Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Plantão Info - Metade dos brasileiros nunca usou um computador

clip“O Ibope NetRatings e o Comitê Gestor da Internet divulgaram relatório que aponta que 55% dos brasileiros nunca usaram um computador. A pesquisa, que foi realizada entre agosto e setembro pelo Instituto Ipsos-Opinion, também indica que 68% ainda não entrou a internet. Foram entrevistadas pessoas em 8.540 domicílios e em 2.030 empresas. Entre os que já ficaram online, 24% dos pesquisados acessaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses, sendo que 9,6% se conectaram todos os dias.



Do pessoal online, a rede é usada principalmente para questões educacionais: 41% do total. Em seguida, 32% da população brasileira utiliza a internet para fins pessoais, e 26% para trabalho. Soluções de governo eletrônico também têm sido bem usadas: 12,68% dos brasileiros usaram algum serviço nos últimos 12 meses. Das pessoas que já utilizaram a internet, 80% nunca realizaram uma compra pelo meio. Os motivos declarados para essa rejeição são preocupação com os "riscos do comércio eletrônico" (36,02%), preferência em avaliar o produto de forma pessoal (27,04%), preocupação em usar o cartão de crédito (13,58%), desconfiança no produto adquirido (12,84%) e preocupação em fornecer informações pessoais (9,60%).
” Veja o texto completo em INFO Online - Plantão Info - Metade dos brasileiros nunca usou um computador.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ali Toredo
E por falar em metade dos brasileiros...: Eu me lembrei de uma piada.

Num campo de concentração da 2ª Guerra, os captores disseram aos prisioneiros: "Temos duas notícias, uma boa e outra ruim. Qual delas vocês querem ouvir primeiro?" Os prisioneiros responderam na hora: "A boa!". Os oficiais: "Metade de vocês volta para a Polônia e a outra para a Áustria". "Ueba!", exclamaram os detentos. Passado o repentino entusiasmo, perguntaram desconfiados: "Qual é a ruim?". "A metade de cima vai para a Polônia..."
Comentário de CWagner
E uma parte também nem tem o: E uma parte também nem tem o que comer todo dia e poucos se importam com isso :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de go3th3
Por isso que acredito que a v: Por isso que acredito que a verdadeira virada de mesa virá do software livre... Quanto a pessoas estarem passando necessidades, isso também tem que ser combatido, chato que um certo presidente-marketoso não acordou pra isso.
Comentário de Brainiac
Causa e conseqüência.: É "Goethe"..., nenhum presidente talvez o tenha feito..., não foi só A, B ou C. Assim como nenhum deles foi menos "marketoso" que este. O problema não se resume a tratar de questões que começaram há gerações atrás e tentar uma solução imediatista. Saneamento e educação são investimentos a longo prazo, e isso talvez nunca tivemos, seja por questões de incopetência e corrupção de nossos governantes, ou devido ao fato de "uma mãozinha" de um tal "tio Sam"...

Quem sabe agora essa frase faça um pouco mais de sentido pra você: "Não me envergonho de contradizer-me, pois não me envergonho de raciocinar". - Goethe
Comentário de bogus
Para além do computador...: Este índice ruim é mais um entre tantos outros e arrisco a dizer que nem seja o pior da realidade em que vivemos. Há muito mais com o que se preocupar no país e o número das pessoas que já usaram computador cresceria naturalmente se fossem amenizados outros problemas sociais básicos. Não que falar isso seja uma grande ousadia ou que eu pense que não se deva abrir várias frentes de prioridades para combater nosso atraso, mas me preocupa o aproveitamento político que se faz de dados como este.

Não há dúvidas que a tecnologia causa fascínio entre as pessoas e rende muito mais votos colocar uma dúzia de computadores em uma escola do que pagar bem a professores e oferecer um ensino de qualidade. Com as merecidas exceções, como tudo neste país de grades desigualdades, o ensino fundamental, médio e superior são uma porcaria e não é o computador que resolve isso. Segundo uma avaliação realizada pela OCDE entre alunos de 15 anos de 40 países o Brasil ficou em 38° no nível de conhecimento em matemática a frente de Indonésia e Tunísia. Na avaliação de compreensão de textos e ciências ficou em 36° a frente apenas do México, Indonésia e Tunísia. Além disso, a taxa de analfabetos ainda é de 13,60 % da população e se levarmos em conta o analfabetismo funcional, que é algo muito mais realista, a taxa sobe para 26 %. É uma vergonha, mas o Brasil é o terceiro pior país do mundo em distribuição de renda e 29,3 % dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza. Isso para um país que é a 12° maior economia mundial.

A verdade é que boa parte das nossas crianças do ensino fundamental estão sendo educadas por alguém que mal completou o segundo grau e fez um curso de magistério. Por mais louvável que seja o trabalho desses profissionais existem limitações que são difíceis de superar e o que é pior, acabam perpetuando estas limitações através de nossas crianças. No passado, fingiam ensinar mas não qualificavam o educador, agora dão o computador mas continuam não qualificando o educador. Estão ensinando a usar o google e a copiar e colar, quando muito traduzir um texto de uma outra língua estrangeira.
Comentário de David
Show do Pearl Jam: Os fans do Pearl Jam estao se organizando e promovendo uma campanha de doacao de alimentos nos show de SP, dia 02 e 03 de Dezembro e no Rio de Janeiro no dia 04, junta a Acao/Cidadania (aquela do Betinho, NATAL SEM FOME).

