Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Boston Globe/Linuxchix BR: Em Ciências da Computação, uma crescente lacuna entre gêneros

“Como uma jovem professora de uma escola secundária em 1982, Diane Souvaine entrou para a graduação em Ciências da Computação tendo assistido apenas uma única aula sobre o assunto. Computadores, assim ela pensava, ofereceriam um modo divertido de aplicar suas habilidades matemáticas em problemas do mundo real. E como Ciências da Computação estava expandindo bem na era feminista, ela esperava que fosse mais acolhedora que o departamento de matemática. Atualmente, Souvaine tem uma cadeira na universidade Tufts no departamento de Ciências da Computação, que tem mais professoras que professores. Porém poucas jovens tem seguido os passos da geração dela. Na próxima primavera, quando 22 graduandos de Ciências da Computação irão receber seus diplomas, apenas 4 serão mulheres.” Veja o texto completo em Linuxchix BR » Blog Archive » Em Ciências da Computação, uma crescente lacuna entre gêneros.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de MnB Linuxer
...: Que notícia ruim.
Comentário de No
Nome: Só uma dúvida, o nome do curso não é Ciência da Computação, ao contrário de CiênciaS da Computação como cita o texto o tempo todo ?

Se alguém puder exclarecer minha dúvida, eu agradeço.


Comentário de Toskinha
Eu pelo menos fiz o curso de: Eu pelo menos fiz o curso de CienciaS da Computação(http://www.inf.ufsc.br/cco), e no texto original ela estava se referindo a cursos superiores, então traduzi assim, ate que cansei e coloquei só Computação(como também já vi em algumas faculdades).
Comentário de Toskinha
Augusto, não era melhor colo: Augusto, não era melhor colocar uns trechos do texto que mais chamam a atenção? Porque o texto não é apenas sobre a falta de mulheres, mas sobre o declínio do interesse geral pelo assunto e tambem novas alternativas, com várias iniciativas feitas por mulheres, de mudar o enfoque para atrair novos estudantes. Eu pessoalmente prefiro os trechos:
"Alguns cientistas da computação temem que eles possam ir para a mesma direção. Eles veem a escassez de mulheres como um sintoma de uma grande falha na área, o que recentemente se tornou menos atrativo para promissores homens jovens também."
"O argumento de muitos cientistas é que mulheres que estudam computação ou tecnologia, como estão desafiando expectativas sociais, estão em uma posição desconfortável desde o começo. Então elas são mais propensas a desistirem de conseguir um diploma em computação se elas forem expostas a um ambiente
desagradável, má instrução, e esteriótipos negativos, como a imagem do hacker."
Comentário de nemesis
em geral: Acho que o problema é que ciência da computação é um termo forte demais para descrever uma atividade que hoje em dia é apenas escovação de bits: criação de formulários e relatórios com ferramentas visuais e movimentação de dados dos bancos para o usuário e vice-versa. Pouco se pensa em termos de algoritmos hoje, no máximo se faz um esforço em adotar alguma arquitetura conveniente, mas nesse caso, é mais politicagem do que qualquer outra coisa...

Os tempos de descobertas fascinantes e inovações verdadeiras na área ocorreram nas décadas de 60 e 70. Então, menos mulheres hoje é mera consequência de menos interesse em geral, eu acho...

De qualquer modo, acredito que mulheres tenham uma tendência maior para ciências sociais do que exatas ( se é que Informática tem algo de exato ).

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Grobsch
Participação Feminina (%): Bom, a participação feminina em se tratando de informática seria de quantos porcentos? Gostaria de uns chutes ou estimativas, tenho certeza, entretanto, que é menor do que quase tudo o mais, talvez apenas no futebol tenhamos tanto mais homens que mulheres.
No meu forum, ainda pequeno, com 118 pessoas, nenhuma mulher ainda...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de No
Obrigado: Obrigado pelo exclarecimento.
Comentário de renata
ARGH, DE NOVO NÃO: Já parou pra pensar que é por linhas de raciocínio machistas como essa sua que as mulheres tendem a desistir da área de exatas, e não por falta de talento? Céus.

http://renata.org
Comentário de elektron
Exatamente a mesma dúvida: Meu amigo, foi a primeira coisa que me veio à mente ao ler o texto.
Aliás, também sou graduado nesta área e os coordenadores sempre enfatizaram muito que o nome do curso é CiênciA da Computação.

Confesso que fiquei na dúvida. Se de fato for no plural, vou ter de trocar todos os meus carimbos, hehehe.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de nemesis
eu não mencionei falta de talento: Eu disse que acho que mulheres têm mais tendência para ciências sociais do que para exatas. O que há de machismo nisso? É um fato observável e perfeitamente aceitavel já que mulheres têm uma facilidade maior para a comunicação do que homens. Estou equivocado?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de renata
Sim: Sim, você está equivocado. É a lógica do "na china, 99% dos homicidas consumiram arroz antes de assassinarem alguém, logo, arroz induz ao homicídio".

http://renata.org
Comentário de nemesis
boa: Ok, certo. E, pensando bem, vendo o quão pouca é a participação feminina neste fórum, talvez seja uma indicação a mais de que eu estava equivocado: talvez homens sejam mais comunicativos do que mulheres, mesmo...

Nesse caso, me pergunto qual o talento natural das mulheres...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Queda no interesse nas áreas exatas: Outro dia o noticiário falava sobre a queda no interesse nas áreas exatas em geral nos EUA e o problema ocorria em ambos os sexos. Até o Bill Gates disse que estava preocupado com isso e que por causa desse problema estava cada vez mais contratando estrangeiros para trabalhar na M$. O problema está muito ligado à globalização, que desestimula muito a criação de indústrias e certos ramos da produção e prioriza o mercado financeiro especulativo.

A verdade é que mesmo nos EUA é mais negócio estudar Direito, Economia ou outras ciências sociais ou humanas do que fazer um curso de ciências exatas. O esforço quase sempre é menor e os resultados mais certos e imediatos. Aqui no Brasil, infelizmente, isso também já é verdade desde o fim do milagre econômico.

Quanto às mulheres, é besteira usar diferenças genéticas/sexuais para justificar a preferência (que de fato existe) por áreas humanas porque é difícil separar a influência social como fator. Logicamente já existem diversos estudos sérios comprovando diferenças de pensamento entre os sexos (e que não são pequenas) mas acredito que o fator social é muito mais importante nos seres humanos. Para se ter uma pesquisa completamente isenta o fator social teria que ser igualado, o que é praticamente impossível. Usando as mesmas premissas, alguém poderia dizer que os latinos têm menos tendência para áreas tecnológicas do que os japoneses ou os anglo-saxônicos ou outra besteira qualquer.
Comentário de renata
Céus, você não entendeu nada: Talentos naturais independem de sexo. Alguns homens são mais comunicativos, outros, mais tímidos. Você nunca notou que PESSOAS são diferentes, de modo geral? Parece minha avó falando que sempre chove no dia de finados... Quanta teimosia.

http://renata.org
Comentário de helder ribas
o nome do curso quem escolhe: o nome do curso quem escolhe é a instituição de ensino, por exemplo, na usp-são carlos(ICMC) é cienciaS e na usp-capital(IME) é ciencia

helder maximo botter ribas
São Carlos-SP
linux registered user #200299
Comentário de nemesis
ok: "Talentos naturais independem de sexo."

se vc diz...

"PESSOAS são diferentes"

sim, algumas têm penis e outras, não...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fabio FZero
> sim, algumas têm penis e o: > sim, algumas têm penis e outras, não...

Algumas têm cérebro e outras não. Como sei que você se enquadra na segunda categoria, vou facilitar: eu estou falando é de você mesmo. Nunca vi tanto machismo e falta de noção concentrados num número tão pequeno de mensagens.
Comentário de Toskinha
Te dou uma dica: geralmente e: Te dou uma dica: geralmente este é o comportamento padrão depois de várias cantadas frustradas...
Comentário de Toskinha
Este artigo mostra mais algun: Este artigo mostra mais alguns motivos para isto. É o que eu sempre falo e simplesmente me ignoram, quando o fator social cai, as barreiras caem. No início da computação chamava atenção do mesmo tanto de homens e mulheres, e na Malásia 70% dos profissionais de informática são mulheres. Mas é impressionante quantos homens põe a mão na orelha e ficam cantando "la la la la não to te ouvindo".
Comentário de nemesis
sem noção: talvez eu seja realmente um sem-noção, pois ainda não me toquei sobre o que exatamente eu disse de machista. estava só fazendo uma constatação observável...

Bem, pelo menos um talento natural há de se reconhecer nas mulheres: reclamar é com elas mesmo. Ok, reconheço que essa foi machista, então não sou de todo sem-noção...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Frederico
boa dica de incentivo: A melhor dica de incentivo que eu acho e que funciona bem onde eu trabalho é na hora em que uma mulher pede ajuda, você não tome o teclado dela e apenas fale o caminho ou de dicas de como fazer.

Na verdade com homens eu sempre fazia isso, e por algum motivo estranho quando eram mulheres minha primeira reação era tomar o teclado e fazer a tarefa.


Comentário de helder ribas
concordo que a parte de exata: concordo que a parte de exatas atrai poucas mulheres (matemática, fisica, engenharias), mas as que entram não devem nada aos homens, são tão competente quanto, e em muitas areas da informática elas são fortes, como IA e HCI.

a maneira como os dois sexos pensam(tanto por motivos instintivos, educaçao e costumes) influi bastante na escolha, é só ver numa sala de terceirão, qual as preferencias de cada um, sempre vi poucas mulheres preferindo exatas(o que é uma pena).

e a culpa não é apenas do "boom" da computacao que os professores comecaram dar um ensino mais seletivo, veja o ambiente em volta, sempre foi mais incentivado aos homens o uso de ferramentas e tarefas mais exatas(alem do preconceito reinante de que mulheres não são capacitadas em realizarem certas atividades).

o texto é bom, mas acho ele falho, pois apenas vê a situação dos estudantes de graduação e o mercado de trabalho, o que na minha opnião é ridiculo, o ambiente de origem das pessoas deixa muitas sequelas.

se fossemos uma sociedade que desde o berço não diferenciavamos as pessoas pelo sexo e sim pelo esforço, possivelmente as métricas do estudo fossem corretas, pois a diferenca no número de formandos estaria no ensino da graduacao e não apenas no numero de ingressantes (lembrem se que no brasil, as pessoas pouco ligam para o que vão fazer até a hora de decidir, terceiro colegial, falta de grana em casa, etc).

helder maximo botter ribas
São Carlos-SP
linux registered user #200299
Comentário de Toskinha
Oi Fred : Oi Fred

Este reflexo muitas vezes para o homem é alguma gentileza, ou o velho costume de ser o cavaleiro da armadura reluzente que resolve os problemas. Só que comunicação geralmente não é o que vc fala, mas o que a outra pessoa entende. A mensagem subliminar disto seria "isto é complicado demais pra você, você não vai entender", que pode ser interpretado como "você não tem capacidade para entender isto". Eu pessoalmente nunca me interessei por esportes porque era ruim no começo e sempre ficava por ultimo para ser escolhida pros times, então aí mesmo que eu nem queria jogar nada. Muito legal que você reparou no seu comportamento e se policia, certamente incentiva muito mais.
Eu faço um mea culpa que também tenho esta tendencia também de tomar o teclado, mas eu tento aguentar ao máximo antes de fazer isto. Desanima qualquer um, eu acho...
Comentário de Toskinha
Existe uma tese, ou um artigo: Existe uma tese, ou um artigo, que não lembro mais onde li, que isto é muito culpa dos professores que já carregam e alimentam esta imagem.
Que nos primeiros anos de escola, as meninas se saem melhor em matemática. Porem lá pela 5a série, o interesse entra em declínio. Mais ou menos na mesma época que os professores param de perguntar as questões para as meninas... e agora, tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
Comentário de Ark
Que eu saiba...: Que eu saiba, cientificamente e estatisticamente é comprovado que um sexo tem mais afinidades por certas áreas. Isso basicamente é explicado pela influência dos hormônios.
Machista? O mundo é. Vocês mulheres são. Exceto na hora de cozinharem, aí sim levantam bandeira. Mas na hora de trocar pneu, que se f*da o feminismo, né?
Comentário de Toskinha
Estatisticamente pode ser, ci: Estatisticamente pode ser, cientificamente não. Para cada 100 estudos que não encontram diferença nenhuma, um estudo encontra, com métodos sempre mais tarde questionados, mas aí já não gera mais notícia.
E sim, o mundo é machista, o que inclui a maioria das mulheres também. Só que você tem que nivelar por cima, não por baixo. Eu sou feminista de pagar minha parte na conta, abrir a porta pra quem vier depois, independente de sexo, e abrir meus potes de conserva sozinha. Tenho tecnicas ótimas pra isto :D
Comentário de helder ribas
nada faz mais a pessoa que o: nada faz mais a pessoa que o ambiente, se for desfavoravel as possibilidades da pessoas seguir por um determinado caminho caem drasticamente, e preconceito(neste caso dos professores) desde o jardim da infancia faz destroi qualquer possibilidade.

