Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto Ututo comemora migração anunciada por Richard Stallman

O site do PSL Brasil reproduz mensagem enviada pela equipe do Projeto Ututo anunciando que Richard Stallman informou no último dia 16 ter instalado esta distribuição para seu uso pessoal. Stallman já havia mencionado o Ututo em uma entrevista de 2005, afirmando que se tratava da única distribuição verdadeiramente livre de que ele tinha conhecimento: "Mas a única distribução GNU/Linux livre que eu tenho conhecimento é o UTUTO. A maioria das versões do sistema GNU/Linux não são inteiramente software livre. Todos os distribuidores comerciais incluem software não livre. E aí há o Debian que mantém todo o software não-livre claramente separado, mas o distribui. E os que vendem Debian GNU/Linux frequentemente acrescentam alguns softwares não-livres como um "bônus"... Eles convidam você a pensar que você está ganhando um bônus quando sua liberdade não é mais completa. Se você estiver usando uma versão do GNU/Linux que não tem o software não-livre, então a situação não se altera materialmente pelo nome que você adota."

Veja o texto completo do comunicado do grupo argentino em PSL Brasil - Stallman migra para distribuição sul-americana.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Michael Jackson
NOSSA: Nossa! Mas isso é muito importante!!!!!!
Deus!! Vai mesmo!?
É???

Depois disso virá a cura de qual doença??
Comentário de Lennon
Libertacion: Yo creo que..
... la real liberdad es uno empiezar un sitio en Flash!
Abajo a las restricciones!!!
Viva el Photoshop!
Viva el Java!
Viva el sitio de Barbie!!!
Comentário de SOS Mata Atlantida
Libertem!:
Libertem! Libertem! Sigam a mensagem de libertaçao de nosso líder, o homem que tem a luz, Richard Stallman!

Usem o que ele manda! Ele sempre tem razão!

Ele é a verdade! Ele quer nos libertar das trevas do sw proprietario!
Comentário de Crente
Credo: Creo en Dios Padre;
En el GNU
creo en Dios Hijo;
Creo en Sergio Amadeu
creo en Dios Espíritu Santo;
creo en la Santísima Trinidad de los poderes brasileños;
creo en mi Señor Jesucristo,
Dios y Hombre verdadero
Dios usa SL
Comentário de Stallman
OLA!: Ola aminguinhos do Brazil, como estoun ai em Buenos Aires?
Fico muito feliz de ver na list Br-GNU/Linux meu mudanca de OS. Agora mim e Maradona useremos the same.

Thank you

Comentário de Militante
A midia: Gostaria de parabenizar o Br-Linux pela noticia, lembrando que aguardamos pela mudanca do endereço.

Vote na peticao on line que foi lancada na lista do PSL-Brasil.

Mude já o nome do Br-linux para br-GNU/Linux.org

Vote já e concorra a uma descarga de UTUTO!
Comentário de Cabocro Abre Rua
O mizifio pode usa agora a di: O mizifio pode usa agora a distribuiçao Cabocro Abre Rua Barra Gnu, unica distro livre dos encontos e dos oiado!

HUM HUM!
Comentário de fzero
Uaau.: Deve ser óóóótimo usar uma distro que não toca MP3, DVDs, mpegs, não mostra imagens JPEG (se bobear deixou o GIF de fora só pra garantir), não monta volumes NTFS (ei, tecnicamente a definição foi conseguida via engenharia reversa, então não é LIVRE, certo?). não conecta em servidores SMB (idem), não usa aceleração das placas 3d (nunca viu a mensagem "this module may taint the kernel" instalando o módulo da Nvidia na mão?) e por aí vai.

O quê? O Ututo faz alguma dessas coisas? Então sinto muito. Não é uma distro livre no sentido Stallman da coisa, por mais que o próprio diga que sim.

