Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Terra: "PC para Todos" tem vendas acima do esperado

O programa do governo federal que, desde novembro, está financiando a compra de computadores para usuários de baixa renda vem recebendo demanda acima da esperada e chamando a atenção para iniciativas de inclusão digital por parte de companhias como a Microsoft . O projeto "PC para Todos", que utiliza o sistema livre Linux, facilita o financiamento para a compra de computadores pessoais de até R$ 1,4 mil. Para participar, o consumidor precisa comprar um computador produzido por um dos 27 fabricantes credenciados junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, que exige que as máquinas do projeto sejam equipadas com Linux e outros 26 programas livres, que não exigem pagamento de licenças de uso. Apesar de não ter números precisos sobre o desempenho das vendas dos PCs do projeto, Luiz Claudio Mesquita, assessor da diretoria do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do governo federal, afirma que a expectativa é que a meta inicial de venda de 1 milhão de PCs em 12 meses seja superada. Ele informou que deve convocar neste mês uma reunião com os fabricantes para fazer um levantamento das vendas.

O Magazine Luiza, uma das primeiras redes de varejo do país a ingressar no programa - lojas Americanas aguarda aprovação para aderir -, começou a comercializar os PCs em 18 de dezembro e ao final do mês registrou vendas de 13,6 mil unidades, das quais entre 80% a 90% foram para clientes das classes C e D. A empresa vendia antes do programa do governo cinco mil computadores por mês e inicialmente esperava distribuir 50 mil PCs do projeto este ano. Agora, a expectativa é de 120 mil unidades. "Foi um recorde inimaginável. Fizemos já três reposições em cima do primeiro pedido inicial", disse o gerente do núcleo de compras de informática do Magazine Luiza, Marcelo Neves. Ele acrescentou que para janeiro a março, a rede fez pedidos de entre 15 mil a 20 mil PCs do projeto por mês. (...)

Microsoft de olho: Atentos a essa população não atendida, companhias mundiais de tecnologia que ficaram de fora do projeto "PC para Todos" por usarem software proprietário preparam iniciativas que barateiam o preço de computadores. Entre elas está a Microsoft, que testa um modelo de venda de computador pré-pago que será seu primeiro no mundo. Em piloto realizado com o Magazine Luiza em agosto, mil computadores foram comprados em três dias, cada um em 25 parcelas de R$ 29,90. Novos testes devem acontecer entre fevereiro e março e a expectatica é a finalização de um modelo de negócio em junho, disse Neves, da rede de varejo. Apesar de não confirmar o cronograma, o coordenador do projeto da Microsoft no Brasil, Alexandre Leite, informou que a intenção da empresa é vender o computador pré-pago em larga escala no país. A máquina do projeto usa uma versão especial do sistema operacional Windows XP. Após um determinado número de horas, o usuário precisa comprar cartões com créditos para continuar usando o equipamento. Depois de "recarregado" algumas vezes, o PC pode ser usado continuamente. "Eu acho que estamos no começo da inclusão digital (no Brasil). E as perspectivas são bastante positivas", disse Leite.”
A nota foi enviada por Andres (andresbiagiΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlao Bazuca
É verdade...: ...agora o lance é saber se as pessoas que estão adquirindo estas máquinas com "GNU/Linux" vão continuar usando-o e não vão substituí-lo por "Windows XP Caolho Edition". Se isso vier a acontecer, o espírito inicial do projeto (inclusão digital utilizando software livre) simplesmente deixa de existir. E aí, que vocês acham?

[]s

Carlao Bazuca
Comentário de povoação
micro é meu: Se eu comprar o micro é meu e instalo o que quiser.
Acharia injustiça forçar o usuario a não trocar de sistema operacional, pq ai seriamos uma Microsoft da vida. O que tem que ser forçado é a venda do computador com um sistema livre.
Já estão vendendo com gnu/linux já é um grande passo.
Acho que agora tem que ter um trabalho de conscientização, pq com certeza muitas pessoas irão trocar.
Comentário de job
O Sistema funciona assim, o c: O Sistema funciona assim, o cara compra o micro e da pra um amigo instalar um XP Craqueado, ou leva a uma empresa de assistência própria.
Resta saber, como tem garantia, os caras ligam pra empresa e dizem, olha só como faço pra instalar o Windows?? ou como faço pra rodar este game pirata, que comprei no camelô na praça.??



