Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O abraço da Microsoft chega à linguagem Python

Duas grandes empresas de tecnologia que atualmente são rivais concordam em uma coisa: Python é uma linguagem de programação importante para suas estratégias. Não chegam a ser duas notícias muito recentes mas uma delas contratou o criador da linguagem Guido van Rossum e a outra está adicionando suporte a Python em sua plataforma de desenvolvimento .Net.” A nota foi enviada por Osvaldo Santana Neto (osantana·spamΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

“"A Microsoft lançou uma versão da linguagem de programação Python para a sua plataforma de desenvolvimento .NET. A plataforma .NET tem uma interface comum e bibliotecas de funções usadas frequentemente para ajudar os desenvolvedores a escrever aplicações para versões do sistema operacional Windows. Linguagens como a de código aberto Python ajudam os desenvolvedores de aplicação a reduzir a quantidade de código complexo que eles têm de escrever.” A nota foi enviada por matheus lima (matheusslima?yahoo·com·br) , que enviou este link do IDGNow para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Helvio Mota
Nós somos Borg...: ...você será assimilado. Resistir é inútil...
Comentário de biozit
Tudo se copia....: TUdo que é bom se copia....ou se usa na cara dura!! hahaha


Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de nemesis
eu avisei : eu avisei

mas nem tudo está perdido: IronPython do .Net tenta ser fiel (seguir) ao CPython original e às especificações da linguagem tal como mantidas pelo Guido. Guido trabalha no Google, agora.

Conclusão: M$ vai ter que engolir o Google. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Dark Nemesis
PSF:
Nemesis,

O Python é mantido pela Python Software Foundation, uma fundação nos mesmos moldes da que mantem o Apache. E a licença do IronPython é BSD.

Não vejo risco nisso, além de aumentar a popularidade da excelente linguagem, o que deverá entristecer aqueles que querem fazer do Open Source apenas mais um produto de "elite".

Comentário de nemesis
elite: era um excelente joguinho de microcomputadores :)

"O Python é mantido pela Python Software Foundation"

eles mantém a implementação oficial, em C, CPython. E o Guido é seu "benevolent dictator for life"... :)

"E a licença do IronPython é BSD."

e é exatamente isso que permite a M$ fechar seu código a qualquer momento...

"aumentar a popularidade da excelente linguagem"

sem dúvidas isso seria ótimo, ainda mais se tivesse força suficiente para enterrar VB de vez. Se há uma linguagem fácil e clara o suficiente para iniciantes não se intimidarem, mas flexível e poderosa o suficiente para programadores avançados se perderem em metaprogramação, essa linguagem é Python. ( ou ruby, scheme, tcl, perl etc )

"aqueles que querem fazer do Open Source apenas mais um produto de 'elite'"

Não, vc entendeu errado: é a elite que está sempre usando o que há de melhor, pq está sempre atrás de melhores alternativas. A ralé usa porcarias pq foi o que aprenderam a usar e acham que sua vida depende disso.

Eu não me importo se alguém além de mim usa ou não usa uma ferramenta fantástica.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Dark Nemesis
1337:
Oi! Nemesis da Luz,

>eles mantém a implementação oficial, em C, CPython. E o Guido é seu "benevolent dictator for life"... :)

Sim. O que eu quis dizer é que ele não está sozinho.

> e é exatamente isso que permite a M$ fechar seu código a qualquer momento...

Eu vejo o contrario. Se eles fecharem ganham como premio um FORK bonito, algo plenamente permitido pela licença BSD e que equivale a um sorvete na testa da Corporação inteira :P

> sem dúvidas isso seria ótimo, ainda mais se tivesse força suficiente para enterrar VB de vez. Se há uma linguagem fácil e clara o suficiente para iniciantes não se intimidarem, mas flexível e poderosa o suficiente para programadores avançados se perderem em metaprogramação, essa linguagem é Python. ( ou ruby, scheme, tcl, perl etc )

Eu vejo isso. Um mundo melhor, afinal, nós já sofremos demais com produtos de meia pataca...

> Não, vc entendeu errado: é a elite que está sempre usando o que há de melhor, pq está sempre atrás de melhores alternativas. A ralé usa porcarias pq foi o que aprenderam a usar e acham que sua vida depende disso.

