Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comercial na TV do Computador para Todos

Estava assistindo TV hoje (19/12) de noite quando fui surpreendido com o comercial do governo do tão falado e discutido projeto Computador para Todos, devo confessar que não prestei a devida atenção ao comercial visto que comecei a pensar nos benefícios que esse projeto nos trará se for bem sucedido. Ainda mais agora que foi anunciado aqui no Br-Linux que o SO da Insigne foi homologado para Placas-Mãe Linux Ready da GIGABYTE. ” A nota foi enviada por Leonardo Rocha Dias (linfluxΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Jose Pissin (pizza)
Magazine Luiza anuncia computador com Linux: Acabei de ver o cmercial do Magazine Luiza, anunciando que é o primeiro a vender o computador para todos, durante o comercial aparece um balão vermelho indicando "LINUX em português".
Até que enfim. :-)
Comentário de mArCiO__
isso nao vai dar certo...: isso nao vai dar certo.. 98% das pessoas que comprarem esse "pc para todos" vai pedir pra alguem (vizinhos, primos) formatar o hd e instalar o windows pirata.. é inevitavel, simplesmente pq as pessoas nao frequentara nenhuma escolinha que ensinou linux para elas.. a maioria dos usuarios que comprar computadores em magazines sao leigos.. mal conseguem abrir um programa se ele nao tiver um atalho na area de trabalho.. por essas e por outras que penso que nao vai dar certo, a nao ser se houvesse algum tipow de treinamento, ou algum tipo de material didatico junto com o pc, ou ainda, se houvesse algum plano para ensinar software livre em escolas públicas.
Comentário de CWagner
Senão vejamos... : Senão vejamos...

Área de trabalho, tem no windows, no KDE, GNOME, XFCE, FVWM, Blackbox, etc.

Se usuário tiver coordenação motora para dar dois (ou apenas um) cliques em um ícone que deve dar idéia do que se trata o conteúdo do arquivo ao qual está associado, então ele provavelmente será capaz de fazer isso em qualquer ambiente gráfico que seja.

Não vejo o porquê dessa preocupação com usuários leigos, caso outra ferramenta não tiver um paradigma totalmente diferente e revolucionário, que necessite de total reeducação, por parte até mesmo dos cientistas que o desenvolveram. Além do mais, se o usuário for leigo, então ele deve desconhecer qualquer sistema, o que não é improvável haja visto o abismo digital no qual a maioria da população se encontra. Se esse for o problema, então ele deve estar com as idéias livres de conceitos e pré-conceitos que possam dificultar o uso do Linux e das ferramentas de SL no seu dia-a-dia.

Seria uma grande vitória do programa, caso apenas 2% dos compradores desses computadores deixarem o Linux instalado. O que demonstraria que o povo deve ser educado a ver pirataria como algo errado a ser evitado, por diversos motivos. Ou então que as grandes produtoras de software deveriam rever seus conceitos, ou suas licenças, o que eu acho difícil de acontecer pois se muitos vêem com olhos gordos para os "parcos" usuários domésticos que pagam por seus programas, e estes já lhe dão um certo lucro, o que não pensarão ao ver um crescente interesse por um micro com configuração razoável (OK, não estou falando dos 128 Mb de memória :P ), que poderiam lhes render muito mais dinheiro caso estes usuários se interessassem em pagar por "permissões de uso" dos seus programas?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Connochaetes Taurinus
Daonde 98% ? Já vi o mesmo a: Daonde 98% ? Já vi o mesmo argumento várias vezes, somente mudando o percentual. É certo que alguns vão acabar instalando um piratão, é inevitável, mas daí a afirmar que quase 100% vai fazer isto e que não vai dar certo acho um pouco demais. Para quem nunca, ou muito pouco mexeu em um compuador tanto faz se for Windows ou Linux. Para quem está na estaca zero, aprender um ou outro não faz diferença. Não dá para esquecer que muitos dos potenciais compradores do "pc para todos" serão iniciantes. Sinceramente, acho que há possibilidades de algum sucesso.

Onde trabalho, nosso motorista comprou um micro desses mais baratos com o Insigne Linux instalado (um NeoPC) e está utilizando sem maiores problemas. Achei o desempenho da máquina bastante razoável apesar dos 128Mb de memória. Volta e meia pede-me alguma explicação mas nada de excepcional ou diferente do que ele e outros usuários fazem em relação ao Windows. A única coisa que fiz para ele foi instalar uma impressora e configurar o discador para acessar a internet.
Comentário de Rafael B. Pitrovski
Acredito que esses 98% que co: Acredito que esses 98% que comprarem o PC não terão um vizinho que tenha Windows XP ou que saiba instalar o mesmo.
Com certeza esse projeto vai dar certo e vai fazer crescer (e muito) o uso de linux e software livre. O pinguinzinho tá até aparecendo na TV!
Comentário de pappacena
A única coisa que fiz para e: A única coisa que fiz para ele foi instalar uma impressora e configurar o discador para acessar a internet.
Coisa que usuários de Windows também costumam me pedir (e normalmente ouvem um "não sei fazer isso no windows. Quer q eu instale Linux pra você?". hehehe)