Comentário de Jonatã
Mas acho que essa "conscienti: Mas acho que essa "conscientização" parte de quem tem o poder e a oportunidade de fazer isso...
ja vi comentários aqui dizendo "ah, aqui na minha loja chego 6 pcs pra mim formata e instala o xp, fazer o que ne..." acho que essas pessoas que defendem o linux, o software livre, que acreditam que ele é bom devem fazer o que está no alcance para que esse seja bom do ponto de vista de quem manda formatar... não dizer "tive de instalar o xp", mas sim dizer "tive de ensinar a usar o linux"

eu acho que essa seria a maneira correta de "defender" o linux, de se doar um pouco e ajudar a mudar o mundo para melhor.

se eu tiver oportunidade, com certeza, farei o possível para ajudar.
Comentário de biozit
Windows xp não: choq ue qeum está comprando os copmputadores não tem muita nocçõe de informartica...quem não tinha condição mesmo de comprar um não vai trocar pelo windows xp

Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de Grobsch
Incluir 10% de Linux e 90% de Windows é melhor que 0%: Antes é preciso apenas se ater ao fato que sem inclusão digital não existe possibilidade de uso nem de Linux nem de Windows... Muitos estarão usando o computador pela primeira vez, outros finalmente levando uma máquina para casa, se isso ajudar a baratear o Windows, só fará coisas boas, o Linux tem que crescer por merecimento e não por ajuda governamental... O governo deve, entretanto, tomar conta das próprias máquinas, nelas é que acho que o Linux e o software livre devem crescer cada vez mais, depois de vendido o dono do micro faz o que quiser...
Incluir 10% de Linux e 90% de Windows é melhor que 0% dos dois.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Douglas Augusto
Acho esta ruptura com a tradi: Acho esta ruptura com a tradição da "obrigatoriedade" de venda com Windows (OEM ou não) mais importante do que se os clientes vão ou não instalar o Windows.

Ao mesmo tempo em que o computador fica mais barato por não vir com o custo embutido de licenças, é menos uma fonte para a Microsoft.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Douglas Augusto
Numa reportagem local na Zona: Numa reportagem local na Zona da Mata mineira, disseram que a procura é tão grande que alguns clientes precisam esperar até um mês para ter o pedido atendido.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de JCCyC
Quem está falando de proibi: Quem está falando de proibição? Você é perfeitamente livre para COMPRAR uma cópia do Windows e instalar... se for "Caolho Edition", você está cometendo um CRIME.

Estou mais intrigado sobre esse "PC pré-pago"... O que me impede de instalar um GNU/Linux nele?
Comentário de Felipe Falce
Windows Pré-Pago: O que mais me chamou atenção é o tal "Windows Pré-Pago". Alguém tem mais informações como por exemplo quanto custa o cartão, quanto tempo de uso cada cartão oferece e quantos cartões são necessários para se destravar completamente? Fiquei realmente curioso com a idéia.
Comentário de nemesis
fonte de renda eterna: Agora a M$ vai ter uma fonte-de-renda para toda a vida, pois assim que o cara estiver acabando de pagar as últimas das 25 prestações com o seu Windows pré-pago, seu equipamento furreca já vai estar bem ultrapassado e ele terá que adquirir outro financiamento para um pré-pago mais moderno, equipado com o Windows da hora e capaz de abrir aqueles docs que não abrem em seu M$ Works atual...

prisão perpétua...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
francamente...: Terrível isso... Eu acho esse micro pré-pago a coisa mais imoral em que a Micro$oft já pensou (depois do "Office cobrado via internet", que não deu certo).

Mas acho que, alguns dias depois do lançamento, vai ter uma página na rede assim: "Tutorial: Desbloqueie o seu Micro$oft Pré-Pago instalando Linux nele" XD
Comentário de Copernico Vespucio
Pré-Pago: Estou mais intrigado sobre esse "PC pré-pago"... O que me impede de instalar um GNU/Linux nele?

Contrato de licença, eu suponho...
Comentário de supertnx
Quem vai ser a besta de compr: Quem vai ser a besta de comprar créditos para usar seu próprio PC?