Comentário de Homeopatia GNu
HomeoHipatia: Eu estava com uma inflamacao daquelas cheias de pus no dedao do pé.
Na epoca nao conhecia GNU/Linux.
Desde que minha maquina foi migrada, a unha criou ate casquinha.
Me ensinaram que alem de meleca, se comermos a casquinha da ferida a cura se dá por completo!
Este UTUTO é muito bom mesmo!
Comentário de Verdureiro
Frutas?: As frutas da foto foram plantadas com sementes livres???
Comentário de eltern
ou Doença braba viu.: ou Doença braba viu.
Comentário de Edir Gnu/Macedo
:
Olha voces estão brincando com coisa séria barra GNU!

Deveriam comprar nossos oleos/GNU sagrados para se liberarem dos malefecios em que estao.


Comentário de deseperado/gnu
Nossa!!!!!!!! : Nossa!!!!!!!!
Estou deseperado/gnu

VAMOS CONSULTAR A FSF?????????
Comentário de Futuro pai desesperado
Amigos. Meu filho nascerá em: Amigos. Meu filho nascerá em breve vai se chamar Marcio. Tenho uma duvida ele deverá se chamar Marcio/GNU ou GNU/Marcio?

Estou aflito,e ja contactei a FSF, será que a FSF pode me ajudar?
Comentário de bebeto_maya
Utopia barata!: _Olha eu só tomo água com baixos níveis de flúor e cloro, não assisto TV, detesto médicos, (embora infelizmente precise deles), odeio cigarros, odeio a Universidade e aqueles intelectualóides de merda discutindo o que é bom para mim e para o povo...

__Com um certo nível de sucesso posso dizer que consegui me livrar das coisas que detesto, entretanto sou dependente de software fechado sim, senhor!

__Preciso de um Flash Player, preciso converter para CMYK com qualidade, e para tanto uso o Pixel32. Preciso de um Adobe Acrobat Reader, preciso de um Macromedia Flash, inda que emulado via WIne...Infelizmente viver só de Software Livre é utopia. É estupidez, nem tudo precisa ser livre...
Comentário de Antenor Arouca Assunção Alencar
OFICIAL: RMS apóia uma distro? Vixi! Então é oficial! O Hurd está mortinho da silva mesmo! Não adianta esperar porque nem no Dia de São Nunca. Até porque a Microsoft já agendou o lançamento do Vista pro Dia de São Nunca. Quem quiser tem que escolher outro dia.
Comentário de Douglas Augusto
> Infelizmente viver só de S: > Infelizmente viver só de Software Livre é utopia.

Anos atrás alguns certamente diziam que ter um sistema operacional livre --e de qualidade-- era utopia. Ou que ter um sistema à la GNU era utopia.

> É estupidez, nem tudo precisa ser livre...

É sua opinião; outros afirmam que "nada precisa ser livre".

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de nemesis
que decepção!: esperava mais de vc, bebeto. seus argumentos quase sempre são ótimos. tomou umas antes de postar?

"Olha eu só tomo água com baixos níveis de flúor e cloro, não assisto TV, detesto médicos, (embora infelizmente precise deles), odeio cigarros, odeio a Universidade e aqueles intelectualóides de merda discutindo o que é bom para mim e para o povo..."

rapaz, pensamos de forma bastante parecida!

"Infelizmente viver só de Software Livre é utopia."

eu tenho vivido, em casa, só com software livre. Eu. Em casa. Mas tenho vivido, com um Ubuntu purinho, sem Flash, sem mp3 ( converti minha velha coleção para ogg ), sem Java ( excetuando classpath e gcj ) etc.

No trabalho, não sou eu quem dita as regras, então... pode-se dizer que ganho o proverbial pão-de-cada-dia com software proprietário, mas isso é apenas um acidente. Se eu fosse programar por fora, com certeza iria utilizar ferramentas livres.

Mas, como vc parece ser um artista gráfico, tenho que admitir que ainda falta um pouco para chegar lá... mas eventualmente, chega.

O fato é: não é mera utopia e a cada dia menos ainda. Muito menos estupidez...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlao Bazuca
Peticao Online: Aí galera, que tal começarmos uma petição online para a internação desse cara num manicômio...