Aliás, meu irmão tem um computador com Linux "de fábrica" e nunca reclamou de nada comigo também não.

print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena
Comentário de tijucas
é isso...: Eu conheço gente que nunca usou e não sabe usar windows e usa linux. Para quem nunca teve contato com nenhum ambiente, o primeiro vai ser o mais fácil.
Comentário de ricardomoc
Técnicos: Na realidade, o que tenho visto, são "técnicos" das "escolinhas de informática" da vida, acostumados com windows propor a troca do sistema operacional. Na realidade, esses "técnicos" não sabem bulhufas de SO. Mal mal conseguem fazer a instalação gráfica do windows e executar o setup para instalação dos drivers. Alguns desses caras já detonaram o micro de um colega meu, que teve que apelar para um sobrinho para reinstalar o ruindows. Aliás, aqui na minha cidade, cobra-se a bagatela de R$50,00 a R$75,00 para instalar esse SO na máquina. Imagina!


Merda para o Linux!
Comentário de Copernico
adoção: O problema maior da iniciativa são os usuátrios "semi-leigos": usuários que fizeram cursos de Win/Word/Excel ou aqueles usuários "espertos" que conhecem "truques" do Windows. Com o Linux exposto dessa forma, eles são vítimas fáceis para que os Microsoftianos de plantão desmereçam o SO.

É preciso uma mobilização da comunidade para divulgar e suportar o sistema.
Comentário de TheoMarley
Leia-Isto.txt: Não se pode desprezar um Sistema Operacional que domina o mercado de SOs para computadores domésticos, por mais "ruim" que você julgue que esse SO seja. Mas eu não estou aqui para defender a Microsoft, estou aqui para defender uma coisa chamada "liberdade de escolha", que é tão prezada entre os "verdadeiros profissionais" que fazem do Software Livre uma das pouquíssimas opções "domésticamente" viaveis para a plataforma PC. Não devemos generalizar em nenhum momento. Todos nós sabemos que nem todas as versões do Windows são boas [algumas delas nem chegam a ser funcionais]. Mas, assim como o Linux, que teve uma melhora significativa sob diversos aspectos nos últimos anos, o Windows [principalmente ao deixar de ser híbrido] também amadureceu e pode-se dizer que este possui qualidades tão importantes quanto a do seu concorrente mais direto. Por isso, é importante lembrar, e ressaltar, a importância da escolha pessoal que cada um tem referente ao SO que deseja usar em suas máquinas. Afinal, cada um é dono do micro que comprou e, por esse motivo, tem o direito de fazer o que bem entender com ele. Devemos ser éticos e otimistas: O fato destes micros já estarem saindo de fábrica com um sistema Linux é um grande avanço para a popularização do SL que, comprovadamente, tem potêncial para crescer, e crecer bem. Mas não podemos, em contrapartida, por o carro na frente dos bois. Crescer faz muito bem a qualquer software, porém, temos que crescer pelos próprios méritos, e não pelos desméritos dos concorrentes. Presencio diariamente o uso das expressão "Ruindows" nos comentários que leio nos diversos fóruns relacionados ao SL. É claro que cada um de nós tem o direito de emitir a sua opinião pessoal sobre o que bem entender. Mas é preciso ter bom senso antes de falar. Não se pode descriminar aquilo não se conhece profundamente. Politicas de Grupo? Diretivas de Sistema? São ferramentas para gerenciamento de segurança que transformam o "Ruindows" da água para o vinho, quando, é claro, são bem usadas. Eu, pessoalmente, não tenho muito o que falar sobre Linux em si, não posso [e nem quero julgá-lo] mas eu venho aqui e digo de boca cheia que hoje em dia, o Windows é sim um Sistema Operacional tão seguro quanto o Linux. O afirmo que o que faz a diferença no quesito segurança é única e exclusivamente o usuário, e não o sistema operacional em si. Desejo tanto quanto vocês que a comunidade do SL cresça. Mas desejo, acima de tudo, que o bom senso e a opnião responsável sobre os fatos seja dita. Grato.
Comentário de Messias
Poxa...: Não podemos pensar assim não....


Isso é um ÓTIMO COMEÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Poxa, imagina, vc exagerou quando disse 98% vai tacar o WINDOWS....

Poxa, se esses 2% usarem.... ja vai ser um grande avanço...

Mais vamos ser mais realistas.... e ver que.... concertesa... pelo menos... 30% dos usuários vão querer continuar com o OS do jeito que está... pois vão utilizar apenas Office, e Internet... Já é um avanço...

