Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Traidores" ameaçam software livre no Brasil, diz Stallman

A reportagem começa: ""Traidores" podem estar pondo a perder o programa brasileiro de adoção do software livre pelo governo federal, afirma Richard Stallman, uma das principais lideranças do movimento pelo software livre no mundo." E ele continua logo a seguir: ""Sei de ministros brasileiros responsáveis pela migração para o software livre que cancelaram projetos em andamento", disse Stallman. "Um ministro se vender para uma empresa como a Microsoft é como se vender para outro país, é traição..."” A nota foi enviada por Eduardo Oliveira de Souza (souza·eduardoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes. Vamos aguardar o próximo lance com atenção.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de KyNDeR
São um bando de...: É acho que o Stallman está começando a entender como funciona a nossa política, ehehehehe. Já tive familiares políticos(quem aqui tem sabe), trabalho num meio político(quem trabalha sabe) e são tudo... tudo bando de f... Se vendem mesmo... os que não se vendem, são mandados embora da política rapidinho, os "OUTROS" (alguém aqui já assistiu LOST? 'ninguém sabe quem é') dão um jeito de fazer o "não corrompido" vazar e o sujeito que não participar da sujeirada toda... de uma forma ou de outra leva um pé na bunda. Lamentável viver em um país tão bom, mas que ainda preserva os "Dinossauros"(esses velhos que arregaçam com tudo). E a M$ de pouquinho em pouquinho tá comprando esse povo(povo ignorante, sem caráter e que se dizem trabalhadores que venceram na vida) mesmo, reunião com parlamentares, campanha política chegando(GOVERNO), apoio pra campanha(CAIXA 2) e poraí vai. Pior que nem adianta ficar indignado :-( .
Comentário de CWagner
Adianta sim. : Adianta sim.

Divulgue a sua indignação para quem você acha que acredita no mesmo que você. Faça a sua voz ter eco, e quem sabe um dia isso tudo muda.

O que não adianta é ficar reclamando com as paredes, pois essas até podem ter ouvidos, mas não fazem nada além de escutar.

Posso ser romântico, mas acredito que um dia verei meu país livre dessa "corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões..."
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bebeto_maya
Bobagem, não é traição!: __Um ministro com uma plaquinha ¨Aceitamos Lobby!¨ é tão normal quanto um macaco comendo uma banana, um gato enterrando fezes...Particularmente não vejo traição de alguém em quem nunca depositei confiança...Primeiro no José Dirceu, depois no Hélio Costa...Pra ser síncero não confio mais em ninguém hoje em dia..Médicos, políticos, charlatães, advogados, juízes, padres, pastores etc...Em algum momento qualquer um desses vai se aproveitar de você!
Comentário de Alexandre Venâncio
Num país onde a maioria das: Num país onde a maioria das pessoas que se dizem cultas não respeitam seu semlhante, jogam papel no chão, estacionam em local proibido, esbarram nos outros e nem pedem desculpas, compram no paraguay, tem que dar nessa merda toda mesmo. Se a elite é assim imagina os políticos desse país? Adoro o Brasil mas o povo é um bando de trogloditas não tem consciência, podem até ter informação porém não a usam. São inconscientes, egoistas ... Vai tempo pra mudar e como vai! Triste!
Comentário de vmedina
RMS não é mole: Que eu saiba não é missão de governo nenhum implantar SL, pra início de conversa.

Não vai ser no grito que o SL vai avançar nos ministérios. Alguns problemas com TCO alto, como no lance do ITI e etc.

Migrações em orgãos públicos e políticos é na calma e na guerrilha... de outro jeito não vai.

A leviandade dele dizer que "ministros se venderam" a empresas... sinceramente me deixa atônito.

Ele aprendeu mesmo a política no brasil, como dizem acima, tá até imitando o denuncismo. Só falta inventar um mensalinho da MS :P Seria pago em X-Box 360? Em licenças? Em notebooks? nesse ultimo justificaria as malas! :P

RMS mandou muito mal na minha opinião

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Patola
Mais esclarecimentos: Essa mensagem do Marcelo Branco esclarece um pouco as coisas.
Comentário de bebeto_maya
Não esclarece, não!: __Patola, Em que sentido esclarece? Não vi nada de factual, somente uma opinião. O Software Livre não está andando como deveria...Primeiro vieram as leis. Em seguida, protestos contra medidas legais que de uma maneira ou outra, diziam os detratores, estavam empurrando compulsoriamente Software Livre na goela das pessoas.Protestaram até contra um droga de um soft em java, que supostamente obrigava as pessoas a usarem Linux para declarar impostos.O que foi uma grande mentira arquitetada pela mediocridade da Veja...

__Depois, ou ao mesmo tempo,o lobby da Microsoft.Em seguida, o escândalo com o DIrceu, que derrubou Sérgio Amadeu conjuntamente...As casas Brasil estão beeeem devagar. O PC Conectado, esse, há mais de dois anos que ¨vai sair¨ e só saiu agora, alquebrado pela ganância das teles. Ou seja, sem Internet popular.

__Os ministérios migram a passo de tartaruga. A oposição bate, porque francamente, bate em qualquer coisa que seja do governo...A incompetência, e a tendência Soft-Yoga, ¨devagar e sem dor¨ atrasam tudo...Puxa! Temos um ano de governo Lula e já é quase certo que ele vai perder. Entra o PSDB, desmancha tudo, e contrata alguma empresa pequena, filiada a algum cacique, e revendedora da MIcrosoft, para enfiar Softwares da Redmond em tudo quanto é órgão público...Depois vão para a televisão, com aquele papo furado de ¨inclusão digial¨...Que deveria se chamar ¨Formação de futuros clientes Microsoft...

__Pelo atual panorama...Acho que o Stallman, infelizmente, está certo.
Comentário de go3th3
Hmmm...Traição, hein..: Acho que traição no Brasil é crime federal e a sentença é pena de morte!
>:-#

Agora, falando sério, deveríamos fazer novas eleições já, aquele congresso tá fedend.. pra kct!!!




Comentário de Orvalho Joaquim Augusto
Cupulas Traidoras: Olha malta...
Eu sou de Mocambique (Sudeste de Africa) e vivemos exactamante o mesmo. E o facto, e que ainda vao passar seculos para que o povo Mocambicano se possa informar mas sabemos que estamos envoltos de corruptos.
A M$ neste pais rouba-nos comprando chefes de governo ignorantes. Promentem-nos patrocinios para os seus latrocinios. Software livre e algo que parece despontar mas rapidamente de alguns sectores estamos a ser rechacados. E terrivel!
Mas nao vamos desistir vamos lutar! Combater a ignorancia do provo que servido pelos maus e fundamental. E vamos divulgar o que ha de bom e como e usado.

Ate ja
Caveman

Comentário de Leonardo Lopes
Brasil x Argentina: Brasileiro sempre sacaneia argentino (eu também, como não?), mas quando o país deles tava indo pro buraco, o povo foi pra rua encher o saco com aqueles "panelaços", e o que fez o presidente fdp? - vocês lembram disso? - Fugiu no maior cagaço!
Talvez a situação lá ainda não seja das melhores, mas se o povo não reclama, ía piorar muito. "Cagar na sua calçada não é nada, pior quando você pisar!"
Já passou da hora do brasileiro sair pra luta. Eu voto por correr atrás de todos - absolutamente TODOS - os políticos e seus assessores com um porrete na mão até eles passarem da fronteira! ;D

LONGA VIDA AO STALLMAN E AO SOFTWARE LIVRE!!!
Comentário de Patola
Esclarece sim: Pois mostra o que considero mais importante: a opinião do Stallman não foi embasada, não foi sustentada por "algo que ele sabia que nós não sabíamos". Foi construída a partir de "informações distorcidas" (nas palavras do Marcelo) sobre a situação do Software Livre no Brasil.

Dito isto, e supondo que o Marcelo está correto, posso dizer que não achei muito boa a atitude do Stallman em dizer isso. Mais valia ele acumular mais informação para tirar conclusões mais embasadas, ele é formador de opinião e sabe disso.
Comentário de Bohne
RE: Não esclarece, não!: Olha, Bebeto. Concordo muito mais contigo do que com o Patola. Mas acho que o Marcelo Branco está fazendo o papel dele: Defender o Software Livre no Governo. Imagina se realmente acontece o que tu disse: Entra o PSDB (ou qualquer outro, pq hj em dia eh tudo igual). O PT anda tão desgastado que fica mais difícil ganhar alguma eleição para presidência ou governo de algum Estado. O que o Marcelo vai fazer? Assessoria para outro partido? Ficar gritando sozinho nos ouvidos de algum governo?
Se agora, jah vimos o fechamento do Quilombo Digital e a saída do Maçan... Imagina sem o PT que se diz defensor do SL.
Comentário de Bohne
RE: Brasil x Argentina: Não esqueça que na Argentina, a capital federal está dentro da cidade de Buenos Aires, à beira de um rio. O que faz o acesso muito fácil. Sem contar e o grosso da população que tem capacidade de fazer alguma pressão, já está em Buenos Aires.