Carlão.

Ps.: Sabe qual a diferença entre Deus e o Richard Stallman? Deus não sabe programar.
Comentário de Carlao Bazuca
Nome: Chame-o de "GNU/Marcio [sobrenome]" e não esqueça de especificar no cartório de registros para que eles coloquem a GPL no cabeçalho da certidão de nascimento do menino.

Detalhe: seu filho só será reconhecido como um bebê 100% GPL apenas se ele seguir à risca as palavras do senhor RMS, mesmo quando ele não estiver certo. Ele deverá ser criado longe de tecnologias proprietárias, não deverá conhecer dinheiro, e quando crescer deverá se tornar empacotador voluntário do Ututo. ;)

Carlão
Comentário de nemesis
não sabe?!: "Deus não sabe programar."

o que vc acha que é o DNA?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bagatelo
Quantos livros ocupariam todo: Quantos livros ocupariam todos os códigos fontes de todos os softwares livres que existem se fossem impressos?


As instruções contidas no ADN (ou DNA) da célula, “se escritas por extenso, ocupariam mil livros de 600 páginas cada um”, explica National Geographic (Revista Geográfica Nacional).
Comentário de santo
É muita bobagem: Vamos pelo começo se Deus (não é aquele velho barbudo que criou o mundo e não o barbudo que criou o GNU) é programador ele utiliza software propietario por que o DNA só foi descoberto e entendido por engenharia reversa.
Segundo eu acho que muita gente tem antipatia do RMS mas as criticas e as insinuações maldosas são todas infundadas e desnecessárias por que estão fora do do tema da noticia, e falando serio ele está certissimo por que ele defende o SL e está migrando para a distribuição que ele realmente considera livre ele não mandou ninguem migrar ele está migrando por que ele acha que é certo e a unica coisa que ele fala é que muitas das distro comerciais não são totalmente livres e não são mesmo, e não são por causa que o RMS falou que não era e pronto não são livres por que contem programas que não livres mesmo segundo o conceito de SL e não o conceito pessoal do RMS
Comentário de nemesis
huhuhu: "Quantos livros ocupariam todos os códigos fontes de todos os softwares livres que existem se fossem impressos?"

depende. se fosse java, talvez um milhão de livros de 600 páginas cada. se em python, talvez uns 100 livros de 200 páginas cada. claro, há bem mais software escrito em java, mas relativa e empiricamente falando... ;)

"As instruções contidas no ADN (ou DNA) da célula, 'se escritas por extenso, ocupariam mil livros de 600 páginas cada um'"

mas e todas as permutações do DNA que formam todas as criaturas vivas, hein? ;)

além disso, Deus também escreveu o código por trás da física quântica e do espaço-tempo. Embora eu acredite que seja código bastante compacto e recursivo. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de motobói
Venha a nós o vosso reino.: Vamos pelo começo se Deus (...) é programador ele utiliza software propietario por que o DNA só foi descoberto e entendido por engenharia reversa.
Na verdade, ele usa uma linguagem interpretada, você é que não entende a sintaxe. Além do mais, a documentação tá pra baixar no web01.paraiso.ceu/pub/doc/DNA_HOWTO mas lá barra os ips da Terra, que a negada tava tentando invadir à força.
=P
Comentário de Antenor Arouca Assunção Alencar
Diferença: Deus toma banho.
Comentário de Carlao Bazuca
Explicando a piada...: E ai Nemessis, sussa?

Seguinte, a piada acima é uma "transcrição" da piada de Guitarrista que fala sobre qual seria a diferença entre Deus e Yngwie Malmsteen (que acha que é Deus). ;)

[]s

Carlao
Comentário de mangojambo
"Show me the mooonkeeyy!!!" ;): Fiquei curioso agora:
Como o Richard Stallman ganha dinheiro??

Acho legal alguém preocupado e envolvido na questão liberdade como ele está, mas como ele ganha dinheiro? Como ele compra o leitinho das crianças, pois de esmola acho que ele não vive!!

