Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Reduzindo sua conta de luz com DPMS

Notícia publicada por brain em outubro 16, 2004 11:48 AM | TrackBack


Este artigo do LinuxReviews explica como habilitar e usar o recurso DPMS para reduzir o consumo de energia de seus servidores e estações de trabalho. O recurso DPMS é configurado automaticamente por algumas distribuições, e basicamente permite ao monitor entrar automaticamente em estados de economia de energia sempre que o sistema operacional detecta longos períodos de inatividade do usuário. No monitor da minha estação de trabalho, o consumo normal é de ~85 watts. Quando entra em modo suspenso, este consumo baixa para apenas 15 watts, e em modo de economia máxima ele cai abaixo de 5W. O artigo explica como ativar estes modos de forma automática ou manual, via configuração do X, via linha de comando e até mesmo através do centro de controle do KDE.

Está prometida pelo autor uma segunda parte deste artigo, explicando como habilitar os recursos de economia de energia das CPUs Athlon e Pentium 4.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 16/10 12:04

Augusto,

A notícia está repetida


» Augusto Campos () em 16/10 12:11

Esteve repetida por alguns minutos sim, mas já corrigi. Obrigado mesmo assim!


» Spook () em 16/10 12:12

Falou-se de economia em processadores AMD... aqui tem um artigo para ativar o softcooler nesses processadores: http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxBSD/modules/artigos_tecnicos/softcooler.htm


» Augusto Campos () em 16/10 12:15

Legal este artigo em português. No link ali da notícia, falando sobre a economia de energia dos Athlon, também fala sobre estes mesmos comandos, além de dar referência de alguns softwares que realizam a mesma função


» Douglas Augusto () em 16/10 14:16

Muito interessante os artigos, no Debian já existe o pacote 'athcool' prontinho.

E quanto ao HD, quais seriam os equivalentes?


» Augusto Campos () em 16/10 14:35

Nos discos IDE, uma das formas é através do parâmetro -B do comando hdparm


» Douglas Augusto () em 16/10 15:27

Legal, acabei de ajustar os três grandes grupos consumidores de energia, o monitor (através do DPMS e as opções no XF86Config, 'StandbyTime', 'SuspendTime' e 'OffTime'), o processador (via softcooler 'athcool on') e o disco rígido (pelo 'hdparm -B 128 /dev/hda' -- que é uma opção mediana).

Estava com receio de colocar um HD de backup na máquina pelo fato da possibilidade dele ficar ligado mesmo em inatividade, o que consumiria energia desnecessária e ainda reduziria sua vida útil. Felizmente, com as opções do hdparm, colocando uma opção mais agressiva de consumo de energia (como 'hdparm -B 10'), esta preocupação não faz mais sentido. Ainda poderia desligá-lo diretamente, via 'hdparm -Y /dev/hdb'. ;)


» Kid X () em 16/10 17:30

Quando eu deixo o PC baixando arquivos grandes da internet, tanto de dia quanto de madrugada, eu desligo o monitor pra economizar energia (as caixas de multimidia também, ficando só o gabinete ligado). Eu acho o suficiente, ou precisaria "desligar" mais coisas?


» Kid X () em 16/10 17:40

PS: Eu desligo o monitor no botão, não é em modo Standby e nem Suspend, pra economizar totalmente a energia do monitor. A propósito, quanto gasta em média (em Watts) um AMD Duron 700 MHz com Disco de 20 GB, drive de CD-RW e placa de video offboard NV 4MX? Ficarei grato se me informarem...


» Eu () em 16/10 19:53

"Eu desligo o monitor no botão, não é em modo Standby e nem Suspend, pra economizar totalmente a energia do monitor."

Isso me faz lembrar daquela história, de que os americanos para conseguirem escrever no espaço investiram milhões de dólares em pesquisa, e conseguiram fazer uma caneta que escrevia em qualquer posição, com ou sem gravidade, enquanto os russos conseguiram obter o mesmo resultado usando um lápis.


» Augusto Campos () em 16/10 20:00

Mais ou menos. Desligar no botão economiza mais energia, mesmo. E é altamente recomendado, se o monitor for ficar inativo por períodos longos. Mas habilitar DPMS com uma temporização bem calculada faz com que o próprio monitor reduza seu consumo mesmo quando você só saiu para comprar um lápis russo na papelaria da esquina e se esqueceu de desligá-lo.


