Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista com Miguel de Icaza

“Esta entrevista foi publicada no simios.org: "O Mono é provavelmente uma das tecnologias mais controversas existentes atualmente. Em entrevista ao Simios.org, Miguel de Icaza, o fundador dos projetos GNOME e Mono, fala sobre o Mono, o futuro do GNOME e o apoio da RedHat ao Java em detrimento do .NET."” A nota foi enviada por Leonardo Luiz (leolsc?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ark
Óbvio: Nem vou listar os motivos do pq a RedHat apoiar o Java e não o .NET...
Comentário de dyego
Entrevista fraca: Achei esta entrevista muito fraca, um monte de BLA BLA BLA e muito "somos os melhores" isso numa empresa q esta demitindo feito uma louca e que teve um lucro de 4 milhoes ( http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112005/03112005-10.shl ) no terceiro trimestre... uma vergonha... para uma empresa deste tamanho... o Miguel parece bem igual a MS mesmo... fala as coisas soh pra incobrir uma situacao calamitosa... espero q a Novell nao acabe sendo comprada pela mandriva... assim como a conectiva foi...

Acho q a comparacao dele do Mono com o java muito infeliz... , e quanto ao "veio pra ficar" , que piada hein ? a versao 1.0 nao roda na VM 1.1 que tmb nao roda na VM 2.0 , esses dias estava instalando o VS.NET 2005 beta2 e li uma coisa q me deixou estupefado... "Seu codigo vai ficar reduzido em até 70% com o VS 2005" , pqp !!! que lixinho de trabalho para conseguirem reduzir em 70% ... tah loco... quanta besteira nao tinha na linguagem hein ?


Infelizmente o que o Miguel quer mesmo , eh trabalhar na MS , soh nao faz corpo mole prq sabe q a comunidade vai mandar ele pra pqp se ele for sincero.


----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de sri_canesh
Dyego : Dyego

a) Logo se vê que você instalou o VS 2005 apenas para achar um motivo para criticar: A redução do código deve-se ao fato de que muita coisa foi colocada dentro do próprio framework, eliminando um monte de trabalho do desenvolvedor. Coisas que na versão 1.1 já eram muito mas fáceis de se fazer do que no Java, agora ficaram anos luz na frente (veja apenas um exemplo: datagrids)

b) O código gerado para a versão 1.1 roda perfeitamente na versão 2.0, a não ser que programadores tenham usado códigos não documentados. Aliás esse problema de o código não rodar de uma versão para outra é muito comum, vide o exemplo das versões do PHP

c) Em que ponto a comparação com o Java foi infeliz?

d) Veio para ficar sim, não é toa que a adoção do .Net só vem crescendo nos últimos anos.

e) Para uma empresa que está se reinventando, saindo do modelo fechado para um modelo de negócios baseado no código aberto, até que ter lucro é um milagre. Não esqueça que a Novell quase faliu quando o Windows NT começou a roubar seu mercado. As demissões ocorreram em apenas algumas divisões não relacionadas com os objetivos da empresa.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de dyego
a) Se vc chama "Codigo bolonh: a) Se vc chama "Codigo bolonhesa" de estar anos luz... ae eh um pensamento seu, soh falta vc dizer que o DBGrid do Delphi.NET (com VCL.NET ) eh um exemplo de "Como deve ser feito"

b) eh ? peque um assembly do 1.1 e rode na VM do 2.0 , um belo exemplo eh o software da HP Multifuncional PL110 , feito em 1.1 , simplemente NAO RODA no 2.0, e que comparacao mais infeliz com o php hein ? estamnos falando de compatibilidade ( isso eh reconhecido por vc ) de BYTECODE e nao de sintaxe de linguagem, a MS sempre foi MESTRE e nao manter compatibilidade.

c) em tudo... comparar .Net com java eh ridiculo... veja ASP.NEt por exemplo... onde esta a padronizacao das tags ? da onde veio aquele asp: ? em java vc tem tudo explicadinho... tudo via um descritor de tags (TLD) ... nao existe "codigo alienigena"

d) claro , com uma empresa que enfia tudo por goela abaixo... soh falta vc me dizer que o IE tmb ganhou do netscape prq ele "eh melhor" ou que o MSN esta na frente prq "os usuarios achao ele melhor" , para neh meo ? a palavra MONOPOLIO te faz alguma referencia ?

e) ok, papai noel existe.

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de Pow
Adoção: d) adoção crescendo.
Só vejo empresa adotando .NET quando ela já usava VB, e em poucos casos. Já que é pra mudar, a maioria vai pra Java mesmo, já que existe boa garantia de rodar no futuro, ao contrário do .NET e de toda a filosofia da MS (mude de vb x pra vb x+1, esse é o definitivo, porém incompatível).
Comentário de alessandro binhara
problemas com 1.1 e 2: eu nao tenho tido os problemas para rodar aplicativos de ambas as versoes.. isso é novidade para mim ..

Mais alguem tem tido problemas?
Comentário de alessandro binhara
Ilusão sua: Não conheco nenhum usuário de plataforma MS que esta indo para java. .
(talvez o governo com a politica de software livre) mas em empresas já usuário de software MS .. estao todos indo para .NET com C# ou VB.NET..

Acho dificil conseguir colocar um programador VB programando Java ..


Comentário de dyego
concordo.: "Acho dificil conseguir colocar um programador VB programando Java .."

Concordo.

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de sri_canesh
Dyego, : Dyego,

É fácil falar sem apresentar fatos.

O que você chama de "código bolonhesa"? Cite exemplos.
Quanto ao Delphi (VCL), concordo. A Borland é eximia em adicionar tranqueiras, e repete o erro nas suas versões .Net

Todos meus assemblys feitos em 1.1 estão rodando na versão 2.0. Drive de impressora é uma coisa muito específica, que envolve acesso a hardware.

Engraçado que depois que apareceu o ASP.NET a turma do Java começou a se interessar por JSF pois provavelmente viram que aquele modelo MVC só adicionava complexidade ao invés de facilidade.

Só engole o .Net quem quiser. Ao contrário de um browser, nenhum programador é obrigado a adotá-lo. Mas interessante que mesmo assim as pessoas estão "naturalmente" adotando-o, pois vêem que tem ganhos de produtividade com ele.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de dyego
Bem...: 1) Nao eh driver , eh o SOFTWARE da multi funcional... O "POGRAMINHA de scania" eh um exemplo...

2) vc bebeu ? JSF eh totalmente baseado no modelo MVC... tem controlador exatamente igual ao struts , tem parte de beans para fazer a logica e persitencia, jah os componentes fazem a parte de visualizacao... ele separa exatamente igual... vc acha que "Fazer certo eh linkar um Query direto num Grid e mostrar o resultado de uma query sql ? a o acoplamento ? aonde fica ? softwares grandes simplemente ficao horriveis de dar manutencao mas o que eu posso admitir eh que realmente JSF copiou MUITO do ASP.NET a diferenca que eles costumao fazer padroes inteligiveis ao programador (TLD , JSTL) e nao pressupor que o programador eh uma ameba que nao precisa entender o que acontece debaixo dos panos...

3) Soh quem quiser ? vc por acaso viu o q a MS tah fazendo ? ela NAO FAZ MAIS NADA que nao tenha o .NET(Avalon e Indigo te faz algum sentido ?) , como ela fez com o FrontPage na epoca do IE , como ela fez com CSS na epoca do Mozilla , presta atencao... botar algo entrulhado num Sistema operacional e dizer que "a internet eh assim" nao dando opcoes para o mercado eh "engolir se quiser" , presta atencao... QUALQUER COISA eh mais produtiva que o VB , Delphi 1.0 faz MUITO MAIS que o VB 6 , A borland eh especialista em cagar em tudo que ela poem a mão , mas o delphi até a sua versao 7 é espetacular.