por isso continuo com a minha tese, as metricas deste texto estão erradas, deveriam ter outras junto, como a diferenciação do ensino e costumes de meninos e meninas desde o berço

e pensar que na computação, a primeira pessoa a programar uma máquina foi uma mulher

preconceitos sux, "mulher não gosta de exatas", "todo pessoa que gosta de computacao usa oculos, gosta de startrek e é gordo"

helder maximo botter ribas
São Carlos-SP
linux registered user #200299
Comentário de renata
Não confunda: Opa, deixa eu me manifestar também: eu estou com a sulamita e racho a conta, abro os potes e tal. Não nivele as mulherzinhas pseudo-feministas, essas que querem igualdade de direitos só de vez em quando, com mulheres como nós, que querem direitos e deveres iguais.

http://renata.org
Comentário de Toskinha
Olha, eu não posso te respon: Olha, eu não posso te responder no geral... mas eu observo gradualmente o aumento da participação feminina nos eventos. Todos os estrangeiros notam a quantidade de mulheres nos eventos de linux, e quem vai a estes eventos já por alguns anos também nota a diferença.
De concreto posso te dar alguns números do Encontro Nacional Linuxchix, eu tenho anotado isto em casa mas não lembro das somas exatas... lembro que o primeiro era algo do tipo 12%, no segundo era 24% e no terceiro 27%, se não me falha a memoria.
Vou olhar novamente a noite...
Comentário de Robert
Para quem não estudou...: Em um comentário seu, você disse que não tinha curso superior e nem precisava de tal...
Como você pode tecer um comentário sobre um assunto que você não tem conhecimento ??
Alguns amigos formados em ciência "me incluo nesse grupo", trabalham em desenvolvimento de firmwares e drivers para um empresa fabricante de hardware. Isso para você é programação visual ???
Sinceramente, vá estudar... pois percebo que você tem muito tempo de sobra, em todos os tópicos você participa "infelizmente".


Robert.


Comentário de Eros
Justamente. : Justamente.

1) Mesmo que se provasse que homens têm mais facilidade para cálculos matemáticos (raciocínios meramente sintáticos) do que mulheres, não se poderia inferir deste fato que homens tendem a optar mais pelas exatas que as mulheres. Fatores sociais e mesmo pessoais criam um certo abismo entre ter a facilidade de fazer X e optar por fazer X. Não há aqui nenhuma relação causal evidente entre uma coisa e outra. Para muitos, nem sempre o que é mais fácil é mais prazeroso. Em geral, as pessoas fazem as suas escolhas profissionais quando são ainda muito jovens, sem muita maturidade emocional e mais susceptíveis à influência externa, seja a familiar, seja a social. Eu vejo, por exemplo, muito jovens escolhendo computação simplesmente porque gostam de games. Ou seja, estes escolhem sem qualquer reflexão sobre aquilo que têm facilidade em fazer (pois duvido que muitos deles tenham produzido já algum game). Em alguns casos, talvez desenho industrial fosse uma escolha até mais apropriada para estes rapazes e moças, principalmente aqueles que se sentem mais atraídos pelo design do game do que pela sua inteligência. Em suma, há tantos fatores que determinam a escolha de uma pessoa em um instante t de sua vida, que é praticamente impossível arrolar alguma capacidade do indivíduo de fazer X como a causa preponderante para esta escolha.

2) Mesmo que se provasse que homens têm mais facilidade para cálculos matemáticos (raciocínios meramente sintáticos) do que mulheres, não se poderia inferir deste fato que homens tendem a ser melhores nas exatas que as mulheres. Novamente, fatores sociais e pessoais podem criar abismos entre o potencial e o real. O que faz a diferença é o esforço e a persistência.

3) Mesmo que se provasse que homens têm mais facilidade para cálculos matemáticos (raciocínios meramente sintáticos) do que mulheres, não se poderia inferir deste fato que a ciência da computação se beneficiaria mais com homens do que com mulheres. O erro aqui está em pensar que cálculos matemáticos são centrais para a computação. Não são, pois como a matéria mesmo aponta, a ciência da computação envolve muito mais que programação.

4) Bons calculaldores progridem a ciência, mas somente bons criadores revolucionam a ciência, qualquer que seja ela. E não há qualquer relação causal entre ser um ótimo calculador e um excelente inovador ou criador de novos paradigmas. Aliás, os melhores calculadores, aqueles idiot savant, geralmente são muito pouco criativos.
Comentário de Helvio Mota
Eu não uso mais óculos!! ;: Eu não uso mais óculos!! ;-p
Paz a todos.
Comentário de edisonborges
Enquanto Suporte: Bom !

Realmente...é verdade, também já pensei nisto, mas a casos e casos. Diante de uma empresária cliente minha com "pobreminha" no outlook ela simplesmente levanta-se da cadeira dela e Eu assumo o teclado e acerto as coisas.
Na grande maioria, um empresário ou simples operador/Digitador nem quer saber como se faz ou porque parou. Chama o "ténico"... as exceções como um diretor geek que conheço e um advogado, são raras. Ai dou a devida atenção, como diz nosso amigo acima; quando vejo um cara que quer mais, assim como ja fiz com vários, não todos, apresento o CDzinho do lilo e a msg "descubra algo novo". Duvidas ? me liga...
Comentário de RSM
Acho até existem sim muitas: Acho até existem sim muitas mulheres desenvolvendo... Apenas sinto que na área de infra-estrutura ainda estamos com pouca participação...

Sobre a participação de foruns, discussoes, listas etc:

Eu leio o linux-br diariamente.. até mais de uma vez por dia..

E participo (sim!) de listas, foruns e afins.. Mas costumo postar minhas duvidas somente quando nao encontrei uma solucao previa (normalmente faço sempre varias pesquisas antes de postar uma duvida e na grande maioria das vezes acabo encontrando a solucao) e costumo também responder as duvidas quando vejo realmente que posso ajudar de uma maneira objetiva...

Participação com qualidade é o que conta (só mandar duvidas e duvidar, criar flames e ficar discutindo o que é o "melhor" ou "pior", na minha opniao, nao acrescenta muita coisa...)

Muitas dessas discussoes inacabáveis q constantemente aparecem por aqui e em outros lugares, aff.. me dá uma canseira só e prefiro me ausentar, afinal todos temos muito trabalho a fazer, não é mesmo?

Sobre educação:

Eu nao tenho superior mas acho que isso me faz uma falta tremenda! Enfim, acho extremamente necessario (tanto profissional quanto pessoal) O fato de ter aprendido e me virado sozinha e atuar hj como analista de suporte (olha nós na infra-estutura ai) me deixa feliz, mas sei que, só isso, nao é suficiente.. Admiro quem estuda, quem se aprimora e corre atras.. O fato de nao ter superior ainda me incomoda (e como.. ) mas isso nao tem nada com eu ser mulher e nao querer estudar "exatas" ...

Enfim, volto a dizer que considero q as mulheres estão sim avançando no mundo de TI, porem noto que existem muitas de nós optando por desenvolvimento, banco de dados do que em infra-estrutura. Na minha empresa temos duas programadoras, uma analista de suporte (eu!) e nossa DBA é uma mulher... Se ainda é pouco em relação aos homens? Sim, pode ser.. mas não podemos dizer q não temos interesse...








Comentário de anakinpendragon
Por experiencia propia, raram: Por experiencia propia, raramente conheço uma mulher que se interesse por uma profissão mais nova, quase todas que conheço querem fazer medicina, ou advocacia, no maximo psicologia, e dizem que sonharam com essa profissão toda vida...

Acho que falta uma educação mais dinamica para essas crianças para que quando crescerem aprenderem a se adaptar a novas realidades, é logico que vamos sempre precisar de medicos, advogados e psicologos, mas o mercado pode ser muito restrito para areas com tanta concorrencia, as vezes é preciso deixar de lado o preconcieto que elas mesmo tem das profissões e procurar algo que precise de profissionais. E nesse caso as vezes até os homens tem algum receio , por exemplo, aonde eu estudo na Uni-bh os cursos de tecnologia não tem quase concorrencia, enquanto cursos convencionais, com mercado saturado, são superconcorridas as vagas...

No geral, acho que as pessoas em si tem medo de ter que alterar seus planos de vida, e o das mulheres, geralmente não é disputar um mercado que ja esta abarrotado de homens preconceituosos .
Comentário de nemesis
isso me faz lembrar...: "Participação com qualidade é o que conta (só mandar duvidas e duvidar, criar flames e ficar discutindo o que é o "melhor" ou "pior", na minha opniao, nao acrescenta muita coisa...)"

...de outra qualidade das mulheres: sua falta de humor.

É uma qualidade louvável, pois permite que se concentrem no que estão fazendo e só explodam nas horas certas ( como em intermináveis discussões pós-menstruação à noite com o marido )...

é, decidi assumir meu lado sem-noção numa boa... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de RSM
:
"é, decidi assumir meu lado sem-noção numa boa... :)"

ou então vai ver alguém dormiu de calças jeans essa noite... ;0p

(paz!... isso foi só para contra-dizer q nós não temos senso de humor)




Comentário de nemesis
tudo bem: vc não parece tão esquentadinha, o que é simultaneamente bom e ruim... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Toskinha
Concordo: Sempre vi menos mulheres na parte de infra estrutura que desenvolvimento, e tenho meus palpites.
Uma vez conversei com uma ex-desenvolvedora do Netscape que largou logo depois que virou Mozilla. Ela largou pq cansou do comportamento da "comunidade", o mesmo tipo de comportamento que a gente enfrenta aqui quando posta uma noticia, um documento ou um comentário. Reclamam que as mulheres não participam, mas quando participam recebem um tratamento tão ruim que dificilmente voltam. Só as mais teimosas :) este é um grande mal da comunidade. Mas acho que as mais teimosas estão abrindo um grande caminho para as normais.
Outra coisa que eu tenho descoberto é que os comentarios aqui e na maioria dos foruns não traduz em absoluto o pensamento da maioria. Geralmente quem comenta aqui demais tem muito tempo livre (ou não ta com saco pra trabalhar que nem eu), e as opiniões machistas/ofensivas fazem muito mais eco do que as pessoas de bom senso. Veja, temos aqui pelo menos quatro homens de bom senso comentando contra um sem noção que consegue desviar toda a atenção. Isto também mostra que as coisas estão mudando, afinal a maioria parece estar incentivando.
Agora, educação eu acho muito importante. Tem alguns genios, como Steve Jobs, que nao precisam. A maioria dos mortais precisa sim, e muito. Claro que existem faculdades terríveis, como uma que ensina html, mas existem ainda aquelas que formam cientistas: pessoas capazes de bolarem algoritmos eficientes, de saberem como funciona um compilador e tirarem o melhor proveito deles, sabem a diferença entre os protocolos, a melhor maneira de fazer busca ou de identificar problemas. E mais ainda, sabem a diferença que isto faz no trabalho do dia a dia.
E o avanço das mulheres na área eu acho que depende muito mais da gente de incentivar mais outras mulheres que deles. Quem sabe bolar projetos nas faculdades como estes descritos... Vamos fazer jus à memoria de Ada Lovelace :D
Comentário de Arnaldocan
Nome do curso: Houvi disse que em um congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) ficou decidido que o curso deveria se chamar "Ciência" sem o "s".

Porém não sei se a informação procede.
Comentário de Arnaldocan
Nome do curso: s:/Houvi disse/Ouvi dizer/
To com sono hoje =)
Comentário de sri_canesh
Infelizmente isso é verdade.: Infelizmente isso é verdade. É muito mais fácil encontrar alguém sonhando em usar gel no cabelo ao invés de um capacete (apenas uma analogia barata para diferenciar almofadinhas da área de investimentos/especulação de engenheiros).

No entanto,no extremo oposto das exatas a situação está até pior. É só ver o quanto cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e assemelhados estão às moscas nas universidades. Uma sociedade sem bons cientistas e sem bons pensadores não vai para frente nunca.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de srssudi
Acho que depende do humor da: Acho que depende do humor da pessoa que escreveu, hehe.
Pois o nome oficial do meu curso é Ciência da Computação, já o de outras pessoas é com o S no final...

:c)


[]'s

Comentário de Tokão
Diferenças.: Ora,homens e mulheres são diferentes sim,este femenismo de araque que pretende que homens e mulheres são iguais em tudo*,não passa de um machismo disfarçado onde as mulheres adotam um padrão masculino de capacidades e aptidões como sendo superior ao das capacidades com caracteristica mais femeninas.

(* não confundir,igualdade de oportunidades e direitos,sim,mas isto não quer dizer que o generos masculino e feminino são identicos em aptidões e temperamento,em sua média...)

