Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ativando o Cool'n'Quiet da AMD no Linux

Recentemente me interessei em ativar o Cool'n'Quiet em computadores com Linux. Para quem não sabe Cool'n'Quiet é uma tecnologia dos processadores AMD da série K8 (Athlon 64,Athlon X2, Sempron e Opteron), que visa reduzir o consumo dos processadores quando não estão em atividade. Como dei uma passeada no Google e não achei muita coisa em nosso idioma aqui vai o procedimento realizado: Informo que o sistema testado foi um Sempron 3000 com Slackware 10.2 e Kernel 2.6.15.6 do current.” A nota foi enviada por Cabelo (Luciano Silveira) (lucianojsΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Veja abaixo o restante do procedimento.


Primeiro vamos carregar o modulo do powernow

modprobe powernow_k8

agora vamos verificar qual a velocidade do seu processador atual:

cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/cpuinfo_cur_freq

no meu caso apareceu "1800000" o que corresponte a 1,8GHz

baixar o daemon powernowd

http://www.deater.net/john/powernowd.html

baixe o mais recente, no meu caso foi o powernowd-0.97.tar.gz

descompacte, compile e instale

tar -zxvf powernowd-0.97.tar.gz
cd powernowd-0.97
make
make install

agore execute

powernowd

pronto agora você tem o Cool´n´Quiet ativado, vamos conferir:

cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/cpuinfo_cur_freq
1000000

Ou seja agora minha cpu está rodando a 1GHz.

sugiro incluir o comando pownernow no /etc/rc.d/rc.local (valido para Slackware) de forma a rodar sempre que ligarmos a maquina.

Ressalto que o sistema não ficará mais lento com isto, uma vez que só ativa o mesmo quando está em modo de ociosidade, no momento em que ele necessitar de mais processamento como codificar um MP3, abrir um programa, descompactar um arquivo ele volta para a frequência máxima e assim que terminar a tarefa ele retorna ao modo econômico.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lipse
dúvida...: Achei isso muito interessante e vai me servir bastante, pois vou adquirir um Semprom e meu PC fica o dia todo ligado fazendo tarefas que consomem pouco processamento. Minha dúvida é: esse vai e volta da freqüência não afeta o bom funcionamento do processador?

Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org
Comentário de cafecraft
Acho que esse recurso o Ubunt: Acho que esse recurso o Ubuntu á faz uso porque ele sobre um modulo power now. será ???
Comentário de Gregori
Cool n Quiet: Este recurso não prejudica o funcionamento do processador de forma alguma, a redução de frequência e voltagem é feita milhares vezes por ciclo de clock. É uma tecnologia que deve ser utilizada, pois garante um consumo de energia bem menor.

Lembrando que além do módulo devidamente carregado, o Cool n Quiet deve estar ativado no Bios para funcionar.
Comentário de Arthur Alceu Ataliba Ávila
Cafeína: Nossa, os leitores do BR-Linux estão saindo do semi-analfabetismo e indo para a demência. Eu tinha esperança de melhora, mas está piorando!
Comentário de cabelo
Não entendi nada: Realmente o post está incompreensível.

Cabelo (Luciano Silveira)
Uberlândia - MG
Comentário de cabelo
Material complementar: Encontrei um material complementar, útil para outros processadores e notebooks

Cabelo (Luciano Silveira)
Uberlândia - MG
Comentário de Douglas Augusto
Artigo relacionado: : Artigo relacionado:

Reduzindo sua conta de luz com DPMS

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Bruno Gonçalves
Se for o mesmo de notebook...: Se for igual o recurso de economia de energia usado em notebook, quase toda distribuição já vem com ele ativado.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Nadal
Eu não tenho certeza se o Se: Eu não tenho certeza se o Sempron suporta o Cool'n'Quiet.

Nadal
Comentário de Thiago Nóbrega
RE : Duvida: Para processadores pequenos como o que se tem casa não deve trazer nenhum problema, mas se você tiver um processador ( ou conjunto deles ) com um que esquente muito ( meu caso Athlon X2, Opteron em um cluster ), tenha um pouco de cuidado se a redução do clock for muito grande ( ex : se seu clock for para 400Mhz num 4000+ - você pode reduzir a isso usando um BSD) , a variação de temparatura repentina pode trazer um redução na vida util do seu processador.

Mas em usar casa você não tera nenhum problema :D , e o linux tem um limite de redução de clock bem maior, né?!?

Ps : uma das diferenças dos Mobiles para os "comuns" é esta.

[]'s
Comentário de Phantom X
Quero lembrar que algumas dis: Quero lembrar que algumas distros trazem o cpuspeed (uma que tenho certeza é o Fedora), que faz o mesmo. Verifiquem antes de instalar outro daemon "repetido".

Quanto ao fato desse procedimento danificar o processador, acho que acontece é o contrário, pois quando ocioso usará menos energia e, portanto, ficará mais frio.

-----
Onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux
Comentário de xultz
Não, modificar a frequência: Não, modificar a frequência não danifica o processador soh hipótese alguma. A única coisa que pode afetar é o calor. Se um aumento repentino causar um sobreaquecimento, e o cooler não der conta rapidamente, aí sim, mas eu acredito que isso não venha a acontecer.
Um overclock só é perigoso também por questões de o processador der um erro de processamento devido à velocidade, e o sobreaquecimento também.
Baixar a velocidade de clock não pode causar dano de modo algum.
Comentário de cafecraft
Erro de digitação!... um co: Erro de digitação!... um colega tinha um chefe entregava um texto com muitos erros de portugês para seus funcionários e todos não prestaram atenção no texto e sim nos erros.

O Ubuntu Breezy sobe um módulo Power Now (deve ser esse recurso Cool'n'Quiet).
Comentário de Patola
Sugestão para o autor: Ok, você usa slackware, mas ao invés de sugerir de cara um configure-make-makeinstall, não vale mais a pena dizer "instale pelo sistema de pacotes de sua distribuição" ou algo assim? Até mesmo algumas pessoas que usam slackware vão preferir pegar um .tgz e instalá-lo, ao invés de make install.

O problema com tutoriais que vão sempre pro "make install" é que o usuário novato não tem a menor idéia do que é desejável ou não pra sua distribuição e obedece às receitas cegamente. Num RedHat ou Mandrake que já tenha o powernow instalado isso vai deixar dois daemons na máquina, um no /usr e outro no /usr/local. E um dos daemons está fora do sistema de pacotes, violando a integridade de metadados do sistema.
Comentário de hamacker
Nao, voce nao estara fazendo: Nao, voce nao estara fazendo overclocking.
Estará usando um recurso nativo da placa mae + processador.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004