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de sri_canesh
Nunca tinho visto nada de JST:

Nunca tinho visto nada de JSTL..procurei algum exemplo no Google:





<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jstl/core" prefix="c" %>

<html>

<head>

<title>If with Body</title>

</head>



<body>

<c:if test="${pageContext.request.method=='POST'}">

<c:if test="${param.guess=='Java'}">You guessed it!

<br />



<br />



<br />

</c:if>



<c:if test="${param.guess!='Java'}">You are wrong

<br />



<br />



<br />

</c:if>

</c:if>





Sinceramente não vejo muita diferença em relação ao que faço em .Net



<%@ Control Inherits="modulos.Conteudo" %>

<h1 id="oconteudo"><% = NomeSecaoPai %></h1>

<div class="artigo">

<h2><% = Conteudo.Titulo %></h2>

<p>

<p align=right><i><% = Conteudo.Autoria %></i></p>

<p><% = Conteudo.Texto %>

</div>



Então, por esse exemplo, podemos ver que o código java é tão para amebas quanto o código .net!


Cássio R. Eskelsen

Comentário de dyego
Claro: Calro q vc nao ve difrenca , ASP.NEt copiou isso do JSP , algo copiado tem q ser igual mesmo...


A difrenca eh que em JAVA existe um descritor que declara o funcionamento da lib (@ taglib uri="http://java.sun.com/jstl/core" prefix="c") que vc tah usando... de forma clara , vc nao pode enfiar simplesmente um "asp:" sem que ele tenha sido teclarado num descritor... isto torna facil o entendimento da onde comeca algo e aonde termina, eh BASICO para vc "construir" componentes baseados e outros sem ter que "Adivinhar" o codigo e o comportamento do mesmo.

A minha briga com .net eh falta de "informacao" de como as coisas estao funcionando... eh tudo MUITO encoberto, vc acaba criando programadores amebas que soh sabem "arrastar componentes" , fazem um sistema "Bomba" e deixao pra empresa arcar com as consequencias, assim como a Borland adora fazer, e como vc disse , esta repetindo no VCL.Net , particularmente acredito que soh gente louca investe em Delphi hj em dia... se for pra escolher .Net , usa C# mesmo, jah que tah no inferno , abraca o capeta.

O modelo MVC garante a independencia da parte de visualizacao , para com a regra de negocio , até BEM POUCO TEMPO ATRAZ quem programava em VB nao tinha IDEIA do q eh isso , fazia tudo num CLIENTEZAO GORDAO e saia distribuindo VXD e DLL, .Net tenta enfiar isso na cabeca agora... algo que para um programador java eh claro a pelo menos 8 anos.


----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de sri_canesh
Diego, : Diego,

Você é muito confuso...primeiro fala que o .net coloca código alienígena. Quando mostro que ele faz a mesma coisa que o java, você muda o assunto.
Confesso que também não gosto das coisas muito encobertas, por isso faço muita coisa na mão no .Net que poderia ser "automatizada" pelo framework. Mas a decisão é minha, e não da linguagem. Nesse ponto, o .Net é mais democrático que o Java ;)


Cássio R. Eskelsen

Comentário de dyego
Confuso eu ? talvez:D:
Meu querido... vc realmente nao esta entendendo a funcao e o funcionamento de um TAGLIB , ae vai ficar dificil , serio... dah uma pesquisadinha na net e entenda o funcionamento , vc vai etnender o que quero dizer com aquele "asp:" vir DO NADA ( codigo alienigena )

Democratico ? o dia que a MS for mais democratica que a JCP (www.jcp.org ) vc me avisa , que eu pego meu foguete e vou para o seu mundo , beleza ?


----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de ricardomoc
Será: Será que é porque, para um programador VB programar em java ele tem que pensar? Será? Seráááááááá?

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de alessandro binhara
Não briguem: Oi Diego ..

De uma olhada no JSenna ... se gosta tanto de java e MVC
www.jsenna.org

Nos portamos o JSenna todo para Mono .. hehe
agora vc escreve no mvc em java ou C# ou VB.NET e roda em qualquer plataforma java, mono ou .NET

divirta-se ..
Java hoje é mais uma linguagem na plataforma mono.
Comentário de alessandro binhara
Democracia: Cara ..
Democracia não é sinomimo de eficiencia nem de qualidade tecnica.
O JCP so server para burocratizar a evolocao do Java e principalmente para garantir o controle do java na mao de poucos como IBM , SUN e outros..

Nunca um código genial ou um código que vai resolver problemas vai entrar no java sem passar pela buracracia do JCP .. ou seja .. o java é lento para evoluir.,..

iso é uma das grande vantagens do mono.. alem de implementar o padrao da MS.. tem ideias proprias e inovadoras sendo incorporadas a todo tempos.. muito parecido com o PHP .. mas garantido a compatibilidades..

pense nisso..

Comentário de dyego
hann ?: E qual eh o assembly da "asp" ?

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de dyego
Sim o negocio eh pegar uma es: Sim o negocio eh pegar uma especificao e sair metendo o dedo como quiser( especificacao 1.1 pro 2.0 eh um exemplo , AGUA PRO VINHO) ... assim milhares de reais investidos em uma determinada "variante" sao simplemente jogados for ou vc tem aquele RETRABALHO BASICO de sair mudando codigo prq um loco acordou e teve uma ideia que PRA ELE pareceu boa.

A JCP garante que o java nao tenha uma reviravolta de um dia para outro e garente tmb Independencia de Fornecedor. sendo que sao ESPECIFICACOES e nao implementacoes...


IBM e Sun ? por acaso viu q MS , JBoss , Aapche , Macromedia , HP , e outros dezenas de membros tmb tem voto ?

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de Pow
Difícil: Pra colocar programadores VB programando em .NET também não é fácil. Tanto que como programadores Java, trabalhei um ano numa empresa com .NET, pq eles não achavam mão-de-obra do povo de VB pra mexer com .NET. Aliás, todos os 7 programadores eram de Java.
Comentário de dyego
JSenna: Nao vou opinar sobre o JSenna , nao acho ele uma ferramenta usavel em projetos grandes.

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de alessandro binhara
Será: Na realidade é um estagio de evolucao de programacao..
o cara começa aprender a programar em VB.. ai comeca a enteder objetos e vai querer evoluir..

Vai procurar uma nova liguagem.. ou ele vai para vb.net
ou para C# ..
Entao caso o programar VB evoluir e comecar a pensar vai para C# ..
agora caso ele seja ofuscado e hipinotizado pela SUN como a maioria dos programadores Java ... ai ele vai programar java..

E se um dia ele conseguir sair do transe ele facilmente vai programar C# com Mono.





Comentário de dyego
interessante...: Se a Sun hipnotisa com o java , a MS faz o que com .NET ? ( alem de enfiar com goela abaixo)
----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de alessandro binhara
Dificil: humm..

Todos os programadores JAva agora estao programando para .NEt nessa empresa... e estao programando VB.NET !!!

Nossa isso que é castigo divino..
Esse pessoal deve ter jogado pedra na cruz.. ou usado o java proprietario da SUN muito tempo..

Comentário de Everaldo Canuto
System.Web.Controls : System.Web.Controls

Comentário de dyego
O source dele... aonde fica ?: O source dele... aonde fica ?

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de Everaldo Canuto
Bem... promeiro você tem bai: Bem... primeiro você tem baixar os fontes aqui:

http://www.mono-project.com/Downloads

Em sources tem um mono-1.1.10.tar.gz

Descompacta e entra em:

mono-1.1.10/mcs/class/System.Web/System.Web.UI

Espero ter ajudado...

Abraços,
Everaldo.
Comentário de dyego
heheh: .NET MS , jah que eh TAO aberto , no windows nada ? vc quer me dizer que tenho que ficar "soh na surdina" usando o .NET da MS ( sim aquele q tem o Delphi# , o Cobol# , etc.., etc... ) ?