É claro que existe todo tipo de ser humano,homens com talento para a?eas mais femeninas e mulheres com aptidões para áreas mais masculinas,e isto implica em reconhecer o talento em ambos, quando surge.
Mas se tomarmos como referência a média da humanidade, as tendencias e diferenças entre mulheres e homens são um fato, ainda bem ! senão este mundo seria muito chato !

VIVA PARA AS DIFERENÇAS!!!
Comentário de claudio_
É a lógica do "na china, 99: É a lógica do "na china, 99% dos homicidas consumiram arroz antes de assassinarem alguém, logo, arroz induz ao homicídio".

Uma falácia "post hoc", se bem me lembro.
Comentário de Damarinho
Idiot Savant: (*_*)

"...idiot savant..." - Este raciocinio indutivo é impróprio, pois trata-se de alterações profundas no DNA (ADN, em portugues: ácido
DesoxirboNucleico), resultante de atividade mental excessiva na
geração anterior. São casos de exceção, não de regra geral.




Comentário de Manoel Pinho
Diferenças genéticas entre os sexos: Aproveitando o debate, cito algumas pesquisas recentemente noticiadas sobre as diferenças genéticas entre homens e mulheres. O cromossomo Y, coitado, é um cromossomo degenerado e tende a desaparecer. Na realidade nós é que somos o sexo frágil, temos uma taxa de mortalidade infantil (e adulta) maior e ainda uma maior taxa de doenças de origem genética.

http://www.pypbr.com/almanaque/almanaque.asp?u_action=display&u_log=271

http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/mar/16/162.htm

http://www.crmmg.org.br/Noticias/Saude/news_item.2005-03-17.7336

http://www.cerebromente.org.br/n11/mente/eisntein/cerebro-homens-p.html


E mesmo assim a sociedade ainda é primordialmente masculina, o que comprova que o fator genético é muito menos influente do que o social.

Comentário de Damrinho
Ontologia: (*_*)

1 - Os humanos tem seus 2 polos: masculino e feminino. E cada um deste polo genético tem um percentual do polo contrário. A masculinidade genética tem até 30% feminino e 70% masculino.
A partir da genética, inicia o ciclo vital das diferenças e divergências.
A mulher é mais emotiva. Tem mais neurônios que os homens. Ela é mais passiva, ele mais ativo.
Em situação de conflito, ela vê-se como vítima indefesa, tal qual uma lebre.
Ela detesta o complicado e o complexo. Ela é mais côncava, ele mais convexo.
Na execução de tarefas, ela detesta estar diante de tantos botões e páineis. Tem medo de apertar o botão errado. Prefere um celular ou outro eletrônico com poucos recursos, pois não se aventura a explorar seus recursos, pois acha complicado.
Mas, já ví alguma dizer que, no Linux, "...é complicado, mas melhor que no Windows..." É reflexo de sua natureza.

2 - "Para os hominídeos primitivos, confirar em si mesmo não era suficiente; eles também precisavam estar muito motivados para disputar incessantemente as fêmeas.A longo prazo, só os que obtêm prazer na competição conseguem ser bem-sucedidos.
Vários estudos confirmam que oz homens sentem mais prazer em situçaões de competividade e valorizam mais as diferenças de status entre os membros do grupo, ao passo que as mulheres tendem a preferir a igualdade e procuram ficar longe da rivalidade.

3 - A competi8ção estimula a iniciativa, embora com desvantagens.
Um retrato: Observando que meninos que brincam tentando apoderar-se de uma bola.
"Eles se lançam todos ao mesmo tempo, incansável e fortemente motivados, ao objeto de desejo, embora a maior deles não tenha de fato a menor chance de por as mãos nêle.
As meninas agem de maneira muito mais relaista e só se empenham quando a ocasião lhe parecer ofererer alguma chance de êxito. "

4 - As mulheres não se submetem de bom grado uma às outras e, por isso, muitas vezes até preferem um chefe homem.
Segundo entrevistas, as chefes seriam "parciais" e "injustas", ao passo que as mulheres em cargo de chefia reclamaram da falta de motivação e das exigências desmedidas de suas colaboradoras.
Mullheres em grupo feminino tem dificuldade de obedecer a uma hierarquia; mas os homens aceitam com facilidade uma chefia feminina. No grupo feminino prevalece a hierrquia do prestígio.

Em situação de crise e conflitos a mulher não entende que "ordens não se discutem". Elas preferem buscar um consenso, mas aí a casa já pegou fogo.

5 - Inteligências: são partículas de conhecimento acumulado. Um gênio não se faz numa época; ele já nasceu gênio. A questão é a mulher abomina filosofia e ciência complexa.

Fonte: "Sex differences in cooperative and competitive attitudes".

6 - Finalmente: Homens e mulheres pensamde modo fiferente. Há muito tempo cientistas cognitivos dizem que sim. Agora, dispêm de dados biológicos também: quando se trata de dividir tarefas entre os
hemisférios esquerdo e direito do cérebro, ELA faz diferente dELE.


Comentário de Pablo Lorenzzoni
Assunto importante, comentarios equivocados: A cultura digital é um mundo sem preconceitos desde sempre e eh justamente esta uma das belezas dele. Eh o que o Jon 'maddog' Hall falou na palestra dele do fisl6.0: "Em que mundo um garoto de 10 anos estaria ensinando os engenheiros da HP?"... Essa insurgencia do preconceito dentro da cultura digital me incomoda, e eh interessante pensar que a "guerra dos generos" eh a mais antiga guerra "vi versus emacs" que existe (e taum sem proposito quanto). No entanto, acho que naum eh esse o ponto do artigo...

O artigo, no entanto, fala de outra coisa que vem me preocupando: a fuga da ciencia (qualquer ciencia). De maneira geral, o pos-modernismo tem empurrado as pessoas para o mercado (onde estaum os melhores empregos) e naum para os bancos academicos. Como civilizacao estamos progredindo, mas enquanto individuos, vamos emburrecendo. O pos-modernismo nos impede de fazer as coisas por motivos proprios: ao inves disso, o fazemos por dinheiro. Que aconteceu com a ciencia pela ciencia? Que aconteceu com "em prol da humanidade"?

Ao forcar o cientista a um salario vil, estamos condenando nossa propria especie a ignorancia! Poucos serao os "quase-cientistas" que abandonarao um bom emprego (sem o menor perfil cientifico) por uma catedra universitaria onde as dificuldades saum imensas e o retorno financeiro e a satisfacao pessoal saum quase nulos. Que incentivo o "quase-cientista" tem para se tornar um "cientista"?

Os cursos universitarios que estaum as moscas hoje saum aqueles cujos formandos naum tem a menor perspectiva. Outro dia vi um taxi com um adesivo escrito "Aqui tem um filosofo" e o simbolo de uma das mais bem conceituadas faculdades de filosofia do Brasil... e o taxista me pareceu jovem demais para ter um filho na universidade. Sem desmerecer os taxistas, mas aquele taxista em particular teria outro destino se, enquanto especie, valorizassemos mais nossas mentes q nossos bolsos.
Comentário de Damarinho
Vantagens : Homem e Mulher: (*_*)

Mulheres (Mu) :- Velocidde de percepção
Homens (Ho) : Capacidade de visualização espacial e de rotação mensal
de figuras, como as tridimensionais.

MU : Fluidez de idéis e expressões (por isto, mulher fala TANTO)
HO : Ativividades que demandam emprego de habilidades motoras direcionadas para uma meta.

MU: Coordenação motora. (por isto, são as mais vitimadas de LER)
HO: Encontrar formas simples numa multiplicidade de estruturas superpostas.

MU: Operações aritméticas:
77 = 14 x 3 - 37 + 52 e 43 = 2(15 +3) + 12 -15
HO: Ded8uções matemáticas:
1100 - Se apenas 60% das mudas de árvores vingam, quantas são
necessárias para obter 600 árvores ?

Alguns homens usam os 2 hemisférios do cérebro, com simetria.
Mas o cérebro assimétrico processa informações com mais rapidez.
No período de menor concentração de hormônios sexuais, as mulheres
resolvem tarefas linguísticas usando predominantemente um hemisfério.






Comentário de Jolly Roger
Na minha faculdade, havia um curso de computação.: Tinha tanta mulher proporcionalmente, comparado aos de engenharia, que a turma, machista e pejorativamente, chamava de curso de "computaria".

Causa-me espanto ver que haja hoje tanto desinteresse feminino em computação. As mulheres parecem ter migrado para administração e direito, redutos até bem pouco tempo de homens. Houve um tempo que a mulherada atacava odontologia ou medicina.

Não saberia explicar se isso é um fenôneno social, ou se as mulheres têm uma percepção para profissões diferente da dos homens que as fazem valorizar em determinados momentos esta ou aquela profissão.

Em todo o caso, é algo interessante, cujas razões deveríamos tentar conhecer cientificamente.
Comentário de nemesis
minoria: "Reclamam que as mulheres não participam, mas quando participam recebem um tratamento tão ruim que dificilmente voltam."

Estranhamente, mulheres só parecem participar de tópicos que envolvam diferenças entre os sexos. Aí, alguém discorda de alguma coisa e taí nosso "tratamento tão ruim". Se querem ter direitos iguais, têm que deixar esse lado chorona de lado e admitir alguns flames bem-humorados... eu costumo atacar idéias, não pessoas.

"Outra coisa que eu tenho descoberto é que os comentarios aqui e na maioria dos foruns não traduz em absoluto o pensamento da maioria. Geralmente quem comenta aqui demais tem muito tempo livre (ou não ta com saco pra trabalhar que nem eu), e as opiniões machistas/ofensivas fazem muito mais eco do que as pessoas de bom senso."

Oh, descobriram meu plano de dominação mundial via o poder da sugestão! :))

Bem, estou de férias e aproveitando uma banda larga das boas... ;)

Talvez em alguns momentos eu tenha soado machista, mas estou muito longe de querer ofender qualquer um. Gosto de pensar que a maioria das pessoas consegue fazer a separação entre sarcasmo e realidade... muito do que eu digo não é pra ser levado à sério.

"Vamos fazer jus à memoria de Ada Lovelace :D"

Claro! Ela merece, depois de darem seu nome a uma linguagem deplorável...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Damarinho
Cérebros: empático e sistemático: (*_*)

- Cérebro sistemático, próprio à maior do masculino, inclinado a compreender as regras que desvendam como as coisas funcionam."

- Cérebro empático: preferencialmente feminino, inclinado a compreender sentimentos e as emoções do outro, e atento a como reagir a eles de forma adequada. Meninas assim gostam das complicadas dinâmicas sociais; quando moças, passam o tempo conversando com as amigas, analisando nos mínimos detalhes suas relações, sentimentais ou não, e na idade adulta tenden a se interessar por PROFISSÕES que permitam contato com o público.
O cérebro empático (faminino) hesita diante de raciocínios matemáticos complexos e tem dificuldade para se orientar em um mapa.
Escolhe sinais da paisagem em vez de analisar o espaço como um
sistema geométrico."

Porém, há mulheres sistemáticas e homens empáticos. (Baron-Cohen).


Comentário de Patola
Feminismo x outro feminismo: O engraçado nessa coisa de falar em feminismo é que existem as "feministas da diferença", que dizem justamente o contrário: mulheres e homens são diferentes sim naturalmente, as mulheres são mais emocionais e mais em contato com a natureza e outras coisas. E tenta concluir também que elas são melhores para governar o mundo, pois não têm o onipresente instinto de agressividade dos machos (decorrente da testosterona). Algumas versões mais radicais do feminismo da diferença alegam até que a ciência é algo intrinsecamente machista porque privilegia o raciocínio ocidental-macho-matemático-analítico ao invés do oriental-feminino-social-sintético.

Claro, essa versão da realidade é tão estúpida quanto a que acha que tanto um homem quanto uma mulher são tábulas rasas e que, dado suficiente apelo cultural, conseguiríamos ter uma sociedade inteiramente de homens passivos cuidando de casa e das crianças enquanto a mulher vai à luta para trabalhar. Conseguimos alguns casos disso? Claro. Conseguimos uma sociedade inteira? Ha.

Homens e mulheres são diferentes. Ponto. Isso é irrefutável. Para começar, têm corpos diferentes. O corpo feminino tem muito mais coisa a fazer do que apenas a gravidez, claro, mas não dá pra ignorar que evoluiu com a gravidez fazendo parte do plano corporal e que é o corpo adaptado pra isso. Outras particularidades, algumas derivadas disso, outras não, tomam conta do corpo feminino em geral: elas são mais fracas (têm mais gordura e menos músculo) do que os homens para o mesmo volume e qualidade nutricional; são mais baixas, em geral, também; e têm a anatomia externa do cérebro ligeiramente diferente.

Até aí, nada de controverso. Mas é quando se fala de comportamento que vem a polêmica, não sei por que diabos algumas pessoas preferem pôr uma venda e não perceber que temos comportamentos inatos que são determinados geneticamente. Alguns desses comportamentos são específicos de cada sexo, o que é muito mais que esperado, pois não há razão para homens e mulheres apresentarem diferenças corporais mas não comportamentais, se a seleção natural determina que há vantagens nisso.