Não, eu me expliquei errado! A "elite" que eu citei é os "1337" (aqueles caras que se acham, os que gostam de hermetismo, entendeu?)

> Eu não me importo se alguém além de mim usa ou não usa uma ferramenta fantástica.

Eu me importo. Eu quero ver mais gente usando. Quanto mais gente usando, melhor a ferramenta se torna. Eric Raymond sabe disso e escreveu na Catedral e o Bazaar.

Trocadilho infame do dia: enquanto isso, o pitão cresce dentro da MS :P

Comentário de Roger de Almeida
Que coisa interessante, : Que coisa interessante,

A linguagem Python é licenciada via BSD. Em outras palavras, a Microsoft vai usar e abusar das inovações, correções, efim do trabalho árduo de vários programadores, no entanto, ficará como a "Dona da Codada Preta".

Alguém disse que a Licença do APACHE é BSD? Pelo que me parece, ela tem uma licença (2.0) própria mas compatível até certo ponto com a GPL.

Se o Python fosse GPL, a MS o abraçaria???

[]
Roger
Comentário de Dark Nemesis
Licenças:
A licença do Python tambem é uma licença própria, que é tambem compatível com a GPL (para ver a licença, digite "license()" no prompt do Python)

Comentário de nemesis
pequena correção: "linguagem Python é licenciada via BSD"

Nenhuma linguagem pode ser licenciada: é só uma especificação. Implementações de interpretadores ou tradutores diversos para tais linguagens é que são licenciados.

CPython, o interpretador python tradicional, disponível na maioria das plataformas, é licenciado sob uma licença livre e GPL-compatível. IronPython, a implementação para .Net pode ter escolhido outra...

"Se o Python fosse GPL, a MS o abraçaria???"

não faz diferença no caso de linguagens... mas a M$ apenas contratou o desenvolvedor de uma implementação de python para .Net. Não sei se eles desenvolveriam do zero, apenas uniram o útil ao agradável...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Dark Nemesis, acho que voce n: Dark Nemesis, acho que voce nao entendeu o termo "abraço" no titulo da noticia. Tecnologicamente, a microsoft é conhecida por abraçar um produto (vide internet browser) inicialmente 100% puro e depois de tornar-se popular, invadir com "padroes" microsoftianos.

Por isso o termo "abraço da morte" aplica-se a MS, ela abraça e depois esmaga o produto, mas antes cria um clone geneticamente modificado dele com o qual dará continuidade a ele.

O Cobol, Pascal e coisas antigas da MS nunca tiveram sorte ou popularidade, mas desde que ela começou a aplicar o "abraço da morte" colheu os seus frutos : IE (inicialmente 100% compativel com netscape),MSSQL (inicialmente uma joinventure com a Sybase), MSOffice (inicialmente abrindo até arquivos de editores nacionais e até o famigerado PerfectOffice da Novell), SMB/CIFs (projeto conjunto com a IBM), Windows (foi um fork do OS2 tambem IBM), o primeiro protocolo da MS abraçava o Netware tanto no cliente de rede e compartilhamento como no próprio NetBeui que era um clone do IPX/SPX só que não roteável, depois que veio o NT3.5 ela esmagou o netware e até colocou no NT um gateway para servidores netware para que os clientes nas estacoes fossem apenas msclient. Foi ou nao foi um abraço da morte ?

O único produto que conseguiu rivalizar com um produto popular da MS foi o Delphi e a MS conseguiu contratar o engenheiro chefe do Delphi para trabalhar no .net. Não é a toa que o .net é uma versão melhorada do que seria a VCL uma palheta de componentes que serviria para todos os produtos da Boland.

Por isso a preocupação do pessoal do Python não é exagerada.
Comentário de Copernico Vespucio
Providências são necessárias: Caso os partidários da linguagem Python não queiram ver o destino de sua língua preferida nas mãos da M$, precisam tomar algumas providências: Já.

A tática atual da M$, como ela tentou fazer com o Java/C# - CLR, é implementar a especificação inicial, tal como ela é usada em sua comunidade (para atrair o interesse dos programadores que já trabalham com ela). Logo a seguir ela insere um festival de "novidades" (no fundo, apenas açúcar sintático e outras perfumarias) que tornam sua versão incompatível com a versão original e usando marketing para fazer acreditar que a sua implementação é "melhor" que a original.