E aqui? Tu acha que vamos fazer manifestação em Porto Alegre e a coisa vai repercutir a nosso favor em Brasília? Ou que alguem que trabalha e tem sua família pra sustentar vai dizer pro patrão: "Vou p'rá Brasília botar pressão em alguns pulhas!" e se mandar pro Planalto Central?

E levanto outra: Será que os políticos não estão se virando para a Microsoft por pura falta de assessoria competente em SL? Tem muita gente aí dizendo que SL é bom, funciona. Mas fica tudo na teoria.

Político quer ver a coisa rodando na frente dele para "vestir a camiseta". Só na teoria a coisa não anda.

Mas como tudo é na base do 'pistolão' e a quase totalidade de técnicos que conheço quer passar longe dessa zona que é nossa política, a coisa vai ficar aí mesmo. Dona de casa é que não vai pra rua pra ter um computador com Linux na sua cozinha.

Bem ou mal, nós técnicos, é que fazemos essa comunidade andar. Cabe a nós disseminarmos o SL e alertar aos 'newbies' o perigo dos falastrões e rêmoras dentro da Comunidade. É uma questão de educação.

Comentário de TheProgrammer
"RMS não é mole" ... ainda bem: porque se tivesse sido nós chamaríamos o Linux não de GNU/Linux ou simplesmente Linux, mas de MS Linux.
Aliás nem ele é nem Linus Torvalds...
E, vmedina, se você trabalhasse no governo (eu trabalho) você saberia que, sim, tem que ganhar no grito sim senhor. Se não vier de cima, os "gerentes médios" não fazem. E o alto escalão então, que ganha altos salários, menos ainda. Evidentemente há exceções, mas...
Se o RMS está reclamando de "traidores", quero ver quando os partidos de direita voltarem para o governo. Se isso acontecer, aí é que a coisa descamba de vez.
Entretanto no seu post há uma coisa certa: não é só o governo que deve implantar SL. Todos nós devemos. Agora que a Microsoft pode (e vai) fazer os seus mensalinhos (que não tem nada de mensalinhos), ah, isso vai. Vide o caso TBA.
O maior problema do Brasileiro não é apenas a "esperteza", mas o fato de que ele não atenta para as consequências para ele para os outros dessa esperteza.
Comentário de TheProgrammer
3 coisas: 1)
a opinião do Stallman não foi embasada


Se ele "acertou" tão precisamente assim e não estava embasada, quero ver quando mostrarem as coisas que andam acontecendo por aqui.

2)

Foi construída a partir de "informações distorcidas" (nas palavras do Marcelo) sobre a situação do Software Livre no Brasil.


Mas também, qual é a fonte da notícia: O grupo Terra, ligado à Telefonica. Precisa dizer mais?

3)

Dito isto, e supondo que o Marcelo está correto, posso dizer que não achei muito boa a atitude do Stallman em dizer isso. Mais valia ele acumular mais informação para tirar conclusões mais embasadas, ele é formador de opinião e sabe disso.


Nisso eu concordo. Perdeu uma boa chance de ficar quieto e... visitar o Brasil. Indiretamente ele está sendo mais "traidor" do que muita gente por aqui. Por que ele não veio mais visitar o Brasil? Foi por causa daquela encrenca que teve com o americano que mostrou o dedo médio (lembram)?

Enquanto isso a "ameaça" Java avança, a "ameaça" .Net (mono) avança, os infocentros do PSDB (equipados com o Windows) avançam, a exclusão digital avança (vide matéria da Info Online, comentada aqui)


Comentário de TheProgrammer
:
E aqui? Tu acha que vamos fazer manifestação em Porto Alegre e a coisa vai repercutir a nosso favor em Brasília? Ou que alguem que trabalha e tem sua família pra sustentar vai dizer pro patrão: "Vou p'rá Brasília botar pressão em alguns pulhas!" e se mandar pro Planalto Central?

Isso explica claramente porque, em 1960, a capital do Brasil saiu do Rio de Janeiro (uma das cidades mais populadas) e foi para o planalto central, quase que no meio do nada (sem ofensas aos colegas de Brasília).
Assim, enquanto os legisladores legislam por seus próprios interesses, quando voltam para as capitanias (os estados) podem fazer o que quiserem.


E levanto outra: Será que os políticos não estão se virando para a Microsoft por pura falta de assessoria competente em SL? Tem muita gente aí dizendo que SL é bom, funciona. Mas fica tudo na teoria.


Não, me desculpe, mas não. O motivo é GRANA. Como eles não vão ganhar
nenhum por cima (há exceções) eles não querem nem saber. Entre ganhar 35 mil por mês (salário + benefícios + verbas extras) e ganhar uns 35 mil (uma "ajudinha" externa de grandes corporações), muitos deles, infelizmente preferem a última.
Tem muita gente com conhecimento e capacidade de "vender" (no bom sentido) o SL no governo. O próprio Sérgio Amadeu era um exemplo disso.


Bem ou mal, nós técnicos, é que fazemos essa comunidade andar. Cabe a nós disseminarmos o SL e alertar aos 'newbies' o perigo dos falastrões e rêmoras dentro da Comunidade. É uma questão de educação.

Sim, mas cabe também ao governo ajudar. Mesmo que isso signifique não atrapalhar.
Comentário de Magno K
Oh! Que Horror!: Mr. Stallman está chocado porque lá nos Estados Unidos não tem dessas coisas ;) (Deus está vendo!) Eu o respeito muito, mas ele diz essas coisas sobre nosso governo porque lá ninguém daria ouvidos a ele.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de toko
Injustiça...: Calma Bebeto,

misturar os charlatões às outras categorias que você citou é uma injustiça enorme.

Eles, os charlatões, não são assim tão... ainda dá para confiar um pouquinho neles.

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de Marcelo Ulianov
Só uma coisa.: Stallman que va cuidar do país dele. Que enfie o GNU/Linux na goela do Bush. Mania de se meter aonde não é chamado.Sou brasileiro, e não me meto com as coisas dos outros. Riponga chato.
Comentário de Pablo Lorenzzoni
Concordo em parte:
Não esqueça que na Argentina, a capital federal está dentro da cidade de Buenos Aires, à beira de um rio. O que faz o acesso muito fácil. Sem contar e o grosso da população que tem capacidade de fazer alguma pressão, já está em Buenos Aires.


Concordo em parte. Mover a capital nacional para Brasilia no meio do nada (como disse o colega "TheProgrammer") nos anos 60 foi uma jogada de mestre para afastar o povo do governo. No entanto acho que fatores culturais saum mais resposaveis pela falta de acao do povo brasileiro do que isso.

Explico: o governo brasileiro naum se restringe a uniao. Os governos estaduais e os governos municipais estaum logo ali, bem acessiveis a qualquer cidadao... E (isso pode soar como novidade para muita gente) eh nesses lugares que se governa. Ninguem mora "na uniao"... As pessoa moram "no municipio" e eh ali que se faz a politica do povo.

O brasileiro, no entanto, tem um vies muito importante a prestar atencao "nas coisas de Brasilia" e deixar de lado as proprias coisas. Pressionar o governo municipal pode ser ainda mais efetivo do que organizar uma marcha para Brasilia. Apenas o escopo eh menor (e pode beneficiar menos gente). No entanto, acredito que a comunidade Software Livre do Brasil seja grande o suficiente para pressionar varios municipios e estados individualmente, pela forca de seus diversos grupos, e com isso contrabalancar esse escopo.
Comentário de Ark
Só pra lembrar: Maquiavel: "Todo povo tem o governo que merece".
Comentário de Dm7
Mas eu penso que é muito mai: Mas eu penso que é muito mais prático se dirigir à Unidade que é a Nação do que ao município ou ao estado. Causa mais impacto, tem mais visibilidade, se for noticiado é em via nacional. Agora é necessário acordar: os próprios políticos assumem que são corruptos e canalhas. Estamos há um ano das eleições. Daqui uns 9 meses eles vão vir que nem "ovelhinhas", como santinhos, prometer mudar tudo e melhorar tudo. Gente, vcs acreditam??? Por isso que sou a favor de mudar o sistema político, fazer eles ganharem menos que professores, obrigá-los a trabalhar 44 horas semanais, sem benefícios extras. Eles não são privilegiados nem merecem privilégios. São servidores da população. Devem estar sujeitos a serem demitidos, assim como o cara que ganha R$300,00 está. Não são ninguém mais importante do que eu, ou vc eleitor. Tá na hora de puxar o tapete, derrubar esses sangue-sugas do pedestal, mostrar pra eles que isso aqui não é a casa da Mãe Joana. Quem se propõe?
Comentário de Obelix
:
O que está te incomodando é que ele está certo. Ponto para o Hippie Velho!