O primeiro deles é pouco controverso: o desejo sexual. Homens em geral sentem desejo pelas mulheres e mulheres em geral sentem desejo pelos homens. Aí temos um belo exemplo de comportamento determinado pelo sexo, pois o desejo sexual é início de cascata para vários outros comportamentos. Mas não é só isso. Dependendo da espécie, outras partes ligadas ao dia-a-dia também são afetadas. Por milhões de anos nossos antepassados hominídeos tiveram benefícios na divisão do trabalho - fêmeas com a coleta de grãos e frutas, machos com caças e atividades que envolviam força.

O resultado disso é amplamente confirmado pelas pesquisas: mulheres em geral enxergam mais detalhes que os homens numa cena, homens têm em geral maior facilidade de visualização especial do que as mulheres, homens em geral têm melhor capacidade matemático-abstrata e mulheres em geral têm melhor capacidade social. Existe até nome nas ciências do cérebro pra isso, "o cérebro masculino" e "o cérebro feminino", reconhecendo que são duas posturas diferentes, duas atitudes diversas perante o mundo.

Tudo isso é amplamente suportada pelas evidências, sem pesquisas que desmintam. Pesquisadores chegaram ao extremo de medir o interesse de bebês recém-nascidos, intocados pela "cultura" - garotinhos fixam mais os olhos em coisas e garotinhas nos rostos das pessoas - e em centenas de sociedades diferentes. Chegaram a medir os diferentes tipos de raciocínio da mulher durante o ciclo menstrual, e se determinou que sim, o ciclo dos hormônios tem impactos mensuráveis sobre o raciocínio feminino, com justamente aquelas habilidades mais associadas ao cérebro feminino em alta no período de maior quantidade de hormônios e as mais associadas ao cérebro masculino no período de menor quantidade. É ridículo achar que isso pode ser cultural. Até mesmo experiências naturais de comunidades com absoluta e total eq?idade de papéis entre os sexos foram tentadas no século XX com os kibutz israelenses, e foram um complexo fracasso nesse sentido, voltando em pouco tempo a uma divisão de trabalho entre homens e mulheres. Existe uma natureza humana sim, e existe uma natureza humana tipicamente feminina e tipicamente masculina.

No entanto, quando se conversa com uma feminista (que não seja feminista da diferença), falar em diferenças inatas de comportamento entre os sexos é tabu. Não pode, não devia, não é possível. É você que está tentando usar do establishment científico machista para dar legitimidade ao seu machismo! Intrinsecamente, parece que estamos xingando alguém, ou querendo trazer de volta o patriarcalismo.

Temos diferenças sexuais que foram impostas pela cultura? É claro que temos, isso é inegável e nem o mais ferrenho determinista genético nega isso. Muito provavelmente a maioria dessas diferenças impostas pela cultura pegam carona na predisposição inata - novelas acabam cativando mais as mulheres quando exploram as relações sociais entre as pessoas, uma das forças do sexo feminino (que tem os dois hemisférios com mais ligações entre si do que o cérebro masculino, facilitando a não-lateralização da linguagem e a atenção a múltiplas coisas ao mesmo tempo. Em contrapartida, o cérebro masculino, tendo menos ligações entre os hemisférios, fica melhor em especializar cada um em uma tarefa).

Outro problema da afirmação da diferença entre os sexos é que, além de gritar "PRECONCEITO! MACHISTA!" a cada palavra de alguém de opinião de haver diferenças inatas, as pessoas em geral não entendem o que isso quer dizer. Não quer dizer nunca que todas as mulheres serão ruins para isso ou aquilo do cérebro masculino e boas para isso ou aquilo do cérebro feminino. Apenas indica uma maioria estatística: o homem é em geral maior do que a mulher, o que não quer dizer que todo homem é mais alto que toda mulher. O fato é que se você pegar amostras aleatórias de pessoas, e então separar um homem e uma mulher quaisquer, as chances de o homem ser maior que a mulher é maior do que o contrário ou de ambos terem a mesma altura. Do mesmo jeito, existem mulheres gênias em raciocínio geométrico-espacial e homens que têm excelente raciocínio social.

(Cabe notar, no entanto, que a distribuição da chamada genialidade também é muito diferente. Existem dezenas de homens que no teste de QI genérico são considerados "gênios" para cada mulher que atinge o mesmo patamar, e existem também dezenas de homens que atingem o nível "estúpido" para o de mulheres. Isso parece mostrar que a distribuição de inteligência, se podemos chamar assim, entre os homens é muito mais desigual do que entre as mulheres)

Por último: pode até ser que o mundo seja mais justo se homens e mulheres tiverem cérebros absolutamente iguais, de mesma capacidade e mesmos talentos inatos. Mas daí a concluir que porque devia ser assim, é assim são outros quinhentos e isso é chamado de "Falácia Naturalista Inversa". Não há nada na natureza que faça ela ser o que achamos que ela deveria ser.

P.S.: Existe uma pequena porcentagem de homens com cérebros femininos e mulheres com cérebros masculinos nas sociedades - sem considerar o desejo físico (i.e. não é homossexualidade).
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Damarinho
Escolástica: (*_*)

"... mas acredito que o fator social é muito mais importante nos seres humanos. "

MAS, vale lembrar a escolástica nas relações sócio-politicas:
Há 2 escolas:
- Fatalisma alemã : O homem é produto do meio
- Possibilista francesa: O homem pode ser superior ao meio.

Há mais vítimas da pedagogia que dirigem os humanos para a fatalidade.




Comentário de Damarinho
(*_*) Manuel Pinho: Citação.

Comentário de Patola
Bryan Sykes: O cromossomo Y, coitado, é um cromossomo degenerado e tende a desaparecer. Na realidade nós é que somos o sexo frágil, temos uma taxa de mortalidade infantil (e adulta) maior e ainda uma maior taxa de doenças de origem genética.

(bom, antes de eu começar a falar, talvez te interesse saber que nas aves é o contrário - fêmeas são XY e machos são XX. E aí, como fica, manoel?)

Talvez você esteja falando isso embasado na idéia do eminente geneticista Bryan Sykes no livro "Adam's Curse", em que ele advoga que a espécie humana "perderá" o sexo masculino em 250.000 anos por causa da degeneração do cromossomo Y.

O livro é genial. Gosto de ler, muito informativo, recheado de fatos. Até chegar no último capítulo quando, de modo quase cômico, ele tenta defender a teoria bombástica dele. Eu não entendo de genética como ele, mas sei muito bem reconhecer o "selling point" de um livro. É verdade que o cromossomo Y tem problemas de seleção (como, por exemplo, a falta de crossover) e em contraste com o cromossomo X sexual tem uma maior tendência a degenerar. Também é verdade que existem algumas poucas espécies isoladas (com a exceção enigmática da ordem das rotíferas) que, tendo anteriormente dois sexos, evoluíram ao ponto de a população ser totalmente fêmea.

O que não quer dizer nada. Existem muitas espécies que têm problemas até piores que os de degeneração do cromossomo Y - incluindo as próprias espécies que somente têm um sexo e se reproduzem por clonagem! - e estão aí vivinhas e florescendo.

Atribuir as espécies que têm apenas fêmeas à fragilidade do cromossomo Y também é um despautério. Já te calhou pensar que as fêmeas sobrevivem simplesmente porque são elas que concebem (tem o maquinário de geração de novos seres), ao invés dos machos? Cabe notar que (excetuando as rotíferas novamente) as espécies que acabam evoluindo para isso entram num beco sem saída evolutivo, pois sem a troca de genes do sexo sua capacidade de adaptação fica seriamente comprometida - por isso vemos, de repente, uma espécie apenas de lagarto assim entre um grande número de espécies com dois sexos.

Fora isso, o resto eu concordo: a testosterona diminui a eficácia do sistema imunológico e contribui em geral para a infectividade por doenças. Eu acrescentaria ainda que se formos escolher um sexo pra ser o "default" em qualquer espécie com dois sexos, esse sexo provavelmente seria o feminino: o plano corporal dos animais é feminino e para virar masculino depende de uma interferência embriológica (um embriologista pode explicar isso melhor que eu e não vou me deter muito nisso). Mas isso não nos diz NADA - NADA - quanto a diferenças entre os sexos na vida cotidiana, ou se um sexo é genericamente "superior" ao outro, merecendo mais direitos. No fundo, Manoel, você está tentando simplesmente uma desculpa politicamente correta de fazer parecer que o sexo feminino é "melhor" ou "superior", o que no meu ponto de vista é tão condenável quanto dizer que é o sexo masculino.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Geração anterior?: Você está falando de reencarnação? Então você tem um fardo maior a demonstrar, que ela existe.

Idiot Savants são um caso especial de pessoas afetadas pela Síndrome de Asperger. São valiosíssimas para a indicação de como funciona o cérebro humano, pois é por casos extraordinários como esse, em que algum ou alguns sub-sistemas do cérebro falham, que descobrimos o que é que funciona e como.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Concordo e acrescento: Tradução da página 261 do livro "Red Queen", do Biólogo Evolutivo Matt Ridley:

"A parte bizarra sobre essa asserção de naturezas diferentes [entre homens e mulheres] é que é uma asserção claramente feminista. Há uma contradição no coração do feminismo, uma que poucas feministas admitiram. Você não pode falar, primeiro, que homens e mulheres são igualmente capazes de todos os trabalhos e, segundo, que se os trabalhos fossem feitos por mulheres, eles seriam feitos diferentemente. Portanto o próprio feminismo é tudo, menos igualitário. As feministas alegam explicitamente que se mais mulheres estivessem lá, valores mais caridosos prevaleceriam. Elas começam pela presunção que as mulheres são seres diferentes por natureza. Se mulheres dominassem o mundo, não haveria guerra. Quando as mulheres são líderes de companhias, cooperação e não competição é a palavra. Todas essas são asserções firmes e explícitas de sexismo: que as personalidades e naturezas de mukheres são diferentes das dos homens. Se as personalidades das mulheres são diferentes, não é provável que elas se provarão melhores ou piores que os homens em certos trabalhos? Você não pode apelar pras diferenças quando elas são convenientes e negá-las quando não são.

Também não ajuda apelar para a pressão social como a fonte de diferenças de personalidade. Se a pressão social é tão poderosa quanto os cientistas sociais querem que nós acreditemos, então a natureza de uma pessoa é irrelevante: somente seu background conta. Um homem vindo de um lar deplorável que teve uma vida repleta de crimes é o produto dessa experiência, e não há nenhuma fagulha de "natureza" decente em sua alma para redimir. É claro que nós zombamos de tais declarações absurdas. Nós reconhecemos que o sujeito é um produto tanto de sua criação como de sua natureza. É o mesmo com as diferenças entre os sexos. Falar que mulheres ocidentais não entram na política em mesma quantidade que os homens porque elas foram condicionadas a pensar nisso como uma carreira masculina é ser condescendente com elas. A política é na prática ambição de busca de status, sobre a qual mulheres são saudavelmente cínicas. As mulheres têm suas próprias mentes. Elas são capazes de decidir entrar na política se elas o quiserem, independente do que a sociedade diz (e a sociedade ocidental até mesmo afirma que elas podem).

Uma das razões que fazem uma carreira política ser pouco apelativa para uma mulher pode bem ser o sexismo sobre essa carreira, mas é absurdo assumir que é a única razão."

--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Damarinho
(*_*) Patola, Manual : (*_*) Patola, Manual

"...a testosterona diminui a eficácia do sistema imunológico e contribui em geral para a infectividade por doenças"
+++ estrogênio +++

"... pesquisadores sabem que os estrogênios exercem sobre o cérebro influencia muito maior que o mero controlde produção de hormônio sexual.
Eles contribuem em diversas capacidades cognitivas, tais como o aprendizado e a construção da memória, controlam quais estratégias de neurônios transmissores de sinais, mas também outras células cerebrais, como as microglias, importantes para a defesa imunológica, e as macroglias, que atuam como células de apoio e nutrição.
Ainda não está explicado porque o estrogênio cumpre tarefas distintas nos diferentes tipos de células.
Nas macroglias, o hormônio sexual cumpre função claramente trófica, significando que estimula o metabolismo dessas células; sob influência do estrogênio, as macroglias mulpiplicama produção dos hormônios do crescimento, dispondo para os neurônios as substâncias para otimização de funcionamento.

Observou-se queo estrogênio oferece proteção contra doenças degenerativas ou retardam seu avanço.
O estrogênio é capaz de amenizar consequencias de derrame cerebral.

2 - Cromossomos
O Y está em degeneração. Alguns causas não poderia citar a público,
pois são informações milenares (+5mil anos), que chegarão a público, oportunamente, dependendo do estágio das ciências.