» Eu () em 16/10 20:22

Nesse caso, um cartaz com "Não esqueça de desligar seu monitor" escrito em letras garrafais colado na porta também resolveria o problema.

Mas eu concordo que uma solução técnica, complexa*, para um problema trivial é sempre interessante, mesmo que não seja necessariamente útil.

(*) complexa, no caso, se refere ao desenvolvimento do software que monitora o monitor, ou ao desenvolvimento da caneta que escreve em gravidade zero, e não de sua utilização, é claro.


» jcarlos () em 17/10 10:28

Eu também desligo o monitor sempre que saio da frente do computador porém utilizando DPMS a placa de video também deve ser desativada economizando mais energia.
Instalei o athcool aqui no Gentoo, e a temperatura do processador enquando eu somente fazia download foi de 40C /p 32C (boa diferença), com certeza essa queda de temperatura também irá refletir no consumo de energia e na minha conta de luz no final do mês =P
Único problema que tive foi que se o athcool estiver ativado e eu tentar ouvir mp3 a música fica chiando, porém se eu estiver compilando algo (levando o processador /p 100% e a temperatura /p 47C) a música toca normalmente. Desativando athcool a mp3 também toca normalmente.
O sistema não apresentou nenhum travamento durante o uso.


» Leandro () em 17/10 10:29

Só que essa do lápis é lenda! O próprio Rubens Queiroz do Dicas-L divulgou isso e no outro dia publicou uma explicação dizendo que isso era lenda. Jamais os caras iam usar lápis numa nave porque o grafite conduz eletricidade e poderia causar acidentes.


» Douglas Augusto () em 17/10 12:10

Tudo indica que realmente não passa de uma lenda:

http://www.quatrocantos.com/lendas/79_nasa_lapis.htm

-------

jcarlos, dê uma olhada (se ainda não o fez) neste link:

http://linuxreviews.org/howtos/power/Athlon-Powersaving-HOWTO/en/x221.html

Talvez a solução anunciada ali funcione para você também.


» Eu () em 17/10 15:55

"Só que essa do lápis é lenda! O próprio Rubens Queiroz do Dicas-L divulgou isso e no outro dia publicou uma explicação dizendo que isso era lenda. Jamais os caras iam usar lápis numa nave porque o grafite conduz eletricidade e poderia causar acidentes."

A importância, no caso, não era a veracidade da história, e sim sua moral. As vezes usa-se soluções complicadas demais para um problema que pode ser resolvido de uma forma tão boa, ou melhor, com uma solução mais simples.

Da mesma forma, quando alguém conta uma fábula, como por exemplo a do escorpião que convence o elefante a ajudá-lo a atravessar o lago, e no meio da travessia o envenena, matando os dois, pois essa era sua natureza, ninguém está preocupado em saber se realmente existiu um escorpião que conversou com o elefante, e se a história realmente se desenrolou como conta a fábula.

O que importa, tanto no caso do escorpião quanto no caso da NASA é a mensagem que a história passa, o que independe da veracidade dos fatos narrados.

Quem estiver interessado, a fábula do escorpião pode ser encontrada em http://www.pas.matrix.com.br/bioeng/contos.htm sob o título "É mportante observar a real natureza das coisas". (no caso, usa-se uma tartaruga ao invés de um elefante, mas eu espero que nesse momento vocês já tenham entendido que isso não afeta o valor significativo da história)


» jcarlos () em 17/10 18:26

Valeu Dougas Augusto, de fato isto resolveu o problema do som por aqui, agora temperatura fica baixa e o som toca normalmente =)


» Walter () em 18/10 08:16

Cagamba!

Bom, o som distorcido é mesmo previsto pela págida no projeto ( http://members.jcom.home.ne.jp/jacobi/linux/softwares.html#athcool)

Efeitos colaterais:
noisy or distorted sound playback
a slowdown in harddisk performance
system locks or instability


» Douglas Augusto () em 18/10 14:56

Na minha placa-mãe (uma KT400) e processador (Athlon 1.4GHz/266) não tive nenhum dos possíveis problemas.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.