Usuário esperto: instalaria um XPex Piratex
Usuários inteligentes: usariam uma solução livre e de qualidade, Linux!
Comentário de falvoi
O qeu?:
choq ue qeum está comprando os copmputadores não tem muita nocçõe de informartica...


n ao enten dimuiot beum o qeu voce etsta escervendo...
Comentário de maiconfaria
manual: Alguem sabe como são os manuais desses micros?
tem um manual explicando como conectar na rede, editar arquivos, instalar progs etc ?
parece que ele vem com kde!

agora a pouco um amigo me ligou perguntando justamente como se instalar win nestes computadores , pois ele comprou um pra mãe dele!
disse para ele usar como estava! visto que se ele for instalar XP com 128mb vai ter muita dor de cabeça! outro ponto são os drivers! em tempos remotos ( fase negra da minha vida ) tive a experiência de ver como o XPé falho nisto ... não tem driver pra nada! provavelmente ele vai formatar o micro pra depois ficar incomunicavel pois o modem não vai funcionar!
Comentário de Profano
PC Para Todos: O Programa "PC Para Todos", como concebido inicialmente, foi um passo muito importante no sentido da Inclusão Digital. Agora, mesmo ainda no começo das vendas, têm-se a impressão de que a aceitação por parte da população está superando, em muito, as primeiras previsões, por mais otimistas que fossem.

De igual modo, acredito, tal sucesso ocorrerá com o Notebook idealizado pelo Prof. Negroponte, dentro dos parâmetros, objetivos e forma a que propôe.

Notei, também, que o PC projetado pela HP - aquele com preço de R$1.490,00 e embarcado com o Conectiva 10.2 - embora não trazendo o hardware anunciado de início (anunciado Memória RAM 256, está vindo com 128; e, anunciado CD-RW; está vindo com CD-R de 48x), começou a ser vendido na Rede EXTRA (sem o financiamento do BNDES - em 36 vezes) e , tão logo colocado à venda, esgotou-se ràpidamente.

Só posso elogiar a iniciativa governamental que contribuiu com a retirada de alguns impostos, para baratear o preço para o consumidor final. Isto já está provocando uma derrubada nos preços praticados de forma escoarchante até então, e incentivando a concorrência no livre comércio, fato que já está sendo percebido por todos.

Cabe agora, às indústrias empenhadas na produção, primar pela qualidade dos produtos, assistir e dar suporte efetivo ao consumidor, e, diminuir um pouco a margem de lucro. Assim, teremos ótimos produtos à disposição e TODOS GANHARÃO MAIS, Governo, Indústria, Comércio e NÓS - BRASILEIROS.

No mais, estamos certos da contribuição, participação e empenho da Comunidade do Open Source, no esclarecimento e apoio aos bem-vindos novos usuários.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de Jonatã
n em ew....: n em ew....
Comentário de Jonatã
e você vai lá ajudar ele e: e você vai lá ajudar ele e a mãe dele a usar o linux, ensinar a usar o OpenOffice, a conectar na net, né...

tira um tempinho e faz isso :)
Comentário de maiconfaria
não tenho certeza: não tenho certeza se isto é o melhor, as vezes na ansia de ajudar acabamos passando por chatos, talvez o melhor seria se ele colocasse o win98 ( 1a ideia dele ) e percebesse as dificuldades nisto!
mandei ele e a mãe ( que nunca usou cpu) usar o linux pois talvez depois de todo trabalho ela diga que estava funcionando bem antes dele mexer e ele percebara as dificuldades do uso do win, que em minha opinião é muito inferior aos das distribuições desktop em termos de facilidade e desempenho!
Comentário de Copernico Vespucio
manuais: É por isso que devem haver manuais acompanhando o treco, não?

Se não vem manual nenhum, escreve uns manuais para usar o PC Conectado e arruma um troco vendendo... Inclusive pro teu amigo XD.
Comentário de Douglas Augusto
> Notei, também, que o PC pr: > Notei, também, que o PC projetado pela HP - aquele com preço de R$1.490,00 e embarcado com o Conectiva 10.2 - embora não trazendo o hardware anunciado de início (anunciado Memória RAM 256, está vindo com 128; e, anunciado CD-RW; está vindo com CD-R de 48x), começou a ser vendido na Rede EXTRA (sem o financiamento do BNDES - em 36 vezes) e , tão logo colocado à venda, esgotou-se ràpidamente.