----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de marcosalex
Java x .NET: Acho o .NET muito mais fraco para Enterprise. O J2EE ainda é imbatível. Para mobile então, nem se compara. O .NET já tem live data?

Quanto à MS enfiar goela abaixo o .NET no Avalon e Indigo, o motivo é que essas tecnologias estão sendo feitas em .NET. A intenção da MS é portar o Windows inteiro para .NET e fazer o framework rodar sob o hardware nativamente. Hoje o Framework roda sobre o SO e agora as coisas vão se inverter. Com isso as aplicações .NET serão mais rápidas e as aplições que antes eram nativas que serão mais pesadas. Assim, quem não tiver portado suas aplicações pra .NET vai sair perdendo, da mesma forma que foi a transição DOS pra Win32.

Sobre o Mono, ele ainda está bem pior que o Wine. Uma coisa ou outra consegue rodar bem nele, dá pra fazer alguns softwares, mas está muito longe de substituir o .NET nativo. O dia que ele conseguir rodar o VS ou o Delphi.NET dá pra ser levado mais a sério as previsões do Miguel de Icaza.

A propósito, sobre o Delphi encher de componentes pra pessoa não precisar pensar, a intenção é justamente essa. Não precisa ser nenhum gênio pra fazer um programa simples e é isso que as empresas procuram hoje. Tanto que o Java só ganhou mercado na hora que suas IDEs se tornaram realmente produtivas. Nenhum diretor vai querer esperar 2 horas pra ver um relatório que somente um técnico consiga elaborar.

Haskell developer
Comentário de Everaldo Canuto
Como assim na surdina, você: Como assim na surdina, você não tem que usar o .NET, eu estava falando de Mono, o endereço e as informações que passei são todas sobre Mono, o tópico é entrevista com o Icaza sobre Mono. Me desculpe, mas porque tem que usar o .NET?

Na página de "downloads" há também o instalador de Mono para Windows se é a isso que você estava se referindo, você pode também (caso queira) instalar a partir dos fontes.

Comentário de nemesis
rapaz!: ainda bem que não entrei nesse debate do roto vs esfarrapado... :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dyego
Comercialmente , quem usa Mon: Comercialmente , quem usa Mono no Brasil ? COMERCIALMENTE... sem enrrolacao ? o dia que eu pegar um assembly gerado pelo delphi e sair rodando no mono ae sim teremos algo para comparar... de resto , as comparacoes devem ser feitas ao .Net da MS
----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de sri_canesh
Dyego, : Dyego,

Crie uma nova thread quando for mudar de assunto

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Gilzamir F. Gomes
Mono e Wine? Você tá louco!!!!!: Cara, em primeiro lugar: wine não é baseado em um padrão aberto. Mono é! Acho melhor as pessoas que estão discutindo estudar mais um pouco as tecnologia em discussão para que isso não vire uma Irlanda do Norte. Vocês não aprendem mesmo não é? Jáva é uma boa tecnologia e há bons frameworks para Java já comprovados. .NET nasceu da idéia de construção de uma plataforma independente de linguagem. Ou seja, algo feito em C# pode ser reutilizado em Java. É uma boa idéia. Cara nós estamos discutindo tecnologia. Mas desde o dia em que transformaram tecnologia em religião, as pessoas vivem se ofendendo...
Eu estudo JAVA, .NET, Windows, Mono, Linux, Unix, Open Solaris, Ruby, Pyton, Prolog e as receitas de bolo da vovozinha. Bom, procurem macaco pra catar piolho e rezem no altar Java, .NET, Mono, Windows. O que vocês quiserem...
Comentário de dyego
O assunto eh plataforma .net: O assunto eh plataforma .net , e nao o mono. que por sinal o assunto mesmo era a novell , mas como vc desvirtuou lah no comeco... ae caiu nisso :)
----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de dyego
Relax...:
Quando ele se referiu ao wine , quis fazer uma comparacao "O quanto compativel esta"

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de Everaldo Canuto
Eu acredito que o Binhara dev: Eu acredito que o Binhara deve ter um número maior de aplicações para te dizer. Acho que na página do Mono Brasil tem um video mostrando um aplicação Delphi 2005 rodando num Ubuntu com o Mono. Quanto a uso comercial, bem, no começo do ano eu estive com o pessoal da Petrobrás e fizemos um trabalho de rodar uma aplicação deles em ASPNET no Suse, então acho que a Petrobrás é um bom exemplo comercial.

Posso estar enganado, o Binhara talvez possa me corrigir mas o exército está usando também. O Cássio que escreveu logo acima tem uma empresa de informática e desenvolve em Mono (não é isso Cássio?). Ah... tem eu também que vivo única e exclusivamente de Mono :)

Bem... acho que ainda assim você vai procurar um outra coisa e falar já que todos os seus pontos foram quebrados aqui, isso porque você está prédisposto a achar argumentos contra, então ficamos assim, no Simios.org tem um fórum (o Mono Brasil tem uma mail list), se tiver alguma dúvida mais, posta algo lá.

Abraços.
Comentário de sri_canesh
Você quem desvirtuou metendo: Você quem desvirtuou metendo o pau no VS e na versao 2.0

Se não me engano, o Miguel (da entrevista) está mais relacionado com o Mono e não .Net.

Agora o seguinte, não vou mais perder tempo aqui contigo...percebo que você tem alguma frustração com o .Net e nada vai fazer você mudar de idéia..só vou perder meu tempo ;)

Sem ressentimentos, até outro assunto

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de dyego
Petrobras ? eu tive uma pales: Petrobras ? eu tive uma palestra na faculdade sobre os caras e eles foram enfaticos em dizer que "nao usao software livre" , muito mau contado isso hein...

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de alessandro binhara
Palestra de Delphi em mono HOJe: Hoje estamos fazendo uma palestras sobre mono na conferencia da Borland em SP !!!
veja no site do monobrasil : http://monobrasil.softwarelivre.org

10/11/2005 - Mono Brasil no Borland Conference em São Paulo

* Projeto Mono Brasil estará apresentando na Conferencia da Borland a palestra Delphi 2005 no Linux e MACOSX: é Possível!! . O temário estará de grandes produtores de software da indústria e o Mono Brasil não poderia deixar de comparecer ao evento. Maiores informações no site do evento Clique Aqui!!


Comentário de dyego
Meu querido, eu fiz um coment: Meu querido, eu fiz um comentario na parte da Instalcao do VS 2005 e nao sobre o VS 2005 , achei um absurdo escrevem aquilo e anunciarem como "vantajoso" ,

Esta eh ? prq o cara que esta intrevistando nao para de fazer comparacoes ao .NET ?

Sim, a mesma frustracao que vc tem pelo java :)

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de nemesis
enfim!: "Nenhum diretor vai querer esperar 2 horas pra ver um relatório que somente um técnico consiga elaborar."

Finalmente, agora que IDEs são tão produtivas que qualquer chimpanzé consegue emitir relatórios para diretores e antes que I.A. chegue e elimine por completo a necessidade de incompetentes humanos tentando programar de forma lógica, acho que é hora de arrumar outra atividade.

Estou pensando em algum trabalho realmente criativo e excitante. Talvez conserto de sapatos ou operador de xerox ( ops, I.A. ainda no pé )...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dyego
hummmm: O Delphi 2005 roda sobre o mono ? ou algumas aplicações rodao ? o VCL.Net jah roda no mono ?


----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de alessandro binhara
Sim.. Mono no Exercito: Sim ..

Estamos com um grande projeto das forcas armadas.. e estamos usando várias tecnologias.. são 12 equipes trabalhando no projeto com um orcamento de 12milhoes de reais.