Será que às vezes ele não fica parecendo aqueles punks que optaram por uma vida paralela a sociedade, mas ficam no calçadão de Curitiba vendendo cacarecos e artesanato para sobreviver???

Às vezes não entendo direito qual a visão dele em relação ao dinheiro. Ou o modelo de sociedade dele é utópico demais??

Abraços!!
Comentário de xultz
Até onde sei, Mango, ele viv: Até onde sei, Mango, ele vive de dar palestras e só. E ele não tem muito dinheiro não. A sua comparação com os punks é válida, ele acredita ferrenhamente numa coisa e está dedicando sua vida a essa causa. Muita gente critica o RMS por isso, mas tem gente que faz coisa muito pior, como atear fogo ao próprio corpo para fazer um protesto, greve de fome, etc etc. Eu admiro a convicção do RMS, apesar de achar que om undo que ele enxerga ser utópico. Mas se ele não fosse tão convicto e acreditar da maneira que acredita na liberdade do software, o software livre não teria chegado a 1990, morreria em alguma mesa de bar por volta de 1987 ou 1988.
Comentário de Copernico Vespucio
tu não tem palavra...: Não adianta... Basta eu virar as costas e vc. já tá arrumando alguma desculpa pra marretar o java nesse fórum, né Nemesis?

Esqueceu aquela nossa aposta?

"Se vc. me mostrar esse código eu nunca mais falo mal do Java nesse fórum!"

Homem sem palavra... :-P
Comentário de Copernico Vespucio
duvido: Mas se ele não fosse tão convicto e acreditar da maneira que acredita na liberdade do software, o software livre não teria chegado a 1990, morreria em alguma mesa de bar por volta de 1987 ou 1988.

Duvido.

O SL, até mesmo as licenças mais radicais como a GPL fazem realmente sentido, mesmo quando não são defendidas como religião. O SL é bom para os usuários, para a indústria (claro, as que são comandadas por CEOs que não são "antas"), bom para os desenvolvedores, bom para os clientes.

O que não pode faltar é bom senso e flexibilidade como instrumentos para aliar a praticidade à liberdade e dar aos clientes (eu, você) aquilo que eles querem ou precisam.

Honestamente, eu realmente queria saber o que o RMS faria se alguém organizasse outra entidade, separada da FSF, sob o comando de outra pessoa, mas que defendesse da mesma forma os mesmos conceitos. O RMS apoiaria seus esforços? Ou no fim das contas a guerra de egos prevaleceria e ele diria que a FSF é o "único caminho" para alcançar a liberdade?
Comentário de The Darkness
Quanta besteira junta: Quando comecei a ler os comentários fiquei tentado a moderar quase todos eles. (mas pela quantidade ví que não faria efeito e geraria uma FLAME-WAR de proporções enormes e desistí)

Para os que falam em utopia e liberdade gostaria de sugerir que procurassem algo sobre a história de Mahatma Gandhi
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi). E depois de lerem e refletirem sobre o que já houve pensem no que poderia ter havido ou deixado de haver.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de nemesis
somos todos pecadores. mas m: somos todos pecadores. mas menos mal faz aquele que aponta os erros do que aquele que neles insiste... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Toskinha
Po, que transcrição que nada: Quer fazer piada então pelo menos faz direito.

Qual a diferença entre Deus e Stallman?
Deus não pensa que é Stallman.
Comentário de Copernico Vespucio
estatísticas: O número de comentários negativos ilustra o nível de insatisfação da comunidade em relação ao RMS (ainda que muitos tenham justificativas questionáveis, algumas vezes por falta de habilidade de expôr seu ponto de vista... E outras por trollagem mesmo, admito).

Acredito que exista tanta gente que não gosta do RMS quanto exista quem o idolatre. Acredito também que ambos os extremos estão errados: O Stallman é um bom profissional executando um bom trabalho a seu modo. O que não significa que sejamos obrigados a concordar com ele, assumirmos qualquer coisa que ele diz como sendo verdade, ou nos alistarmos em sua cruzada, mas ele merece ser ouvido, como qualquer um de nós merece também.