>A leviandade dele dizer que "ministros se venderam" a empresas... sinceramente me deixa atônito.

Atônito porque?

>Só falta inventar um mensalinho da MS :P Seria pago em X-Box 360? Em licenças? Em notebooks?

Voce acha que isso não acontece? E provavelmente foi em dinheiro mesmo.

Pare de ser tão inocente!

Comentário de Wrochall
Caros, caminhemos para uma ce: Caros, caminhemos para uma certeza que acontece!

A cumonidade linux do brasil este ruindo!

Por imaduros e iconsequences participandos do jenero.

Por isto o linxuits está detonando tudo, os decadentes estão doidos
rsrsrsrsrsrsrs
Comentário de Dm7
O que o mundo pensa de nós (da AE): Escândalos no Brasil podem acabar em pizza, diz jornal dos EUA

O jornal americano Los Angeles Times afirma nesta sexta-feira que, “após cinco meses de revelações chocantes, um dos piores escândalos de corrupção da história do Brasil pode simplesmente terminar em pizza”. A reportagem diz que, afora conseqüências como a saída de José Dirceu do governo e algumas renúncias de deputados, não se espera que os mais recentes escândalos no governo federal gerem “maiores mudanças ou reformas” em um sistema “cujas regras são rotineiramente exploradas por políticos para evitar punições ou a perda de poder”.

http://www.estadao.com.br/nacional/noticias/2005/nov/25/23.htm
Comentário de sri_canesh
Ano que vem daremos o troco n: Ano que vem daremos o troco nas urnas e chutaremos essa corja para fora.

(sim,eu sou um cara otimista)

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de ufa
Ilusão: Não se iluda, isso se repete faz décadas!! Não vai ser a eleição que acabará com isso, e sim umareforma política profunda!
Comentário de vert
corrupção...: Apesar de todo o "terrorismo mediático"* implantado na grande imprensa contra o Lula e o PT,ainda acho o atual governo o menos corrupto( não quero dizer que não há corupção) dos ultimos 40(incluindo o período da ditadura) anos de nossa triste história, que pesar de tudo ,é o governo que mais efetivamente combateu a corrupção neste periodo histórico.qualquer um que faça uma análise estatistica,desapaixonada e séria deste periodo chegara a esta conclusão,pode-se dizer deste governo em relação aos anteriores; "Dos males,o menor"


*“O terrorismo não deve ser conceituado e considerado apenas em sua forma genérica, mas é necessário definir os diferentes tipos que lhe dão forma. No dia-a-dia das nações ocorrem atos de terrorismo que não respondem ao conceito tradicional e ordinário que se faz do mesmo, por não se dar mediante ruído ou escândalo, nem ser de efeito imediato. Esse terrorismo se verifica em atos que não são produzidos por uma detonação violenta de uma bomba, por exemplo, com vítimas quantificadas, mas que ainda assim está dirigido a produzir um efeito de pânico ou pavor, mediante uma intervenção de hora em hora, de minuto a minuto, segundo a segundo, em nossas atividades: refiro-me concretamente ao terrorismo mediático, exercido por alguns meios de comunicação de nossos países com um só e único fim, qual seja o de obter um efeito de terror na população mediante um constante discurso e publicidade, com o deliberado propósito de conseguir um objetivo político que persegue a desestabilização de um governo legitimamente constituído. A seqüência desproporcionada de mensagens produz na população um efeito de terror ou pânico que obviamente termina por influir de tal maneira o cidadão (leitor ou espectador), que o induz a tomar decisões erradas e com tal grau de confusão que se lhe bloqueia ou desvia o discernimento”.

-Eládio Ramón Aponte ,Magistrado venezuelano-
Comentário de Gon
"O que o mundo pensa de nós": desde quando o Los Angeles Time,
do qual nunca tinha ouvido falar,é o mundo ?
há tinha esquecido...DEUS SALVE A AMÉRICA ! E sua maravilhosa liberdade...
http://br.news.yahoo.com/051123/5/zl81.html
Comentário de semente
Políticos...: "Político bom é político morto!"

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Obelix
A corrupção BR:
A corrupção BR não é segredo. Porque tem tanta gente espantada?

Alguem achou que o pessoal lá fora não tem como perceber?

Comentário de vmedina
O problema é que ele é muito difícil de se lidar!: Quantas pessoas conhece no dia a dia que falam GNU/Linux? Eu nem preciso de dedos para contar.

Oh... mas eu trabalho no governo. O problema é que isso passa por decisões políticas e convencimento. Normalmente os chefes de cima recebem indicações de aliados de campanha e políticos. Esses caras obedecem o chefe, mas reclamam com os aliados se isso atrapalha eles no seu dia-a-dia e os aliados falam com os chefes para segurar essas mudanças. Se você trabalha, sabe disso.

Mas o governo não é obrigado. Ele usa se for tecnicamente superior, e tem técnicos para apontar isso. As esferas de governo não são palco para meia duzia fazerem show de luzes a favor de SL e embolsar algo com consultoria. Veja o caso do Amadeu... vc viu a disparidade dos preços dele para os do min. do planejamento?

Mas concordo com o ultimo parágrafo. Essa esperteza ajuda uns a curto prazo e acaba com o Brasil a longo prazo.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Gagá?: O hippie velho pode até estar errado, se o que o Marcelo Branco disse.

O que me incomoda é essa mania chata de achar que a administração pública tem por que tem que botar SL, por decreto / na marra, porquê cismaram assim. As coisas não funcionam assim, você tem sistemas e processos antigos que não serão mudados e que, segundo os "chefes", só podem ser feitos em programar proprietários. Acusar eles de serem vendidos, com ou sem razão, só piora as coisas pro lado do SL. Mas RMS é assim mesmo, faz o que quer sem pensar nas conseqüencias.

A menos que você tenha provas de um crime é no mínimo leviano acusar baseado em nada. É fácil eu, por exemplo, vir aqui e acusar você de ser uma pessoa interessada no dinheiro público e que quer passar licitações com tecnologia vagabunda usando SL. Você é isso?

Agora meu caro, é mole para o RMS vir e levantar o dedo falando esse monte de besteira sem dar nome aos bois estando lá nos EUA. Merecia um processo por calúnia e difamação se estivesse por aqui. Não é todo funcionário público que aceita propina, presentes, mensalinho, brindesinhos e etc.

Depois dessa eu começo a achar que o hippie velho tá ficando é gagá.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Pablo Lorenzzoni
Uma coisa de cada vez:
Mas eu penso que é muito mais prático se dirigir à Unidade que é a Nação do que ao município ou ao estado. Causa mais impacto, tem mais visibilidade, se for noticiado é em via nacional.


Praticidade nem sempre significa viabilidade. O que se estah notando eh que, em 3 anos de um governo federal (em tese) favoravel ao SL pouco se obteve de resultado concreto. Isso acontece porque a mudanca do SL **sempre** foi algo obtido "de baixo para cima" e naum o contrario.

Por algum tempo eu acreditei q mudancas "de cima para baixo" saum mais grandiosas e mais impactantes (e talvez elas realmente sejam), no entanto, as "de baixo para cima" saum as mais duradouras. E eh desse tipo de mudanca que estou falando.

Alem disso, esperar que a mudanca venha de Brasilia soa mais como uma desculpa para a naum-acao do que algo factivel (considerando o historico e o atual momento politico). Acho q estah na hora de parar de falar e esperar.... Voceh jah conversou com o seu prefeito ou o seu vereador? Eles saum seus representantes! Eles tem de saber que voceh estah inconformado que o caixa da prefeitura (que eh onde voceh paga seus impostos) estah executando um software naum-livre. Eles tem de saber que o dinheiro que arrecadam pelos impostos municipais poderia ser melhor utilizado, poderia servir para fazer girar mais dinheiro na propria localidade, poderia fazer com que aqueles equipamentos usados "encostados" em algum deposito da prefeitura porque "naum servem mais para nada" podem executar software livre e servir para ensinar criancas, ou para promover a inclusao digital de jovens em um telecentro.

Tudo isso saum decisoes locais, que podem ser tomadas sem o "aval de Brasilia", e dependem muito mais de nos do que qualquer outra coisa. Ou voceh prefere esperar pela Casa Brasil...
Comentário de Obelix
:
> Enquanto isso a "ameaça" Java avança, a "ameaça" .Net (mono) avança, os infocentros do PSDB (equipados com o Windows) avançam, a exclusão digital avança

Eles são ameaças muito piores do que parecem. Principalmente porque muita gente inocente não percebe.

Exemplo: fizeram dump no último FISL para impedir a entrada de várias apresentações de soluções livres que ameaçam a ditadura do java no mercado.