Todo o nucleo do sistema esta sendo escrito em C# com mono ..
estamos usando vários frameworks alguns escritos em java e foram todos
convertidos para rodar em mono ..

pq Mono ??
Pq a vm do mono é Livre e dominamos a tecnologias..
PQ nao java? pq nao existe nenhuma vm java livre que esteja em condicoes de entrar em produção..

Mais uma como mono é possivel integrar todas as tecnologias..
de todas as equipes.. independete da lingugem escolhida..

Esta no projeto ainda o desenvolvimento de uma plataforma GIS em mono..
SE vc olhar na pagina do monobrasil vai encontrar um icone da empresa MasterMaq que patrocina o Mono Brasil.. eles estar portando todas as solucoes deles para mono .. eles tem 25.000 clientes no brasil..

Existe ja vários aplicativos comerciais sendo vendidas com mono ..
ex: Gmovil http://www.aspl.es/gmovil/us/

Estou aqui em CTBA ja temos várias empresas parceiras colocando
solucoes comerciais com mono ..

Comentário de nemesis
eles não usam: realmente, eles não usam.

a não ser que algo tenha mudado em cerca de 1 ano...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Everaldo Canuto
Ah... tem um explicação do: Ah... tem um explicação do porque da falta de compatibilidade, então vou fazer assim. Essa semana e a próxima estarei ocupado, quando eu voltar de viagem prometo escrever um artigo bem longo explicando sobre o estado atual do Mono, a compatibilidade e outras coisas que podem ser interessantes para quem ainda não conhece bem a plataforma. Talvez eu divida o artigo em duas ou três partes e fale de C# tambem (algo bem controversso). Eu dou um toque no Augusto e se ele publicar o link aqui aí voltamos para essa deliciosa e interminável discussão :)

Abraços
Comentário de dyego
Note que nao existe merito te: Note que nao existe merito tecnico na escolha do mono... apenas nao java prq nao tem uma "vm livre", e tem outra... essa estoria de Varias linguagens ? até onde o mono esta pronto ? C# eu sei q tah 100% e Vb.NET ? e Delphi# ? como vc poed anunciar como vantagem algo que ainda esta em "alpha" como o VB.net no mono...

O projeto da Apache vai trazer a VM estavel que vc anuncia... assim como fez com o Geronimo.
----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de dyego
Perfeito... tah faltando isso: Perfeito... tah faltando isso... seria de extrema utilidade para exclarecer certos pontos.

----
Dyego Souza Dantas Leal

Comentário de Icozinha
Ô discursinho besta e batido: Ô discursinho besta e batido esse seu hein? Não tem nada mais sólido que esse papo transcendental de hipnose ou almas de outro mundo que a Sun invoca para dominar o povo? Típica coisa de xiitinha do C#/Mono que não tem mais nada a dizer.
E nem sabe escrever direito: "enteder", "liguagem", "o programar VB", "hipinotizado". Volta para a escola, mané!
Comentário de Icozinha
Pior, o que o icaza faz com e: Pior, o que o icaza faz com esses lemmings seguidores cegos que pulam de um barranco se ele falar que é legal?
Comentário de Ralph
A unica conclusão a que se chega: Continua o assassinato da lingua Portuguesa.
Comentário de Riicardo Carlini Sperandio
Ilusão sua de achar isso!: a pequenissima Caixa Econimica Federal (maior cliente MS da america latina) e a maior rede privada NT do mundo esta migrando suas aplicacoes para Java.
O Banco do Brasil esta indo pelo mesmo caminho.

Mas minha opiniao pessoal, tanto java quanto .NET jao coisas de frutinha, pra mim codigo bom tem que ser em C/C++. E tenho dito!
Comentário de nemesis
espelho, espelho meu...: Mas minha opiniao pessoal, tanto C quanto C++ jao coisas de frutinha, pra mim codigo bom tem que ser em hexadecimal/assembly. E tenho dito!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Riicardo Carlini Sperandio
Alguém conciente...: Vamos aos fatos:
O.NET esta crescendo, isso é verdade, mas será que ele esta crescendo em virtude de suas qualidades ou de uma certa imposição de mercado?
Podemos refletir um pouco sobre o passado tecnológico e observar que nem sempre as melhores alternativas são as que sobrevivem.
Como exemplos que tenho agora:
* Betamax x VHS;
* intel 8088 X motorola 6800 (o que seria do mundo se a IBM tivesse escolhido o processador da motorola...)
* MS Excel x Lotus 123
* Novell Netware X Windows NT4
* Internet Explorer x Netscape (Mozilla)
* MSN X ICQ, Jabber, etc...

Ou seja, quem garante que o que esta acontecendo entre o java e o .NET não seja algo similar?

A comparação com o Wine foi interessante, mas acredito que a melhor opção seria com o SAMBA. Pois nesse caso a Microsoft, após se sentir ameaçada, se viu obrigada a incluir algumas modificações não documentadas no protocolo... Por que ela não faria o mesmo com o .NET? - Vocês realmente acham que o MSDN tem todas as informações sobre as funções das APIs da Microsoft? Então participem do desenvolvimento do Wine (eu ja fiz isso) e tenha essa desilusão.

Não consigo entender o porque dessa briguinha entre .NET e java? Quanto a ter que pensar para usar java, isso é pura ilusão?
Quem usa java sabe o que é ponteiro? a manipulação de threads e feita pelo programador ou fica encapsulada?
Se é para o programador saber o que realmente esta fazendo, então deveriamos programar em C ou C++, e se for o caso em assembly (ainda bem que eu trabalho com a tres, e mesmo sem usar java não estou desempregado)

Comentário de Rodrigo Pinheiro Matias
Ninguem comentou sobre o GCJ: Ai galera, eu amo programar e fiquei chateado quando dividaram da capacidade de um programador de VB em se sair fora do ambiante MS, eu digo que isto é controverso pq eu mesmo comecei em VB, passei para C depois veio o C++ e o PHP4, apos tudo isso veio o Java e o PHP5. Mas para falar a verdade bom mesmo é programar em C.
Comentário de Patola
Não seja substituído por programas: Estou pensando em algum trabalho realmente criativo e excitante. Talvez conserto de sapatos ou operador de xerox ( ops, I.A. ainda no pé )...

Seja programador de softwares de IA, acho que esse é um campo suficientemente seguro pra não ser substituído por computadores... ;)

Ou não?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
fatos: "Podemos refletir um pouco sobre o passado tecnológico e observar que nem sempre as melhores alternativas são as que sobrevivem."

Tem completa razão! Veja como java e .NET monopolizam as atenções enquanto tanta coisa realmente boa e de mais alto nível fica meio que obscurecida, nas sombras: Python, Ruby, Haskell, OCaml, Scheme...

Tá, alguém irá dizer que na realidade java e .net são plataformas, onde programas escritas em várias linguagens podem rodar. Balela! No fim das contas, é só java(linguagem) x C#/VB.NET mesmo...

"Quem usa java sabe o que é ponteiro? a manipulação de threads e feita pelo programador ou fica encapsulada?"

Essa conversa contra abstrações de mais alto nível não leva a lugar algum. Se o cara tem uma base de conhecimentos sólida, ele programa bem em qualquer linguagem. Não é por não estar acessando a memória diretamente através de algebra de ponteiros que ele não saiba como funciona.

O objetivo da Informática é automatizar tarefas maçantes com melhores abstrações.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Delphi no Mono: Tenho uma série de aplicações feitas em Delphi + IBX + Quick e quero muito tê-las compiladas em Mono. O Windows.Forms está quase pronto, que é o necessário para compilar os controles VCL.Net. O QuickReport (porco, mas funcional) vai lançar uma versão pra VCL.Net no começo de dezembro.