Atualmente não é preciso muito esforço para comprar computadores (participantes do programa do governo) com 256MB de RAM, gravador de CD-RW e HD de 40GB, abaixo, naturalmente, de R$1400. Tenho dó (e receio) desse pessoal desinformado que acaba comprando com 128MB.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de joana tavares
Microsoft cara-de-pau: Esses caras são muito cara-de-pau de chamarem de "inclusão digital" um computador que vc precisa comprar cartão para poder usar. As pessoas, principalmente os vendedores de micros tem que ser concientizadas de que o linux não é um SO genérico e que se pode usá-lo muito bem sem precisar pagar "mensalidade" pra nenhuma empresa...
Temos até o lançamento desse computador fajuto da Microsoft para fazer isso...

Viva o Computador para Todos!
Comentário de baca
Acho que as pessoas não vão ler manual nenhum.: A ideia do manual é boa mas duvido que a maioria das pessoas vai ler.
Comentário de Copernico Vespucio
Manual Linux: Realmente usuário e manuais não se gostam muito.

Mas se for um manual bem redigido, sucinto e resumido sobre as tarefas mais corriqueiras, creio q elas vão ler sim (ao menos quando quiserem fazer cada coisa).

Afinal, um dia as pessoas tiveram que aprender Windows tb., não?
Comentário de nemesis
acho que vc leu errado: o micro com cartão é o que a M$ pretende vender. O PC para Todos que vem com Linux não tem nenhuma limitação... exceto o hardware modesto e prestações em até 25 vezes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Inclusao digital para a micro: Inclusao digital para a microsoft é acrescentar 1 e 0 à conta binária dela. :)

Agora, falando sério porque alguem compraria um computador pré-pago ?
Quiosque de Internet, só se for. Então tá caro a prestação.
Comentário de Copernico Vespucio
simples... :,-(: Resposta em uma só palavra:

Marketing.

O cidadão comum não tem defesa contra ele... :,-[

Defesa contra isso?

Informação.
Comentário de Ednei Pacheco
Não sei se posso dizer que u: Não sei se posso dizer que utilizar apenas 128 MB RAM é uma economia porca ou alguma ação tendenciosa. Nenhum sistema atual com seus aplicativos utiliza tão pouca memória. A impressão que se dá é que há um certo interesse para o equipamento ficar "obsoleto" mais rapidamente.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Magno K
Grupos de Usuários Linux e treinamento "fest": Fui ao Ponto Frio dar uma olhada nos computadores. Percebi que a vendora ficou feliz por eu conhecer o Linux e senti também que ela gostaria de saber mais para poder informar aos clientes. Se tivesse tempo ficaria lá uma tarde, fazendo demonstração e explicando como funcionam os programas.

Talvez essa fosse uma iniciativa para os Grupos de Usuários organizados.Poderiam contactar redes varejistas e fazer um treinamento "fest" de uma tarde em um final de semana para funcionários de redes que estão dispostas a vender o "PC para Todos".
---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Tango
Pois eu daria um rim para sab: Pois eu daria um rim para saber o teror deste contrato. Será que alguém por aqui já viu e pode colá-lo na íntegra aqui? Não importa o legalês, eu realmente quero saber como funciona este sistema.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de he
Boa ideia!: Com o mesmo trabalho que se tem para organizar uma install fest dirigida ao usuário final,se pode realizar uma "instal fest" indireta ,para agentes multiplicadores(os vendendores...)que vão atingir um número final de usuários muito maior!
Comentário de Profano
Pode ser melhorado: Em que pese o fato de a configuração mínima do hardware, estipulando em 128MB o quantitativo de Memória RAM, em cada PC do Programa, as mainboards utilizadas nas máquinas, suportam, pelo menos 2GB, e, isto é mencionado nos anúncios das Lojas e Redes. Dando a entender, portanto, que é possível ao adquirente do produto incluir mais, até o limite do suportado. Resta saber, junto ao vendedor, na Loja ou no contrato de compra e venda, se o acréscimo implica em quebra contratual do direito à garantia do fabricante ou da Loja.