- Voce sabia que comprando uma camiseta de 15 reais, voce contribui com 1 cesta basica, junto a ACAO/CIDADANIA?
- Sabia que a ACAO/CIDADANIA e' historicamente o maior programa social em relacao a alimentacao, nao vinculado a governo algum?
- Sabia que saco vazio nao para em peh e saco que nao para em pe nao consegue digitar?

Entao, uma coisa ta totalmente ligada a outra. Fico feliz que seja apenas metade do Brasil que nunca usou um computador. E que essa informacao "jogada" parece pior do que realmente e. Qual e' a % de pessoas consideradas idosas ou analfabetas no BR segundo o IBGE? Na minha casa moram 6 pessoas. Duas tem acima de 60 anos e nao se interessam em usar o computador. Nao e falta de oportunidade.

Acho que o que deveria ser feito e uma pesquisa considerando a % de brasileiros que deveriam estar digitalmente inclusos ou que poderiam (estariam capacitados, sabem ler, nao tem mal de parkinson hehe soh para citar as N variaveis que tornam uma pessoa inapta a usar um PC). Enfim, quantos realmente nao usam por falta de oportunidade socioal ou economica? E isso que interessa...

Hmm varios assuntos num post so. Meus comentarios estao meio desorganizados...
Comentário de StanStyle
E o contra-ponto...: Número de residências com computador e internet cresce 11%, diz IBGE
Veja aqui.

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio
O número de domicílios ligados à internet cresceu 11% de 2003 para 2004, revela a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A expansão dos microcomputadores e da conexão à internet foi bastante superior a dos demais bens duráveis, como geladeira, freezer ou máquina de lavar.
Em 2004, o país tinha 16,6% de domicílios com computador, o que representa um crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior. Entre as residências com computador, 12,4% estavam ligados à internet.


E também:

Classe E possui 40% dos celulares pré-pagos brasileiros, diz pesquisa
Link

As pessoas pertencentes à classe E --aquelas que recebem até R$ 400 por mês-- possuem 39,6% dos telefones celulares pré-pagos brasileiros. Já entre os usuários de planos pós-pagos, essa faixa social detém apenas 2,3% dos telefones.
Os resultados fazem parte de pesquisa elaborada em conjunto pela UnB (Universidade de Brasília) e pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e conduzida pela psicóloga Amélia Regina Alves a partir de entrevistas com 47 mil proprietários de celulares por meio de uma equipe de call center terceirizada.

Comentário de go3th3
Claro que não é com soluç: Claro que não é com soluções imediatistas que vamos resolver tudo da noite pro dia, mas eu votei no cara lá(como tantos brasileiros), achando que ao menos ele faria algo diferente, não que resolvesse tudo, mas ao menos ter peito pra novos desafios, sem mensalão, dudas etc. E como você definiria o PC (des)conectado ou Computador para todos? Propaganda para 2006 ou algo que foi pensado há tempos para diminuir a exclusão digital...?

Em tempo, simpatizo mais com essa frase do autor de Fausto: "Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu gosto." (Goethe).. Eh, isso.

p.s.: Não quero responsabilizar partido A, B, C etc. pelo que está acontecendo ou deixando de acontecer, mas sinceramente não dá pra deixar de ficar indignado com o que anda acontencendo nesse país. Triste.
Comentário de Kid-X
Outra piada: Essa aqui se encaixa mais com a realidade;
( tirei do Charges.com.br =P )
------------------------------------
"Numa conferência de deputados nos EUA, um deputado brasileiro vai visitar a casa de um deputado americano. Chegando lá ele fica impressionado com a casa e pergunta:

- Seu salário te permite ter uma casa dessas?

O deputado americano vai até a janela e fala:

- Tá vendo aquela ponte bem ali?

- Sim! - responde o deputado brasileiro.

O americano dá uns tapinhas no bolso, com a maior cara de safado e completa:

- 50%!

Meses depois, em uma conferência de deputados aqui no Brasil, o mesmo deputado americano vai até a casa do tal deputado brasileiro. Fica muito impressionado com o tamanho da mansão e pergunta:

- Seu salário te permite ter uma casa dessa?

O brasileiro vai até a janela e fala:

- Tá vendo aquela ponte?

O americano olha, olha e reponde:

- Não!

O brasileiro então faz a cara mais sacana do mundo, dá uns tapinhas no bolso e completa:

- 100%!"
Comentário de bogus
contra-ponto?: É, aumentou 11,2 %. O percentual de domicílios com computador passou de 15,3 % para 16,6 %. O menor crescimento desde que o IBGE incluiu o microcomputador na pesquisa. De 2001 para 2002 o crescimento foi de 15,1 % e de 2002 para 2003 foi de 11,4 %.

De qualquer maneira, qual a relevância destes índices de crescimento? De que adianta uma residência com computador se os índices que avaliam a qualidade do ensino no país são os que são?

Mas por falar em IBGE, a mesma pesquisa mais uma vez aponta que o número de residências com geladeira é inferior ao das que possui televisor.
Comentário de joaoemanuel
E a maioria da outra metade são só uns robozinhos: Pior é isso, pois é só trocar alguma coisa de lugar ou ter que procurar no gerenciador de arquivos. Que a maioria fica sem pai e nem mãe na frete de um computador, e pode ser Windows, KDE/GNOME ou outro gerenciador mais fácil ainda do que os anteriores. O que hoje chamamos de usuários, que sinceramente é estremamente incorreto, são na maioria pessoas que só sabem ligar o computador e mexer na internet, e só. Se isso é usuário, então é por isso que o pessoal técnico, principalmente do mundo SP tem razão de chamar os usuários de bios (bichinho ignorante operando sistema).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004