Tenho clientes anciosos pra rodar as minhas app em desktop linux. Eu tb estou ancioso...
Comentário de nemesis
impossível!: Softwares de A.I. vão se autoprogramar e tornar a todos nós obsoletos. E por nós não quero dizer apenas programadores e analistas de sistema ( é, vcs tmb ;), mas toda a raça humana... Matrix, here we go! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Cleyton
Absurdo!: "Tem completa razão! Veja como java e .NET monopolizam as atenções enquanto tanta coisa realmente boa e de mais alto nível fica meio que obscurecida, nas sombras: Python, Ruby, Haskell, OCaml, Scheme..."

Absurda essa sua afirmação. Comparar Java e .NET com Python, Ruby, Haskel, etc... é como comparar carreta com automovel de passeio.

Java e .NET tem a sua devida atenção por representarem uma revolução tecnológica. Python, Ruby, Haskell, etc... são ótimas linguagens mas não vão revolucionar a TI. Nem de longe vão ter o mesmo impacto.
Comentário de Icozinha
Absurdo é você esquecer que: Absurdo é você esquecer que Java foi e é, antes do j2ee e ainda hoje, uma linguagem do mesmo jeito que qualquer outra citada ali.

Se você pensar em coisas do tipo do ruby on rails (que muita gente já considera uma revolução, pipocas), já dá para ter idéia de coisas digamos, maiores, mas bem mais feitas que alguns remendões que tem por aí. Isso só para citar o mais em evidência hoje em dia.
Comentário de nemesis
realmente absurdo!: "Comparar Java e .NET com Python, Ruby, Haskel, etc... é como comparar carreta com automovel de passeio."

Concordo plenamente. :)

"Java e .NET tem a sua devida atenção por representarem uma revolução tecnológica."

Pode me dizer qual, exatamente? Garbage collection e alocação automática de memória? Presentes em LISP desde a década de 60. Orientação-a-Objetos? Presente em Simula desde os 1960s e popularizado posteriormente por Smalltalk e C++. Seriam máquinas virtuais? Bem, elas também surgiram com LISP e Python, Perl, Ruby e companhia a empregam diariamente.

Bem, vou te dar o benefício da dúvida e dizer que compilação JIT é algo novo realmente e que essas ferramentas trouxeram a popularização de todas aquelas técnicas acima citadas para a grande massa de programadores.

Mas isso não representa uma revolução. É apenas uma evolução e absorção de técnicas consagradas atráves de sua imposição por pesos pesados na indústria. Marketing conta mais do que técnica aqui.

"Python, Ruby, Haskell, etc... são ótimas linguagens mas não vão revolucionar a TI. Nem de longe vão ter o mesmo impacto."

Elas terão impacto quando finalmente os projetistas de ferramentas da M$ e SUN deixarem de ter por modelo uma linguagem desenvolvida a 30 anos (C++) e se atentarem à técnicas e linguagens mais modernas, desenvolvidas ao longo das década de 1990 e 2000 (aquelas citadas acima). A indústria está sempre atrasada com relação ao que há de mais moderno, porque é difícil retreinar e doutrina a massa de programadores para modelos diferentes...

mas ainda chegamos lá...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Fonseca Alves
Eu trocaria: Eu trocaria tudo isto por Ajax,PHP e XUL.

Duvidam ?


_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de nemesis
eu trocaria: PHP por Python ou Ruby :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de chatu
Usem ruby on rails: usem ruby on rails.
Comentário de nemesis
_ansiedade_ não leva a lugar: _ansiedade_ não leva a lugar algum

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Uau!: Impressionante, útil e muito rápido!

Comentário de nemesis
e: se não me engano, criado por um brasileiro... :)

MAB é famoso e existe a anos. Gostaria que houvessem mais apps XUL como ele, mas infelizmente... o fato é: GUIs com XUL são fartamente mais verbosas que simples HTML e enquanto não houver algum Form Designer drag'n'drop para XUL, não acho que surgiram muitos...

como eu gostaria que Glade emitisse código XUL também...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de alessandro binhara
Justificativas técnicas para o uso do mono: Com relacao ao comentario do Diego
" Note que nao existe merito tecnico na escolha do mono.."

Infelizmente as demais questoes tecnicas para uso do mono nas forcas armadas nao posso postar neste forum. pois nao tenho permissao para falar detalhes do projeto.

Mas tenha a certeza que não foi a toa..

procure no google por "Projeto Rhodes"
vc vai encontrar este link
http://www.mc.gov.br/funttel/pauta_da_15ro_07122004.pdf

É a única referencia que posso dar do projeto..
Perceba que ele foi o Primeiro Projeto aprovado no FUNTEL..
É provavelmente o maior projeto do Governo Lula..

So para a sua informacao .. java (da SUN) esta descardo da lista tecnologias para projeto estratégicos do governo.. vc pode usar o GNUClasspath com gcj , kaffe e outras coisa...

MAs posso te garantir .. o mono esta dando um banho no Kaffe ..
e quando ao projeto de VM livre da apache ainda é so uma promessa.
Não tem 1 linha de código ainda.. o pessoal ainda esta discutindo oque fazer ... Estao tentando convencer o cara do Kaffe a adora a licenca do apache para usar como base para o Harmoni.. mas ainda esta em estudo..

Mono é um projeto real!!!




Comentário de Nando Florestan
Gostei do seu pôuste: Acabei gostando do seu pôuste, mas esse "Acho o .NET muito mais fraco para Enterprise" ficou entalado na minha garganta. Todo mundo sabe que o Dr. Spock não liga para as linguagens, e sim para a lógica...
Comentário de Nando Florestan
Olha quem fala: "Única" tem acento agudo no U.
"Língua" tem acento agudo no I.
"Portuguesa" não é nome próprio e portanto deveria estar em minúsculas.

Dito isto, concordo que a língua foi morta, depois cremada, depois enterrada, depois recortada, empalada, pisoteada e assaltada, os mamilos torcidos, uma "paulistinha" na coxa, e depois ainda lhe fizeram um "chewbaba" no queixo.

O mais triste é que o conteúdo da discussão foi do mesmo nível. Haja trolls...
Comentário de nandoflorestan
Dyego: Dye go, você que sempre gosta de ter a última palavra, poderia conhecer uma música chamada "Carnaval dos Animais", de Camille Saint-Saens.
Comentário de ProfessorP
Nossa, os macaquinhos tem seg: Nossa, os macaquinhos tem segredos agora que se contarem, tem que matar quem escutou. ;)
E você continua ainda escrevendo errado como uma besta quadrada mitológica. Você é representante/líder do projeto no país? Não dá para se levar a sério com esse nível de analfabetismo. Imagina a qualidade da documentação "adorada" (cof,cof).
Comentário de Everaldo Canuto
Chato, muito triste isso, nã: Chato, muito triste isso, não é a primeira vez que ouço isso, fico bem chateado mesmo.

Bem, mas só para esclarecer, o Binhara é líder do projeto Mono Brasil, esse projeto apesar do nome não tem vínculo com o "Projeto Mono", para evitar esse tipo de coisa é que ao criar uma comunidade de Mono nós usamos o nome Símios, para a coisa não ficar totalmente ligada ao Mono.

Existem mais pessoas trabalhando com Mono nesse país que não fazem parte do projeto Mono Brasil, a maioria escreve melhor que isso e mais uma vez digo, o Binhara é líder do Mono Brasil e não é um representante do Projeto Mono no Brasil nem de toda a comunidade Mono brasileira.
Comentário de monoman
O estilo leve do Python está disponível no Mono (e no .NET)..: ... através das linguagens Boo e IronPython.

Particularmente Boo é muito interessante, pois traz tipagem estática (com vantagens de velocidade e verificação em tempo de compilação) com um estilo 'leve' similar ao Python.

Alguém citou que o VB.NET no Mono, não está pronto, e é verdade, mas além do C# temos outras linguagens como Boo, Nemerle e IronPython, rodando perfeitamente em Mono (e em .NET). Também o Jscript.NET está avançando rapidamente para passar todos os testes Javascript que o pessoal do Mozilla usa para testar o interpretador embutido no Firefox, se tornando mais uma opção.

