil solução. No final das contas, acaba contratando um desses pseudo-técnicos e "resolvendo" o problema, desistindo de seu sistema operacional que "não funciona". Perde-se aí a oportunidade de conquistar usuários para o Linux, com uma distro bem polida e configurada.
Comentário de xultz
Onde você viu foto?: Onde você viu foto?
Comentário de xultz
Se o computador para todos: Se o computador para todos não vier com Windows, MS Office, Anti virus, Anti spyware, Anti qualquer-outra-coisa instalada (e o custo na estratosfera) o programa continuaria sendo acusado de incentivar a pirataria.
Partindo desse princípio, a melhor maneira de combater a pirataria é impedir que as pessoas comprem computadores...
Comentário de Cold Fusion
O que interessa é vender...: O grande problema é que, a empresa que está vendendo o PC, NÃO QUER que o linux seja usado, aliás, parece até que a idéia é colocar um linux com pequenos problemas, mas que são o suficiente pra torrar o saco do comprador e forçá-lo a ir num "ténicu" trocar pelo windows.
Dessa forma a garantia se perde e não precisam dar suporte ao linux (bom para todos, menos pro comprador).

Conclusão: Na visão das empresas, o linux é uma ótima "muleta" pra poder vender PCs com o windows pirata "pós instalado".
Comentário de Alessandro
Realmente: Realmente isto tem acontecido em quase 100% das vendas desses computadores populares, sei disso porque trabalho no ramo de vendas de Móveis e Eletro e todos os vendedores das lojas (Magazine Luiza, Ponto Frio, Colombo,...) já dão o nome do “técnico” para fazer esta instalação, mudança de Linux para o Windows, o consumidor tem 2 opções na compra um micro mais caro com o Windows ou o mesmo Hardware mais barato com o Linux, que vai ser trocado pelo Windows Pirata.

Quanto a garantia o “técnico” fala para o usuário que quando estragar ele leve o equipamento para o mesmo, para que ele restaure o Linux no computador (vem um Cd com uma imagem para a restauração) e depois sim vai para a garantia.

Ou seja, o usuário final já sai da loja e nem liga o computador, esperando o “técnico” ir la e instalar o Windows.

O problema já esta na venda... E como não existe cursos, e nem suporte barato para o Linux, além dos amigos e colegas só usarem Windows o usuário acaba trocando o sistema e nem testando o Linux.

Comentário de Cold Fusion
Errei...: Onde eu disse:
"Dessa forma a garantia se perde e não precisam dar suporte ao linux (bom para todos, menos pro comprador)."

Quiz dizer:

"Dessa forma a garantia se perde e não precisam dar suporte ao linux (bom para todos, menos PRA IMAGEM DO LINUX!!!)."
Comentário de popolony2k
Olha no início da notícia !: Dá uma olhada no inicio da notícia que vc vai ver a foto da empregada do cara!

Tá brincando de pirata !

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de yamane
Isso é comum: Surgiu um mercado paralelo ao "Computador para Todos".

Esse mercado é o de "Instalação do softwares Microsoft".

Ao comprar o computador o vendedor já alerta:
- Isso aqui tem o Linux instalado, mas eu posso instalar para você o Windows, que é muito melhor.

Foi assim que a quase totalidade do pessoal que comprou o "Computador para Todos" me relatou.

Veja pelo lado do Governo:
- Eles usaram o Linux porque é gratuito, nada mais do que isso.
- Eles fizeram os instaladores de softwares piratas ganharem dinheiro.
Dois grupos da sociedade ficaram felizes simultâneamente.

Mataram dois coelhos com apenas uma cajadada (sei lá como se escreve isso)!

Por acaso vocês acham que o Governo está preocupado com a pirataria, sendo que ela é responsável pelo sustento de várias famílias?

- O pessoal que compra o computador fica feliz, pois pagam um bom preço por ele.
- O pessoal que instala os softwares piratas ficam felizes, pois ganham um dinheirinho com isso.
- A Microsoft fica feliz, pois ela demonstra a sua superioridade (Sim, ela é superior para o público leigo e não está nem aí para a pirataria no ambiente doméstico).

Um abraço,
Renato


Comentário de Ricardo Alvares
engraçado o autor deste Post: Quem foi que fez uma chamada ironizando o Computador para todos durante algumas semanas, onde até bolinho e velas foram lembrados ao tempo em que o mesmo teve dual-boot ?

Oras caro Brain, ta na cara que certas opiniões suas nem sempre são as serem apoiadas !

Como uma pessoa que compra um computador para todos, que na maioria nunca viu linux, ou não está habituado a usar software livre irá continuar a usar Linux ?

A idéia de Dual-boot é tão ruim assim ? Senão vejamos:

- É melhor ter um dual-boot onde a pessoa pode usar o que ela já viu, ou ve através da maioria de conhecidos ou amigos, com uma opção para conhecer uma alternativa que pode agradá-la, até que ela se adapte melhor e até queira usar o OS alternativo, no caso o linux, ou é melhor ter só o linux e ela fazer o que a notícia acima retrata ?

A questão não deveria ser essa, pois é algo óbvio, a questão deveria ser sim se Dual Boot é bom ou ruim ?
Comentário de Renato
É verdade!: Pirataria parece mesmo ser coisa deste governo que instalou. Aliás, depois das farras promovidas por eles, até os piratas estão se reciclando.
Comentário de Manoel Pinho
Eu concordo em parte que: Eu concordo em parte que não é a melhor coisa a fazer para aumentar a popularidade do linux entre pessoas leigas, mas e qual seriam as outras alternativas ?

alternativa 1- Deixar que os micros saíssem com hds zerados, sem sistema operacional ?

Isso com certeza seria ainda pior para esses usuários, que nem teriam a oportunidade de testar o computador comprado sem recorrer a um desses "técnicos".

alternativa 2 - Todos os micros saindo com Windows XP Starter Edition ?

Aumentaria o custo em mais R$ 100, todos os outros softwares (M$ Office, etc) continuariam piratas do mesmo jeito, o usuário seria lesado porque o sistema é ridiculamente capado de propósito e só aprofundaria mais o monopólio com dinheiro público indireto (financiamento e subsídios).

alternativa 3 - Todos os micros saindo com Windows XP Home ou Professional ?

Aumentaria o custo em centenas de reais, alijando milhares de pessoas de ter o seu computador popular, todos os outros softwares (M$ Office, etc) continuariam piratas do mesmo jeito e só aprofundaria mais o monopólio com dinheiro público indireto (financiamento e subsídios).


Concordo que o governo está deixando o programa muito "solto" e não está dando cursos ou fazendo que os fabricantes criem cursos multimídia/manuais de uso do linux decentes para que o usuário leigo aprenda a usar.

Me lembro que quando comprei o meu primeiro micrinho CP-200 da Prológica ele vinha com um manual muito bom e que ensinava até a programar em BASIC ! Bons tempos em que quem comprava computadores não pensava só em jogar, usar "Úord" e ficar navegando na internet...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Scirious
Partindo-se do princípio: Partindo-se do princípio que você tenha uma máquina bem configurada, existe apenas um único pré requisito para o uso bem sucedido do Linux: Documentação para o usuário leigo.

Não falta documentação. Falta a não necessidade de documentação. Mesmo que tenha documentação o usuário não a lerá. Não quer ler. Nem mesmo as pessoas (eu incluído) que trabalham com informática topam ler documentação para coisas triviais como navegar na internet ou rodar um CD

Quando estamos usando um computador em casa o ideal é que ele funcione sem a leitura de documentação. Um computador em casa é para entretenimento e estudo de assuntos diversos, não para estudo de si mesmo.

Scirious.
Comentário de
dual boot: Eu nunca debati nem questionei se o dual boot é bom ou ruim, nem lembro de ter ironizado o programa Computador para Todos, que acho um grande avanço, ainda que os resultados precisem ser melhor avaliados (quando saírem os números do primeiro ano pode ser uma boa ocasião) antes de haver uma conclusão definitiva.

Para mim, vender micros com dual boot é melhor do que venderem micros só com Windows. E dual boot onde o Linux e os aplicativos livres venham bem configurados e com suporte pode ser melhor que uma máquina só com Linux, mas configurada porcamente, ou sem suporte adequado.