Ela fez isso com Java Script (obtendo o sucesso desejado no IE), tentou fazer com Java (mas foi rechaçada pela atuação do JCP no J2SE5.0). Não vai demorar para a M$ anunciar que implementou o "verdadeiro Python" e que todas as outras implementações são inferiores.

Como se combate isso? Eu digo:

É preciso a criação de uma entidade que concentre os esforços de código aberto da plataforma, que possa gerenciar esses esforços e gerar atualizações com o cumprimento de prazos. O objetivo é combater as "perfumarias" da M$ com enhancements *reais*, publicados em tempo hábil.

Creio que esse papel caberia à Python Software Foundation, bastando que essa adote um perfil mais agressivo do que tem hoje.

Caso o contrário, em pouco tempo veremos o Python Open Source "correndo atrás" da implementação da Microsoft (assim como ocorre hoje com o projeto Mono), quando o certo deveria ser o contrário.

Devo lembrar os críticos da "licença defensiva" do Java os riscos de um licenciamento permissivo demais? Se o Java fosse BSD ele já tinha sido fagocitado. É preciso um trabalho agressivo da comunidade para evitar que o mesmo aconteça com o Python. Não gosto muito dessa linguagem, mas perder mais essa pra Micro$oft é f...
Comentário de Copernico Vespucio
Cuidado com a intolerância: Tome cuidado com os termos "Elite" e "Ralé". Os radicalismos separam as pessoas, o que fragiliza o esforço colaborativo dos quais o SL depende! ;-)

Elite, na minha opinião, é composta por pessoas que sabem o que estão fazendo, seja lá o que for que estejam fazendo ou como estejam fazendo.

E para mim, não existe "ralé". Existem aqueles que (ainda) não alcançaram o nível de conhecimento desejável.
Comentário de nemesis
sem desespero: "A tática atual da M$"

Na verdade, essa tem sido sua única tática desde que ela adquiriu de mão beijada um monopólio de sistemas operacionais para microcomputadores da IBM.

"Não vai demorar para a M$ anunciar que implementou o 'verdadeiro Python' e que todas as outras implementações são inferiores."

Acho que vcs estão exagerando um pouco. Não acho que Python seja tão importante assim para a M$ e duvido que ela abriria mão de seu sagrado BASIC por causa dela. Muitas linguagens têm hoje tradutores implementados para a plataforma .NET. A M$ certamente vê vantagem na proliferação de alternativas para sua plataforma e a consequente atração que isso vai exercer em programadores daquelas linguagens. Python é só uma dentre tantas, incluindo Ruby e Perl.

Além disso, e acho que mais importante, Guido van Rossum é funcionário do Google agora. O Google simplesmente não deixariam barato...

"É preciso a criação de uma entidade que concentre os esforços de código aberto da plataforma"

Como a Python Software Foundation?

"O objetivo é combater as 'perfumarias' da M$ com enhancements *reais*, publicados em tempo hábil."

Até agora, IronPython tem sido bastante fiel ao Python original, exceto em sua habilidade de transparentemente acessar a API .NET inteira e manipular objetos .NET nativamente. Semelhante ao que o Jython faz na plataforma Java.

"Caso o contrário, em pouco tempo veremos o Python Open Source 'correndo atrás' da implementação da Microsoft (assim como ocorre hoje com o projeto Mono), quando o certo deveria ser o contrário."

é uma possibilidade, mas acho meio improvável...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
M$: Na verdade, essa tem sido sua única tática desde que ela adquiriu de mão beijada um monopólio de sistemas operacionais para microcomputadores da IBM.

Não... essa tática tem evoluído nos últimos tempos.

Por exemplo: Quem lembra da história sabe que o C# é a quarta tentativa da M$ de atacar o Java (e a única que teve um retorno maior do que zero, até hoje).

1 - No início, a M$ licenciou a plataforma, o que daria direito de homologar sua JVM com os testes da SUN e usar a marca "Java". A M$ fez isso, mas paralelamente criou o Microsoft J++ (quem lembra dessa bomba?), onde o AWT (então única suite gráfica da Java) foi arrancado e substituído por uma API que acessava diretamente controles ActiveX (os infames OCX), o que obviamente prendia a plataforma ao Windows. O mercado não engoliu, a M$ tomou um processo de quebra de licença.