=]

Ja é um GRANDE AVANÇO PARA O LINUX e para a POPULAÇÃO Brasileira...
Comentário de Manoel Pinho
Avanço: E o mais importante é que pelo menos uma vez na vida terão a oportunidade indolor de testar o linux nos seus próprios micros, além de evitar o imposto M$ das licenças OEM de windows. Menos dinheiro remetido para Redmond.
Comentário de nemesis
bosta: não é por nada, não, mas acho que sua saudação para o Linux não vai pra frente, não...

bem, já que estou por aqui...

"a maioria dos usuarios que comprar computadores em magazines sao leigos"

oh, que ótimo: ainda não estão viciados no crack de Redmond...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de The Darkness
Todo mundo diz que não vai f: Todo mundo diz que não vai funcionar porque os usuários vão colocar o Windows pirata por cima.

A minha pergunta é: E daí ??? O problema é de quem fizer isso e não meu.

O único motivo real para que os usuários optem por colocar o Windows no lugar do LINUX são "OS JOGOS" e quanto a isso muito já se andou mas muito ainda falta para se fazer. E não adianta dizer, que quem quer jogar deveria comprar um PS2 ou coisas do genero, porque seria apenas fugir da realidade.

Precisamos fazer mais movimentos para incentivar a criação de JOGOS para LINUX.

O usuário que facilidade, afinal para ele o computador nada mais é do que uma televisão com recursos a mais.
Para o dia-a-dia, para acessar a Internet, digitar textos, ouvir músicas, etc. o LINUX dá conta do recado sem pestanejar.
Mas quando o assunto é JOGOS ainda estamos perdendo. Enquanto o coleguinha levar o CD com aquele jogo massa que veio na revista e esse CD não funcionar no LINUX não adianta que ele vai ficar engasgado.
Comentário de tijucas
É, um colega meu comprou um: É, um colega meu comprou um computador com linux instalado no big. Pediu para eu ligar o computador (para ver como era leigo), assim que liguei, expliquei algumas coisas, veio a filha dele e perguntou se dava para instalar o cd da revista que ela tinha.. Daí explica por que não da. Hehehe. Difícil.. Jogos são um obstáculo sim.
Comentário de ricardomoc
Jogos: Mas ao contrário, se ela tivesse um cd recheado de jogos para o Linux (como uma PC MASTER especial que saiu há um tempo atrás) e ela tivesse um computador com ruindows. Vai explicar? Ok, ok, revistas recheada com jogos para linux são poucas. Mas, em todo caso, cd's com jogos são um pouco caros, não? Na minha casa o meu filho já desistiu há algum tempo de comprar, pois estava ficando mais cara que a mesada que ele recebe...



Merda para o Linux!
Comentário de ricardomoc
Incomoda, eu sei: Se foi comigo que você falou, talvez não vá realmente. Talvez o "Linux é do caralho" vá, quem sabe. Porque você não a adota? Cairia bem para você, pois me persegue não sei porque. Não falei nada contra você e contra o Patola (sei que o incomoda falar sobre o Patola), fiquei na minha. Não quero guerrinhas, mas por favor, me deixe em paz, ok? Fique na sua e eu na minha. Té mais.

Merda para o Linux!
Comentário de nemesis
hã?!: "Porque você não a adota?"

pq já tenho um sig

"me persegue não sei porque."

o quê?!

"Não falei nada contra você e contra o Patola (sei que o incomoda falar sobre o Patola), fiquei na minha."

o quê?!

"Não quero guerrinhas, mas por favor, me deixe em paz, ok? Fique na sua e eu na minha. Té mais."

cara, vc fumou algo antes de postar? quanta paranóia... não me lembro de alguma vez ter entrado em discussões com vc...

"Merda para o Linux!"

Continuo achando um péssimo slogan: pouca gente entende o modo de vida de artistas. "GNU é do caralho" ainda é bem mais positivo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de romildo
computador para todos: comercial na tv do computador para todos
Comentário de Humberto Junior
Computador Popular: Na região onde moro não tem Magazine Luiza, podem me falar, quais as outras lojas que estão vendendo o computador popular. Moro em Goiás. Obrigado.
Comentário de João Patrolla
Toskices: Eu não acho que todo mundo vai instalar Windows por cima. Eu acho que o povo em geral é bem passivo e vai ficar com o que já tá instalado mesmo, só que daqui a alguns anos vão se lembrar desse computador como alguma coisa bem tosca, tipo o programa Coquetel e as garotas tim-tim ou algum programa podre da Record ou as músicas do Tiririca. Daqui a uns 10 anos vão abrir alguma comunidade no Orkut chamada "EU TIVE UM COMPUTADOR DA MAGAZINE LUIZA" e vão dar risada do computador meia boca que tiveram na adolecência.
Comentário de Mariana Soares
Site oficial do PC para Todos: Aí galera,
Dêem uma olhada nessa nota: Computador para Todos: conheça e divulgue o portal oficial do projeto
Comentário de Bene Fatuelo
Financiando o PC conectado: Existem três linhas de financiamento público para o PC conectado(Links nos nomes dos bancos):
As lojas podem conseguir financiamento no BNDES

E os cidadãos podem conseguir na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004