Para ser justo, existem diversas linguagens que compilam para rodar na VM Java (Jython e Groovy, me vem a lembrança), mas pelo pouco que conheço do lado Java as diversas linguagens .NET interoperam de forma mais simples (por méritos do projeto da VM/Infraestrutura), o que pode ser um facilitador interessante na composição/integração de soluções maiores onde é comum ter-se componentes desenvolvidos por múltiplas equipes e até mesmo empresas.

:)

Monoman
Comentário de alessandro binhara
Nossa, os macaquinhos tem seg: Bom.. Isso é um forum informal...

A Finep leu meus projetos todos.. e nunca reclamaram do meu portugues..
O dia que vc aprovar um projeto Finep .. e conseguir executa-lo quem sabe voce consiga entender o que eu escrevo.

Por mais que as pessoas reclamem do meu portugues.. meus projetos são aprovados.. e tenho sucesso neles.. So para o Projeto Mono Basic conseguim mais de 100.000 reias.. Pago salario de 5 pessoas para produzirem e desenvolverem software Livre.. mais de 10 institiçoes envolvidas so neste projeto.

E vc?? Quantos projeto de software livre vc esta financiando atualmente? Quantas pessoas trabalham para vc em projetos que vc conseguiu recursos financeiros.. sem padrinhos ou lobistas?

Eu ja tenho vários projeto no curriculo
- Caderno Digital (Ganho Premio Finep em 2002 para regiao sul)
- Estudio Livre
- Rhodes
- Mono Basic
e agora recentemente o projeto Caderno Brasil Musical..

Estou pouco ligando para o que vc acha do meu portugues uma lista informal.. Minha compentencia nao esta na escrita .. esta em fazer projetos acontecerem ..

Diferente de pessoas como vc que tem um portugues impecável para realmente conseguir chamar atenção de pessoas de um forum na internet e ficar criticando projeto como mono .. Pq vc nao para de escrever no forum e comeca a produzir algum código pelo mesmo ...






Comentário de alessandro binhara
Nossa, os macaquinhos tem seg: O mais interessante é que o ProfessoP nao se identifica.
Ou seja, não tem coragem de se apresentar com uma pessoa real.
Esta escondido atras de um apelido!!!!

Você devia se envergonhar ..
ora .. vc é um homem ou um Rato?

Comentário de Patola
Errou: Existem mais pessoas trabalhando com Mono nesse país que não fazem parte do projeto Mono Brasil, a maioria escreve melhor que isso e mais uma vez digo, o Binhara é líder do Mono Brasil e não é um representante do Projeto Mono no Brasil nem de toda a comunidade Mono brasileira.

Ao invés de alegar irrepresentatividade do Binhara, você faria melhor em apontar a grande falácia de apontar os erros de português ao invés do mérito técnico. No entanto, você caiu direitinho na armadilha e soou muito mal essa tentativa de "tirar o corpo fora" renegando um "companheiro de causa" (afinal, existe sim a defesa da plataforma Mono e, pelo menos nesse sentido, vocês estão juntos nisso).
Comentário de ProfessorP
O dia que vc aprovar um proje: O dia que vc aprovar um projeto Finep .. e conseguir executa-lo quem sabe voce consiga entender o que eu escrevo.

Os meus amigos da 5a. série do primeiro grau escreviam melhor que você e não precisávamos de um projeto no Finep para saber disso ou nos entendermos. :)

So para o Projeto Mono Basic conseguim mais de 100.000 reias

Conseguim? Reias? Ah, agora você está sendo "inguinorante" de propósito né.

Eu ja tenho vários projeto no curriculo

Meu Deus, na "próssima" "eleissão" se o "cumpanheiro" se candidatar é capaz que ganha. Já está falando igualzinho alguns aí, inclusive listando os projetos e tal ...

Estou pouco ligando para o que vc acha do meu portugues uma lista informal.. Minha compentencia nao esta na escrita .. esta em fazer projetos acontecerem ..

Nossa, está doendo ler isso. Você em uma posição de líder (cof,cof) teria que se dar ao respeito de se portar de maneira melhor mesmo que fosse no boteco, se estivesse exposto ás críticas do mesmo jeito que você está aqui, por que acaba levando a fama do projeto junto. De líder jeca e bom de papo o país já está cheio.

E quer dizer que apenas em lugares onde você pode pegar recursos (dimdim) que você veste terno e gravata e faz correções nesse palavreado? Um ponto a menos para o que você representa, interesseiro. :)

portugues impecável para realmente conseguir chamar atenção de pessoas de um forum na internet

Não, não, se eu quisesse impressionar tinha pego um dicionário. Eu falo assim mesmo. Inclusive escorrego na linguagem por vezes também. O que eu critico é seu total descaso com a sua postura e linguajar. Mesmo que aqui seja um fórum informal, pessoas que relaxam do jeito que você faz e não escrevem um pouquinho mais certo "automaticamente" ou pelo menos não ligam para isso deixam dúvidas como podem ser líderes de alguma coisa. Por que se o líder é assim, o resto ... brrrrrr. :)

ficar criticando projeto como mono

Nessa thread estou criticando é você queimando o filme do projeto com esse seu descaso.

Pq vc nao para de escrever no forum e comeca a produzir algum código pelo mesmo

Está vendo como é difícil te entender? Imagina nas conversas informais com os desenvolvedores que você paga, eles tem que fazer mágica! Se você disse "código pelo mesmo", ou seja, pelo projeto, não, obrigado não tenho interesse. Se você disse "código pelo menos", já estou escrevendo alguns aqui, mas sabe como é ... tem que ter um momento de relax entre uma chavinha e outra. :)
Comentário de ProfessorP
Chato, muito triste isso, nã: Chato, muito triste isso, não é a primeira vez que ouço isso, fico bem chateado mesmo.

E pelo que parece não adianta falar com ele não, não é. De certa forma eu falo isso mais como uma crítica construtiva (ácida, mas construtiva), mas ele acha que se comportando assim ele está fazendo uma coisa boa. Acha que todo mundo conhece antecipadamente (e respeita) o "currículão" dele e bota a cara do projeto na reta. Nesse caso, generalizando para o Mono todo.

Comentário de ProfessorP
Sou um homem que está pouco: Sou um homem que está pouco se lixando do que você acha de mim ou deixa de achar, se sou rato, paca, tatu, cotia ... relax. ;)

Procure ver as críticas de um modo bom: você precisa cuidar dessa sua "representatividade", como mencionou o nobre colega de thread acima, para não ficar queimando o filme do projeto. Imagino um banner seu aqui no br-linux, tipo "CD do Mono a déis real, baratim e asseita paçe de onibus". Fica feio, né. E olha, você ficou bravo e escreveu mais certo agora! Parabéns!
Comentário de alessandro binhara
Sou um homem que está pouco: O mesmo digo para vc..
So podia espera uma resposta assim de vc..

Quem sabe um dia vc podera dar alguma contribuicao para o software livre.. concerteza .. não foi hoje.
Comentário de Everaldo Canuto
Não é bem isso, não sou o: Não é bem isso, não sou o único que já falou para ele tomar cuidado com essas coisas, não adiantou.

1. Sim, estou sim alegando irrepresentatividade dele.
2. Não estou apontando os erros, apenas reconhecendo que é verdade o que estão falando, ele tem boa intenção mas deveria se preocupar com sua escrita.
3. Não caí em armadilha, estou tirando o corpo fora sim, ele não representa toda a comunidade Mono nacional e esse raciocínio leva a uma falsa idéia a respeito dos demais.
4. Você tem razão Patola, agora fiquei a pensar, ele realmente é um companheiro de causa, gostando ou não, concordando com ele ou não, ainda assim ele é um companheiro de causa e não há nada que eu possa fazer.


