“
O programa do governo federal que, desde novembro, está financiando a compra de computadores para usuários de baixa renda vem recebendo demanda acima da esperada e chamando a atenção para iniciativas de inclusão digital por parte de companhias como a Microsoft . O projeto "PC para Todos", que utiliza o sistema livre Linux, facilita o financiamento para a compra de computadores pessoais de até R$ 1,4 mil. Para participar, o consumidor precisa comprar um computador produzido por um dos 27 fabricantes credenciados junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, que exige que as máquinas do projeto sejam equipadas com Linux e outros 26 programas livres, que não exigem pagamento de licenças de uso. Apesar de não ter números precisos sobre o desempenho das vendas dos PCs do projeto, Luiz Claudio Mesquita, assessor da diretoria do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do governo federal, afirma que a expectativa é que a meta inicial de venda de 1 milhão de PCs em 12 meses seja superada. Ele informou que deve convocar neste mês uma reunião com os fabricantes para fazer um levantamento das vendas.
O Magazine Luiza, uma das primeiras redes de varejo do país a ingressar no programa - lojas Americanas aguarda aprovação para aderir -, começou a comercializar os PCs em 18 de dezembro e ao final do mês registrou vendas de 13,6 mil unidades, das quais entre 80% a 90% foram para clientes das classes C e D. A empresa vendia antes do programa do governo cinco mil computadores por mês e inicialmente esperava distribuir 50 mil PCs do projeto este ano. Agora, a expectativa é de 120 mil unidades. "Foi um recorde inimaginável. Fizemos já três reposições em cima do primeiro pedido inicial", disse o gerente do núcleo de compras de informática do Magazine Luiza, Marcelo Neves. Ele acrescentou que para janeiro a março, a rede fez pedidos de entre 15 mil a 20 mil PCs do projeto por mês. (...)
Microsoft de olho: Atentos a essa população não atendida, companhias mundiais de tecnologia que ficaram de fora do projeto "PC para Todos" por usarem software proprietário preparam iniciativas que barateiam o preço de computadores. Entre elas está a Microsoft, que testa um modelo de venda de computador pré-pago que será seu primeiro no mundo. Em piloto realizado com o Magazine Luiza em agosto, mil computadores foram comprados em três dias, cada um em 25 parcelas de R$ 29,90. Novos testes devem acontecer entre fevereiro e março e a expectatica é a finalização de um modelo de negócio em junho, disse Neves, da rede de varejo. Apesar de não confirmar o cronograma, o coordenador do projeto da Microsoft no Brasil, Alexandre Leite, informou que a intenção da empresa é vender o computador pré-pago em larga escala no país. A máquina do projeto usa uma versão especial do sistema operacional Windows XP. Após um determinado número de horas, o usuário precisa comprar cartões com créditos para continuar usando o equipamento. Depois de "recarregado" algumas vezes, o PC pode ser usado continuamente. "Eu acho que estamos no começo da inclusão digital (no Brasil). E as perspectivas são bastante positivas", disse Leite.” A nota foi enviada por Andres (andresbiagiΘgmail·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
[]s
Carlao Bazuca