Eu por exemplo ainda não conhecia o Ututo, e graças a essa notícia acho que vale a pena dar uma olhada e saber mais a respeito.

Agora, quanto a moderação, qual o seu critério? Cuidado para não usar a ferramenta para moderar comentários que não tem nada de errado a não ser o fato de que vc. não gosta deles. Se tem gente que não gosta do cara (e até mesmo não reconheça o seu trabalho... Isso é lícito, pq o próprio RMS não reconhece o trabalho de uma porção de gente boa por aí e ninguém "modera" o cara por causa disso), essa é uma opinião válida. E moderar isso seria ditatorial de sua parte.

Meu último comentário é sim uma crítica ao Stallman: O cara critica tanto o Linus, mas parece que ele precisa muito do Kernel dele, para promover seu GNU e sua forma de licenciamento (pq o HURD é fumaça até hoje, e realmente parece que vai ficar assim). É injusto e até anti-ético diminuir a importância do Kernel do Linux como ele faz.
Comentário de Copernico Vespucio
erros: Aquele que aponta falsos erros se alia à desinformação e presta um mal serviço à comunidade como um todo.

[]s

Obs.: Aceito a moderação acima, afinal estava fora do tema. Moderem esse aqui tb, pv.
Comentário de Morvan
Valeu,: ... Toskinha. A piada era sobre o frangão Bill Gates X Deus.
Comentário de Metatron
Comunidade Linux ?: Essa é a verdadeira face da comunidade Linux brasileira? Que nem tolerância possui ? Não pode ser, me recuso a acreditar nisso.
Comentário de Metatron
Fecho de Kleene: "mas e todas as permutações do DNA que formam todas as criaturas vivas, hein?"

Dado um conjunto não vazio X, as permutações de X é o conjunto das bijeções de X em X. Se X = {A,T,G,C}, então temos apenas 24 permutações, pois #S(X) = (#(X))!
Vou dizer algo que pode impressionar, mas é apenas embromation formal, a vida na terra é um subconjunto do fecho de Kleene de X...
É verdadeiro, correto mesmo, mas inócuo, porque isso não diz nada sobre a morfogênese, ou seja, dada uma cadeia de DNA, que organismo ela representa ?
Ninguém sabe... a tão famosa quebra do código genético (Francis e Crick) não passa de descrever as possibilidades de síntese proteica a partir dos códons...mas a morfogênese continua um mistério tão grande quanto o interior de um buraco negro...
Comentário de Fabiana Iglesias
Piada pronta!: Ahhh o cara já é uma piada pronta!
Comentário de leonardo_lopes
O Stallman não diminui a imp: O Stallman não diminui a importância do LINUX, ele apenas aumenta a importância do GNU. Eu nunca vi o Stallman falar mal do Linux, ele sempre falar que o Linus tapou um buraco importante.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Pai Tomas
Tapou um buraco?????????? Sej: Tapou um buraco?????????? Seja mais específico.
Comentário de Está-mal
O cara tá certo!: Vcs não conseguem perceber, ou não querem admitir, a importância de um profissional da estatura de RMS, que está dando praticamente a sua vida em defesa do free software. Se vc está aí sentadinho no conforto do seu lar, comendo o seu pacote de Cheesetos, tranquilo e calmo, com o emprego garantido na área de TI, saiba que deve muito ao empenho e luta ferrenha de RMS em prol do SF. Ainda concordo com ele nas suas críticas ao governo brasileiro. O governo Lula está andando muito vagarosamente em direção a uma política consistente de defesa e adoção do SL. Viva RMS! Viva o software livre!
Comentário de leonardo_lopes
O projeto GNU foi criando pe: O projeto GNU foi criando peças para formar um sistema operaciona Unix Like, só que faltava o kernel, e esse espaço foi preenchido pelo Linux. A FSF e o projeto GNU RECOMENDAM o uso do Linux. O Stallman, em seus discursos, tenta igualar a importância do GNU e do Linux, por isso, GNU + Linux, ninguém melhor que ninguém.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de alan
Olá, : Olá,