Comentário de StanStyle
Inversão?!: Gente "passando a mão" na cabeça do Hélio Costa e outros dando "canelada" no Stallman.
Essa semana está incrível...
Comentário de vmedina
Abrir os olhos!: 1) Acertou é? Você tem provas que embasem as declarações?

Concordo com vc... os infocentros do PSDB estão se alastrando e a MS ganhando dinheiro dos paulistas, e o povo de SL batendo no PT para mostrar que é antenado e leu a veja.

No final, se tudo correr mal, o SL vai atrasar 4 anos em 1, a MS vai imperar e o PSDB assume o poder para prosseguir mais 8 anos de favorecimento de empresas externas e ataque ao SL. Como o RMS nessa, eles deviam cala a boca para não falar tanta idiotice e se informarem mais com os dois lados da questão.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Pera lá... eu por mim to dan: Pera lá... eu por mim to dando sopapos nos dois.

No Helio costa porque está desamanchando tudo.

No RMS porque ele não tem mais o que falar, fica falando mal do país dos outros. Por quê não fala mal do Bush? Medo de parar em guantanamo?

Faz tempo que RMS não tem falado para toda a comunidade, e isso dimui dia-a-dia.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
E o campo de batalha disponí: E o campo de batalha disponível real do SL é o mercado e não os governos. É lá que ele tem que dominar.

Governos não vão ganhar nada para o SL.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de David
hahaha, inocencia...: Ta com dor de barriga? Toma Software Livre que passa!

SL nao e solucao pra todos os males. Se ele acha que meia duzia de palavras e uma pretensa indignacao sustentada em completo pedantismo (ahan, pedantismo, ou alguem acha q o hippie Stallman conhece realmente alguma coisa de Brasil?) vai _resolver_ problemas que o pais enfrenta ha, exatos 25 anos, desde que essa joca aqui virou "democracia". Acho melhor voltar pro porao do MIT, de onde saiu.

E quanto a Helio Costa? Nao se preocupem, a coisa pode piorar ainda. Continuem colocando Mineiros no poder. Coloquem Mineiros PSDBistas. Coloquem Aecio Neves na presidencia e Renato Amorim na casa civil e o Azeredo em qq lugar. Ai coloquem um caixa de auto-atendimento do BMG do lado dos escritorios regionais da Microsoft hehe.

Tem muito que aprender esse ricardinho...
Comentário de Obelix
Nem tanto:
> O que me incomoda é essa mania chata de achar que a administração pública tem por que tem que botar SL, por decreto / na marra, porquê cismaram assim.

Quem disse que ia fazer isso foi o PT. Foi uma promessa de campanha. Acho correto cobrar agora.

> Acusar eles de serem vendidos, com ou sem razão, só piora as coisas pro lado do SL.

Dizer a verdade é ruim? O governo deveria ser mais transparente. Sem transparência, esqueça SL no governo, pois as decisões serão tomadas com "outros" objetivos e o império do software proprietário continuará.

>Mas RMS é assim mesmo, faz o que quer sem pensar nas conseqüencias.

Se ele pensasse, talvez não tivessemos hoje a GPL. Já dizia um antigo ditado - quem pensa demais acaba não fazendo nada.

> Não é todo funcionário público que aceita propina, presentes, mensalinho, brindesinhos e etc.

Sim. Mas os que aceitam geralmente são os que tomam as decisões. Tenho dez anos que comfirmam isso. Voce não acha estranho em vários orgãos usem o Notes como serviço de e-mail?

Além disso, as coisas tem que ser ditas de uma maneira que cause impacto, caso contrário o efeito é zero.

Comentário de Vert
CONCORDO !: Vmedina:
"os infocentros do PSDB estão se alastrando e a MS ganhando dinheiro dos paulistas, e o povo de SL batendo no PT para mostrar que é antenado e leu a veja."

Só acrecentando,leu a Veja & Estadão,Folha de São Paulo e organizações globo em geral>>>jornais,radios ,tv,revistas,internet)
Comentário de Obelix
:
No BR, boa parte do mercado é o governo.

Comentário de well
Fantasia...: Achar que algo vai mudar e que todos vão viver feliz pra sempre, se eu ficar escrevendo blogs e cartas para ser publicadas em jornais dizendo que estou muito triste e desapontado é fantasia.
Só vejo um jeito efetivo de mudar de fato, é o desenvolvimento de uma conciência política. Pararmos de nos orgulhar com o famoso "jeitinho brasileiro" e tomarmos definitivamente as rédias deste país. Enquanto nós, os filhos desta terra, não entendermos que eles são apenas reflexo de nós mesmos nada mudará.
Comentário de vmedina
OU o efeito é retroceder. : OU o efeito é retroceder.

Não acho mais estranho que usem Windows, mas até bem pouco tempo atrás poucas eram as escolhas.

Você tem provas de que alguém é subornado? Se tiver encaminhe para quem de direito, até lá são alegações de um "Hippie velho" que nem mesmo reside no país. Tem uma ampla diferença.

Eles prometeram que seria tudo passado para Linux??? Tem por escrito???

O problema de pessoas como você é que ficam lendo revistinha e jornalzinho de intelectualóide e acredita piamente em tudo que dizem. O importante é estar na oposição né?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Mas se como o sr gosta de diz: Mas se como o sr gosta de dizer ele não é confíavel, o importante é pegar o resto.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de marcosalex
Bom, o governo atual já pass: Bom, o governo atual já passou muita coisa pra SL e muitos ministérios já conseguiram migrar. 100% vai ser muito difícil porque vocês não imaginam a quantidade de software legados que eles usam e converter esses softwares para SL gera tempo. Ainda mais que muitos o governo não dispõe dos fontes. E capital para redesenvolver ou trocar esses sistemas é alto.

Haskell developer
Comentário de Vandrei
É lamentável ...: É uma sacanagem isso que estão fazendo, um dos modos para o Brasil evoluir tecnologicamente e jogam a oportunidade no lixo, espero que esses políticos corruptos algum dia sejam devidamente punidos por seus atos bárbaros, o pior é que nós que colocamos eles lá :( t+
Comentário de Olivier
a verdadeira pizza: A verdadeira pizza já saiu do forno e está sendo saboreada por mais de 550 comensais.

Trata-se do acordo na surdina no congresso de nada fazer para mudar a legislação eleitoral. Assim fica tudo como está, e a oposição fará o mesmo que sempre fez e que o PT quiz fazer igual mas se deu mal por pura incompetência. Imbecis.

Por aqui ja vimos que rege a lei que qualquer um pode roubar. Só não vale ser pego. Ai dá merda.

Ou alguém aqui acha que cassando A , B ou C irá mudar algo? Não dou a mínima pros nomes que aparecem. Um santo ali vai do céu pro inferno e um demônio sobe au céu ao sabor da hora. Daqui a 2 anos outros nomes estarão envolvidos com mesmo assunto.

Não saimos do século XIX, ainda que tentem nos fazer crer no contrário. E termino citando o italiano Diogo Mainardi, no Manhattan Connection: O que falta no Brasileiro é caráter. Acertou na mosca.
Comentário de Kid-X
E é isso que ele só sabe fazer: Você entra no site pessoal dele e toda hora ele está falando mal do Bush ou de outros países da Europa.

Veja que ultimamente ele está pedindo até boicotar o Harry Potter!

Boicotar o Potter? Hahaha! Agora ele pasou dos limites!!!
Comentário de Obelix
:
> OU o efeito é retroceder.

Já está retrocendo a algum tempo.

> Não acho mais estranho que usem Windows, mas até bem pouco tempo atrás poucas eram as escolhas.

Tambem não acho estranho, afinal quem está pagando conta?

> Você tem provas de que alguém é subornado? Se tiver encaminhe para quem de direito, até lá são alegações de um "Hippie velho" que nem mesmo reside no país. Tem uma ampla diferença.

Tem. As alegações do "Hippie Velho" tem mais mais força do que provas num país de moral fraca que preocupa com só a imagem.

> Eles prometeram que seria tudo passado para Linux??? Tem por escrito???

Sim. Saiu nos jornais.

O problema de pessoas como você é que ficam lendo revistinha e jornalzinho de intelectualóide e acredita piamente em tudo que dizem. O importante é estar na oposição né?

Errado. Não me julge pelos padrões de ilusão auto-induzida.

O RMS está certo, mesmo que ele tenha acertado por acaso.

Quem paga a conta do software é o contribuinte. Eu sou contribuinte, então acho justo que não queira ver meu dinheiro ajudando a criar empregos em Redmond (USA)

Comentário de Obelix
Ao contrário:
> Mas se como o sr gosta de dizer ele não é confíavel,

Mais um motivo para pressionar para o SL. Assim as coisas ficam mais honestas.

> o importante é pegar o resto.