O meu bolo foi para marcar um mês sem reação ou comunicação oficial por parte das autoridades que afirmaram com veemência que o dual boot não era permitido pelas normas, mas apesar disto não impediram a comercialização de acontecer. Mas não precisei acender uma segunda vela, pois perto do segundo mês eles se acertaram.

Eu não sei como fazer com que as pessoas que nunca usaram o Linux continuem a usá-lo, mas suspeito que oferecer a eles um micro com a alternativa de software pirata não seja a solução. Procurei fazer a minha parte para complementar o suporte oficial (entre outras coisas, fundando o grupo SuporteLivre), e várias outras pessoas contribuíram de outras formas.

Mas acredito que a solução definitiva deve constar no planejamento realizado pelos proponentes do programa, e o papel que cabe à comunidade é apoiar e complementar. E estou sempre disposto a ajudar a divulgar estes esforços em prol dos novos usuários de código aberto que o Computador para Todos deve estar criando. Mas, pessoalmente, não conheço nenhum.
Comentário de marcosalex
Pirataria: Voces acham que se o Wine viesse instalado no Linux do Computador para Todos ajudaria? Eu acredito que sim, porque muitos dos programas que o usuário leigo costuma instalar, iria funcionar no Linux (ele nem sabe o que é emulado, e hoje em dia, pra maioria dos aplicativos a perda de performance não é tão grande).
Outra coisa, é um melhor treinamento dos vendedores, pra que eles possam mostrar as vantagens do SO quando for vender pro cliente. Esse treinamento deveria vir do fornecedor do SO para o fabricante, já que ele poderia se beneficiar posteriormente vendendo treinamento para os compradores.

Haskell developer
Comentário de Sulamita
Populismo: Claro...
O Brasil tinha um dos maiores indices de reprovação escolar. Simples, ninguem mais reprova, problema resolvido.
A população pobre não consegue entrar nas universidades. Simples, criamos cotas, problema resolvido.
A maioria da população vive na miséria. Cria-se a bolsa esmola, e problema resolvido.
O governo cria um programa para as pessoas usarem um sistema que não é mainstrem, e que mesmo entre os profissionais da área ouve-se reclamações. Se o cara que ganha uma bolsa esmola, concluiu os estudos pq nao se reprova mais e chegou a uma faculdade através das cotas, comprar um computador destes e trocar por windows, certamente a culpa é da sociedade... sim, pq a sociedade que elege este governo. Mas afinal, quem é que quer estudar mais?
Comentário de boi
Problema Insolúvel: Acho que esse problema da pirataria no Computador Para Todos não tem solução. O problema não está apena no Windows, pois as pessoas, além do Windows, querem também o MSOffice, o Photoshop, os antivírus da Symantec, O Nero, e por aí vai. E isso sem falar dos jogos. Se for contar o valor dos softwares que as pessoas querem ter no computador, vai dar alguns milhares de reais. Vender um computador com todos os softwares que as pessoas querem, portanto, ficaria inviável. Colocar alternativas baratas ou gratuitas, como os sistemas Linux e XPStarter, e aplicativos como OpenOffice, também não adianta, pois as pessoas substituem facilmente por um XP Professional e um MSOffice pirata.
O que me parece é que enquanto for possível ter os softwares mais populares no computador, pagando nada ou quase nada por isso, as pessoas vão continuar indo por esse caminho. Afinal, é como a gente ouve muito por aí, por que é que a pessoa vai "perder tempo" aprendendo a usar o Linux, o OpenOffice ou o Gimp, enquanto ela pode ter os softwares a que ela já está acostumada por cinco reais, ou menos?
Comentário de brandizzi
Eu sempre acreditei que: Eu sempre acreditei que computador com Linux para usuários despreparados era terceirização de pirataria de Windows; mesmo assim, torci para estar errado, mas parece que não.

A esperança da comunidade Linux sobre o projeto Computador para Todos é só uma instância do erro, já tradicional no Brasil, de acreditar que tudo se resolve por lei. Sinceramente, se vocês querem que usuários usem sistemas operacionais Linux, não acreditem que pôr o SO na frente deles é suficiente.

Se realmente vocês querem isto, dêem cursos voluntários, apresentem distros que *voces* testaram e aprovaram, dêem suporte; melhor ainda, se vocês realmente querem isto (e eu acredito que querem, como eu) abram empresas para dar cursos ou vender serviços baseados em Linux, dêem suporte a empresas, convença empresas a *pagarem* você para ensinar seus usuários a usar algo bom como Ubuntu ou SuSE. Tenham discernimento que muitas vezes sua distro ou suas aplicações preferidas não se adaptam à realidade dos leigos, mostrem que todos tem algo a ganhar com Linux, nem que seja um emprego. Se vocês jogarem no time dos livres, mostre a importância do software livre, mas sem exageros. Invistam em quem realmente vale a pena, e naõ na pessoa que não quer experimetar este "troço esquisito".

Sinceramente, o governo brasileiro é incompetente até para criar seus próprios padrões e vocês queriam que ele conseguisse fazer os usuários mudarem de SO?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de popolony2k
Populismo para manipulação das massas: Esse final de semana assisti um filme que pensei se tratar de mais um no estilo Holywoodiano, com bombas e herois no meio de explosões, efeitos especiais, etc e tal.

O filme é V de Vingança (V for Vendetta) e se trata de um filme altamente político e com diversas mensagens principalmente para países como o Brasil, Venezuela cheio de heróis populistas e partidos que querem se tornar únicos a qualquer custo, com manipulações do estilo que vemos no Brasil, como as que você citou acima.

Talvez seja um filme político demais, por isso não fez muito sucesso no Brasil e nem vai fazer.

Muito legal recomendo.

Foi meio off-topic, mas conscientização nunca é off-topic.

Abraço.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Entendo seu ponto de vista mas: Entendo seu ponto de vista mas estou falando de usuários *realmente* leigos.
Usuários que não sabem usar um mouse, e que precisam de instruções para ligar e desligar a máquina. A única mídia mais acessível para estes usuários é a escrita. E um manual *em papel* é fundamental para estes casos.

Nenhum usuário deste nível consegue sentar na frente de um computador e sair usando, independente do sistema operacional.

O que você propôs é o ideal, mas ainda muito distante, mesmo em termos de hardware.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de maiconfaria
só pra não ficar em branco: só pra não ficar em branco:

A maioria da popula?ão esvive na miséria, muitos estão morrendo de fome... Vamos pensar em que melhorias de longo prazo podem ser feitas! Mas as pessoas não vão morrer de fome?... Problema resolvido.

Quanto ao computador para todos!

Bom, vamos usar o cérebro( ao menos tentem) !
O governo deve dar incenticos fiscais indiretos pra MS usando o nosso dinheiro ???

Bom se vcs acham que sim ! discutam

Se não! acabou o papo!!

Desculpem a grosseria, mas a cada dia este canal esta atraindo mais e mais pessoas que querem fazer criticas politicas sem conhecimento !

Comentário de popolony2k
Critica política de qualidade ..............: "Desculpem a grosseria, mas a cada dia este canal esta atraindo mais e mais pessoas que querem fazer criticas politicas sem conhecimento !"

Sobre o comentário da Sulamita, achei bem interessante, construtivo, coerente e útil para o fórum pois expõe um fato ocorrido e sem a necessidade de entender através de "sinais".

Quanto ao meu post sobre o filme......Off-Topic. Only for fun.

Sobre o seu acima descrito, quais seus conhecimentos políticos que possam se sobressair aos demais desse fórum ? Se tiver algum conhecimento de causa "oculto"e que nós pobres mortais nào conhecemos, por favor aqui é o lugar para expor, uma vez que o povo brasileiro está faminto por política de qualidade.

