Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Computador para Todos: conheça e divulgue o portal oficial do projeto

Tenho acompanhado as notícias publicadas aqui no BR-Linux sobre o projeto Computador para Todos e, da mesma forma, vejo que a comunidade sempre tem se manifestado bastante através de ricas discussões nos comentários das notícias. Talvez alguns já conheçam, mas gostaria de divulgar aqui o endereço do portal oficial do projeto Computador para Todos e convidar todos a conhecê-lo e a divulgá-lo: computadorparatodos.gov.br (Destaque para a seção de notícias sobre o projeto.)



Destaco ainda alguns requisitos de participação e deixo meus comentários. As máquinas participantes do PC para Todos devem: - Ter capacidade instalada de conexão à Internet (Será que os provedores de acesso gratuito à web finalmente começarão a dar suporte ao Linux para atender esse volume de novos usuários?) - Vir configuradas com, no mínimo, 26 programas baseados em software livre com as funcionalidades e requisitos definidos no Projeto (os fabricantes podiam nos informar detalhes sobre as distribuições e softwares que estão vindo junto ao PC para Todos, o que vocês acham? Que tal escrevermos para eles solicitando esses detalhes?) - Dispor suporte ao software e assistência técnica por, no mínimo, 1(um) ano, nas condições estabelecidas (Além do suporte oficial, vale conhecer o Suporte Livre)”
A nota foi enviada por Marcelo Terça-Nada (marcelonadaΘgmail·NOSPAMcom) , que enviou este link para mais detalhes.

Particularmente importante é a Definição de Assistência Técnica e Suporte de Software que consta na regulamentação do programa e da qual reproduzo trecho: "O suporte a ser prestado aos usuários das soluções do Projeto Cidadão Conectado - Computador para Todos será de responsabilidade da empresa credenciada para fornecer tais soluções. Compreende a assistência técnica ao hardware e o suporte ao pacote de software que compõe a solução. Para o usuário final deve ser transparente a questão do problema ser de hardware ou de software, ou seja, a rede de assistência deve garantir o funcionamento da sua solução. O suporte aos programas de computador compreende toda a assistência ao usuário final em relação ao uso do conjunto de programas que compõem a solução. Deverá contemplar todas as orientações solicitadas pelo usuário final em relação à instalação, disponibilidade e ao uso das facilidades de cada um desses programas, inclusive o sistema operacional."


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
fiscalização: Muito boa essa pesquisa do brain!
Na primeira hora de 2a vou as lojas ver o manual do software e se tudo esta configurado!
seria interessante se os servidores de acesso discado já dessem todos os dados!



Comentário de maiconfaria
chamo atenção pra requisito: chamo atenção pra requisitos das lojas para a participação, entre outros:

1. Capacidade instalada de conexão à Internet
2. configurado com, no mínimo, 26 programas baseados em software livre com as funcionalidades e requisitos definidos no Projeto
3. dispor suporte ao software e assistência técnica por, no mínimo, 1(um) ano, nas condições estabelecidas

Se as lojas estão efetivemente vendendo PCs com o modem corretamente instalado acho que a questão é simplesmente indicar aos vendedores sitios que forneçam assistencia e tutoriais como este novo projeto debian for dummies, forum de suporte do kurumin, ubuntu ... etc

Gostei da parte que obriga a loja a expecificar se algum prablema é do hardware ou do software, é uma pena, mas provavelmente as lojas vão culpar o linux !
Comentário de Grobsch
Um Porém...: Estou animado com a idéia, mas ainda desanimado com o projeto, acho que favorece por demais o fabricante do hardware e poucas empresas de software com suporte online de atendimento ao cliente, que provavelmente tinham distros fechadas e as abrirão para atender ao governo.
Suporte não será entendido como um fórum, respostas por emails, contatos pessoais, revistas, publicações técnicas, livros, suporte é um grupo de telefonistas dando auxílio quase nenhum.
Acho que ainda falta muito para favorecer a comunidade.
Espes PCs terão distros antes proprietárias e o Mandriva, é minha aposta.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Edson Zen
Sobre o site: Entrei no site e apos 5 minutos tive que escrever esse email para o Ministério da Fazenda:

Olá
Eu estava vendo o site sobre o projeto e ví que muitas coisas estão incompletas, estando até em inglês. Gostaria de saber como o ministério da fazenda pode publicar um site com uma estrutura ainda em inglês (como You are here: Home » Projeto Computador para Todos. e todos os Hints "Send this page to somebody", mostrando que além de o site ter sido copiado, não foi ao menos traduzido para o português.