2 - "Se eu não posso abraçar, vou desacreditar". A Microsoft toma providências para tornar a sua implementação da JVM (para o IE) a mais lenta e ineficiente do mercado. Assim, que acessava applets via IE ficava irritado com a lentidão. A Sun respondeu mudando a especificação de applets para que qualquer navegador usasse a JVM instalada na máquina, cuja implementação podia mudar independentemente. O usuário baixava a JRE da Sun, instalava e o IE era obrigado a usar. A M$ enfrenta processo judicial de concorrência desleal.

3 - "Se não puder desacreditar, ao menos não apóie": A M$ decide, simplesmente, não distribuir a sua implementação da JVM no Windows XP.
A Sun entende que isso é um direito que assiste à M$. Escreve sua própria implementação para o SO e disponibiliza um link bem chamativo: "Baixe aqui o Java para Windows XP!".

4 - "Não quero jogar com a bola deles, faço uma pra mim". A M$ aproveita a JVM 1.1 da qual teve acesso ao código, e cria sua própria máquina virtual, a CLR do .NET. Mas a CLR é bem mais primitiva que as atuais JVM, com uma coleta de lixo apenas incremental e sem JIT, o que força a compilação apenas estática (sem problemas, a M$ não quer multiplataforma mesmo). Paralelamente, "chupinha" o Java no C# e não menciona nem por um momento de onde ele veio. Essa é a "tática atual" da Micro$oft.

O "sagrado Basic", ou seja, o VB.NET é hoje uma das linguagens menos usadas no .NET, pelo que eu tenho visto.

Que a Google é um concorrente de peso eu concordo. Vamos ver.

Como a Python Software Foundation?
Sim, como a Python Software Foundation, como eu já disse no meu comentário acima. Mas falta um pouco de agressividade, como eu disse. Enhancements reais, pesquisas com usuários, cumprimento de prazos.

Até agora, IronPython tem sido bastante fiel ao Python original, exceto em sua habilidade de transparentemente acessar a API .NET inteira e manipular objetos .NET nativamente. Semelhante ao que o Jython faz na plataforma Java.

A quarta estratégia começa com o mínimo de incompatibilidade possível, para não espantar os entusiastas. Depois é que a coisa muda de figura...

é uma possibilidade, mas acho meio improvável...

Acho que esperar sentado é a pior maneira de pagar pra ver...

[]s
Comentário de nemesis
uau, gostei da clareza :) : uau, gostei da clareza :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Tô ficando velho: Esqueci de mencionar que esta história toda do Java X M$ começou a uns 10 anos atrás, já... Acho q eu tô ficando velho.

No obstante, agora a Micro$oft já aprendeu a enfrentar o problema e dessa vez está apta ao agir mais rápido.

Resumindo meu manifesto:

"Programadores Python (embora eu não seja um de vocês), uni-vos! Organizem-se e façam com que o Python livre evolua mais que o da M$".

...você será assimilado. Resistir é inútil...

"Assimilate THIS!!!"
- Frase do Worth antes de explodir uma nave Borg.
Comentário de siberian
Contagem Regressiva...: Vamos ver quanto tempo demora a aparecer o MS-Python com as MS-Extensions... hahaha....

bye bye, compatibilidade!
Comentário de Manoel Pinho
O verdadeiro abraço da Microsoft: Por falar em cobra (Python), vejam o verdadeiro abraço da Microsoft:

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/anaconda-2/anaconda-2-poster02.jpg

:-)
Comentário de Dark Nemesis
Cuidado com a tolerância:
> Tome cuidado com os termos "Elite" e "Ralé". Os radicalismos separam as pessoas, o que fragiliza o esforço colaborativo dos quais o SL depende! ;-)

Eles se chamam assim. São uma verdadeira anti-propaganda para o SL. Talvez voce conheça alguns. São aqueles que tentam fazer o usuário final usar awk & sed e recomendam Linux From Scratch para os novatos :/

SL precisa ser acessível, senão é apenas um sonho.