Abraço

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Neto Mussauer
Olha que pra incentivar a: Olha que pra incentivar a pirataria com um monte de piratas dessas eu dou meu apoio ehehehehehehehehehe

Abraços

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de DINER
COMPUTADOR PARA TODOS INCENTIVA A PIRATARIA: Recentemente adquiri 4 Pc's do programa PC para Todos, por razões profissionais tirei o linux (por não saber usar e falta de tempo para aprender) e coloquei o de sempre (windows), mas voltando ao assunto em questão, notei que outras pessoas da minha clientela que compraram também, trocaram de OS por não saberem usá-lo, e trocaram por programas piratas.. E chego a mesma conclusão do referido artigo, falta é um Programa (governamental de preferência) que ensine estas pessoas a usarem Linux (software livre).
Comentário de Nadal
ERR... Nenhuma empresa é: ERR... Nenhuma empresa é obrigada a vender computadores que rodem linux.

Exige-se isso para que tenham acesso a financiamento governamental subsidiado...

Comentário de Fábio Alberti
Acho que esse papo vai até: Acho que esse papo vai até o momento que não será mais possível fazer cópia de qualquer software, pelo crescimento das tecnologias e dos rigores legais. Igual a criança quando tu tiras um brinquedo da mão para ela não fazer mais arte.
Para muitos, infelizmente (Para eles) e felizmente para nós pois são a mão de obra barata e alienada que está a nossa disposição, a lei do menor esforço prevalece e é isso mesmo, muitos sequer sabem ler ou escrever, passam os dias sentados na frente do PC vendo pornografia ou acessando orkut, não é crítica as pessoas pois elas fazem o que querem mas crítica ao Linux principalmente que não possui uma estrutura ambiental para esse tipo de usuário. E não adianta vir com Ubuntu, Suse, Kurumin... Qualquer mudança cultural em um povo requer um processo lento e consistente.
Comentário de nemesis
não brinca!: "Isso é um contra-senso considerando um usuário Windows acostumado a pressionar o botão e tirar o CD."

e a empregada do cara? é usuária Windows de longa data? o mais incrível é ela ter chamado a interface do Linux "carinha muito feia", sem nunca antes ter encostado a mão em um computador...

gente ignorante é facilmente manipulável...

mas dá pra entender: como é que os filhotes dela vão jogar toneladas de games ou assistir pornôs WMV?! Computador para Todos -- um exemplo de educação, cidadania e inclusão digital...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jchaves13
Concordo com a Sulamit,a mas...: ... se esse comentário tivesse sido feito por outra pessoa, já teria sido moderado, e recebido pedradas de todos os lados.
Afinal esse é o comentário mais herege que apareceu por aqui, onde se viu chamar de populista o "defensor dos frascos e comprimidos"...
Comentário de nemesis
gostaria de ver a M$ se: gostaria de ver a M$ se manifestar sobre o assunto ou ao menos tentar coibir a prática ilegal de pirataria de seu software que tanto lhe traz prejuízos... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
não é bem assim...: O problema não é apenas com as idéias, mas como são executadas e fiscalizadas.

O problema da reprovação escolar resolveu principalmente a questão da evasão, mas sua execução foi equivocada porque não foi seguida de um modelo de escola que permitisse que o aluno que estivesse defasado pudesse ter uma acompanhamento especial (desde aulas de reforço até melhor remuneração e incentivos aos professores para que fizessem isso). (Leia aqui uma outra opinião: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult508u312.shtml)

Não, não é a maioria da população que vive na miséria. São cerca de 30 milhões de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. São esses os clientes do bolsa-família. A implementação prevê que os filhos dessas famílias freqüentem a escola. Alguém fiscaliza? (Só para exemplificar: o Alasca, sim, o Alasca, tem um programa desse tipo para a população pobre. Sim, há pobres nos EUA).

As cotas não são para a população pobre e sim para os negros ou, para quem prefere, afro-americanos, enfim, os decendentes dos escravos. Esses realmente nunca foram incluídos pela sociedade. Quando foram libertados ao invés de serem incluídos e receberem salários a elite branca e com mentalidade tosca da época preferiu pagar salários a imigrantes brancos europeus. (Aqui o problema é muito mais complexo e eu não tenho uma opinião formada a favor ou contra. Já fui contra. E é bom lembrar que os EUA, apesar de uma história diferente da nossa também tem cotas.)

É preciso muito cuidado ao simplificar demais as coisas. Principalmente se você e sua família tiveram condições para não desejar ter tido nenhum programa desse tipo quando era criança.

Há erros, mas não são nas idéias ou nos programas e sim na execução.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de nemesis
babaca: vou parafrasear sua idéia idiota, levando em consideração o público a quem se destina o programa:

"Como uma pessoa que compra um computador pela primeira vez, que na maioria nunca viu Windows, ou não está habituado a usar software, irá continuar a usar Windows?"

o público a quem se destina o programa nunca viu um computador na vida, como atesta a empregada do cara. E ainda assim, é induzida a instalar o outro assim que sai da loja...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
Computadores mal configurados são assim mesmo...: Creio que existem casos de PCs tão mal configurados que caberia processo contra a empresa que vende.

Já li relatos de compra de computador que veio com modem SM-56 aquele que parou de funcionar desde o kernel 2.4

Eles vendem o computador com um ssitema instalado, não existe obrigação de ser com hardware compatível?

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de nemesis
falta?!?: "falta é um Programa (governamental de preferência) que ensine estas pessoas a usarem Linux (software livre)"

e se viesse com Windows e o cara está comprando um micro pela primeira vez? ele ia magicamente saber usar do zero?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Existem vendedores que: Existem vendedores que estão praticando terrorismo, convidando a pessoa a instalar a versao do windows pirata porque o linux é complicado. Ou seja, é próprio vendedor que fica assediando o cliente até que ele resolva trocar por windows.

O que é decepcionante é que algumas maquinas estao vindo com o Windows Favelado Edition com um monte de limitaçoes e lento pra caramba. É incrivel como um Windows favelado Edition ninguem reclama ou troca por pirata, mas um Linux caprichado com os drivers já pré-configurados e recheado de aplicativos livres tem gente discutindo "porque Linux ?"

Aquele favelado edition, uma mistura de portugues/ingles com o autobanner da microsoft em todos os aplicativos e filmes que executa, sem suporte a rede, limite de 3 janelas e lento pra chuchu demonstra como as pessoas são irracionais. Me lembra aquele programa do Silvio Santos onde a pessoa entrava na cabine a prova de som e tinha que responder "sim" ou "não" e todo mundo ficava indignado quando a pessoa trocava um carro 0K por uma chupeta usada, pois é, a situação agora é semelhante troca-se um Linux por favelado edition, a diferença é que quase ninguem se sente indignado.

Ô país de picaretas, quando não é nós mesmos nos roubando é uma multinacional.
Quando usamos softwares de gringo sem pagar nada é "pirataria" (e é), quando os gringos entram no brasil e roubam biodiversidade na amazonia e patenteiam lá fora é "pesquisa". País de *merda*, desculpa a indignação exagerada... pessoal.
Comentário de hamacker
Eles vendem o computador com: Eles vendem o computador com um ssitema instalado, não existe obrigação de ser com hardware compatível?

Boa pergunta.
Eu acho que "Sim", mas como ninguem fiscaliza e provavelmente ninguem reclama então a resposta prática é "Nao".
Comentário de leonardotsr
"E é bom lembrar que os: "E é bom lembrar que os EUA, apesar de uma história diferente da nossa também tem cotas."

É bom lembrar também que as universidades públicas americanas são uma porcaria. Yale, Harvard, todas pagas.

Aqui no Brasil, a situação se inverte na maioria dos casos: As escolas públicas tem mais qualidade que as particulares, que por sua vez não podem apertar muito o curso devido a qualidade geral dos alunos que possui.

No final das contas a cota nas públicas vai reduzir o nível do ensino, porque os alunos beneficiados não conseguirão acompanhar e a médio prazo algumas particulares poderão, assim, ocupar o nível de excelência das públicas, já que o bom aluno prefere pagar para ter um ensino de qualidade, igualzinho acontece nos EUA.

Dei aula em uma respeitável faculdade aqui em Minas. A estrutura é ótima, os professores bem titulados e muito cobrados e alguns alunos são realmente bons, só que não há seleção no vestibular. Por isso, os alunos bons tem que dividir a sala com analfabetos funcionais, o que prejudica todo o andamento do ensino.

PS: Esse comentário é geral, não quer dizer que não exista maus alunos nas públicas ou bons nas particulares.