Algumas causas da degeneração do Y:
- fumo, álcool, drogas, efeitos colaterais da farmacologia comercial
- nivel de 'stress' elevado nas atividades de sobrevivência humana
. Este fato prepondera no nascimento de mais mulheres que homens.
- horas de sono, descanso e lazer (endorfina) insuficientes

Durante o fator estresse, a oxigenação cerebral e de outras céluas é feita por uma das narinas somente, impedindo o ciclo completo de
regeneração celular, pois a outra narina está fechada. Neste caso,
se o óvulo feminino for fecundado haverá nascimento de mulher.

Por isto, na Yoga, há exercícios que corrigem o fluxo prânico (energia vital presente no cosmo e na natureza).

3 - Como é a MENTE que governa o cérebro e todos os sistemas, o equilibrio começa nela. Como bem escreveu Sêneca: "Mens sana in corpore sano".








Comentário de Bryan Ferry
Mesmo ?: Proposição: Dado um autômato finito M, existe uma gramática regular Gr associada. Analogamente, dada uma gramática regular Gr existe um autômato finito M associado. Portanto, L(Gr) \cong L(M), onde L(X) é a linguagem (no sentido de Chomsky) associada.
Comentário de Fabio FZero
Zzzzzzzzzzzz... : Zzzzzzzzzzzz...

Do que estávamos falando mesmo?

Ah sim, como eu ia dizendo: Nada a ver esse lance de homens serem mais aptos. É só ler o comentário da Sula ali embaixo sobre a Malásia.
Comentário de nemesis
ha!: e vcs mulheres achando que só de flames inúteis se alimentam as discussões infindáveis deste fórum, hein? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Damarinho
Asperger: (*_*)

Baron-Cohen "...interessou-se pelas formais mais leves de autismo, como a síndrome de Asperger, não associadas a déficit cognitivo. Os que sofrem desse problema, - a maioria, estranhamente, do sexo masculino - são atentos aos detalhes e em muitos casos tem extraordinária capacidade de abstração e de cálculo, mas sentem dificuldade para interagir com seus semelhantes e para compreender emoções e sentimentos".
(Bill Gates é autista).

Reencarnação - Na Ciência, Filosofia, Religião ou Cosmogonia ?!
- Qualquer relato ou provas que declinasse seriam insuficientes para convencer ou indicar indícios de pesquisa e reonhecimento.
- Minha idade cósmica é de 2.605 anos (em 9 reencarnações); em 4 delas tive a mesma esposa. A penúltima foi na França.
Isto está escrito em meu arquivo Akásico, disponível para qualquer clarividente ou paranormal.

MAS, limito-me a lembrar:
- A Inquisição queimou muita gente inocenete na fogueira.
- Afirmar que o certo seria o sistema geocentrico (Terra, no Centro do Universo) foi considerado heresia e excomungava quem contrariasse.
- Snntos Dumont foi ridicularizado por provar que o "mais pesado que o ar poderia voar"
- Que a grande parte de relatos da História é inverídica
- Vida "post-mortem" já é reconhecida pela Ciência

MAS - se trabalhas na área Médica, sugiro considerar:
a) Psicologia, Psiquiatria, Neurociências estão com um atraso de
séculos, á vista do que já se conhece e pratica na Raja-Yoga.
b) Temos 104 centros de energia (chackras), mas a Medicina só conhece 2: o pleno Solar e o plexo cardíaco.
c) Imunodeficiência é a resultante de desequilíbrio nos chakras.

PS: Sem nenhuma conotação pessoal agressiva ou determinista:
Einstein disse: "Há duas coisas infinitas: O Universo e a ignorância humana".










Comentário de nemesis
hmm, é, exatamente o que eu: hmm, é, exatamente o que eu ia dizer. Tava na ponta da língua... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
wohoo!: fumacinha boa, hein?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Mais aptos?: Ah sim, como eu ia dizendo: Nada a ver esse lance de homens serem mais aptos.

Onde foi que eu disse isso?
Não adiantou eu ter explicado pormenorizadamente como NÃO estou pregando "superioridade" genérica de nenhum dos dois sexos?
Tem gente que não quer entender MESMO.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Não que eu duvide, mas...: Onde você achou essa estatística? Eu procurei no google mas o máximo que vi foi um artigo maids de 70% das mulheres profissionais da Malásia continuam solteiras, o que é algo bem diferente.

De qualquer jeito, você tem que aprender a utilizar a parcimônia. Se você tem apenas um caso sugerindo algum tipo de hipótese e muitos outros casos sugerindo o contrário, você deve considerar os outros casos evidência mais forte.

Sem contar que um caso em que a cultura seja tão forte a ponto de fazer tendências inatas se inverterem não é evidência contundente de nada. Tendências não são obrigações, a cultura pode sim contrariá-las por bastante tempo: se suicidar é obviamente antinatural e nenhum de nós evoluiu pra isso, mas a cultura foi forte o suficiente pra notabilizar o Harakiri e os pilotos Kamikazes no Japão.

Cultura é perfeitamente esperável na minha visão, que talvez seja a que você rejeita: eu não estou dizendo que é tudo inato (e mesmo essa diferenciação cultural/inato é bastante errada, mas vou permanecer com ela para não complicar demais), mas você sim está parecendo dizer que é tudo cultural/aprendido.

Por outro lado, duvido que você consiga explicar bem o fato da variação de resultados nos testes durante o ciclo hormonal, as predisposições de recém-nascidos homens e mulheres se comportarem diferentes, as diferenças anatômicas no cérebro como as que o Manoel Pinho passou e outras provas fortíssimas de que não existe essa tábula rasa sexual que você apregoa.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Cálculos matemáticos não.: Mesmo que se provasse que homens têm mais facilidade para cálculos matemáticos (raciocínios meramente sintáticos)

Uma das dificuldades de mostrar às pessoas as diferenças existentes entre o cérebro masculino e o cérebro feminino (como modelos da ciência cognitiva) é que eles são mal interpretados, principalmente pelo público leigo. Não é a "facilidade para cálculo matemáticos" que se constatou como sendo em geral mais desenvolvido nos homens, são algumas habilidades como a "visualização geométrico-espacial" (e sua conseqüente orientaçao em mapas). Por outro lado, mulheres prestam muito mais atenção nos detalhes de uma cena e em geral se lembram mais dos objetos dela. Isso é até engraçado, pois essa diferença pode ser posta facilmente à prova colocando homens e mulheres em um labirinto e vendo como uns e outros chegam no destino: os homens se utilizando do senso de direção relacionado à visualização geométrico-espacial, as mulheres se utilizando de pontos de referência relacionados à atencão nos detalhes.

não se poderia inferir deste fato que homens tendem a optar mais pelas exatas que as mulheres. Fatores sociais e mesmo pessoais criam um certo abismo entre ter a facilidade de fazer X e optar por fazer X. Não há aqui nenhuma relação causal evidente entre uma coisa e outra.

Nisso você tem razão, é diferente sim. No entanto, o talento em fazer uma coisa normalmente acompanha o interesse.

Sim, muitos outros fatores pesam na escolha de uma profissão. Fatores sociais e de "moda", inclusive. E são fatores poderosos. No entanto, meu ponto é que a biologia influencia mais do que as pessoas querem admitir. Se de repente conseguirmos isolar e retirar todos os obstáculos para o ingresso das mulheres no campo da informática, meu argumento é que ainda assim não teremos tantas mulheres quanto homens, simplesmente porque às mulheres não vai apetecer tanto quanto aos homens.

não se poderia inferir deste fato que homens tendem a ser melhores nas exatas que as mulheres. Novamente, fatores sociais e pessoais podem criar abismos entre o potencial e o real. O que faz a diferença é o esforço e a persistência.

Com certeza, mas algumas disciplinas das ciências exatas acabam sendo mais conformantes com o cérebro masculino (como algumas áreas da informática e física). Mas você está certo em dizer que isso não é completamente determinante para categorias tão amplas, é perfeitamente possível imaginar certas áreas da informática mais adequadas ao cérebro feminino -- no entanto, essas áreas são menos profusas, só isso.

OBS.: Quando falo cérebro masculino e cérebro feminino estou me referindo ao termo usado pelos cientistas cognitivos, não a "todos os homens" ou "todas as mulheres". Quem não entendeu, favor ler minha consideração sobre estatísticas em outro post dessa notícia.

Aliás, os melhores calculadores, aqueles idiot savant, geralmente são muito pouco criativos.

O que é muito interessante se os portadores de síndrome de Asperger, entre eles os Idiot Savants, têm sido considerados casos extremos do cérebro masculino. Evidência de que esse "cérebro masculino" existe.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Impasse: O pior de tudo é - como diabos se responde isso? As premissas adotadas por ele são tão diferentes de qualquer coisa que eu já vi que simplesmente é impossível de começar qualquer tipo de diálogo, quem dirá uma discussão.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Damarinho
Monólogo !?:
(*_*)


Que tal começar por aqui:

http://www.caminhosdeluz.org/A-105B.htm


Comentário de Damarinho
Efeito programado:
(*_*)

Feliz Natal ! :
http://www.caminhosdeluz.org/A-105B.htm




Comentário de Patola
PROVE!: - Vida "post-mortem" já é reconhecida pela Ciência

Isso é uma mentira deslavada! Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias, mas eu vou pedir uma provinha beeem pequenininha e fácil de arranjar se for verdade: cite UM artigo peer-reviewed de revista científica que demonstre que a ciência reconhece a vida post-mortem. Quero revista, número, página. E quero revista científica (e.g. Science ou Nature), näo de variedades (Superinteressante) ou de divulgação científica (Scientific American - apesar que a Scientific American costuma citar as fontes e não é muito difícil achar de que revista científica veio uma informação nela).

Se você não tem isso, sua alegação é deslavadamente falsa: não a de que exista vida após a morte, mas a de que ela é reconhecida pela ciência.

E por favor, não responda com justificatgivas, termos esquisitos ou linguagem rebuscada ou subjetiva. Estou pedindo algo muito simples, muito direto, muito objetivo. Quero uma resposta curta, objetiva. Se você disser a referência eu a conseguirei ler (Science e Nature cobram baratinho o acesso a um artigo) e humildemente pedirei desculpas aqui no br-linux.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de alan
Escovação de bits? Tem certeza?: Recomendo fortemente que você reveja seus conceitos e deixe de comentar sobre o desconhecido. Aconselho a leitura dos documentos listados a seguir.

Peter J. Denning: Computer Science: The Discipline, August 1997, revised July 1999, to appear in 2000 Edition of Encyclopedia of Computer Science (A. Ralston and D. Hemmendinger, Eds), 27 p

Caso seja necessário, continue a leitura por Great Principles of Computing e A Preliminary Listing of Great Principles

Por fim, há ainda a leitura de:

Denning, P. J. 2005. Is computer science science?. Commun. ACM 48, 4 (Apr. 2005), 27-31.

Atenciosamente,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de nemesis
deixa eu adivinhar: aprendeu na faculdade e não via a hora de utilizar, né? pois é, teve sua oportunidade como nenhuma outra vai aparecer... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
bah!: "você disse que não tinha curso superior e nem precisava de tal..."

Eu sou autodidata. Fui incorreto: não é que não tenha cursado faculdade, é que não peguei diploma em nenhuma das duas.

Fiz Informática na UFF nos idos de 1995 durante 3 anos e abandonei por causa das matérias fora da área -- como Física I, II e III e Estatística I e II -- nas quais continuamente reprovava. Não ia dar pra formar em 4 anos mesmo.

Depois, fiz um politécnico de Análise de Sistemas na Estácio e seu "diploma" não vale de porra nenhuma mesmo, de modo que foi inútil, exceto pelos bons professores que tive e que me deram uma boa base em modelagem e análise...

"Como você pode tecer um comentário sobre um assunto que você não tem conhecimento ??"

huhu, sempre evito de comentar sobre o que não conheço, o que obviamente não é o caso aqui...

"Alguns amigos formados em ciência 'me incluo nesse grupo', trabalham em desenvolvimento de firmwares e drivers para um empresa fabricante de hardware. Isso para você é programação visual ???"