O esforço colaborativo é essencial, mas cada mono no seu galho :P

Comentário de Dark Nemesis
:
hamacker, eu entendi o título. O que acontece é que eu sou um bobo otimista e sei que a MS não conseguiu fazer o seu famoso EEE (Embrace, Extend, Extinct) com nenhum SL até agora.

Os exemplos que voce citou são todos proprietários. Apache é um contra-exemplo ótimo - ele compete direto com o IIS, tem um mercado muito maior do que o IIS, não é GPL e eles não conseguiram fazer o EEE.

Agora lembrei que o IronPython roda no Mono tambem...

Comentário de Copernico Vespucio
Mono?: "O esforço colaborativo é essencial, mas cada mono no seu galho :P"

Isso foi provocação sua, não foi? :-P

(por favor, me moderem!)
Comentário de nemesis
sem extensões: obviamente, um dos objetivos de IronPython é manipulação transparente dos recursos da plataforma .NET. Quem estiver usando python no .NET pode tranquilamente usar instâncias de classes de sua imensa API. Obviamente, tal aplicativo python para .NET só vai rodar em .NET ( ou mono )...

mas isso não é muito diferente se vc usar python como script no Unix que acesse vários aplicativos padrão ( mkdir, sed, ftp etc )...

O fato é: a pessoal que está usando certos recursos deve ter noção do que está fazendo, que pode estar compromentendo portabilidade em favor de conveniência. Se o cara quer fazer um aplicativo python que rode em qualquer lugar, basta se ater à biblioteca padrão da linguagem e não fazer uso de recursos da plataforma subjacente em particular.

Idealmente, um aplicativo python puro deveria ser capaz de rodar seja em Windows, *nix, Mac, .NET ou Java sem problemas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de adilson
Geek velho?: Um geek/nerd velho saberia que é "Worf" e não "Worth" :)
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Copernico Vespucio
Enhancement?: Talvez um enhancement interessante fosse uma API que permita chamar recursos específicos do ambiente, sendo que cada ambiente (.NET, Unix, etc) o implementaria de uma forma, embora a API fosse a mesma...

Seria viável?
Comentário de Copernico Vespucio
Ih, caramba!: Putz, eu vivo escrevendo nomes errados... Tem razão.
Comentário de Douglas Augusto
O problema é quando a Micros: O problema é quando a Microsoft quiser dar uma "turbinada" na própria linguagem, tornando-a incompatível com a original. Diante da sua influência poderia então virar o jogo e fazer com que a Python.org corra atrás de uma especificação definida pela Microsoft, que com algum azar seria mais popular e com maior base de usuários.

Isto é agravado pelo fato do Python não ser padronizado por comitês "terceirizados" (ISO, ANSI ou ECMA), ainda que conte internamente com a PEP.

É claro que isso é tudo especulação, mas são possibilidades plausíveis diante do histórico da Microsoft.

--
gaffitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
fltk: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de nemesis
é, o jeito é continuar com: é, o jeito é continuar com scheme... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
é isso que me preocupa: O problema é quando a Microsoft quiser dar uma "turbinada" na própria linguagem, tornando-a incompatível com a original. Diante da sua influência poderia então virar o jogo e fazer com que a Python.org corra atrás de uma especificação definida pela Microsoft, que com algum azar seria mais popular e com maior base de usuários.

É exatamente isso que me preocupa. E depois que ela tiver feito isso com o Python, vai fazer o mesmo com o Ruby, o Tcl, até "mandar" em todas as linguagens utilizadas no mundo livre, numa "familia feliz" com implementação de referência no .NET e homologação no ECMA.


Comentário de Dark Nemesis
:
Pensei que voce ia dizer... Helium... :o)

http://www.cs.uu.nl/helium/

Comentário de Dark Nemesis
O medo é a única coisa a se temer...:
O Google (entre outros) é patrocinador da PSF a tempos:

http://www.python.org/psf/

Na pior das hipóteses, é mais um processo em cima da MS e um fork garantido. Na melhor das hipóteses, os desenvolvedores .net / Mono finalmente terão a uma linguagem decente e a base instalada do Python aumentará.

O SL é um competidor que ela não consegue comprar e ela sabe disso. Qual o plano? Não sei, pode ser um truque novo :/

Comentário de Reginaldo Lesma
> eu avisei : > eu avisei

Falow, Galvão Bueno!
Comentário de João Patrolla
Licença BSD: a licença do IronPython é BSD...
e é exatamente isso que permite a M$ fechar seu código a qualquer momento...