O resto é o resto. O governo é tão grando, faz tanto efeito no mercado, que aquilo que o governo usar, acaba sendo aceito no mercado.


Comentário de Patola
Diálogo: - P1: Pô, mas que cara escroto! Ele fala sobre isso mas não fala sobre aquilo, como pode? Que hipócrita!
- P2: Não, ele fala sobre aquilo também, direto e reto! E é por isso que ele é mais escroto ainda!
Comentário de CWagner
Boa parte, pra não dizer a m: Boa parte, pra não dizer a maior parte.

O governo é maior consumidor de informática do país e até bem pouco tempo era o maior comprador de licenças "Contract Select" da M$. até hoje tem contratos milionários com a IBM, pois aluga ou compra mainframes para manter seus sistemas financeiros e gerenciadores de banco de dados mais sérios, nada que M$SQL Server ou outro SGBD comum possa fazer.

Lembro que na época em que o PT impediu a compra de equipamentos para o FUST apenas com M$ Windows, o representante legal da M$ no país era, ninguém mais, ninguém menos, que o irmão do, naquele tempo, Ministro da Educação.

Não estou dizendo que alguém queria levar vantagem, mesmo por que o irmão do Ministro pode trabalhar onde ele for aceito, mas podemos tirar algumas conclusões sobre o assunto.

No mínimo a proposta da M$ seria vista "com muito carinho".

Mas o PT, que era oposição, botou o pé e a grana do FUST está até hoje lotando os cofres com sua arrecadação.

E sempre haverá a questão: Se usarem SL poderão adquirir o dobro da quantidade de equipamentos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Obelix
:
Cruel! Mas, não adianta. Tem gente que implica com o "Hippie Velho" de graça. Por que será?

Comentário de nemesis
antepassados: "corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões..."

Não fale mal de nossos antepassados. Eles podem voltar pra te assombrar... :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
Brasil: Daqui a pouco, Stallman vai proferir aquela célebre frase atribuída à Charles de Gaulle: "O Brasil não é um país sério."

A frase, à propósito, foi proferida por um embaixador brasileiro, não o então presidente francês...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
promessas: "Foi uma promessa de campanha. Acho correto cobrar agora."

O Lula prometeu acabar com a fome com o "Fome Zero". Isso é prioritário e tenho certeza que ele cumpriu: com certeza não passa mais fome...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Job
Nada ira mudar: Olha Polítocos no mundo todo são corruptos, a diferença é que aqui eles são entreguistas, não consideram isso seu país.
La fóra, roubam igual aqui, mas não são bestas de ferrar seu próprio país.

Quanto ao Brasil, recomendo ler o livro "O Portugues que nos Pariu"

e ai, vão entender de onde vem todo o geitinho brasileiro

Comentário de Dm7
Ok, eu corrijo se é essa a q: Ok, eu corrijo se é essa a questão. Agora realmente, vc acha que o mundo mesmo, pensa o quê, quando chega a ouvir essas notícias?
Comentário de Dm7
Parecem existir 2 caminhos -: Parecem existir 2 caminhos - ou se age por "cima", ou por baixo. Pensei na primeira opção devido à reação em cadeia que poderia se criar. Mas o assunto é complexo.
Comentário de Dm7
Por isso que sou a favor de u: Por isso que sou a favor de uma reforma política, mas não acho que deve ser feita pelos senadores ou deputados, mas pela população.
Comentário de Alan Carvalho de Assis
Lei de Gerson: Infelizmente a lei de Gerson é implacável, eles querem levar vantagem em tudo.

Não é de estranhar se um político agir assim, afinal na própria universidade os alunos furam fila sem pensar que estão trapaceando.

Não sou militar, nem anarquista, só acho que o "bom senso" é o melhor termômetro que as pessoas deveriam ter.
Não importa qual sua religião, partido, cultura, se você está prejudicando alguém, então com certeza você deveria rever suas ações.

Esta é minha opinião,

Alan

Comentário de nemesis
o que o Brasil realmente precisa...: ... é de sangue. A Revolução Francesa e a Guerra de Secessão vêem à mente. O que nós tivemos? Um punhado revoltados religiosos amotinados em Canudos e uma ditadura militar comandada pelos americanos que calava vozes dissidentes na base da porrada.

Tá faltando um banho de sangue na nossa História pra gente amadurecer. E do jeito revolucionário mesmo: um bando de políticos, banqueiros, fazendeiros e fanfarrões em geral sendo estraçalhados por uma turba esfomeada e enfurecida...

Mas o Brasil é grande demais. Essa turma tá toda calculadamente separada e distribuída. Em altas concentrações, como Rio de Janeiro e São Paulo, isso bem pode acontecer. Só espero que os líderes revolucionários não sejam traficantes de drogas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
O problema é que nossos pol: O problema é que nossos políticos fizeram seu dever de casa, deixando a população alienada a ponto de achar que não deve se meter nesse tipo de assunto.

Dessa forma, os que poderão mudar alguma coisa têm o rabo preso e com certeza não mudariam muita coisa, ou seja, a reforma seria apenas uma mão de cal na parede esburacada que é a política do país.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de nemesis
"quem pensa demais acaba não: "quem pensa demais acaba não fazendo nada"

que o diga o time do HURD... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"quem pensa demais acaba não: "quem pensa demais acaba não fazendo nada"

que o diga o time do HURD... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Fonseca Alves
De acordo plenamente. : De acordo plenamente.
A educação política é importante, infelizmente é uma prática pouco desenvolvida entre os jovens.
______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de santo
Força politica: Durante estes quatro anos que estão para encerrar ano que vem eu vi muita gente reclamar da postura do governo a respeito do software livre o problema é que ate agora ninguem fez nada para convencer os politicos e agora mais uma vez é a hora assim como vai ser aqui a mais quatro anos.
Se a comunidade quer ver o software livre apoiado pelo governo independente do poder de coorporações, agora é a hora procurarmos candidatos que se comprometam a defender as causas do software livre em brasilia, vamos deixar as divergências politicas de lado e unir nossos votos em torno de um ou dois candidatos para deputado federal e um candidato a senador, se fizermos isto e conseguirmos colocar um deputado federal em cada estado nos não apenas teremos alguem (26 deputados federais mais do que muitos partidos) para defender o software livre como tambem vamos mostrar para os senhores de brasilia que a comunidade esta atenta e quer ser ouvida e eleje candidatos se fizermos isto agora com certeza os olhos dos senhores de brasilia mudarão com relação ao software livre, mas lembrem-se a hora é agora ou daqui a quatro anos.
Comentário de Gon
Penso que os americanos são,: Penso que os americanos são,muito mais organizados e funcionais enquanto nação,do que nós.
Porem são tão corruptos e escrotos como nós brasileiros,ou piores,
só que mais inteligentes e dedicam grande parte da sua capacidade corruptiva e "escrotiva",
através do grande poder ecônomico,politico e militar que possuem,
para ferrar outros paises,especialmente o seu "quintal latino-americano", para obter benefícios.Aqui no Brasil(em todo o mundo atual,em menor e maior grau,aqui em grande escala...),
quem você acha que é o "corruptor do corruptor do corruptor"?
quem patrocinou ditaduras sanguinárias em toda A.L ?
quem patrocina esta democracia tutelada que nos temos?onde qualquer desvio do rumo traçado pelo neo-liberalismo, o "4ºpoder"(grandes empresas de mídia)cai em cima matando!
É o capital e as grandes corporações que mandam,inclusive no governo americano,instrumento deste poder financeiro.

A nossa corrupção é mais primária,estupida e canibal, nos devoramos à nós mesmos, mas não somos piores que eles...

Muitas vezes americanos ou Europeus se referem aos latinos e 3º mundo, com certo senso de superioridade e nós nos sentimos
inferiores em termos morais.

Más não creio que eles sejam melhores e tenham moral para nos julgar!


Comentário de Kid-X
Continuação do diálogo: - P1: Mas se pelo menos esse cara escroto soubesse do que está falando... Ele não fala nada com nada, ele não tem os pés no chão! Ninguém entende o que ele quer dizer, a não ser os seguidores fanáticos dele!
- P2: ...
Comentário de ferdam
Los Angeles: Eu ja ouvi americanos dizerem que Los Angeles deveria mudar o nome para Los Demonios. Eu disse americanos.
Po! Os EUA sao o bastiao da moral, la nao existe corrupcao, todos que entram e saem do governos sao pessoas integras, dignas de total confiança.
Nenhuma empresa americana, jamais usou de nenhum artificio ilicito, principalmente nos paises menos privilegiados.
Ate invadiram o Iraque para salvar o mundo.

Ô Los Angeles Times, cuida da sua terra, macaco, olha o seu rabo !

Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de Laranja podre
Já perdemos a voz!: O problema é que todo mundo que grita já tá rouco de tanto gritar. Eu sinceramente não queria pensar assim, mas eu acho que não tem jeito. Nunca teve. No período colonial, quem vinha para cá eram justamente quem os portugueses não toleravam mais. Logo eu imagino que a malandragem seja um traço genético dos descendentes dessa gente. Vou dar alguns exemplos:

1- Não devolve o troco que veio a mais;

2- É responsável por compras de determinado produto, fecha um pedido um pouco acima do que foi solicitado, e passa a mão no que veio a mais.

3- Depois de feita aquela "vaquinha" para fazer um churasquito depois do expediente, o responsável pela compra da carne e cerveja, quando sobra dinheiro, embolsa sem falar nada pra ninguém (afinal, ele já está tendo o trabalho de ir ao supermercado, não é mesmo? :P). Se falta dinheiro, até completa, mas faz questão de falar pra todo mundo: "ó, cada um tem que me dar mais cincão, tive que completar com do meu"

Então eu pergunto: se com tão pouco em jogo já se dá um jeitinho de passar a perna em alguém, imagine se o cara tem zilhões passando bem nas fuças dele? O governante que tá lá tem a mesma orígem do povo que tá aqui. E muitos dos que gritam, tenho certeza que não pensariam duas vezes em participar de alguma negociata, na qual se favoreceria muito. Mesmo porque, como o amigo disse mais acima, quem é "do bem" acaba sendo substituido por alguém que concorde com "as políticas de gestão" adotadas. Das duas uma: ou o cara acompanha a manada ou acaba sendo pisoteado por ela. E como os elefantes são grandes...
Comentário de vmedina
Beleza Obelix Contribuinte...: Faz o seguinte então contribuinte, escreve uma carta para teu deputado federal, senador e/ou candidato a presidência reclamando disso. Vê se vão te dar a mínima.

O papo frouxo do RMS não leva a lugar nenhum. Por isso que se perguntarem quem é Linus Torvalds vão saber mais ou menos o que ele fez e criou. Quando pergutarem por RMS ninguém vai saber. O problema do RMS é que ele briga pra tudo e por tudo, e muitas vezes ele só vai ficar falando pra vc usar SL por causa da Liberdade de expressão...

Nada do que ele diz ou faz tem mais força que provas, RMS != Deus! Ter criado a GPL, FSF, GNU e etc não faz dele o ser mais sábio do universo. Ele reclama do governo brasileiro porque se cansou de reclamar do governo americano, e logo após ele vai reclamar de qualquer outro que dê na telha dele.

RMS é um cara muito inteligente, esperto e cabeça mas não aprendeu a se comportar direito, o que certos níveis de jogo exigem.

Além do mais , vir criticar e denunciar coisas como essas sem provas... ele nem é brasileiro pra falar o mínimo. Isso é brabo e só fornece munição aos marketeiros do Software proprietário. Não reclamamos sobre a MS pressionando o ITI? Vamos reclamar do Stallman pressionando os minitérios todos? Sei... a comunidade vai começar a praticar dois pesos e duas medidas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
retroceder nunca, render-se, jamais: "Você tem provas de que alguém é subornado?"

vc mora neste país??

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Obelix
:
> Faz o seguinte então contribuinte, escreve uma carta para teu deputado federal, senador e/ou candidato a presidência reclamando disso. Vê se vão te dar a mínima.

Contribuinte e eleitor. O PT não tera meu voto na próxima eleição. E não terá o voto de muito mais gente além de mim.

O PT fez mais do que promessa de campanha, eles divulgaram informações para impressa nacional e internacional mostrando o BR como sendo uma Meca da adoção do SL no mundo (chegou a sair no NYT, pesquise). Não vai me dizer que voce acredita nessas BRavatas?

> Quando pergutarem por RMS ninguém vai saber.

O certo é chamar a atenção para o caso como o Stallman fez. Tem gente que sabe quem é RMS, tanto que nós estamos discutindo por causa disso. Ele falou uma coisa e nós estamos em outro continente debatendo...

> Além do mais , vir criticar e denunciar coisas como essas sem provas...

Para que provas para algo que é prática comum no BR? Por que tanta vontade em proteger o Hélio Costa? Por que ele BR e o RMS não?

> ele nem é brasileiro pra falar o mínimo.

Ah! Voce já respondeu a minha pergunta anterior...

> Isso é brabo e só fornece munição aos marketeiros do Software proprietário.

Eles vão dizer o que? "A comunidade SL descobriu que nós compramos gente no governo! Vamos usar isso contra eles!". Tá bom...

> a comunidade vai começar a praticar dois pesos e duas medidas.

A comunidade BR de SL já tem dois pesos e duas medidas, quando:

- despreza o mono / .net e valoriza o java (como pode? cara de um, focinho do outro!)

- Quer que o Linux seja aceito, mas não quer ele seja mais amigável...

- Protege o Hélio Costa e ataca o RMS!


PS: Voce está muito nervoso...


Comentário de tiago_herrmann
..: Na minha opinião Stallman é um chato. Se falasse menos e fizesse mais o hurd já estava pronto.
Queria ver se ele teria coragem de falar alguma coisa sobre o governo dos USA.
Comentário de stpa
muito engraçado: Muito café com o Presidente intoxica e leva a delírios desse tipo. Uma imprensa livre que nos informa é taxada de terrorista e denuncista. Que pena que não aprovaram o Conselho Feredal de Jornalismo, né? Certos estavam os militares... O governo que mais "combateu" a corrupção declara que o assassinato foi crime normal; que não há provas de corrupção por parte do Waldomiro (é um sósia naquele vídeo), que o mensalão não existiu (os que renunciaram o fizeram porque estavam cansados daquela vida, os que não provaram estava acima de qualquer suspeita); o Duda estava só brincado quando disse que recebeu no exterior; o Valério é apenas um rapaz muito generoso; o filho do presidente usou um disfarce e documentos fajutos para arrumar aquela boquinha (não queria que o reconhececem e, assim, fosse favorecido por ser filho); o maninho do presidente só tinha boa intenção para ajudar as pessoas; a Benedita só foi rezar um poquinho na Argentina; o que transportava a caixa com dolares (ou pesos?) pousou no aeroporto sem fiscalização da Receita porque no aeroporto internacional não tinha combustível; o professor de Matemática não contabilizou por que é um gênio e guarda tudo na cabeça (o jeito simplório dele é só modéstia e para não constrager os outros com o seu brilho intelectual ofuscante); o Land Rover ... (esse eu não consigo explicar, ajudem-me); o Banco do Povo gastou muito mais com publicidade do que emprestando ao povo porque precisava ficar famoso; o Ministro da Fazenda tem o mesmo tipo de caráter e boa índole que o seu chefe (não sabiam o que os subordinados faziam por causa da sua inocência, crença na bondade humana e natureza pura que os impediam de sequer imaginar tamanhas obscenidades); o assessor pagou a dívida do Presidente movido pela sua incontrolável generosidade; o PL e o PT se afiliaram pelas suas nítidas afinidades ideológicas (aquela conversa no quarto do hotel foi só a respeito de como são engraçados aqueles retratos de presidentes americanos de perucas e barbichas nas notas de dólares); o Gushiken já tinha vendido aquela firma (foi só uma infeliz coincidência o seu faturamento explodir justo neste governo); estamos livres de perigosíssimas peruas donas de botiques e famigerados fabricantes de cerveja graças à PF (o Waldomiro, o Valério, o Silvinho, o Delúbio, o Duda e outros mais estão soltos porque são indiscutivelmente inocentes); o Humberto interviu no Rio porque aquilo era uma pouca vergonha que manchava o fabuloso sistema de saúde gerido pelo seu ministério; o jornal lá do ABC recebeu mais da publicidade governamental porque é um jornal de grande circulação (outros jornais são só mais famosos, além de mentirosos e denuncistas); os gastos com publicidade são perfeitamente justificáveis e bem fundamentados (ao contrário do que pregavam e acreditavam quando na oposição, pois descobriram que a publicidade é muito importante para diminuir e eliminar as mazelas de tudo o que estava ai); o salário mínimo já ultaprassou há muito os US$ 100 (o fato do dolar ter caído dos mais de 3 para quase 2 é só um detalhe isolado e sem relação com essa conta); ...

Bom, já perdi a conta das mentiras propaladas pela imprensa terrorista. Imprensa terrorista que, dentre outros desserviços à nação, derrubou o pobre Color, um monumento à virtude no trato da coisa pública. Imprensa que só se preocupa em divulgar coisas ruins, impedindo que o governo aja livremente. O Lula deveria fazer que nem o seu amigo venuzuelano e colocar mais gente da sua confiança no Judiciário para acabar com essa inconveniência de liberdade de expressão sem limites.

Acho que vou parar por aqui, tomar muito café, ainda mais com o Presidente, dá nisso...
Comentário de Obelix
Ele fala:
> Na minha opinião Stallman é um chato.