Prefiro acreditar que o software livre é uma consequência do mundo conectado que temos hoje: ONLamp: "Não existe uma comunidade do código aberto". Se estiver com preguiça de ler o texto original, o Vinícius Medina resumiu o texto em seu primeiro comentário.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de bebeto_maya
Software Livre é essencial para a informática!: __Vamos admitir a importância do Software Livre sim...E dos seus desdobramentos, também:

1-Wikipedia;
2-http;
3-Firefox;
4-Apache;
4-Wiki;
5-xvid;
6-php;
7-sourceforge;
8-bitorrent;

__Se não fosse por estes engenhos acima, citados no Jornal Inglês Independent , hoje não teriamos a informática como a conhecemos. Cito a importância do Xvid no caso dos codecs de vídeo e do Apache para servers.

__Tem muita gente imbecil, enfiando linguiça e ensinando em cursos de informática baratos, que sequer sabe disso: Mais Software Livre é a essência da computação.

__Agora eu também admito: Nem tudo é Software Livre. Um bom software, caso seja necessário, pode e deve ser pago!
Comentário de César
__Agora eu também admito: Ne: __Agora eu também admito: Nem tudo é Software Livre. Um bom software, caso seja necessário, pode e deve ser pago!
Aaaaaaaaaaargh! Software livre é livre no sentido de liberdade, não no sentido de cerveja grátis :-)
Comentário de Copernico Vespucio
Moderação: Não é todo mundo daqui do BR-Linux que é assim não.

O problema é que não se pode levantar a voz contra o Stallman (aliás, "contra" não, apenas levantar a voz de uma forma que não seja a seu favor já basta), para aparecer uma "quadrilha" por aqui que usa a moderação como forma de censura.

Esses nazistas têm medo de contestação, simplesmente pq não saberiam lidar com ela.

Mas acredito que esse comportamento não seja comum a todos os usuários. O problema é que a maioria dos usuários de maior nível tem mais o que fazer em outros cantos do site, deixando essa ralé por aqui.

Moderem o quanto quiserem, moderem esse texto também. Isso não vai esconder a verdade.
Comentário de Copernico Vespucio
Conceito pessoal: O problema é que para os xiitas de plantão por aqui, o conceito pessoal do Stallman deve ser obrigatoriamente o conceito pessoal de todo mundo.
Comentário de Copernico Vespucio
rivalidade tácita: Nenhum dos dois, nem o Linus nem o RMS são idiotas de falar mal de forma clara um do outro. Publicidade negativa é coisa que afeta o trabalho de ambos.

No entanto, é impossível deixar de notar que, cada vez que um deles demosntra sua opinião sobre algo no mundo livre, o outro encontra uma tendência/produto/padrão oposto para comentar positivamente ou oferecer apoio.

KDE X Gnome, GNU-GPL3 X Creative Commons, Linux X HURD, etc. A lista é longa.

Richard diz que, para ele, o Linux deveria se chamar GNU-Linux, para reconhecer seu trabalho com o GNU toolkit. Linus, obviamente, discorda (afinal ele nunca mudou o nome do SO).

A FSF de Richard desabona todas as formas de código aberto que não compartilham de seus objetivos. Linus apóia qualquer iniciativa do movimento open source.

Embora inseridos no mesmo contexto, os dois são tão diferentes quanto água e óleo.

Entre os dois, eu fico com o cara que tapa os buracos, e não com aquele que faz palestras sobre a respeito do calçamento.
Comentário de utopico
Por que ele não usa o GNU Hurd?!: Por que ele não usa o GNU Hurd?! ;-)
Comentário de Copernico Vespucio
bem...: Vai ver, é pelo mesmo motivo que eu...
Não consigo instalar vapor no meu computador. :-P
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004