Essa tchurminha do BR-Linux não vai aprender nunca mesmo. Ninguém fecha código BSD seus manés, a Microsoft usa o stack TCP faz tempo e ele continua livre, nada foi fechado. Se quiser voce fecha o seu fork com as suas modificações, mas não pode fechar o que é livre pela licença BSD, a única licença realmente livre porque você faz o que quiser com ela.
Comentário de nemesis
se e apenas se: se a implementação para .NET se tornar realmente popular -- a ponto de ameaçar VB.NET -- e a M$ fechar o código... rapaz, a M$ vai ditar o que quiser com ela.

o stack TCP sobreviveu pq implementações melhores continuaram a ser implementadas no *nix, pq a M$ ainda não era do tamanho que é hoje e pq ela passou a implementar sua própria pilha TCP...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Processo e fork?: Eu não acho que existam dispositivos legais disponíveis (tanto para a especificação da linguagem quanto para a implementação utilizada) para processar a Micro$oft nesse caso. Infelizmente.

Fork? Podem existir tantos forks quanto quisermos. O problema é: Qual fork será utilizado efetivamente pelo mercado? Qual fork será ensinado nas universidades?

Criar uma ou mais "versões underground" da linguagem ou de suas implementações não atende. Como vc. mesmo disse uma vez aqui no Linux-BR, "SL precisa ser acessível, ou será apenas um sonho".

Se quem providenciar a versão "acessível" for a M$, todo o resto será apenas "o resto". A Google pode ajudar nesse sentido, mas é melhor uma luta na qual a comunidade SL esteja bem situada desde o início do que uma "briga de cachorro grande" entre a Google e a M$, na qual a comunidade esteja apenas torcendo na arquibancada...

Me espanta o pessoal reclamando tanto da influência da SUN no Java e, quando a bola da vez é o Python, confiando na Google para defender seus interesses.
Comentário de espardo
É que o pessoal ainda vê a: É que o pessoal ainda vê a Google como aquela empresinha que começou com dois universitários... o pessoal ainda não abriu os olhos.

--
[]s,
Emerson
JID: emerson.pardo

Comentário de hamacker
Para quem usa mono/.net/pytho: Para quem usa mono/.net/python :

Sendo o próprio Python multiplataforma qual seria entao a vantagem do .net ?

A mistura de componentização não me parece algo viável uma vez bibliotecas para python nao faltam.
Comentário de nemesis
"vantagem": "qual seria entao a vantagem do .net ?"

é a "vantagem" M$: vc ficar preso a uma plataforma proprietária ao usar suas "facilidades" de uso. Quem quer programar com IronPython, não está pensando em portabilidade, mas em usar e ficar preso ao framework .NET usando uma linguagem mais tragável que C# ou VB...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ricardo Carvalho
Qual a vantagem de usar o Ema: Qual a vantagem de usar o Emacs ou o vim?
Qual a vantagem de usar o modo A ou o modo B?
Por que a linguagem X é melhor que a linguagem Z?
A única coisa que explica é preferência pessoal, cada um gosta de algumas ferramentas em detrimento de outras.
Comentário de espardo
Quando é um *produto( de tec: Quando é um *produto( de tecnologia, as preferências pessoais são suplantadas pelo que é lucrativo para quem domina o mercado. Ou você acha que muita gente que freqüenta o br-linux usa windows no trabalho por gosto pessoal?

--
[]s,
Emerson
JID: emerson.pardo

Comentário de Ricardo Carvalho
Muita gente só conhece o Win: Muita gente só conhece o Windows, e quando testam outro sistema operacional estranham um bocado, eu, acostumado com o Unix e variantes e com o Mac OS X, estranhei ao usar o OpenVMS que vem com o CDE. linha de comando muito estranha. a maioria das pessoas ignora isso e usa o que gosta por preferência mesmo.
Comentário de espardo
Acho que não é usa "o que g: Acho que não é usa "o que gosta por preferência mesmo", mas usa porque está mais acostumado.

--
[]s,
Emerson
JID: emerson.pardo

Comentário de Copernico Vespucio
erro: essa mensagem estava na matéria errada, pv, moderem-me.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004