Comentário de Nadal
Ocorre, meu caro, que a: Ocorre, meu caro, que a Microsoft é a principal beneficiada com a pirataria de software.

Alguns de seus produtos não seriam considerados "padrões" ou "defaults" pelo mercado se não fossem amplamente pirateados.

Aposto que pretendem fazer nada a respeito, exceto criar estúpidos mecanismos de proteção contra cópia e uso indevido (que apenas enchem o saco de seus consumidores), pois a pirataria aumenta o valor relativo de seus produtos e esmaga os produtos concorrentes, sem que eles tenham que se mexer.

Nadal
Comentário de bode
Incrível... Antigamente as: Incrível... Antigamente as pessoas se preocupavam em aprender informática. Liam textos sobre o assunto e aprendiam até a programar.
Qualquer criança sabia dar um load no joguinho que estava em fita k7 no seu MSX Expert, brincávamos de desenhar Yin Yang usando o basic, digitávamos linhas e linhas de um joguinho que vinha na revista e depois executávamos... as vezes modificavamos o código pra ver o que acontecia. Depois com o PC todo mundo teve que aprender comando de DOS, configurar placa de som, IRQs pros modems, discagem para jogar Duke Nukem.
Será possível que na medida em que a humanidade adquire conhecimento os brasileiros vão ficando mais burros? Será que para termos "os benefícios" da praticidade teremos que abrir mão da inteligência?
AVANÇAR, AVANÇAR, SIM, CONCORDA COM OS TERMOS DA VENDA DA SUA ALMA PRO DIABO? SIM, AVANÇAR, AVANÇAR, CONCLUIR.

Comentário de mgWanderson
Populismo: Nao misture as coisas. Voce sabia que negro so teve acesso a escola publica apartir de 1921?
Abolicao da escravatura: 13-05-1871 - voces estao livres. Fora de minha terra.
Escravos tinhas casa, renda,...? Pois e. A cota vem corrigir de imediato uma situacao urge. Por si so, nao resolve. Precisa de uma plano de medio e longo prazo.
E preciso ter algo de imediato, com plano firme para medio e longo prazo para os miseraveis, os pobre como eu e os medios.

Comentário de espardo
como eu disse...: ...esse assunto das cotas é muito, muito complexo. Há fatores históricos, econômicos e nuances que um não-especialista como eu não consegue vislumbrar completamente.

E é fato que as escolas públicas do ensino básico e médio são, em sua quase totalidade, sofríveis.

Já que você citou um exemplo pessoal, eu e meus irmãos estudamos em escolas públicas municipais, estaduais e federais. E, quando estava na UFMG, encontrei gente que lia e escrevia mal inclusive entre os formados em escolas particulares. Mas como você mesmo afirmou, há casos e casos.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Nadal
O computador deve vir com o: O computador deve vir com o SO e aplicativos instalados, configurados e funcionando, suportando todo o hardware vendido. Aplica-se, em sua totalidade, o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Nadal
Comentário de manoel_lobo
Linux-only machine!: Enquanto houver tecnicamente uma maneira de instalar outro sistema operacional que não seja o destinado (realmente destinado ou apenas por questões de custo ?) ao projeto, pode ficar certo que o usuário ou o "técnico" o fará.

Não adianta impor limites ou perda da garantia, também não adianta pirataria ser crime, uma vez que não há fiscalização (inviável por questões de custo).

Me veio a idéia de um BIOS ou hardware que só executasse Linux ou SOs livres, seja por algo referente à arquitetura (mantendo a compatibilidade com periféricos pra PC) ou algo referente ao MBR/PBR/Kernel.

Uma espécie de PRM (Pirate Restrictions Management), M$RM (M$ Restrictions Management) AHGS (Anti-Hegemony Gnu System - essa foi a melhor) - DRM do bem ?

Soando idiota ou não, tecnicamente iria impor limites, mas futuramente alguém tentaria hackear, e quem sabe futuras do Windows não teriam um "patch" para "compatibilizar" ?

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de pereiraps
É o Linux que incentiva a pirataria: Me perdoem, mas é o GNU/Linux que incentiva a pirataria.

Se esse sistema não fosse tão ruim, as pessoas não iriam pagar $$$ para mudarem para Windows.


Comentário de manoel_lobo
E precisa pagar pra mudar: E precisa pagar pra mudar pro Windows ?

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de Ricardo Alvares
não fala besteira jumento: Vc trabalha com o que ?

Eu trabalho com suporte e sei do que estou falando !!
Mesmo que uma pessoa nunca tenha mexido com informática, ela já viu ou mesmo ouviu alguém dizer que usa windows.Ah, meu vizinho tem windows, fui imprimir um currículo la no word, mas meu micro não tem word ? Deu para entender o que quis dizer ?

A pessoa compra o PC popular, chama os amigos, vizinhos e parentes para lhe ajudar, lógicamente por não saber nem conectar na net, e logo irá ouvir:

- Nossa, eu não conheço este sistema, ou então irá ouvir falar que o linux é ruim e díficil de usar, logo será aconselhada a usar o windows, ou você nasceu ontem, seu asno !!
Comentário de leo32
Claro: Precisa pagar o técnico para instalar o Windows.


Comentário de Lauro César
Mas foi isso que a ironia dele quiz dizer ;): Pelo menos, foi o que entendi ;)

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de glenio
Depois com o PC todo mundo: Depois com o PC todo mundo teve que aprender comando de DOS, configurar placa de som, IRQs pros modems, discagem para jogar Duke Nukem.
Eu passei por isso! :}
Comentário de backz
Remember... Remember...: Leiam o mito da caverna: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2002/11/a_alegoria_da_c.html

Daniel Koch
Comentário de backz
Alguns roteadores fazem: Alguns roteadores fazem checksum da imagem do kernel, impossibilitando o boot se o checksum do hardware não bater com a imagem no disco.

Isso será impossível se o Linux for lançado em GPL3.

Daniel Koch
Comentário de popolony2k
Pois é: "É duro ter de se readaptar à luz e voltar a enxergar as sombras, após ter podido vislumbrar a realidade. O olho não se acostuma como antes, e perde-se a graça em ficar olhando sombras na parede. Mas, infelizmente ainda estamos acorrentados..."

E não consigo ver em nosso ambiente político alguém que vá nos tirar das sombras.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Cold Fusion
O mesmo caminho do windows...: Vamos ter calma pessoal, o linux NÃO SERÁ adotado em desktop enquanto não passar pela empresa onde essas mesmas pessoas que vão comprar um PC trabalham.
Esse é o mesmo caminho que o windows tomou, pelo menos no Brasil, onde a maioria das pessoas só aprendeu a usar o PC (com windows), pq PRECISOU aprender pra usar no trabalho (ou até a própria empresa pagou o curso).
O linux terá o mesmo caminho, primeiro CRIAR a necessidade de aprender pra poder usar no serviço, pois sem essa "necessidade" NINGUÉM vai fazer força pra aprender.
Ou acontece o que falei acima, ou o linux dá um salto GIGANTE de usabilidade e toma de assalto os desktops, mas, isso depende de, num primeiro momento, COPIAR DISCARADAMENTE o ambiente gráfico e a forma de uso da M$, e expandir o uso do Wine (como já foi citado num post acima) e permite que, pelo menos os jogos e aplicativos mais procurados rodem bem no linux.
Comentário de vmedina
Estranho, eu achava que os piratas aumentavam a pirataria...: Mas deve ser somente uma dessas coisas idiotas que dizem por aí. Então a culpa deve ser desse computador baratinho que sempre esteve por aí! Miseráveis esses malditos computadores que pirateiam software tão logo botam seus discos rígidos para fora da loja! Malditos! :P