Não. É programação de baixo nível, em assembly ou C. Nada que faça juz a 4 anos de lógica, estruturas de dados, algoritmos e autômatos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
tenho: Ler bons livros sobre Ciência da Computação é fascinante, como The Art of Programming, do erudito Donald Knuth. Usar seus ensinamentos na prática, no dia-a-dia do trabalho, é algo inverossímil. Teoria é uma coisa, prática é outra...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de TiagoW
Meu, larga esse LSD, ele aind: Meu, larga esse LSD, ele ainda vai te matar.
Woodstock já acabou, caso você ainda não tenha percebido...
Comentário de Toskinha
Tá aí: http://www.unu.edu/unupress/unupbooks/uu37we/uu37we0k.htm

A data é muito antiga. Obviamente este tipo de coisa não gera notícia, ao contrário do fato que 70% das mulheres de lá continuam solteiras. Segundo Pia Smith, Maddog, e alguns malasianos que eu conheci na India, o governo está estudando incentivos para os homens ingressarem na área. Podiam se preocupar com o contrário aqui. Ah, não, desculpe, esqueci, mulheres não se interessam por isto :)

Não é um caso, é um país, ou seja, 178.172 casos, frutos de uma coisa tão simples quanto educação e igualdade de oportunidades. Um fenomeno assim acontece na comunidade linux no Brasil, onde o trabalho de vários anos transformaram a participação feminina, notada por todo estrangeiro que vem aqui e vê que é diferente.
O que é natural, assim como o conceito de certo e errado, é muito mais social do que qualquer outra coisa. Para muitos religiosos suicídio em nome da religião, guerras, atentados contra os infiéis não só é natural como é uma honra. Para algumas culturas, o homossexualismo é natural e para outras é um desvio psicologico. Nossos cientistas confessam que não conseguiram mapear o cerebro inteiro, e que usamos 10% dele. Muita pretensão sua decretar o que é natural ou não.
Como já disseram antes, houve um tempo em que os maiores cientistas do mundo afirmam que a Terra era chata, que era o centro do universo, que o avião jamais decolaria, que 610Kb seriam suficientes para qualquer pessoa.
Provavelmente quando a mesma coisa acontecer no Brasil, quando a igualdade for uma realidade, você ainda vai apontar seus autores preferidos para provar que ainda assim isto não é possivel. So sad...
Comentário de elektron
Rumos da discussão: Infelizmente vi que esta discussão tomou um rumo diverso daquele da matéria.

Acho que o grande problema é a generalização. NUNCA devemos partir de premissas pra construir argumentos. "As mulheres são mais comunicativas", "os homens têm mais tendências para exatas", "os políticos são corruptos"... Cuidado gente! Toda vez que se generaliza, vai se injustiçar alguém, pra não dizer muitos. Ao fazer comentários dessa forma, consideremos a possibilidade de nós próprios estarmos errados para medir melhor o impacto das palavras.

Voltando a discussão inicial, não tenho nenhum conhecimento científico ou dados de comparação, portanto não me vejo em condições de opinar seriamente sobre isso. Mas acho que em princípio (salvo em casos muito específicos) ambos os sexos têm perfeitamente mesmas condições de exercer quaisquer atividades. Na minha turma de CC, p.ex., formaram-se três mulheres, mas na seguinte à minha foram quase a metade.

De fato que ainda não conheço nenhuma boa programadora (tipo geek mesmo). Talvez por estar num nicho regionalmente restrito ou talvez porque as habilidades das mulheres em informática possam ser outras. Aqui onde trabalho, a maioria dos homens programam e as mulheres gerenciam :) Está mais que provado que as velhas medidas de QI baseadas em lógica matemática são totalmente inadequadas.

Enfim, é isso. Garotas, não dêem bola a comentários que não chegam a algura de vocês. Sulamita, quero dizer que tenho muita admiração por você e sua defesa do software live e de seus ideais. Parabéns de público!

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Fabio FZero
Relaxa: Eu só estava sacaneando o tamanho do testamento que você escreveu. Que, obviamente, nem eu nem 90% dos leitores chegou a ler além da segunda linha. Objetividade nessas coisas ajuda mais do que explicações pormenorizadas. Mas agora você estragou a piada.
Comentário de Al Khwarizmi
Você devia ter-se formado!: Não. É programação de baixo nível, em assembly ou C. Nada que faça juz a 4 anos de lógica, estruturas de dados, algoritmos e autômatos...

Desde a época em que só existiam essas linguagens e programação se resumia ao baixo nível é que se ensinam lógica, estrutura de dados, algoritmos e autômatos. Você acha que Dennis Ritchie era um ignorante quando criou C?

Foi graças ao ensino dessas matérias é que surgiram as linguagens de programação: simples facilitadores da aplicação desses conceitos.

Programação de baixo nível não prescinde, portanto, de uma boa formação conceitual, muito pelo contrário, aí é que você é mais exigido.
Comentário de renata
Casamento: Acho que o Nemesis deveria casar-se com o Patola. Ou então eles são gêmeos separados no nascimento. Incrível.

http://renata.org
Comentário de Lavra
Obrigado.: Obrigado Patola, como quase sempre, dando uma aula.
Comentário de Patola
Digressão: Todo o seu comentário foi uma enorme digressão do assunto, você continua não explicando os fatos que eu coloquei. E eu sei muito bem que a Malásia é um país, é apenas um dos países do mundo cujos casos você também deveria considerar. Como eu disse, você tem que aplicar parcimônia.

Além disso, você leu mesmo o estudo inteiro que me passou? Não tem nada de mais de 70% das mulheres na informática, o máximo que tem é falando que existe preponderância feminina (mais de 90%) em um tipo especial de trabalho, "low-skilled" (que exige baixa habilidade):

Another trend is polarization in terms of gender. Women's share in the direct high-skilled jobs increased from 42 per cent in 1985 to 45 per cent in 1990, reflecting healthy inroads made by women in this professional category. On the other hand their share of the low-skilled data processing operators declined - from 91 per cent in 1975 to 75 per cent in 1985 and 62 per cent in 1990. Yet it is clear that low-skilled new technology employment is predominantly female and will continue to remain so.
Em português:

Outra tendência é polarização em termos de gênero. A fatia das mulheres nos trabalhos de alta habilidade aumentou de 42 por cento em 1985 para 45 por cento em 1990, refletindo saudáveis progressos feitos pelas mulheres nessa categoria profissional. Por outro lado sua fatia dos operadores de processamento de dados de baixa habilidade declinou - de 91 por cento em 1975 para 75 por cento em 1985 e 62 por cento em 1990. Mesmo assim, é claro que o emprego de baixa habilidade em novas tecnologias é predominantemente feminino e continuará sendo assim.

O que tem de surpreendente ou tão diferente nisso? Você sabe o que é um emprego de baixa habilidade? O estudo diferencia bem e diz que os empregos de "baixa habilidade" são operadores de máquina e de automação industrial.

Veja que o próprio estudo, fora esse parágrafo, tem partes que desmentem sua afirmação bem claramente:

At the tertiary level there are almost equal numbers of female and male students. However female students have a preference for the non-technical and non-vocational disciplines. At the university level, although more women have been enrolling in science and technological courses, female students still dominated the arts and applied arts (Government of Malaysia, 1991:pp.420-421). Women constituted 65 per cent of the students in arts, 45 per cent in science, 22 per cent in the vocational and 36 per cent in the technical streams in 1990. Sex-based socialization and stereotyping of women's education and skills training is declining, but it is still a reality today.

Em português:

No nível terciário há quase números iguais de estudantes homens e mulheres. No entanto, as estudantes mulheres têm uma preferência pelas disciplinas não-técnicas e não-vocacionais. No nível da universidade, embora mais mulheres tenham estado se matriculando em cursos de ciência e tecnológicos, as estudantes mulheres ainda dominaram as artes e artes aplicadas (Governo da Malásia, 1991: pág. 420-421). A mulheres constituíram 65 por cento dos estudantes de artes, 45 por cento na ciência, 22 por cento no vocacional e 36 por cento nas correntes técnicas em 1990. A socialização e estereotipagem baseadas em sexo da educação de mulheres e treinamento de habilidades está diminuindo, mas ainda é uma realidade hoje.

Totalmente desmentida pelo próprio texto que você citou, Toskinha. Que vergonha!

De qualquer maneira, isso foge ao ponto. Eu nunca disse ser impossível as mulheres pontualmente em alguma sociedade acabarem até superando os homens nos empregos em que suas tendências naturais se mostrem. Eu não sou um determinista genético no sentido de achar que a cultura não tem nenhum impacto: é claro que tem e eu citei o exemplo dos kamikazes. Você é que tem adotado a via inversa, de dizer que é 100% cultural e que não existe tendência natural nenhuma - é tudo papo machista.

Pegou mal também essa de dizer que usamos 10% do cérebro, isso é uma lenda urbana e nunca foi afirmado "pelos cientistas". Pelo visto você tem lido pouca ciência ultimamente, o que explica bastante do seu posicionamento.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Objetividade?: Objetividade nessas coisas ajuda mais do que explicações pormenorizadas.

Onde eu fui subjetivo? Por que algo "pormenorizado" não pode ser objetivo?

Se você não tem paciência pra ler um texto do tamanho do meu, não é um problema do texto e sim um problema seu, sinto lhe contar, por mais que você queira se utilizar do argumento do número (90%?) para justificá-lo.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Paraíba Masculina
Mulher-macho: se formos escolher um sexo pra ser o "default" em qualquer espécie com dois sexos, esse sexo provavelmente seria o feminino,

Prezado Patola,

Como sempre, seus comentários são de uma lucidez desconcertante. O único senão é quando você paga pau para os trasgos.

Em português, inglês, latim e outras línguas, homem é o nome do gênero ao qual pertencem tantos homens, quanto mulheres. Incrivelmente, a palavra woman, em inglês, vem de wife + man.

Está tudo errado. Não existe gênero humano (de homo, no latim, homem), mas gênero "mulherano". Não há humanidade, mas "mulheridade". Em inglês, eles criaram womankind, para contrapor a humankind.

Os homens têm mamilos!

As mulheres, sabidamente, têm mais gordura proporcionalmente que os homens, cuja função, além de ter várias utilidades, inclusive estéticas, é importante para o processo reprodutivo. Quando engordam, os homens adquirem aspectos femininos, como coxas grossas, cintura alargada e seios. A ciência já provou que a gordura os "amansa": ficam menos viris.

E o que dizer da genitália masculina? Quando fetos, antes da definição do sexo, na barriga da mãe, o pênis se assemelha a um clitóris, o saco é uma vulva e os testículos são formados exatamente onde se formam os ovários das meninas. Ao definir o sexo, a vulva se fecha, por isso o saco tem uma "costura" de fora a fora bem no meio, como uma cicatriz, e os testículos descem pelo que seria a vagina até se alojar no saco recém-formado pela união do que seriam os lábios da vulva. O "clitoris" se avantaja e vira um pênis. O canal da vagina se fecha e aí está aí um homem, para orgulho da família.

De fato, os homens são mulheres-macho.
Comentário de MIgucha
Liga, não, Toska.: Veja, temos aqui pelo menos quatro homens de bom senso comentando contra um sem noção que consegue desviar toda a atenção.

Os fóruns são um recurso maravilhoso para troca de idéias.

No entanto, esta é precisametne a única chance que a choldra tem de botar banca para cima da elite. É o custo que temos que pagar pela liberdade.

Beijocas!
Comentário de Toskinha
Não entendeu eu desenho: 1 Direct high-skilled
Systems analysts: 45% female 1975 | 63% female 1990
Computer programmers, statistical and mathematical technicians: 34% female 1990
Total: 45% female 1990

E veja as datas, 1990, ou seja, 15 anos atras. Mudou muito, mas como eu falei antes, não gera notícia.
Este caso só prova pra mim como vc adora pegar uma frase fora de contexto e usar para provar suas opiniões. Agora, deixe eu voltar a trabalhar porque debater com alguem em loop infinito como você é pura perda de tempo.
Comentário de Patola
E os outros dados?: Então era só isso? Mas peraí, você afirmou mais de 70% de algo que parecia ser toda a indústria de informática da Malásia e agora se restringe a 63% em uma categoria em uma época específica? E todas as outras categorias com a preponderância masculina, não contam? Você está ignorando de modo absurdo todos os outros números pra ressaltar um único caso que acha que confirma sua opinião!

Isso é que é cegueira!!! Mas, de novo, afirmo: você está usando isso de espantalho, pois eu NÃO disse (e quantas vezes preciso dizer isso?) que a cultura nada influencia.

Ah, e continua sem explicar nadinha de nada dos exemplos que eu dei.

E por último: Fora de contexto? Além de o texto todo estar disponível pro pessoal ler, eu citei uma parte bem grande das conclusões dele, tendo o cuidado até de traduzir! Você discorda das conclusões do autor?
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de nemesis
same here: "onde trabalho, a maioria dos homens programam e as mulheres gerenciam"

É o mesmo no meu trabalho. Eu também tenho um chefe e toda vez que ele vê oportunidade para meter a mão na massa em programação, ele fica feliz como uma criança com brinquedo novo. As mulheres estão satisfeitas apenas com algumas queries aqui e acolá...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de noname
não se ressinta Patola: Você no fundo também é uma mulher, viu? Não precisa se magoar contra as outras, amiga, você também é uma. Mulher macho... mas nem tão macho assim né? beijinhos
Comentário de Mario
Er...: Eu também não li. Você é um mala.
Comentário de Java Girl
Quem esse Patola pensa que é?: Céus, que cara chato!
Comentário de nemesis
pra quê?: "os homens são mulheres-macho"

então, pra quê tanta discussão, cara irmã gostosa?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
céus!: haha, pitéuzinho. só conheço uma mulher que fala tanto "Céus!" :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
separação: "o Nemesis deveria casar-se com o Patola."

se eu fizer isso, o Ananias vai ficar irado...