Alguns PCs, como você disse, efetivamente, vêm com 256MB de memória RAM e até com CR-RW; Quase todos equipados com o Processador mínimo, descrito no Programa (Sempom 2.2MHz (AMD) ou Celeron 310/315 (Intel).

O que mencionei, da HP, tem o diferencial de vir com o Celeron D336 (2.8MHz), além de declarar textualmente o "Linux" embarcado: (Conectiva 10.2), mas, como foi dito, na prática, "desconstruiu" a memória e o CD-RW.

Esclarecendo a quem interessar possa:
Preço de cada pente de memória DDR-400 (PC 3200), praticado pelo comércio, aqui no Rio/RJ (consulte: *www.boadica.com.br*):
256MB = a partir de R$ 59,00; e,
512MB = a partir de R$ 116,00.

[]'s, a todos.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de Thiago Aboud Campmany
Poxa, tão óbvio!: poxa gente! rs... tão óbvio!

choq ue qeum está comprando os copmputadores não tem muita nocçõe de informartica

Tecla SAP: Acho que quem está comprando os computadores não tem muita noção de informática!

Meu comentário!
Bem, acho que uma leve noção tem sim!
Bem, quanto a manter o Linux ou instalar o Windows XP, eu vejo clientes que não largam a mão do windows 95 pois "este veio com o computador, logo deve ser o melhor pra ele!", nada é impossível! Melhor se o Linux prevalecer! rs... :)
Comentário de Mariana Soares
Sendo mais clara: Na matéria citada acima, a Microsoft fala de um computador pré-pago que vai ser lançado e fala desse computador como se fosse "inclusão digital", se apoderando do discurso do PC para todos.

Temos que esclarecer a galera que os computadores com Linux, os do PC para Todos por exemplo, podem fazer todas as tarefas básicas sem nenhuma limitação forçosamente embutida...

Na matéria fala que a Microsoft deve lançar o pseudo-computador em Junho, até lá é possível tentar mudar a mentalidade dos vendedores de que os computadores com linux são "computadores genéricos"...

entendeu agora?

acho o projeto Computador para Todos muito legal...
Comentário de Cesar.AR
AHÁ!: Uma luz no fim do túnel.
Garanto que as empresas apoiariam, os vendedores gostariam e a mídia iria ver como funciona a comunidade Linux. Grande idéia!

Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian

Comentário de Magno K
Treinamento "Fest": Eu sou de Maringá, no Paraná. Se houver um grupo disposto a fazer contatos com essas redes por aqui, pode contar comigo para ajudar.
---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de acefalo
bons samaritanos: Espero que não estejam imaginando fazer isso gratuitamente.

As redes são as maiores interessadas, poderiam pagar um valor decente por um treinamento de algumas horas para os seus vendedores.

Acho que temos um mercado semi-virgem para o software livre. Os membros da "comunidade" poderiam fundar pequenas cooperativas para oferecer serviços diversos, sendo um deles treinamento básico em linux.
Comentário de nemesis
básico?!: "podem fazer todas as tarefas básicas sem nenhuma limitação forçosamente embutida..."

huhuhu...

Não seja modesta. Linux + OpenOffice + GIMP + XMMS e vários outros que fazem parte do pacote do PC para Todos já o tornam um sistema bem mais funcional e cheio de recursos do que a maioria dos micros OEM com Windows embutido...

"os computadores com linux são 'computadores genéricos'"

e isso é ruim por que... ???

