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Deu no site do PSL-MA que o CamStudio, desenvolvido pela Rendersoft era um Software Livre para Windows que gravava as ações que executamos na tela, inclusive com áudio. E coincidentemente era concorrente do RoboDemo, software equivalente da Macromedia. Resultado? A empresa comprou a Rendersoft e fechou o código do CamStudio. Matando a concorrência e aumentando sua dominância no setor web. ” A nota foi enviada por bebeto_maya (artedeagradoΘlinuxmail·org) , que enviou este
link para mais detalhes.
O código-fonte e os executáveis do CamStudio disponibilizados sob a licença GPL antes da aquisição pela Macromedia ainda podem ser encontrados em sua
página no Sourceforge.
Atualização: O leitor Alex Hubner enviou um relato da situação que contesta a versão acima, e acrescenta diversos detalhes interessantes para a análise. Veja a sua
análise detalhada. Trecho: "
Quem comprou o CamStudio da Rendersoft não foi a Macromedia, foi uma empresa chamada eHelp, e isso foi em 2001 (éons em termos de Internet); Usando o CamStudio como base, a eHelp lançou um produto chamado RoboHelp algum tempo depois; Quase três anos (e muitas versões) depois, a Macromedia comprou a empresa eHelp e incorporou o RoboHelp em seu portfolio de produtos, lançando-o como "Captivate". No Captivate, de "CamStudio" havia muito pouco, apenas a idéia original, pois ao que parece o Captivate foi reescrito para que o seu produto final (um arquivo proprietário, diga-se - .swf Flash - o CamStudio original tambem fazia output para arquivos AVI), recebesse todas as melhorias e otimizações possíveis, afinal de 2001 para 2004 já haviam sido 5 versões do VM do Flash, e a Macromedia detém/detia a tecnologia do mesmo; Durante todo este tempo (de 2001 para cá), o produto CamStudio manteve-se disponível e aberto, afinal ele já havia sido licenciado como GPL para quem quisesse usá-lo e modificá-lo, de acordo com o seu modelo de licenciamento. Era um produto disponível amplamente em diversos sites de download e outros locais, de forma aberta e fácil de se encontrar. O site da Rendersoftware obviamente indicava o RoboHelp como substituto do CamStudio - afinal eles tinham sido vendidos, nada mais natural. Em suma: o projeto/produto ficou por muito tempo disponível em vários lugares para quem quisesse fazer alguma coisa de bom com ele; Como ninguém o fez, afinal, quem mantinha o produto de fato - botava a mão na massa e fazia valer o apelo romântico do SL - eram os desenvolvedores/donos da Rendersoftware, que diga-se estavam trabalhando com outras coisas e tinham conseguido o objetivo maior de inúmeras startups: ser comprada por uma empresa maior - a coisa ficou adormecida e ninguém mais falou no assunto. Só depois de alguém ter percebido e dito: "ei! aquele produto é aberto e podemos mexer nele" é que a coisa voltou à tôna, na forma de um projeto no SourceForge, aberto no início de 2005 por outros desenvolvedores."
Cássio R. Es_kelsen