Quem fala verdade é chato mesmo. E geralmente é esse pessoal é que faz diferença.

> Queria ver se ele teria coragem de falar alguma coisa sobre o governo dos USA.

Procura na Internet. Ele reclama do governo de lá e muito mais.

> Se falasse menos e fizesse mais o hurd já estava pronto.

Ele já fez muitas coisas. Agora, me diga: o que voce fez?

O Hurd não decola pq o Linux decolou e aí ninguem precisa dele.

Comentário de vmedina
"Contribuinte e eleitor. O PT: "Contribuinte e eleitor. O PT não tera meu voto na próxima eleição. E não terá o voto de muito mais gente além de mim."

Ah, nada revigorante como o exercício pleno da democracia. Pena que os seus dilemas não são partidários e sim de pessoas.

Você pode votar na oposição, que varreu o SL do RS e sacaneou os telecentros baseados em Linux. Sua escolha.

"Para que provas para algo que é prática comum no BR? Por que tanta vontade em proteger o Hélio Costa? Por que ele BR e o RMS não?"

Por que o RMS exagerou e não tem provas. Ele disse MinistrOS, falou o que quis sem provas. Isso é calúnia, difamação e injustiça.

"Eles vão dizer o que? "A comunidade SL descobriu que nós compramos gente no governo! Vamos usar isso contra eles!". Tá bom..."

Que tal: "Olha dr. fulano, esse pessoal é tudo um bando de gente fanática e maluca... veja só que infantilidade, acusando ministros sem ter provas... vocÊ quer se associar com esse tipo de gente?"

"- despreza o mono / .net e valoriza o java (como pode? cara de um, focinho do outro!)"

Esse lance é mais por associação, .net lembra MS.

"- Quer que o Linux seja aceito, mas não quer ele seja mais amigável..."

Como assim amigável? Amigável como em ubuntu?

"- Protege o Hélio Costa e ataca o RMS!"

Protege quem cara pálida? Espero que não esteja se referindo a mim.

ps: não, só não gosto desse tipo de palhaçada.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Moro, sou funcionário públi: Moro, sou funcionário público e não tenho etiqueta de preço pendurada. Não admito que só por ser parte de uma esfera do governo eu seja comprável.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Memória fraca...: Olha só o pessoal da Editora Abril quer saber aonde entrega a sua carterinha de fã da veja.

Tem que ser piada mesmo o cara vir aqui e defender rede globo, veja e etc.. A mesma revista que dá porrada no governo já deu no SL. A Globo ignora solenemente, claro pois a globocabo tem como uma das grandes acionárias a MS, e tem vários pecados passados.

A imprensa, em sua maioria, está ficando cada vez mais descontrolada. Acusa sem provar, elege presidentes como você mesmo disse e esqueceu de informar e quer formar opinião. É mais do que hora de alguém moderar isso.

Sobre o Pobre Collor a globo só removeu ele de lá quando foi interessante. Ele foi eleito porque a globo o favoreceu em um debate político e fez campanha para o remover. Assim como a globo apoiou o golpe militar.

Eu acho Hugo Chavez um cara muito esquisito mas, justiça seja feita, os mais ricos e donos de meios de comunicação deram um golpe de estado lá. Isso sim é traição e deveria ter sido punida com o exílio ou prisão perpétua no mínimo.

Agora meu caro amigo, que tal revisar os 8 anos de tucanato, vai encontrar investigações de compra de votos sendo abafadas assim como inúmeras outras. Pelo menos nessa administração a PF investiga e fez uma limpeza interna(acredite, saiu na veja tá).

Faz um favor para o SL então... ano que vem vota na oposição, eles vão fazer o mesmo que no RS... ou já esqueceu disso?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
reformulando a pergunta: "sou funcionário público e não tenho etiqueta de preço pendurada"

Idem. Então, aqui vai ela reformulada:

Vc é político no Brasil?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Não, mas acredito ainda em a: Não, mas acredito ainda em alguns políticos honestos ou que pelo menos vistam a camisa do povo!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Obelix
:
> ps: não, só não gosto desse tipo de palhaçada.

O tipo de palhaçada que eu não gosto é essa mania BR de só se preocupar com a imagem e não fazer nada de verdade. A migração do BR para SL é só um teatro. Muito falatório e quase nada para mostrar.

> Como assim amigável? Amigável como em ubuntu?

Inclusive. Tem muita gente por aí que quer manter o Linux "elite", com interesses pouco nobres.

> Esse lance é mais por associação, .net lembra MS.

O fanátismo religioso em torno do java é infantilidade pura. O dia que a SUN resolver cobrar pela VM, isso vai ficar ridículo. Gente esperta, como a Nokia, já percebeu a jogada e está migrando para SL de verdade.

> Que tal: "Olha dr. fulano, esse pessoal é tudo um bando de gente fanática e maluca... veja só que infantilidade, acusando ministros sem ter provas... vocÊ quer se associar com esse tipo de gente?"

E o fiscal de contrato apavorado responde ao fornecedor lobbista: "Agora que eles descobriram o nosso esquema, eu não posso mais me associar com VOCE..."

Alias, isto já está acontecendo, por causa do escandalo do mensalão.

> Por que o RMS exagerou e não tem provas. Ele disse MinistrOS, falou o que quis sem provas.

Voce espera que os caras deixem por aí provas por escrito? Melhor ainda, voce sabe o que é a TBA?

> Isso é calúnia, difamação e injustiça.

Ou "o exercício pleno da democracia"? Liberdade de expressão é um princípio básico dela.

> Ah, nada revigorante como o exercício pleno da democracia.

A democracia BR é quase uma democracia :P

Comentário de nemesis
são uma minoria: e estão sempre na oposição, pq os outros não deixam chegar perto do poder...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de stpa
Tenho dó: De quem acredita nas próprias ilusões e nega a realidade, só isso. Acaba se desiludindo. Não foi Globo que derrubou o Color. Foi o povo, informado pela imprensa livre que disse ao Congresso o que fazer. Não sou fã da Veja, nem a leio, pois não concordo com a sua linha editorial de direita. Mas dizer que inventam coisas do nada é demais para mim. Além disso, não é só a Veja que noticia o descalabro que está ai. É toda a imprensa. Quem sustenta que a culpa é da imprensa que assuma logo a defesa de um golpe de estado, o estabelecimento da censura para ocultar a podridão, o monitoramento de opinião em lugares como aqui para prender e eliminar idéias discordantes, a volta do aparelho repressor do povo que nos vigiaria nas escolas, no trabalho e na nossa comunidade. Mas antes, conversem com quem viveu debaixo desse tipo de opressão. Irão decobrir, por exemplo, que o nosso BR-Linux dificilmente sobreviveria.

Uma comparação com os 8 anos a que você se refere vai mostrar que a corrupção existia e era noticiada por uma imprensa, ai então valorosa e fundamental para a democracia. Com uma diferença fundamental. A corrupção era uma iniciativa de indivíduos, não uma organização centralizada, burocratizada e comandada por poucos, como estamos vendo agora. Por analogia, o stalinismo substituiu o liberalismo na condução da corrupção. O volume do comprometimento da máquina pública aumentou e muito, ao invés de diminuir, como todos acreditavam, mesmo os que se opunham. Essa é a grande surpresa: mesmo quem não votou neste governo viu que o que pregavam e prometiam era um grande truque de prestidigitação. Até a PF colabora com esse grande espetáculo, preferindo ações de grande repercursão na mídia. Equanto isso o Toninho Beira-mar, o Waldomiro, o contrabando de armas e drogas, as fronteiras, as empresas de segurança particular, assassinatos "tipo-crime-comum"... A limpeza por acaso inclui aquela do cofre?

Essa estória de dizer que só a esquerda (no caso, apenas o PT, pois não pode exitir outra esquerda, né?) defende o SL ou é mais um truque de pretidigitação ou mais uma ilusão. É a tática do Goebbels da repetição da mentira até que ela se transforme em verdade. Bem ao gosto dos totalitários que querem suprimir uma imprensa livre. Se a opção for entre a gangrena com SL ou a limpeza sem SL, fico com a última.

P.S. Tentei "descensurar" o seu comentário acima "RMS não é mole", pois acho que é válido e pertinete, mesmo que não concorde com tudo. Mas parece que fui vencido pela censura...
Comentário de vmedina
"O tipo de palhaçada que eu: "O tipo de palhaçada que eu não gosto é essa mania BR de só se preocupar com a imagem e não fazer nada de verdade. A migração do BR para SL é só um teatro. Muito falatório e quase nada para mostrar."

Claro... showzinho do Amadeu é mole, mas aqueles valores para a migração são mais suspeitos do que a atitude do Hélio Costa. Sinceramente nesse lance eu defendo a posiçõa do Ministério do Planejamento!