"entendeu agora?"

quem não tinha entendido foi a moça lá em cima...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de maiconfaria
grupos de usuario: existem varios grupos estaduais de usuários, seria legal se fosse articulado algo nessa esfera! como podemos ver essa foi so uma primeira leva de PCs, da pra fazer muito progresso com SL neste caso!
Vou entra em contato com o grupo de usuários debian de SC! dl
Comentário de SS_Sputnik
Pernambuco não pode ficar de fora!: E eu espero o mesmo aqui para o Recife. Infelizmente estou só e sempre que vou no Carrefour dou uma "ajudinha" para o vendedor lá. Sempre a maquina esta desconfigurada e ele acha que tá com "defeito".
Mas agora estou meio numa enrascada. Ele vendeu um micro com kurumin e com uma multifuncional Lexmark para um professor universitário e repassou meu telefone. O danado é que essa multifuncional é zebra total, mas já marquei até um dia pra ir lá tentar fazer o bicho funcionar. Alem disso ele não consegue gravar nada com o gravador de cd, mas isso é fichinha diante do problema da multifuncional.
Comentário de Adair Folmer
Open Source galera, ou querem eriquecer mais o tio Bill?: É isso aeh, já chega ter que colocar créditos no celular que são roubados a cada ligação de 00:00:10, francamente a Micro$oft tá pirando. Linuxmania galera, essa ideologia vai pegar.
Comentário de Douglas Augusto
> Preço de cada pente de mem: > Preço de cada pente de memória DDR-400 (PC 3200), praticado pelo comércio, aqui no Rio/RJ (consulte: *www.boadica.com.br*):

Neste mesmo site a diferença de um módulo de 256MB para um de 128MB não passa de R$20, sendo que na prática para o usuário o benefício seria desproporcionalmente melhor.

Eu acho um desperdício privilegiarem o processador em demérito da quantidade de RAM e gravador de CD-RW. Com 128MB será fácil partir para o SWAP, e daí não adianta ter um Quad-Athlon 5000+ 128bits. Acho o processador mínimo estipulado pelo projeto mais do que suficiente para o público a que se destina; já a memória mínima não.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de maiconfaria
coincidencia: o cara que comprou o pc pra mão é justamnete de pernambuco!
Por aqui tem a magazineluiza vendendo, vou lá dar uma olhada!
Vc não sabe o telefone de um servido discado gratuito ai de PE
Comentário de Profano
> Preço de cada pente...: Caro Douglas Augusto;
Estou inteiramente de acordo com a tua linha de pensamento.

Só posso acrescentar que, em visão mais ampla, não só a memória RAM, mas também outros ítens poderiam ser melhorados pelos fabricantes, tais como: HD (de 5.400, pelo de 7.200rpm); Processador (de 2.2MHz, para um superior), considerando que, para o comprador (usuário final) a diferença tem um custo, hoje, de certo modo, não tão alto, mas que, para a montadora essa diferença é quase insignificante.

Parece-me que os produtos ofertados (estou me referindo às consultas que tenho feito nas Lojas "on line"), vêm trazendo essa diferença nos preços praticados.

Outra coisa (até a título de sugestão às Redes e Lojas vendedoras): Indicação, nos anúncios, da distro e versão embarcadas no equipamento.

No mais, só tenho a agradecer a lisura dos seus comentários, seja acrescentando ou corrigindo eventuais equívocos, para melhor orientar e dirimir dúvidas dos que estão buscando informações úteis, aqui.

[]'s.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de marcosalex
Linux: 8 membros da minha família compraram um Computador para Todos do Magazine Luiza, essa é a boa notícia. A má é que a todos eles queriam instalar jogos (entre outras coisas, claro) e não conseguiram. A máquina não vem nem com o Wine instalado e mesmo instalando, não consegui instalar os jogos que eles gostariam.

Mas o maior entrave que eu vejo na adoção do Linux nesses computadores populares é a falta de treinamento dos vendedores. A Positivo e os outros fornecedores pecam por não dar treinamento às redes varejistas.
Haskell developer
Comentário de Mariana Soares
Site oficial do PC para Todos: Aí galera,
Dêem uma olhada nessa nota: Computador para Todos: conheça e divulgue o portal oficial do projeto
Comentário de Mariana Soares
Site oficial do PC para Todos: Aí galera,
Dêem uma olhada nessa nota: Computador para Todos: conheça e divulgue o portal oficial do projeto
Comentário de maiconfaria
cedega: O cedega é a solução pra 90% dos jogos, eu só não tenho certeza em relação a licensa deles que não é GPL, nem sei se o programa é freeware ? sei que as versões mais novas não o são!
Mas o cedega 4.0 por exemplo é a solução quase que definitiva para os games !
provavelmete vc resolverá os problemas de games na sua familha!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004