Segue em anexo a URL da pagina dá onde retirei esses exemplos
http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/index_html

Obrigado
Edson Zen

Comentário de Everaldo Canuto
Aqui tudo aparece em portugu: Aqui tudo aparece em português, no entanto configurei meu browser para ficar com o idioma principal como inglês e vi as mesmas coisas que você. Então posso presumir que seu browser não esteja priorizando a língua portuguesa. Isso não é erro deles, configure seu browser corretamente e mande um mail pedindo desculpas.
Comentário de joaquim
Quem fez a pesquisa foi o Marcelo: Caro amigo,
a pesquisa foi feita pelo Marcelo, veja: "A nota foi enviada por Marcelo Terça-Nada"... o brain publicou a nota...
Parabéns para os dois...

Sinto falta de uma seção "Onde encontrar o Computador para Todos" no portal do programa...
E acho a sugestão de pedirmos detalhamento sobre as distrôs muito uma idéia muito legal.
Comentário de ThiagoR
Muito boa a notícia. Só uma: Muito boa a notícia. Só uma coisinha... o link para "requisitos de participação" está incorreto (http://http//www.computadorparatodos.gov.br/participacao/index_html). O que mais me espantou foi que quando cliquei no link, fui parar no site da microsoft (blérgh). Não consegui descobrir pq fui pra lá, mas se alguém quiser testar: Linux Kurumin 5.0, Firefox 1.0.7, Google Toolbar (acho que isso fez eu cair lá)
Falow!
Comentário de Mariana Soares
Tem http duas vezes: está com problema porque está com http:// duas vezes... o editor do Br-linux podia coorrigir isso...

valeu!
Comentário de joaquim
Cai no site da USP: Quando cliquei no link para "requisitos de participação", cai no site da USP... Estou usando o firefox 1.5, acho que vc devia atualizar o seu ;-)


Comentário de brain
Obrigado!: Está coorrigido ;-) Obrigado!
Comentário de Leandro
Aqui também: Também vejo tudo em português.
Comentário de nosklo
vai pra microsoft: Ele vai pra microsoft porque o sistema do firefox para endereço inexistente simplesmente faz uma pesquisa no google e manda pro primeiro site que achar.

procura "http" no google pra vc ver. Dependen do do seu ip, o google vai retornar o site da usp, ou microsoft.

Nosklo
Comentário de Brunno Gomes
Interessante, apesar dos pesares...: Apesar de algumas pequenas falhas eu achei o site bastante informativo e interessante para um integrador por exemplo. Também senti falta de uma sessão "Onde encontrar o computador para todos" e mandei um e-mail com a sugestão como nosso amigo acima. No mais é irmos mandando sugestões para que eles melhorem o site, já que é uma boa iniciativa do governo.

-
O DOS nunca me disse:
"Excellent command or filename !"
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Plone: É isso mesmo o que está acontecendo. O pessoal do Serpro usou o Plone para criar o site e o Plone tem suporte completo à internacionalização, ou seja, todas as suas mensagens (exceto o próprio conteúdo que precisaria ser criado nos outros idiomas) são exibidas no idioma selecionado com maior prioridade no browser do cliente.

Aliás, foi-se o tempo em que o governo fazia um projeto de promoção de SL e usava uma página em ASP para promovê-lo... o trio Plone/Zope/Python hoje é a ferramenta preferencial do Serpro para criação de portais para o governo. Boa escolha.

Comentário de itamarnet
Modem: Desculpe se me engano, mas o requisito do modem que pedem é que seja um PCI, padrão V92. Por acaso esse não é um padrão que ainda não é suportado pelo linux? Já tentei configurar alguns e não consegui, tendo resposta em fóruns que esse padrão ainda não era compatível por falta de expecificação dos fabricantes. Será essa a oportunidade de haver drivers portados para o Linux?? Ou já existe compatibilidade e estou desinformado?? Seja como for, deixo aqui minhas dúvidas
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004