"Ou então eles são gêmeos separados no nascimento."

é, pode ser. Mas eu tenho mais bom gosto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de meteficha
Nossa...: Daqui a pouco o BR-Linux.org vai ter mais comentários por artigo que o Slashdot...
Comentário de meteficha
Ops...: 14x3-37+52=57, não 77
2(15+3)+12-15=33, não 43

Poxa, sacanear com as mulheres não vale, dizendo que elas somam e multiplicam errado ;-)...
Comentário de alan
Ciência da Computação != Programação: Continuo aconselhando que você leia os documentos que indiquei. Leia, no mínimo, o primeiro artigo. Tenho duas observações a fazer:

A primeira observação, programação não é tudo; a segunda, engana-se pensando que teoria é uma coisa e prática é outra.

Cordialmente,

p.s.: os livros do Knuth são extremamente práticos
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de alan
Bacharelado em Ciência da Computação: O nome correto é Bacharelado em Ciência da Computação, porém há cursos que nomeiam errôneamente como Bacharelado em Ciências da Computação, que é uma pena.

Este termo consta até no dicionário Aurélio:

Ciência da computação (Inform): 1. Disciplina que estuda o projeto, a operação, o uso e a programação de computadores, aliando aspectos da matemática, da lógica, da engenharia e da teoria da informação.

Há quem duvide que a área é mesmo uma ciência, mas Denning (2005) mostra, de forma bem simples, o contrário.

Denning, P. J. 2005. Is computer science science?. Commun. ACM 48, 4 (Apr. 2005), 27-31.

Atenciosamente,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de nemesis
concordo: "aconselhando que você leia os documentos que indiquei."

Estou no momento lendo "Is Computer Science Science?". Realmente, bastante interessante e informal.

"A primeira observação, programação não é tudo;"

Claro que não: é apenas a implementação de algum algoritmo em uma linguagem em particular. No entanto, a maioria de tais algoritmos interessantes já foi implementada e está disponível para qualquer linguagem na forma de uma biblioteca de algum tipo.

Por isso eu disse que programadores hoje só fazem escovação de bits: só reutilizam o que já está pronto, com a "nobre" tarefa de enviar dados do usuário para o BDs e vice-versa. A não ser que vc considere validações de regras de negócio o supra-sumo de ciência da computação...

"a segunda, engana-se pensando que teoria é uma coisa e prática é outra."

Na prática, teoria é uma coisa e prática é outra... ;)

"os livros do Knuth são extremamente práticos"

Sim, mas dificilmente vc vai ter a chance ou necessidade de implementá-los: a última versão do framework foobar inclui todos os maravilhosos algoritmos de ordenação de Knuth para centenas de implementações de estruturas de dados de coleção diferentes, fora métodos para criptografia de dados e outros alicerces da computação...

é claro que vc usa o framework foobar, né? Todo mundo usa e vc deve!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Damrinho
Somando: (*_*)

Muitos não fariam esta conta sem uma máquina de calcular e sem lápis/papel.


Comentário de Damrinho
Fonte: (*_*)

Texto adaptado de trecho em
QUESTÃO DE SIMETRIA - Markus Hausmann - doutor em psicologia e trabalha
no Instituto de Neurociência Cognitiva da Faculdade de Psicologia da
Universidade do Ruhr, em Bocum, na Alemanha.


Comentário de Damrinho
Vida-Morte: (*_*)

### Não precisa manifestar desculpas. Uso empatia e Default (por omisão).
### Embora fuja do contexto do assunto epigrafado, apresento-lhe um
Sumário para responder-lhe, antecipando dedução de que estes termos
tem abrangência e ambivalência Ciência-Filosofia.

1 - Memória genética - A exemplo do que ocorre com a memória genética no núcleo celular, as moléculas de DNA (ADN: Adico DsoxiniboNucléico) e RNA (ácido ribonucléico) como susbstrato fisiobioquímico da hereditariedade biológica.

2 - Genótipo - consituição genética do individuo. Conjunto de genes.

3 - Fenótipo - características do indivídiuo resultante da manifestação do genótipo.

4 - Organogênese - origeme formação do organismo fisico como um todo, a partir da fecundação biológica, e demais fases dos processos morfogenéticos integrantes da organização anatômicae fisiologia do corpo humano.

5 - Mapas cromossômicos -representação gráfica das estruturas microscópicas e ultramicroscópicas dos cromossomos, que são corpúsculos existentes no núccleo celular, apresentando-se sob diferentes formas, contendo os genes responsáveis pelas características hereditárias.

6 - Mapas organogênicos - representação gráfica do crescimento e desenvolvimento do organismo, incluindo a fase de formação do embrião e a dermua dos órgãos, aparelhos e sistemas que constituem o corpo físico.

7 - Modelagem bioenergética e genética estrutural (apud embriologia, anatomia, fisiologia, evolução das espécies, genética e ontologia)

8 - Embriogênese - origem e foramção do embrião após a fecundação biológica.

9 - Morfogênese - fase de estruturação da morfologia biológica, durante o crescimento e o desenvolvimento do embrião e dos demais órgãos, aparelhos e sistemas fisiológicos integrantes da constituição fisiopsicossomática do ser humano.

10- Histogênese - fase de formação de tipos de de tecidos celulares

11- Continuum Histórico Palingenésico - Refere-se ao contínuo espaço-tempo em que se verifica a história evolutiva ontológicae filogenética do ser humano e da humanidade, através da palingênese.
A evolução ontológica refere-se ao desenvolvimento evolutivo do ser enquanto enquanto ser. Evolução filogenética significa a história evolutiva da espécia. Palingênese é a palavra grega que designa o processo da reeencarnação. A memória genética celular tem sua matriz PSI na memória genética das células do corpo astral (etérico) que integram e se relacionam com o Espírito, e que serve como modelo organizador biológico.

#######

Evitei considerar; Cosmogênese, Antropogênese, Transcomunicação, Religião, Esoterismo, Exoterismo e a Ciência Espiritual Cósmica.

"Vida após a morte" - Links:
http://www.google.com.br/search?q=%22vida+ap%C3%B3s+a+morte%22&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official

+++
http://web.info.com/infocom.us/search/web/%2522vida%2Bap%25F3s%2Ba%2Bmorte%2522?









Comentário de Patola
Não se faça de desentendido: Eu fui límpido e claro. Quero artigo científico, não essa baboseira toda. SÓ com pelo menos um artigo científico peer-reviewed você pode dizer que algo é aceito pela ciência.

Eu pedi pra não vir com baboseiras e coisas subjetivas e você veio com elas assim mesmo. Conclusão: você mentiu, só não quer admitir.

Estou esperando. Artigo científico: revista, número e página. Só aceito essa resposta.
Comentário de Damrinho
Alfabetização e Ética: (*_*)

### Não vejo nível para exigências e beligerância
### E não pretendo traduzir meu portugues
### Na ética, há abordagem para comportamento civilizado em debates

A base racional da Medicina é o pensamento científico e metodológico.
Em entrevista do Dr. Sérgio Felipede Olivera por Rosana Felipozzi, coletamos:

A maior contribuição para a medicina foi de autoria de Kardec, Mesmer, André Luiz.
Muitos dos conceitos abordados são de conhecimento da humanidade.
Citando: Paracelso, Rudolf Steiner, Hanneman (Homeopatia), Larry Dorsey, Harold Koening,
Carl Gustav Jung, e pesquisadores americanos, hindus, chineses.
William Crookes, Alfred Russel,Oliver Lodge
Gustav Geley, Ernesto Bozaano, Alexandre Aksadof, Albert Rochas
No Brasil:
Hernani Guimarães Andrade (pesquisador).
dra. Marlene, ginecologista, presidente da Associação Médico-Espirita (AME)

Associação Americana de Medicina induziu no Código Internacional de Doenças o transe
e a possessão por espíritos como doença.

No último congresso (26-28.05.2005) Médico-espírita sobre Medicina e Espiritualidade, um dos convidados foi o Dr. Harold Koenig, americano, não-espírita.

Do psiquiatra americano Stanislav Grof : Alma e cérebro (1970)

Desde 2001, segundo prof.Hadrold Koenig, 2/3 das univers. americanas tem curso de Medicina e Espiriualidade.
Faculdade Federal do Ceará (curso opcional)
Universidade Botucatu

2 - Resta-lhe dar o peimeiro passo: estudo e pesquisa, humildemente.



Comentário de alan
Encerrando a conversa: Claro que não: é apenas a implementação de algum algoritmo em uma linguagem em particular. No entanto, a maioria de tais algoritmos interessantes já foi implementada e está disponível para qualquer linguagem na forma de uma biblioteca de algum tipo.

Você continua pensando em programação...

Por isso eu disse que programadores hoje só fazem escovação de bits: só reutilizam o que já está pronto, com a "nobre" tarefa de enviar dados do usuário para o BDs e vice-versa. A não ser que vc considere validações de regras de negócio o supra-sumo de ciência da computação...

Então o que fazem os programas de pós-graduação?

Nem tudo é CRUD (programas de padaria), pois há muito mais que isto a ser explorado. Para falar a verdade, quem realmente ganha dinheiro com informática NÃO faz programas CRUD. Na realidade resolvem problemas reais e mirabolantes, aplicando a teoria da Ciência da Computação das diversas áreas, onde, provavelmente, apenas mestres e doutores das correspondentes áreas têm condições de projetar e implementar tais soluções.

Você acha que o sistema de empréstimo bancário do BNDES ou de linhas de créditos da Master Card funcionam fazendo um select acompanhado de um if? Ou que o Google também é select? Prefiro acreditar que, lá no Google, o próprio PhD inventor do PageRank é quem o implementa na prática, porque para explicá-lo a outra pessoa, talvez fosse mais conveniente que esta fizesse também um doutorado...


--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de Bruno Laturner
?: Se alguém ainda estiver lendo isto, por favor me respondam algo:

Entravam uma média de 10 mulheres em 40 aqui no curso de computação até 2003, e agora da turma de 2004 em frente abaixou p/ 3 em 40.
Isso coincidiu com a troca do sistema de vestibular da universidade.

Como eu desprezo o pensamento que elas são menos capazes que os homens(sinceramente acho exatamente o contrário), fico pensando se o novo sistema involuntariamente ajuda mais eles que elas. Ou talvez haja alguma varíavel a mais atuando.

É uma tendência que observei de dois anos pra cá, vamos ver se os dados do vest 2006 confirmam.

Que acham?

----------------
AjudaLinux.org Distro Book Wiki - Ajude você também a quebrar a barreira!
Comentário de Cristina
E o inverso?: Por que ninguém se preocupa com a falta de homens nos cursos superiores da área de saúde? Cursos como Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia têm muito, muito mais mulheres que homens. Em algumas universidades você encontra turmas de Enfermagem ou Fonoaudiologia compostas inteiramente de mulheres. Em outras, há 1 ou 2 homens no meio de 40 mulheres. Existem outros exemplos, como os cursos de Letras e Pedagogia.

Se algum homem quer fazer Pedagogia, ele vai lá e faz.
Se alguma mulher que fazer Engenharia da Computação, ela vai lá e faz.

Qual o problema se, sendo livre o acesso de ambos os sexos a todos os cursos, um número maior de pessoas de determinado sexo decide estudar determinado assunto?

Diferenças estatísticas são naturais.

Um mundo onde o número médio de mulheres e homens fosse parecido em todos os cursos superiores, todos os setores da sociedade e todas as profissões, não seria melhor que o nosso.

Agora, mudando de saco pra mala.

Porque as outras minorias não têm essa "preocupação" em se manifestar dentro do mundo FOSS? Poucos negros participam, seja como programadores, tradutores ou colaboradores em geral. E nenhum deles fica se preocupando com isso. Você não vê o LinuxBlack esbravejando contra essa disparidade injusta. Da mesma forma os homosexuais. São poucos, e você não vê eles querendo "espaço" ou "voz". O LinuxGay não têm stand no FISL.

Eles também sofrem preconceito, e muito. Inclusive muitas mulheres do software livre são homofóbicas: sempre nas discussões acabam, na intenção de ofender o interlecutor, se utilizando de expressões preconceituosas, questionando a sua "masculinidade".

Não precisa ir longe, ali em cima tem comentários como esse: "este é o comportamento padrão depois de várias cantadas frustradas...".

Os negros e homosexuais sabem que dentro desse meio quem é bom é bom e pronto. Se você for um bom programador, vai ter o reconhecimento dos seus pares, pelos seus méritos, não por ser mulher ou gay. E se alguém o desconsiderar por motivos não técnicos, eles sabem que esse alguém é idiota e só merece ser ignorado.