"Inclusive. Tem muita gente por aí que quer manter o Linux "elite", com interesses pouco nobres."

Imagino... mas tem gente que só quer fazer a coisa melhor forma. Claro que certos paradigmas tem que mudar, principalmente quanto a uso de KDE em minha opinião.

"E o fiscal de contrato apavorado responde ao fornecedor lobbista: "Agora que eles descobriram o nosso esquema, eu não posso mais me associar com VOCE...""

Lobby? Como uma entidade do porte do PSL-BR dando apoio político em troca de apoio ao SL? Será que ninguém do PSL-BR tem firmas de consultoria em implantação? Acho que acusar os outros de Lobby é no mínimo hipocrisia, tipo esse lance do caixa 2.

"Voce espera que os caras deixem por aí provas por escrito?"

Indícios claros pelo menos? RMS não tem nada, só a impressão que tudo parou e se parou isso na cabeça dele é igual a corrupção. Ou seja, RMS deve estar meio doido e paranóico.

"Ou "o exercício pleno da democracia"? Liberdade de expressão é um princípio básico dela."

Liberdade != Libertinagem. Você é livre pra falar o que quer, mas contanto que seja verdade. Isso quer dizer que vc tem que ter provas!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Na oposição...: Tipo os do psdb e pfl que acham que estão sendo observados pela PF e ABIN? Que eu me lembre, quem fez isso foi o FHC com o MST. Esses são os bonzinhos que prometem bater no presidente eleito? Que incluem nas suas fileiras ACM, ACM Neto e tantos outros? Os que pretendem encaminhar para uma CPI um relatório dizendo que o MST é uma gangue organizada e que os latifundiários, pobrezinhos, não são assassinos a sangue frio e sim pobres pais de famílias que mantém milícias para se protegerem da horda.

Não quero conhecer os malvados então.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Francamente, você acha que f: Francamente, você acha que fidel castro saqueou os cofres de cuba para contribuir??? Não acredito que uma pessoa aparentemente tão esclarecida possa crer nisso.

Esses disparates são repetidos até virarem verdade sim. Você tem vários exemplos, como roberto jefferson vindo dizer que viu X ou Y e temos que aceitar a palavra dele como prova(logo de quem), o mandos e desmandos desses tribunais de inquisição que viraram as CPIs, a candura de ACM neto e Arthur Vírgilio e etc.

Quem então apoia o SL? Me dá exemplos!

Eu te dou um de primeira: RS! Veja como uma administração declaradamente "anti-PT" protege o SL.

[]s!

ps: Obrigado pela tentativa, mas temos fanáticos demais no SL.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de stpa
Fidel?: A gente não sabe muito sobre o que rola lá. Ele não deixa. Além disso ele tem um bela fortuna pessoal e existem muitas outras possibilidades sobre a real origem desse dinheiro, incluindo a de um "empréstimo". Também achava isso uma fantasia até assitir ao depoimento do transportador das caixas, ao vivo e não editado. É uma estória tão mal contada, inverossímil e cheia de contradições que é difícil acreditar que não tenha sido verdadeira a entrada desse dinheiro vindo do exterior.

CPIs sempre foram o que são, só mudou a vidraça. Mas, como diz o povo, lembre-se de que quem não deve, não teme. As manobras do governo para abafar e melar as CPIs contradizem nos atos as palvras do Presidente de que tudo será investigado. Ai fico aonde? Com a conversa ou com os atos? O Jeff? Este é realmente um fênomeno. Não acho que devamos acreditar em tudo o que ele diz, muito pelo contrário, mas é preciso investigar. Não são provas, mas sim pistas. Lembre-se de que muito do que ele disse foi demonstrado, para minha surpresa, incluse. Não vou comentar sobre o ACm (o M minúsculo ai não é erro de digitação) pois irão achar que estou mais à esquerda que o PSTU, derrubando a minha falsa postura conservadora... De qualquer forma, acho que muitos cumprem muito bem o seu papel, concorde ou não com a suas idéias. Suplicy, Heloisa Helena, Fruet, Eduardo Cardozo, Onyx, Jefferson Perez, Paes, Frossard, Goldman, e por ai vai.

Se você procurar nas notícias antigas, aqui mesmo, você vai encontrar vários exemplos. O Metrô de SP, normas da casa civil de SP, os estados de Massachussets e California, França, estes dois úlimos com administrações conservadoras, de direita. Achar ou querer que o SL seja monopólio da esquerda é contraproducente e pouco contribui para a sua disseminação, se é que não cria mais obstáculos. É nesse ponto que procuro defender, não o Shwarznegger ou o Chirac/Villepin. Não conheço a situação no RS e até que ponto foi a regressão, mas acho que essa regressão tem a ver, ao menos em parte, com a propaganda exaustiva de que o SL é uma conquista dada ao povo pelo PT e somente pelo PT. Acaba-se associando o SL à marca PT e torna-se necessário removê-la quando o poder muda de mãos. Por isso acho que o SL deve ser implantado segundo critérios técnicos irrefutáveis, gradualmente, sem imposições unilaterais, tudo isso de forma que uma reversão seja algo inviável. Ou seja, concordo com a implantação, mas muitas vezes discordo do método.

P.S.: Não há de que. Mas, inclua-me na lista dos fanáticos. Evidentemente, quando se trata da defesa da liberdade de expressão e pensamento.
Comentário de tiago_herrmann
Desculpe, da próxima vez nã: Desculpe, da próxima vez não vou expôr a MINHA opinião porque posso te ofender.
Não disse que ele não fez nada.. mas ele fala muito e a cabeça dura dele me irrita. Veja o exemplo do dotGnu.
Se você gosta dele, não tenho nada a ver com isso.. eu prefiro as idéias do Eric Raymond.
Com relação as críticas dele contra os USA, realmente voce tem razão e realmente eu me enganei.
Com relação ao que eu já fiz: eu faço aquilo que está ao meu alcance. Mas não sou um radical que fica chamando quem não faz aquilo o que eu acho que é certo de traidor.
Comentário de Obelix
:
> Desculpe, da próxima vez não vou expôr a MINHA opinião porque posso te ofender.

E eu apresentei a minha. Não estou ofendido, tambem acho o posicionamento do Eric Raymond mais razoável, mas o RMS merece pelo menos alguma consideração (nem que seja pelo legado dele) e não vi nada de errado no que ele fez.


Comentário de Obelix
:
> Imagino... mas tem gente que só quer fazer a coisa melhor forma. Claro que certos paradigmas tem que mudar, principalmente quanto a uso de KDE em minha opinião.

O desktop Linux tem alguns problemas aí que já eram para não existir (15 anos...). O fato de ainda persistirem deixa uma pergunta: será que esses problemas nunca terão fim?

Se o Linux não aumentar participação no mercado desktop (com as "pessoas comuns"), ele pode acabar virando um outro MacOS (aquele produto que muitos elogiam, poucos usam e é sempre esquecido nos testes de compatibilidade de sites e softwares...e ninguem mais liga)

O fato do Linux ter 2 ambientes desktop populares assusta muita gente, mas pelo menos serviu para que os 2 competissem entre si e melhorassem (O GNOME 2.12 está excelente). Acho que uma coisa que é perticularmente ruim é não há um toolkit padrão (GTK ou QT) então é difícil fazer um software com uma aparência "natural" e distribuir.

> Acho que acusar os outros de Lobby é no mínimo hipocrisia, tipo esse lance do caixa 2.

O rabo preso é lugar comum. Mas é ruim (antes que voce pense que eu acho certo...)

> Indícios claros pelo menos? RMS não tem nada, só a impressão que tudo parou e se parou isso na cabeça dele é igual a corrupção. Ou seja, RMS deve estar meio doido e paranóico.

Tenho minhas dúvidas. Tenho quase certeza que ele tem contato com algum insider. O que ele disse explica várias coisas que estão acontecendo, que são muito difíceis de explicar caso contrário.

Comentário de Velhinho
Não é bem assim...: "toda revolução, com o passar do tempo, passa a trajar as vestes do tirano que depôs..."

Jovens, continuem tendo fé, mas lembrem-se que, desde o princípio do mundo, governo é governo. Não importa a ideologia, o partido ou a origem. Em pouco tempo se embriagam com o poder e passam a pensar primeiro em si, na sua sobrevivência e continuidade. Depois, se sobrar alguma coisa, lembram-se do povo...

Velhinho

Comentário de CWagner
E ainda tem deputado que quer: E ainda tem deputado que quer fazer com que invasão de terra seja visto como terrorismo e crime hediondo.

Duvido que a maioria dos fazendeiros e latifundiários tenham comprado suas terra, pelo menos de maneira honesta.

O problema do país é que as leis não são cumpridas e os poderosos que as quebram não são punidos, sobrando pra quem não tem força ou mesmo istrução paa poder se defender dos abusos dessa corja de maginais que colocamos no governo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004