Sinceramente, é para levar a sério? Se tivesse com o WIndows Starter seria a mesma coisa, eles iam remover para meter o XPirata pois aí eles teriam um Sistema Operacional melhor.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Alberto Magno
O que mais me chamou a: O fato de usarem software livre, é sim fator decisivo na redução do preço para o consumidor final, tanto que já ví notebooks "de fábrica", com Windows XP e o Open Office no lugar do MS Office. Contudo, o que mais me chamou a atenção nesse artigo foi o fato da pessoa ter achado o Linux "complexo e com uma cara muito feia". Quanto a questão estética não devo opinar pois é pessoal, no mais quero dizer que sou usuário do Kurumin desde a versão 4.0 e nunca precisei fazer nada além de usá-lo, normalmente. Internet, Multimedia, Aplicações de Escritório, tudo funciona normalmente de forma intuitiva sem maiores complicações como ocorre no Windows.
Comentário de juliowernery
Inclusão Digital: Bom o importante é que pelo menos cada vez mas pessoas estão tendo acesso ao computador e isso já é um grande avanço, para muitos o Linux pode até parecer "coisa de pobre" e sendo que em grande parte do mercado ainda utiliza windows e geralmente essas pessoas estão interessadas em adquirir uma máquina para seu aprendizado, muitas preferem utilizar os softwares mais comuns e piratas, acho bom lembra q antes de pensarmos q o CPT esta incentivando a pirataria, antes de mais nada eles estão possibilitando o acesso de muitas pessoas a ter seu primeiro computador. Bom mas esta ai, vamos continuar nossa batalha e perceber como o Linux e o opensource em geral estão evoluindo cada vez mais e conquistar o ambiente desktop será quase que invevitável ;), bom e também forçar o uso do Linux não é a melhor solução, ele tem muitas vantagens e apartir delas poderemos conquistar o desktop...
Comentário de Marcelo Ulianov
Eu li a Graphic Novel: Eu li a Graphic Novel original, la pelos anos 80... Se o filme chegar perto...
Comentário de Marcelo Ulianov
vc esqueceu da web cam tb.: vc esqueceu da web cam tb. é pra isso que a molecada usa o computador.Não adianta vir com essa de inclusão digital, se as escolas são fracas, os professores mau preparados,o aluno não tem incentivo. O PC é apenas uma ferramenta, ele não é a solução para nada...
Comentário de Aurélio Marinho Jargas
O copo está meio cheio: Vejam pelo lado bom.

Antes não existia Computador Para Todos. Agora, além de popularizar o computador com o financiamento e parcelas acessíveis, o Linux está lá dentro!

É uma enorme conquista ter o sistema replicado e pré-instalado em milhares de máquinas pelo país todo. Quem imaginaria isso anos atrás?

Mesmo que 90% (duvido que seja tanto) instalem o Windows por cima, ainda sobra aquela parcela de curiosos, nerds embrionários, leigos, desavisados e durangos (que não querem/podem pagar os 75 pilas extras) que deixam como está.

É fato, o Linux está chegando a pessoas que de outra maneira nunca o conheceriam. É pouca gente comparada ao que "poderia" ser? É. E isso é ruim? Não. É melhor do que nada.

Olhando por outro lado ainda, o que importa é quantidade ou qualidade? Isso pode ser um bom filtro. Se o cara resolveu aprender esse "tal de Linux", já faz parte de um público acima da média, que pode trazer contribuições valiosas ao próprio Linux no futuro.

Eu acho esse esquema de PC popular uma ótima. Tosco, imperfeito, polêmico. Mas existe, não é demagogia. Ponto para o governo.
Comentário de Morlock
Você está quase completamente certa but...: A questão vai além desse governo, vem de antes, muito antes e tem um nome: escolha geopolítica e econômica de nossa elite.
Vejamos o exemplo de um outro país, o Japão já foi primário também, séculos de shogunato fizeram isso; até que no século XIX, uma nova elite, com interesses expansionistas, percebeu que um povo submisso era excelente, mas completamente ignorante não. Tivemos então a revolução Meiji, que "educou" o povo, para que o mesmo servisse (e de fato serviu) para as aventuras militares do império do sol nascente.
Não vou me alongar nisso, vejamos o nosso caso, a nossa elite optou por ser vassala de outras nações, foi de Portugal, Espanha, Inglaterra e hoje é vassala dos EUA. A vassalagem funciona da seguinte maneira: vocês (Brasil) são apenas um país agrário, e compram de nós tecnologia avançada..ponto. Em troca, nós garantimos que vocês (elite é claro) vão viver muito bem, poderão ver o Mickey Mouse, ver o can can em Paris, etc.
Mas é claro que isso tem um preço, me refiro a progressiva deterioração de múltiplos aspectos da sociedade brasileira, um deles é o que você muito bem citou: nosso ensino está morto, e isso vale em geral, não apenas para a massa ignara.
Eu vejo isso como uma escolha bisonha de nossa elite, com consequências trágicas, basta ver como é hoje o Rio de Janeiro com suas favelas e agora São Paulo com o PCC. Gostaria de ter uma bola de cristal para saber como vai acabar essa história...
Comentário de Patola
Mas qual a solução então?: Muitas soluções politicamente acertadas são populistas (são feitas só pra gerar votos). Mas são soluções assim mesmo, e funcionam.

Em alguns casos, concordo com você: algumas dessas soluções são apenas paliativos e não funcionam de fato.

Mas para o caso do computador popular, se você acha que a escolha de um sistema operacional mais barato (o GNU/Linux) com aplicativos livres não foi acertada, qual seria a solução então?

Para mim, esse argumento do texto - o Windows é majoritário - não é um argumento, visto que é Universal: pode ser usado em toda e qualquer ocasião em que o GNU/Linux seja implantado em massa. "Os usuários já estão acostumados e oferecem resistência" é igual a "não estamos dispostos a mudar nunca".

Veja ainda que existem diversas distribuições diferentes, com características de "amigabilidade" diferentes. Pode ter sido uma má escolha da distribuição também.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Patola
Reboot da discussão?: Eu não entendi o que tanta gente viu de relevante nessa discussão. É só porque é o WebInsider? Respeito a coluna e já vi muitos textos bons lá, mas não acho que esse seja um deles. Os mesmos argumentos que ele utiliza no texto já foram falados dezenas de vezes aqui no br-linux em discussões anteriores, assim como os contrapontos colocados a eles aqui. Além disso, ele analisa um caso particular próximo a ele e generaliza para todo o resto. Que tipo de argumentação é essa?

Quem acha que isso vai acontecer com perto de 100% dos usuários (como o Alessandro) vai continuar achando isso. Quem se ilude que isso é exceção também vai continuar achando. Há uma estimativa em outra notícia antiga do br-linux de que seria 75%.

O problema é outro, não é o GNU/Linux. É mais profundo. E tem reforços até de características positivas dos brasileiros, como ser gregários e querer agir como os conhecidos. O argumento para mim não é válido, por um motivo simples: ele não deixa espaço para alternativas. O problema não é dizer que o Windows é mais usado e as pessoas sempre vão tender a ir com o rebanho; é culpar a escolha do sistema operacional pela "pirataria"(*). Não é ter o GNU/Linux que incentiva a "pirataria", é não ter Windows. Confundimos o problema porque um é substituto do outro, mas no fundo é como dizer que o Autocad é culpado pela pirataria do MS-Word. O problema tem que ser tratado separadamente da escolha do sistema do Pingüim, justamente porque é, sim, um problema de outra esfera. É um problema de pirataria genérico no Brasil. Basta comparar com o que provavelmente aconteceria em outros países: as pessoas que quisessem (uma porcentagem menor) trocariam por Windows registrado e a "pirataria" seria pequena.

(*) - Lembrando que "pirataria" é uma palavra inadequada para se referir a violação de direitos autorais.