Comentário de Everaldo Canuto
Binhara, o pessoal está cert: Binhara, o pessoal está certo, pega mal, eu já te falei isso e torno a repetir que já houve casos em que eu estava falando de Mono o pessoal cita seu nome e começa a rir, isso é chato para todos nós porque se você tivesse criado um "Grupo brasileiro de usuários Mono" não tinha problema mas você nomeou a coisa como Mono Brasil e aí todos pensam que você é um representante de toda a classe.

Faz assim, escreve no AbiWord ou OpenOffice com a correção habilitada, depois cola onde tem que colar, isso não garante a gramática mas garante a ortografia, veja, eu não sou perfeito, também cometo muitos erros de português mas o pessoal me manda correções como aconteceu com a entrevista que passou por duas revisões e no caso da versão em inglês eu tive de corrigir muita coisa alguns minutos depois de publicar.
Comentário de Everaldo Canuto
Você hoje está demais :): Você hoje está demais :)
Comentário de Everaldo Canuto
Usem camisinhas... e coletes: Usem camisinhas... e coletes a prova de balas nas ruas das grandes cidades :)

Ps. eu ainda uso meu MSX como o MSX-BASIC :o)
Comentário de Hugo
hexa?: Editores hexadecimais são para os fracos, código bem escrito é o que é perfurado no cartão bit por bit. E tenho dito!
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de meteficha
Acredito que mesmo se a Micro: Acredito que mesmo se a Microsoft alterasse as especificações ou fizesse qualquer outra coisa para tentar acabar com a portabilidade de aplicações entre Mono e .NET, ainda assim o Mono teria um grande mérito por trazer uma VM de excelente qualidade para o mundo livre. Vide o número de aplicações Linux-only feitas em Mono, como o F-Spot, o Muine e tantos outros.

Quanto à briga entre Java e .NET, cada um tem seu critério de escolha. Ambas são linguagens e plataformas boas, cada uma com suas características, e cabe ao gerente do projeto decidir qual traz mais vantagens para o que será desenvolvido.

Na minha opinião, o maior diferencial do .NET não vem da Microsoft, pois que ele é o Mono. Como já foi dito aqui várias vezes, uma JVM livre de decente qualidade não existe. Isso sem contar que é pesado rodar aplicações Java num desktop (eu digo isso por uma análise de usuário, não técnica: quando abro o Azureus aqui fica quase impossível fazer qualquer coisa que exija um pouco mais de memória, e ele era pra ser um programa leve que rodasse em segundo plano sem perturbar/atrapalhar o usuário), enquanto que com o Mono eu tenho aplicações que rodam da hora que entro no meu GNOME até a hora em que desligo o computador sem acabar com os recursos do micro. Mas essa é apenas minha opinião.
Comentário de marcosalex
O Delphi não vem mais com o: O Delphi não vem mais com o QuickReport. Agora a ferramenta é o Rave Report da Nevrona. Muito melhor. Fora o Cristal Report que agora vem incluso pra facilitar a vida de quem usava VB.

Na boa, o Mono nada mais é do que um .NET limitado, faltando ainda muitas funções.

Haskell developer
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Pois é: Na verdade estou começando a estudar ajax para poder então começar a fazer algo em XUL.
Para mim com este novo "afair" pelo ajax o XUL pode ganhar um novo impulso.
E para quem não sabe parece que a fundação mozilla vai começar a disponibilizar um runtime Gecko para exatamente rodar este tipo de aplicação.

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de marcosalex
Bom, indepentende de acharmos: Bom, indepentende de acharmos ou não, isso é um fato e não fui eu que criei. As empresas querem saber o que dá dinheiro e um chipanzé programando ganha menos que um bom profissional. Se ele conseguir atender a necessidade da empresa, pra que gastar mais?
Os desenvolvedores ficam destinados a projetos complexos e criativos, trabalhando mais para criação, o que não é toda a empresa que precisa.

Conheço e trabalho atualmente com .NET na minha empresa atual, mas já trabalhei muitos anos com Java. Como disse antes, o Mono não tem ainda todas as funções do .NET e apesar de estar melhorando, sempre vai andar atrás. Daí vem o argumento que não existe mérito técnico de escolher Mono, mas sim ideológico.

Haskell developer
Comentário de marcosalex
Desculpe, não entendi. : Desculpe, não entendi.

Haskell developer
Comentário de alsimoes
"1) Nao eh driver , eh o SOFT: "1) Nao eh driver , eh o SOFTWARE da multi funcional... O "POGRAMINHA de scania" eh um exemplo..."

Uma das características mais comentadas nos livros que tratam de tecnologia .Net é o fato de se poder instalar em uma máquina as versões 1.0, 1.1 e 2.0, cada versão instalada não prejudica a outra e quando um software precisar de uma versão específica ele vai direto na versão que ele quer, ou seja, nada te impede de ter as duas instaladas, usar a 1.1 apenas para suprir a dependência do seu programa da multifuncional e usar a 2.0 para trabalhar.

Isso faz parte da arquitetura da plataforma e foi definido assim pensando-se no reaproveitamento de software legado, uma das maiores dores de cabeça do mundo windows.


Mostre a sua cara!
Get Mono!
Eu quero World of Warcraft!
Comentário de sri_canesh
Faz tempo que o Mono deixou d: Faz tempo que o Mono deixou de ser apenas uma "sombra" do .Net e passou a ser um excelente ambiente de desenvolvimento para o Linux, com funções implementadas além da especificação .Net que roda apenas no Windows.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Icozinha
Pô, que viadagem. :): Pô, que viadagem. :)
Comentário de Everaldo Canuto
Dr. Spock do seriado "Jornada: Dr. Spock do seriado "Jornada nas Estrelas", eles viajavam pelo espaço na nave "Enterprise" e o Dr. Spock era de uma raça alianígena cujas pessoas eram totalmente lógicas... ou algo assim.
Comentário de Nico Santos Pereira
Projeto real: ... concordo: É um projeto, mas ainda é um só projeto. Quase um ensaio acadêmico. Certamente vai alcançar o ponto de ser usado comercialmente com segurança e maturidade, mas certamente também um dia a terra vai deixar de existir.

Teve um ponto em um post onde você citou "como o PHP". Acho que a comparação não te acrescenta nada, o php até a versão 4 era uma bagunça que faz a festa dos xunxeiros de plantão mas que não tinha nenhum rigor técnico: a combinação entre uma linguagem fajuta que agradava a script kiddies ( sem desgradar a perl kiddies e a C old birdies) e wrappers para bibliotecas para fazer tudo que se possa imaginar, e fingia ser orientada a objeto a ponto de agradar quem leu "aprenda a programar em c++ em 24 horas". Na versão 5 apesar de um ou outro problema de estabilidade a linguagem foi melhorada a ponto de enganar quem leu "aprenda a programar em java em 1 semana", mas continua uma plataforma para xunxeiros, sem interfaces bem definidas, embora naturalmente isto esteja sujeito a evolução.

Se você quer contribuir para transformar o mono em uma plataforma para xunxeiros, bem, aí eu não sei. Há xunxeiros tentando usar java e se dando bem, há xunxeiros felizes usando mono. Mas há gente que trabalha sério 40 ou mais horas por semana, em cima de projetos que tem prazos de início e fim definidos, e responsabilidade técnica sobre o que ocorrer daí em diante.

Se eu usaria java? Possivelmente, conforme o projeto. Se eu recomenderia treinar uma equipe para usar java? Certamente. Se isto sairia barato? Certamente que não.