Em geral, as pessoas que fazem parte desse mundo(1) são super tolerantes, não ligam se você é mulher, negro ou carioca. A exceção que confirma a regra é Eric Raymond, adoradinho das LinuxChix e adjacências, um notório intolerante racista(2). Não é a toa que ninguém(3) lá fora gosta dele.

E tenho dito.

Cristina da Silva Czeslawa

(1) Talvez aqui no Brasil isso seja menos perceptível, devido ao maior número de idiotas e menor número de hackers.
(2) http://esr.ibiblio.org/?p=129
(3) Ninguém é força de expressão. Afinal, vocês sabem: todo o bode(4) ama Eric Raymond.
(4) Sempre quis fazer essa piada.

Comentário de nemesis
adeus: "Então o que fazem os programas de pós-graduação?"

dão mais status e prestígio?

"resolvem problemas reais e mirabolantes"

Isso é muito raro. Eu consigo pensar em técnicas avançadas de Inteligência Artificial para aplicação em robótica, algoritmos melhores para compressão de dados ou criptografia. Fora desses domínios, é muito raro haver "problemas reais e mirabolantes" na indústria...

"provavelmente, apenas mestres e doutores das correspondentes áreas têm condições de projetar e implementar tais soluções."

ou autodidatas com um punhado de bons livros.

"Você acha que o sistema de empréstimo bancário do BNDES ou de linhas de créditos da Master Card funcionam fazendo um select acompanhado de um if?"

Não. Provavelmente vários selects monstruosos acumulando várias consolidações prévias e algumas centenas de tabelas auxiliares...

Mencionei que trabalho com sistemas de RH? Nada desse porte, claro, mas os princípios não devem ser muito diferentes...

"Ou que o Google também é select?"

Google usa um algoritmo próprio para busca e classificação distribuída. Obviamente, é algo fora do comum e está em outro patamar...

"Prefiro acreditar que, lá no Google, o próprio PhD inventor do PageRank é quem o implementa na prática, porque para explicá-lo a outra pessoa, talvez fosse mais conveniente que esta fizesse também um doutorado..."

Acredite no que quiser, mas se não me engano, os criadores do Google eram ainda estudantes de graduação quando criaram seu search engine, não "doutores"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
E o artigo?: Pare de enrolar! Vamos lá, de novo: nome da Revista Científica (CIENTÍFICA), número e página.

O artigo tem que ser peer-reviewed, obrigatoriamente. Todos os artigos da Science e Nature são. Somente isso é considerado ciência. Se você quer provar seu ponto, precisa disso, não escrever um post grande explicando.

Seu ponto: provar que a CIÊNCIA RECONHECE A VIDA POST-MORTEM COMO FATO. (Não estou discutindo a veracidade ou não da vida post-mortem; apenas a aceitação pela ciência, uma coisa muito mais simples de demonstrar - se fosse verdade)

A publicação de artigo em revista científica com peer-review sério é a via acadêmica e usada pela ciência para RECONHECER (ou pelo menos considerar) algo. Não existe outro meio.

Cara, de boa, você parece político, se evadindo COMPLETAMENTE da pergunta ao invés de respondê-la, PURA E SIMPLESMENTE. Pra ser ciência tem que ter artigo, PONTO. Não estou pedindo sua explicação ou ponto de vista, estou pedindo apenas esse maldito artigo. Como nessa entrevista, em que o entrevistado com rabo preso tentou se evadir da pergunta sobre onde estava uma suposta pesquisa mas o repórter perguntou OITO VEZES, ou o político que tentou DOZE VEZES não responder à pergunta do entrevistador, EU VOU PERGUNTAR ATÉ VOCÊ RESPONDER EXATAMENTE O QUE ESTOU PEDINDO ou simplesmente parar de responder. NÃO ACEITO TUAS EVASÕES.
Comentário de Toskinha
Eu aposto com meus botoes que: Eu aposto com meus botoes que este nome de mulher só encobre algum homem que tenta ser mais verossímil que um anonimo... mas o efeito dá no mesmo.
Você parte de uma premissa errada. Na constituição racismo é crime. Se num episódio dos anúncios do Encontro Linuxchix deste ano, o cara tivesse dito "também, só podia, evento organizado por negros", ele poderia ser processado. Se fosse anunciado uma palestra de um homossexual, eu até acho que teria sim alguma piadinha. Agora, dizer que aqui só o que importa é quem é bom, isto é ser muito cego ou querer ser cego. Quando um homem posta um artigo, um comentário, ou um anuncio, ele pode ser aplaudido ou execrado, mas seus dotes físicos ou capacidade de raciocínio não são discutidos. Você querer fingir que isto não acontece é muita estupidez. Assim como é estupidez postar um comentario nonsense deste justo no link de um artigo que mostra mais alguns fatores que afastam as mulheres das carreiras de computação, coisas que todas nós já enfrentamos e sabemos o quanto é difícil e injusto. E não queremos isto para as próximas gerações.
Os movimentos em defesa de direitos de negros ou homossexuais atuam nas áreas que eles sofrem problemas: no acesso a educação ou nos direitos civis. Nós, na Linuxchix, combatemos o preconceito e a desvalorização do nosso trabalho pelo simples fato de sermos mulheres. Nós cansamos de não termos oportunidades iguais e sermos sempre avaliadas não pelas contribuições, pelo trabalho, mas pela aparencia física. Cansamos de ficar ouvindo ofensas e ataques, e nos reunimos para nos apoiarmos. Eu acredito que a gente trabalhe para perder o sentido, o dia que houver igualdade o Linuxchix realmente não terá mais razão de existir. E eu torço para que este dia chegue.
Comentário de Toskinha
palpite: Quando eu fiz vestibular, eu prestei para a federal porque a estadual tinha vestibular vocacionado, ou seja, experiencia contava. Hoje em dia acho que está mudando, mas ate pouco tempo computador era brinquedo de menino, então dificilmente alguma mulher teria experiência previa. Foi só uma das primeiras dificuldades que eu enfrentei, e olha, eu sou teimosa, por isto me formei. Mas a maioria das pessoas não é...
como é o novo sistema de vestibular?
Comentário de Patola
Nossa!: Amei. Não dá pra dizer mais nada, o comentário foi brilhante.
Comentário de alan
Se tudo o que você tem é um martelo, tudo lhe parecerá um pre: Isso é muito raro. Eu consigo pensar em técnicas avançadas de Inteligência Artificial para aplicação em robótica...

Provavelmente vários selects monstruosos acumulando várias consolidações prévias e algumas centenas de tabelas auxiliares...

Google usa um algoritmo próprio para busca e classificação distribuída. Obviamente, é algo fora do comum e está em outro patamar...

A frase do título é de Abraham Maslow. Parece-lhe familiar?

"provavelmente, apenas mestres e doutores das correspondentes áreas têm condições de projetar e implementar tais soluções."

ou autodidatas com um punhado de bons livros.


O referido conhecimento nem sempre se encontra em livros, pois quase sua totalidade está espalhada em artigos científicos. Não é uma tarefa nada fácil encontrar o que é realmente relevante diante da infinidade de artigos disponíveis. Por isto, apenas ser auto-ditata não basta, porém, para avançar-se no conhecimento, é necessário ter-se iniciativa. Há uma diferença sutil entre os dois conceitos.

Acredite no que quiser, mas se não me engano, os criadores do Google eram ainda estudantes de graduação quando criaram seu search engine, não "doutores"...

Está enganado. Eles estavam no próximo de terminar seus doutorados.

Resumo sobre Sergey Brin

Resumo sobre Larry Page

Cordialmente,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de Patola
Na verdade: e sermos sempre avaliadas não pelas contribuições, pelo trabalho, mas pela aparencia física.

Isso também acontece com os homens, talvez em menor grau. Não estou falando, obviamente, de aparência no sentido sexual, mas de boa apresentação. No mundo corporativo e empresarial de hoje isso conta muitos pontos, mesmo para empregos bem técnicos. E certamente é um tormento para, por exemplo, os geeks que gostam de se vestir à vontade, ou dos que acham zelo com roupas algo supérfluo. Ou ainda os sujeitos brilhantes mas anti-sociais que não gostam de lidar com pessoas, só com coisas.

Acho que boa aparência (mais ligada ao corpo, talvez, no caso feminino) é um daqueles "requisitos não especificados" para um trabalho. Não sei avaliar se isso é realmente bom ou ruim. Parece ruim, mas não dá pra negar que o cliente em geral tem mais satisfação com um sorriso e uma aparência adequada do funcionário.

O maior problema para as mulheres acho que não é nem ser valorizada pelo corpo, mas ser julgada pela categoria. Se a mulher tiver bom corpo, ou rosto bonito, imaginarão que não seja boa técnica. Já por ser mulher, acharão que está acostumada a ser cortejada por homens que lhe dão a mão em tudo, e não será tão capaz quanto um homem que tem que aprender a se virar sozinho. O preconceito se caracteriza assim: julgar uma pessoa não pelos seus méritos individuais, mas pela categoria a que pertence.

Isso são equívocos imensos que felizmente vêm acontecendo cada vez menos no meio corporativo e por conseguinte nas empresas menores também. Mas eu tenho lá minhas dúvidas se o melhor modo de atacar isso é fazer todo um movimento fazendo justamente a mesma coisa que se condena - segregando as mulheres técnicas dos homens técnicos.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de nemesis
pregos e martelos: "A frase do título é de Abraham Maslow. Parece-lhe familiar?"

Claro, já ouvi antes. Parece ser o comportamente padrão de qualquer pessoa que se especializa em uma ferramenta em particular, como a maioria dos programadores java ou VB...

"Não é uma tarefa nada fácil encontrar o que é realmente relevante diante da infinidade de artigos disponíveis."

Mas é para isso que existe o Google! :)

"para avançar-se no conhecimento, é necessário ter-se iniciativa."

Curiosidade é a raiz de toda iniciativa.

"Está enganado. Eles estavam no próximo de terminar seus doutorados."

é, de fato...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bryan Ferry
Faculdade ?: Não. Aprendi sozinho e por puro prazer mental, pois o mercado brasileiro de informática vive apenas de programação web e banco de dados relacionais. Morreria de fome se tentasse viver desse tipo de conhecimento.
Mas estamos empatados, eu citei um resultado elementar da teoria dos autômatos e linguagens, e você usa uma assinatura que apresenta uma estrutura funcional...Lisp, Scheme, Haskell...quem conhece isso ?
Mais ainda, quem vive disso ? Alguns poucos afortunados de centros de pesquisa...só...
Nem vou comentar mais nesse tópico porque o mesmo se tornou bizarro...desde pseudo-aulas de biologia até Lucy in the Sky with Diamonds...
E minha citação não foi para provocar, eu acredito que a computação é uma ciência exata, só consigo entendê-la desse modo.
Comentário de nemesis
concordo em gênero e grau: "Nem vou comentar mais nesse tópico porque o mesmo se tornou bizarro"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de alan
martelos pensando que parafusos são pregos moderninhos: Claro, já ouvi antes. Parece ser o comportamente padrão de qualquer pessoa que se especializa em uma ferramenta em particular, como a maioria dos programadores java ou VB...

Esperava um pouco mais de você, nemesis. Pessoal, pelo menos eu tentei, mas, como vêem, não deu certo infelizmente.

"Não é uma tarefa nada fácil encontrar o que é realmente relevante diante da infinidade de artigos disponíveis."

Mas é para isso que existe o Google! :)


Não! Para isto que serve a experiência dos professores nas universidades, de grupos de pesquisa e afins; ou já é possível o seguinte diálogo com Google?


- Google, qual uma boa solução para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo?
- É esta [doidinho 02] - responde Google.
- Mas o que você acha da aplicação deste conhecimento [arquivo-x 03] no problema?
- Não vai dar certo, porque [fulano 82],[beltrano 96] e [ciclano 04] já tentaram com as abordagens X, Y e Z, respectivamente, e não deu certo.
- Então para onde devo ir?
- Tente [abc 01], talvez seja um bom caminho.


--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de Damarinho
Fenomelogia científica - post mortem: (*_*)

1 - Releia resposta das 19:30h.
Muitas das personalidades citadas promoveram, vivenciaram e instrumentram fenômenos post-mortem. E publicaram livros e puseram à
disposição seus arquivos clínicos.

2 - Poema surrealista - Certa vez, dois debatedores atravessaram horas
de desafio filosófico-científico sobre um telam polêmico. Um dos contedores era Budista e o outro Ateu.
O Budista falava pouco mas com profundidade analítica e epistemológica.
O Ateu multiplica sua reverberação flamejante.

Entao, o budista ofereceu-lhe, como supsensão e despedida o seguinte poema surrealista:

Programa sem pro é grama
Programa sem grama é pro
Tirando o pro de programa
Programa fica sem pro.

O Ateu, a partir deste dia, não passava mais em um campo com gramas.
Ficou com complexo de poder comer grama.








Comentário de Leandro Victor
Qual?: Qual comentário foi brilhante?
Sou novo aqui e não entendi direito a estrutura da árvore de comentários :)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004