--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Soulinux
Aproveitando a situação.: Um dia desse, entrei numa loja de informatica em BH e perguntei ao vendedor se tinha o computador para todos. Era um representante da Insigne e me mostrou o modelo. De cara:
-Voce compra este micro e depois a instala o windows. Custa uns cinquetas reais.
So nao disse que teria que comprar mais um pente de memória para instalar o windows XP com um certo sofrimento.
Disse a ele.
- Sou usuario linux a muito tempo. Nao o deixei se prontificar para fazer o servico.
Tenho visto diversas reportagens sobre a diminuicao do mercado cinza que representava cera de 70% a 80% das vendas de informatica.
Por acaso estes micros vinham com windows original ou genuino? O que se faz com micro sem sistema operacional?
Um dia desse fui procurado porque alguem comprou um micro com selo computador para todos porem nao estava conseguindo instalar o windows. Motivo:
Nao conseguiram apagar as particoes linux pois deveriam estar utilizando disco de boot do win9x. E mole? O cara que iria instalar o windows disse que o linux danificou o hd.
E mole?
O lobby e forte.
Ja procurei em cinco grandes lojas de BH, por uma placa mae off bord, com pci express utilizando processador AMD.
Pasmem: Tentam sempre me empurrar processadores Intel onde tudo e mais caro: placa mae, processador, etc. E ate agora nao encontrei nas loja um placa mãe com este perfil para processadore AMD. Olha que eu levo alguns modelos anotados da Asus as lojas.
Basta ver os sites tecnicos, os testes de comparacao informando que a tres anos os processadores da AMD vem tendo obtendo melhores resultados que os da Intel.
As lojas de informaticas nao tem pessoal qualificado com conhecimento em hardware pois nao sabem te responder ou procurar no manual do produto qualquer informacao. So empurram produtos ao consumidor.
Tem muita gente do ruindows ganhando dinheiro facil em cima do desconhecimento da populacao. Muita gente como a empregada citada chegam a loja sem saber o que e um computador. Compram um micro do Governo e pagam mais uns 50 a 90,00 para instalarem o Ruindos.
Isso que e cortesia de vendedor!
E duro ouvir falar que a pirataria esta sendo estimulada pelo software livre!
O lobby!

Comentário de Pirataria
Pirataria: Um dia desse, entrei numa loja de informatica em BH e perguntei ao vendedor se tinha o computador para todos. Era um representante da Insigne e me mostrou o modelo. De cara:
-Você compra este micro e depois a instala o windows. Custa uns cinquetas reais.
So nao disse que teria que comprar mais um pente de memória para instalar o windows XP com um certo sofrimento.
Disse a ele.
- Sou usuário linux a muito tempo.
Tenho visto diversas reportagens sobre a diminuição do mercado cinza que representava cera de 70% a 80% das vendas de informática.
Por acaso estes micros vinham com windows original ou genuino? O que se faz com micro sem sistema operacional?
Um dia desse fui procurado porque alguem comprou um micro com selo computador para todos porem nao estava conseguindo instalar o windows. Motivo:
Nao conseguiram apagar as particoes linux pois deveriam estar utilizando disco de boot do win9x. E mole?
O lobby e forte.
Ja procurei em cinco grandes lojas de BH, por uma placa mae off bord, com pci express utilizando processador AMD.
Pasmem: Tentam sempre me empurrar processadores Intel onde tudo e mais caro: placa mae, processador, etc. E ate agora nao encontrei nas loja um placa mãe com este perfil para processadore AMD. Olha que eu tenho alguns modelos anotados da Asus e vou as lojas com eles.
Basta ver os sites tecnicos, os testes de comparacao informando que a tres anos os processadores da AMD vem tendo obtendo melhores resultados que os da Intel.
Tem muita gente do ruindows ganhando dinheiro facil em cima do desconhecimento da populacao. Muita gente como a empregada citada chegam a loja sem saber o que e um computador. Compram um micro do Governo e pagam mais uns 50 a 90,00 para instalarem o Ruindos como cortesia do vendedor.
E duro ouvir falar que a pirataria esta sendo estimulada pelo software livre!
O lobby!

Comentário de Dm7
Sabe quem é a "Elite"?: É quem controla os meios de comunicação neste país. Sabe por que a nossa lei só permite um limitado número de canais abertos de televisão? Porque até 1989 era somente o presidente "em pessoa" que poderia "dar" as concessões. E pra quem ele daria? Para os seus aliados políticos ou para seus inimigos, para que pudessem atacá-los? A lei brasileira não permite que um político seja dono de um canal de televisão, mas nada impede que ele seja indiretamente. Por exemplo, eu sou político e coloco um parente meu, ou um aliado político meu como dono dessa tv. Eu não sou o dono nominal, mas de fato sou o dono efetivo. Essa é uma herança da ditadura, que muito infelizmente ainda exerce efeitos sobre nós. A propósito, essas idéias podem ser mais claramente explicadas no filme "Além do Cidadão Kane", de Simon Hartag. (agradecimento a CWagner, que assinou um de seus posts com o link para esse documentário!).
Abs,

Comentário de Terramel Pagliacci_
Concordo com cada palavra q disse: Concordo com tudo que disse aqui. Mas ainda assim acho que o povo tem culpa tb. Realmente, nao querem aprender, nao querem estudar... ;/

Infelizmente o povo acha que pode implementar a filosofia do next / next / finish na vida real ;/

Estamos vendo o começo do fim ;/

Cabe a nos incentivarmos e ajudarmos aqueles que ainda vivem na ignorancia digital.
E sim, é culpa do governo também porque ele deveria tentar fazer um marketing voltado ao Software Livre para o povo, tentar esclarecer e tudo mais. E é claro, dar um jeito nesses tecnicos picaretas, puta que pariu, isso sim é foda ;/ 75 reais pra por ruindows e office e ainda fala q estao pagas as licensas. Deviam prender um cara desses...
talvez o picareta nem saiba fazer uma partição hehehehe

cabe a nos agora tentarmos incentivar o uso do software livre e fazermos nossa parte. Seja com palestras, aulas, artigos, conversas em butecos etc.

abraços
Comentário de brandizzi
Muitas soluções:
Muitas soluções politicamente acertadas são populistas (são feitas só pra gerar votos). Mas são soluções assim mesmo, e funcionam.


Teoricamente, toda solução politicamente acertada deveria ser "populista" - i.e., todo político deveria tomar decisões acertadas justamente para ganhar votos. Ok, ele não está agindo por amor ao Brasil ou qualquer bullshit da categoria, mas se um político quer ganhar voto, o melhor que tem a fazer é tomar decisões que façam com que mereça ser eleito.

Existe um mito no Brasil de que toda decisão política que atraia atenção nas eleições é errada. Apesar de eu não concordar sobre a validade do projeto do Computador para Todos não creio que seja uma decisão populista.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Então... por que estamos aqui?: Imagine que o Computador para Todos viesse com Windows usando alguma meleca destas e você quisesse usar Linux. Ou imagine que venha com uma distro que não te agrada, e você queira pôr Ubunto, ou FreeBSD. Imagine que você queira manter o que já tem, mas queira também experimentar, sei lá, um Solaris ou um Syllable? Isto ainda parece uma boa idéia?

A liberdade é mais importante que o sistema operacional em si.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Dois pontos:
sou usuário do Kurumin desde a versão 4.0


Primeiro, a distro que deve ir nestes computadores provavelmente não é Kurumin. Nós cometemos um erro primário de achar que Linux é uma coisa só, quando é uma variedade enorme de sistemas operacionais vários. Eu mesmo, se comprasse uma máquina destas, provavelmente mataria o Insigne e poria um Debian; muitos outros, um Ubuntu, ou um Slack etc. etc. etc...

Se pensarmos bem, é exatamente isto que o pirata faz: coloca o que é de sua preferência. Hà o agravante de estar cometendo um crime, mas num país como o Brasil, com uma marcante cultura de impunidade, a.k.a. "jeitinho", como punir alguém por cometer um crime que a própria vítima incentiva?

Dado isto, reitero o que eu sempre disse: se nós queremos sistemas operacionais Linux nos desktops em massa, não adianda dar o Linux sem o desejo subjacente.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Manoel Pinho
Desejo: E como criaríamos o desejo em usuários leigos se nem o computador que eles compraram a duras penas viesse com um linux pré-instalado ? É o tal círculo vicioso difícil de quebrar e que cria resistências contra qualquer tentativa de quebrá-lo.

Como eu já falei, mesmo que ele trocasse por outra distribuição linux ou até um windows pirata, aquela versão que veio no micro seria uma espécie de versão demo. Pelo menos não pagou uma licença de windows XP Starter Ed. ou um XP home que também certamente seria trocado por um XPirata Professional corporate sem ativação. O que está errado no programa do governo é não fiscalizar o que estão vendendo para ter um padrão mínimo de qualidade e se todo o hardware está compatível e devidamente configurado para funcionar out-of-box.