Se eu usaria mono? Depende. Oferece todas as funcionalidades que meu projeto precisa, hoje, devidamente testadas e documentadas? Talvez não. Se eu recomendaria treinar uma equipe para usar mono? Assumindo que a condição anterior fosse verdadeira, ainda assim talvez não: Que nível de treinamento, fora pequenos simpósios open-source, estão oferecendo por aí? desconheço. Se este treinamento sairia barato? Talvez.

No caso de java, quem tem dinheiro para bancar projetos sérios geralmente paga um pouco a mais do que leva, mas leva o que quer.

No caso de mono, me parece que só quem não está disposto a pagar nada é capaz de levar o que paga, os demais, não importa quanto estejam dispostos a pagar, raramente levam o que querem.


Comentário de nemesis
sim, eu sei: "... através das linguagens Boo e IronPython."

E a plataforma java tem Jython, do mesmo criador de IronPython.

"Particularmente Boo é muito interessante, pois traz tipagem estática (com vantagens de velocidade e verificação em tempo de compilação)"

Exceto que, se fizerem benchmarks contra a implementação python oficial, escrita em C, tais vantagens teóricas vão continuar só no papel. Deixe-me lembrá-los que Python rodando em java ou .Net significa uma máquina virtual (python) rodando em cima de outra (java). Há um limite de bom gosto, e performance, para abstrações...

"as diversas linguagens .NET interoperam de forma mais simples (por méritos do projeto da VM/Infraestrutura)"

Não vou discutir. O sistema único de tipos usados, para os quais os tipos das linguagens host devem ser mapeados, é uma boa idéia.

"o que pode ser um facilitador interessante na composição/integração de soluções maiores onde é comum ter-se componentes desenvolvidos por múltiplas equipes e até mesmo empresas."

Infelizmente, esse marketing em cima de múltiplas linguagens é falso. Quando empresas selecionam uma tecnologia, elas impõem padrões para tudo, inclusive linguagens usadas. A liberdade de interoperação entre linguagens rodando no .Net na prática não vai ser usada. É difícil acreditar que uma empresa vai aceitar que um de seus programadores escreva um módulo em Python enquanto os outros usam C#.

E, de qualquer maneira, talvez linguagens estaticamente tipadas como Haskell, sendo compiladas para bytecodes .Net ou java façam bem mais sentido do que ter um interpretador python rodando em cima de java ou .net...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
português: Ok, eu sou um dos mais chatos com essa coisa de implicar com erros de Português. Mas é um mal comum entre o pessoal de Informática, a qual está mais ligada às áreas de Engenharia e Matemática do que às Ciências Humanas. Eu não desmereço argumentos técnicos por causa de mau português, mas gosto de implicar com o cara até pra ele aprender a grafia correta...

Em tempo: acho que sou mais como o Larry Wall, criador da linguagem Perl, que se autodefine um linguista. Gosto de aprender novas linguagens, de programação ou não... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
xunxeiros: hehe, que termo mais exdrúxulo! é um neologismo da hora? gostei...

"o php até a versão 4 era ... a combinação entre uma linguagem fajuta que agradava a script kiddies ( sem desgradar a perl kiddies e a C old birdies)"

Posso te garantir que desagradava a hackers perl e C, sim senhor. PHP nasceu de Perl, mas só continuou com sua sintaxe bizarra, sem no entanto a extrema flexibilidade e atalhos da linguagem ( que assustariam aos não-programadores, seu público-alvo ). E programadores C certamente riem da performance...

"e wrappers para bibliotecas para fazer tudo que se possa imaginar"

Facilidades de uso para não-programadores, que desconhecem os termos "modularização" ou "manutenção"...

"e fingia ser orientada a objeto"

Bem, a bem da verdade, você podia definir entidade de dados chamadas "classes", que podiam "herdar" "comportamentos" e "atributos" de uma "classe" pai. Também podiam "extender" tais "métodos" com funcionalidade extra, ainda tendo acesso à funcionalidade original... hmm, parece OO para mim... lembrando que controle de acesso -- tipo public/private -- em geral é encarado como parte de boa educação:
"Eu preferiria que você não entrasse em minha casa porque não foi convidado, não porque há grades nas janelas." -- Perl Camel Book.

A OO era a única coisa que salvava PHP do completo desastre que poderia ser. Era a única maneira de ter alguma modularização, com variáveis de escopo léxico restritas à instâncias de determinada classe. Não fossem por seus recursos OO, ainda que limitados, PHP seria um desastre muito maior do que é...

"No caso de mono, me parece que só quem não está disposto a pagar nada é capaz de levar o que paga, os demais, não importa quanto estejam dispostos a pagar, raramente levam o que querem."

Aposto que há uma falácia, para isso, não Patola? É o velho "there's no free lunch" dos americanos, o velho "você leva o quanto você paga".

Infelizmente, para você, há vários contra-exemplos famosos:

1. Microsoft Windows tem um custo alto e no entanto sua qualidade deixa muito a desejar, quanto mais comparado com alternativas completamente livres, mais robustas e com mais funcionalidade;

2. o próprio Java que você usa e vários dos frameworks open-source que fazem parte do dia-a-dia de desenvolvimento java tem custo == 0. Quer dizer que seu cliente está levando lixo, também?

bom, acho que entendeu onde quero chegar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Booooo: O Boo é uma linguagem "nativa" no .Net. Não usa nenhuma maquina virtual "encavalada" em cima de outra.
Não podemos chamá-lo de "python para .net" pois ele apenas se baseia no Python e não objetiva ser uma implementação 100% equivalente.

Vou aproveitar para fazer um merchã: www.br-mono.org/wiki/boo

Cássio R. Eskelsen

Comentário de nemesis
logo legal: O logo é fantástico. Poucas vezes vi um logo de projeto open-source tão bom e simples.

Fora isso, não gosto de BOO. É um python limitado ao .Net que insiste em tentar fazer algumas coisa diferentes do python por razões aparentemente aleatórias -- como desestimular comentários iniciados por # em favor de //. Pra quê? Confundir quem já conhece python? Tentar se fazer passar por algo diferente ao invés da cópia barata que é?

BOO pra ele!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Na verdade, acredito que o fo: Na verdade, acredito que o foco maior seja propiciar ao pessoal do .Net uma linguagem mais simples, menos verbosa, mais objetiva, ou seja, wrist friendly do que os built-in C# e VB. Leia o manifesto para você entender os objetivos do Boo: http://boo.codehaus.org/BooManifesto.pdf

Quem quer um Python for .Net vai se sentir mais confortável com o IronPython.

Abraços

Cássio R. Eskelsen

P.S: eu gosto do Python puro, mas acredito que o .Net seja mais interessante para mim pelo conjunto da obra.
Comentário de Obelix
:
Tanto quanto a discussão macaquitos X javalis.

Comentário de marcosalex
"Aposto que há uma falácia,: "Aposto que há uma falácia, para isso, não Patola? É o velho "there's no free lunch" dos americanos. "
Mas é verdade, principalmente fora do mundo acadêmico.

"1. Microsoft Windows tem um custo alto e no entanto sua qualidade deixa muito a desejar, quanto mais comparado com alternativas completamente livres, mais robustas e com mais funcionalidade;"
Sim, mas o Linux hoje tem muitas empresas que investem pesado nele e que oferecem certificação, treinamento e consultorias. São serviços agregados e são de onde o SL consegue fazer dinheiro.

"2. o próprio Java que você usa e vários dos frameworks open-source que fazem parte do dia-a-dia de desenvolvimento java tem custo == 0. Quer dizer que seu cliente está levando lixo, também?"
Os maiores frameorks java também recebem investimento e existe certificação. Isso é fundamental para empresas.

Esse tipo de coisa para o usuário doméstico e acadêmico pode não ter muita importância, mas para o mercado corporativo é necessário. E foi só quando o Linux chegou nesse ponto que ele começou a ganhar mercado mais rapidamente. O Mono ainda precisa passar por essa fase.

Haskell developer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004