Simplesmente não é possível vender computadores a preço popular com os vinte e poucos softwares não sendo livres. O programa está certo na intenção, mesmo que não esteja sendo bem conduzido.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Connochaetes Taurinus
Sempre tive a impressão de: Sempre tive a impressão de que o objetivo principal do programa era incentivar e aumentar a produção e venda de microcomputadores, com indústria e comércio gerando empregos e arrecadação de impostos. O software livre é secundário no programa.

Comentário de Morlock
Definição de Elite: Existe o conceito sociológico de elite, que são os melhores de cada área

Linux : Torvalds, Cox, Ulrich Drepper ( http://udrepper.livejournal.com/ - esse é elite MESMO - leiam o texto dele sobre bibliotecas compartilhadas - http://people.redhat.com/drepper/dsohowto.pdf ), etc

Futebol : Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, etc

Xadrez : Bob Fischer - http://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Fischer , Karpov, Kasparov, etc

E....

Existe o conceito de elite na prática: são os donos da grana, muita grana, com o poder associado

Bill Gates (Deus nos ajude...), Ford, Antonio Ermírio de Morais, Roberto Marinho (que o Diabo o tenha...), etc

Localmente, são essas pessoas que mandam, que decidem os destinos dos países, e como eu sei que vocês vão me moderar para o caldeirão de óleo fervente, um texto do líder do PFL (quem diria hein ?) para moderar negativamente também:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u121683.shtml


Comentário de Douglas Augusto
A empregada e o WGA: Com esta investida da Microsoft sobre as versões piratas do Windows XP --o programa Windows Genuine Advantage--, como será que o técnico cinza agiu?

Não alterou nada, isto é, mais cedo ou mais tarde o aviso aparecerá na tela informando (perturbando) sobre a cópia ilegal ou "deu um jeitinho" através da desabilitação das atualizações automáticas (inclusive as críticas)?

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de brandizzi
Assim:
E como criaríamos o desejo em usuários leigos se nem o computador que eles compraram a duras penas viesse com um linux pré-instalado ?


Assim seria um bom começo, EMHO.

É o tal círculo vicioso difícil de quebrar e que cria resistências contra qualquer tentativa de quebrá-lo.


A má notícia é que a técnica "Computador para Todos" também não está funcionando. Sugestões?

Como eu já falei, mesmo que ele trocasse por outra distribuição linux ou até um windows pirata, aquela versão que veio no micro seria uma espécie de versão demo.


É impressão minha ou você está dizendo que o que vem com o computador foi feito especificamente para ser trocado?

Pelo menos não pagou uma licença de windows XP Starter Ed. ou um XP home que também certamente seria trocado por um XPirata Professional corporate sem ativação.


Concordo, mas não acho que valha a pena.

O que está errado no programa do governo é não fiscalizar o que estão vendendo para ter um padrão mínimo de qualidade e se todo o hardware está compatível e devidamente configurado para funcionar out-of-box.


Concordo também, mas a) esperar que o governo fiscalize produçaõ de computador chinfrim quando não fiscaliza nem merenda escolar ou gastos públicos é uma utopia e b) mesmo que viesse com um Ubuntu tinindo, a maior parte trocaria por Windows XP, porque i) não sabem usar GNOME, ii) não roda "joguinhos legais que meu amigo trouxe", iii) o vendedor disse que trocava baratinho, iv) o vizinho disse que é melhor trocar e v) é Windows 98 o que usam no trabalho e na escola.

Linux sem cultura de Linux não é nada para o usuário.

Simplesmente não é possível vender computadores a preço popular com os vinte e poucos softwares não sendo livres. O programa está certo na intenção, mesmo que não esteja sendo bem conduzido.


Concordo com a primeira frase, mas é hipocrisia vender computador com Insigne para o usuário piratear por sua própria conta e risco com financiamento de dinheiro público - e é isto que está acontecendo.

Acho que vocês não tem contanto com usuários despreparados há muito tempo... :(

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de hamacker
O usuario não vai atualizar: O usuario não vai atualizar o computador dele nunca.
E quanto a ativação, não esqueça que o XP Pirata não tem ativação porque é uma versão corporate daquelas que não necessita de contra-senha de ativação.
Comentário de glenio
insira um título aqui: Outro detalhe é que o modem não vem corretamente configurado, e para a esmagadora maioria de usuários desse PC o acesso à internet se dará de forma discada, com provedor gratuito.

E vem com programas beeeeem antigos. Peguei uma máquina da CCE (Placa mãe FIC, chipset VIA, modem Motorola), com Insigne: Firefox 1.0.4, OOffice.org 1.1.3, até onde entendi, o X estava usando o módulo vesa, modem não configurado... e poraí vai.
Imagina por discada atualizar tudo isso? :x

Outro detalhe, a máquina auto-logava como ROOT.

Como é que alguém vai se entender num treco desse que não vem manual escrito?
Comentário de Manoel Pinho
"A má notícia é que a: "A má notícia é que a técnica "Computador para Todos" também não está funcionando. Sugestões?"

Acho que todos concordamos que esse programa não tem uma boa eficiência para conversão de usuários leigos em usuários de linux pelos vários motivos citados, mas e qual seria a escolha de sistema operacional/aplicativos para esses computadores ?

Tanto as alternativas de computador sem sistema quanto as alternativas de XP Starter Edition levam à pirataria terceirizada que você falou. Também não conheço uma pessoa que não tenha trocado o XP SE pelo XP Professional Corp. pelas limitações ridículas, ou seja, os caras pagaram R$ 100 a mais por um software que vão jogar no lixo, fora o gasto com o "técnico" e os CDs extras de M$ Office, etc piratas.

A alternativa de computadores com XP home ou professional seria inviável pelo custo e na minha opinião seria IMORAL usar dinheiro público para financiar indiretamente os produtos de uma empresa e ainda por cima reconhecidamente monopolista.


"É impressão minha ou você está dizendo que o que vem com o computador foi feito especificamente para ser trocado?"

Não disse que deveria ser assim mas o que está acontecendo parece ser exatamente isso, tanto que fora a HP, quase todos os fabricantes usam distribuições linux sem comunidades ativas de usuários e que sequer oferecem alguma possibilidade de treinamento no país, mesmo que pago. Também não sei a qualidade e profundidade dos manuais que têm vindo nesses micros.


"Concordo também, mas a) esperar que o governo fiscalize produçaõ de computador chinfrim quando não fiscaliza nem merenda escolar ou gastos públicos é uma utopia e b) mesmo que viesse com um Ubuntu tinindo, a maior parte trocaria por Windows XP, porque i) não sabem usar GNOME, ii) não roda "joguinhos legais que meu amigo trouxe", iii) o vendedor disse que trocava baratinho, iv) o vizinho disse que é melhor trocar e v) é Windows 98 o que usam no trabalho e na escola.

Linux sem cultura de Linux não é nada para o usuário."


Pois é, não sabem nada de windows porque na sua maioria estão comprando o primeiro computador e o programa sequer previu a necessidade de fornecer livros ou vídeo-aulas sobre como usar o micro.

Por isso mesmo eu sou levado à conclusão de que o linux foi usado só como forma de baratear o micro e ao mesmo tempo era a única alternativa do usuário ter um conjunto mínimo de programas sem recorrer à ilegalidade. A ideologia do software livre ficou de fora nessa.


"Concordo com a primeira frase, mas é hipocrisia vender computador com Insigne para o usuário piratear por sua própria conta e risco com financiamento de dinheiro público - e é isto que está acontecendo."

Não acho hipocrisia não. O usuário não usou o dinheiro público para piratear; fez do próprio bolso. Pior seria financiar um micro com XP Starter Edition ou mesmo o XP home. Isto sim seria usar o dinheiro público para financiar e alavancar vendas de uma empresa privada e que todo mundo sabe que não precisa ser socorrida.

Comentário de rafaelkafka
Anti-Spyware??????Onde ela descobriu o que era isso?: Esses réporteres inventado pernsonagens dão nojo, oh turma anti-ética!

Quem põe pirata o faz por preguiça mental, ignorância, pela mesma imbecilidade coletiva de quem vende o voto porque recebe esmola do governo.

Sinceramente, que se ferrem, cansei de me preocupar com quem não merece...A causa das desgraças desse país é a imbecilidade de boa parte do povo, é triste mas quem é idiota merece.
Comentário de rafaelkafka
Como no SP2 a atualização: Como no SP2 a atualização automática é padrão os "pirateiros" que só sabem avançar vão deixá-la.Dai a estrelinha da morte vem e começa a pipocar mensagens de que o infeliz foi vítima da pirataria como se eles não soubessem, isso é prá vocês verem que esse país é corrupto da empregada que pirateia até o presidente mensaleiro, quadrilheiro, sanguessugueiro.
Comentário de rafaelkafka
Problema...: O problema é que o dual-boot é com starter edition, o leigo vai pensar que não abre 4 janelas por algum vírus, etc, dai a figura do pirateiro de 75 no sul, sudeste, 20, 30 no nordeste aparece de novo em todo explendor e apaga tudo prá por o "profissa".

Tem jeito não, só EDUCAÇÃO salva esse país...
Comentário de brandizzi
A proposta é falha: A própria idéia de financiar eu já vejo como inadequada. O preço dos computadores está caindo, está surgindo um mercado de computadores usados, os computadores não financiados não são muito mais caros que os financiados - e geralmente possuem hardware melhor.

Ano passado, minha namorada foi comprar um computador, e me perguntou qual deveria comprar. Fui à loja com ela e a convenci a comprar um com Windows XP. Saiu R$ 40,00 mais caro, e já veio com software original. Se eu propusesse que comprasse um com Insigne Linux, hoje estaria rodando Windows XP pirata na máquina dela e, sinceramente, eu adoro Linux, mas não vou incentivar a pirataria só para que ela visse durante dois ou três dias uma distro Linux em que nem eu confio.

Este projeto, como um todo, é só mais uma maneira de empresas tirarem dinheiro do governo. Um dos efeitos colaterais é o filme dos SOs Linux sendo queimado.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Vamos pôr nos seguintes termos: Selecione pessoas que nunca tenham usado nem um pouco um computador e queiram comprar um. Já é um conjunto bem pequeno, concorda? Agora, separe deste as pessoas que não tem nenhum vizinho ou parente ou amigo para incentivar o uso de Windows pirata. Bem, reduziu-se ainda mais o conjunto, não? Agora, dos que sobraram, faça-os comprar um computador com Linux com um vendedor que efetivamente não vá falar mal do sistema operacional.

Sinceramente, se você estiver pessoalmente do lado da pessoa, você não vai conseguir garantir todas estas condições que você está assumindo; espera que isto aconteça sozinho?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de nemesis
FUD: "X estava usando o módulo vesa, modem não configurado... a máquina auto-logava como ROOT"

aparentemente, MCSE's devem ter sido contratados para configurar a distribuição... ;)

já que não conseguiu interferir diretamente no programa governamental, a M$ preferiu agir indiretamente... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
discordo: "Selecione pessoas que nunca tenham usado nem um pouco um computador e queiram comprar um. Já é um conjunto bem pequeno, concorda?"

ao contrário, há um número muito, muito maior de pessoas no mundo sem acesso mesmo à eletricidade ou saneamento básico -- quanto mais, computador -- do que pessoas com acesso.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brandizzi
Virou a casaca na discussão? :): Obrigado por aumentar minha lista de condições para a pessoa continuar com o Linux :) pois é mesmo necessário lembrar que a pessoa precisa ter acesso a eletricidade, saber ler e ter dinheiro para comprar computador.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Connochaetes Taurinus
Se o "técnico" utilizou uma: Se o "técnico" utilizou uma chave válida na instalação do Windows, o sistema vai atualizar sem problema algum. O Windows Genuine Advantage passa batido.
Comentário de santo
Não é bem assim: Quantas pessoas utilizam os msxs da vida? Quantas utilizam o dos e quantas utilizam hoje, você esta confundio as coisas, aquelas pessoas que digitam irq nos configs.sys e autoxec.bat continuam sabendo fazer isto e muitos agoram mexem no registro do windows e tambem nos arquvios do diretorio /etc o problema é que estes usuarios não são usuarios comuns eles conhecem os princios basicos dos computadores e sabem que por exemplo a interfaçe grafica é só uma capinha bonitinha para o sistema e conseguem trabalhar independente destas diferencas, agora olhe os usuários comuns de hoje em dia são pessoas que não conseguem baixar um arquivo da internet e depois procura-los nos diretorios do sistema, são pessoas que não são capazes de instalar um software mesmo na base do next..next..finish ou seja esta pessoas não deveriam nem estar utilizando um computador mas por algum motivo estão mas ainda não sabem como utiliza-lo, não é uma coisa legal ficar xingando os outros mas como hoje eu estou de saco cheio vou concoradar com você que esta massa de usuarios são burros só vou discordar de um ponto, eles não ficaram burros utilizando o computador eles já o eram antes de o utilizar e agora eles querem algo do nivel de suas burrices ou seja algo paraceido com a televisão em que se aperta um botão "Liga" e dai em diante a televião diz para ele tudo que ele deve fazer incluse das propias vidas destes FELIZES(felizes mesmo, por que infeliz sou eu que vejo a verdade e não gosto do que vejo, queria ser um ignorante pra viver atolado nesta merda ate o pescoço e ainda achar bom).
Comentário de santo
Sendo pc sempre vai poder: A não ser que se faça um novo modelo de chip de placa mãe não vai ter jeito por que a outra opção é colocar um codigo na bios pra verificar o s.o. ai é so trocar a bios e resolver o problema a não ser que seja impossivel trocar ou atualizar a bios.
E criar este hardware especifico vai encarecer o produto para produzi-lo alem de desvaloriza-lo para venda e ainda por cima a o vendedor vai dizer pague mais R$200,00 e compre pc que roda tudo que você quiser windows e linux vale muito mais a pena
Comentário de santo
Aleluia: Finalmente alguem esclarecido.
Cara você falou tudo se a empresa do cidadão utilizar o linux o cara vai ter que saber ou vai ter que fazer outra coisa que não trabalhar com o computador, trabalhando com o linux no seu dia a dia o cidadão deixa de ter resistência e acaba ate instalando o linux na sua casa pra poder utilizar.
Este é o caminho, com o meu irmão rolou exatamente assim antes ele só ficava xingando o linux e acha ruim só de ver a tela do grub no boot do sistema mesmo ele ficando somente 10 segundos e estar marcado como default dar boot no windows, depois que o cara entrou na faculdade que tinha varias estações de trabalho linux tem hora que ele ate prefere utilizar o linux do que o windows e quando tem que formatar e instalar o windows de novo (win 98 tsc...tsc...tsc...) fica falando pra eu voltar com o grub de novo.
Comentário de santo
Talves: Eu já comentei isto antes eu acho que se deixase o dual boot não iria rolar tanta pirataria e ia ser melhor para o linux.
1) Por que o Ignorante do vendedor não sabe a diferença de um windows para o outro então para ele já esteria funcionando tudo, logo não haveria loby pro windows.
2) Por que com um windows limitado contra um linux completo logo logo o usuário iria perceber que fazer algumas coisas era mais pratico no linux um exemplo abrir varias janelas do navegador e um editor de texto para fazer um trabalho por exemplo.
3) Iria passar a impressão(que pode ser ou não verdade ... não vou discutir isto agora) que o linux é muito melhor e mais pratico que o windows porque se no windows vs linux tradiciona o linux perde para os grandes parceiros da ms no linux vs starter linux ganha observe:
linux------windows completo
texto write ooo word
planilha calc ooo excel
apresent impress ooo power point
intrent ff,quonqer.. ie,ff
imagens gimp photoshop
email thunderbird outlookexpress
filmes mplayer wmplayer
musicas xmms wmplayer,winamp
neste quadro do ponto de vista do usuario comum o windows leva muita vantagem mas observe agora
linux------windows starter
texto write ooo wordpad
planilha calc ooo nao tem
apresent impress ooo nao tem
intrent ff,quonqer.. ie
imagens gimp paintbrush
email thunderbird outlookexpress
filmes mplayer wmplayer
musica xmms wmplayer
Nesta situação é facil de ver que o usuário iria utilizar o linux para varias açoes do seu dia a dia e iria acabar se acostumando com o linux, por isto eu achei que não era uma boa ideia forçar a remoção do starter do pc popular.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004