Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dos 5 supercomputadores mais poderosos do mundo, 4 rodam Linux

O Slashdot destaca: saiu a lista de novembro dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, de acordo com seu desempenho no benchmark Linpack. A novidade mais interessante é que dos 5 primeiros colocados, 4 rodam Linux.



A mesma nota do Slashdot traz ainda outra informação interessante: o número de supercomputadores usando o Itanium 2 incluídos na lista top500 caiu 50% no último ano, enquanto os Xeons e Opterons de 64 bits tiveram sua participação aumentada.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelmb
E entre os TOP500 nenhum é d: E entre os TOP500 nenhum é do Brasil
Comentário de Eliandro
Apenas 4 estão no brasil: Todos na Petrobras.
Comentário de CWagner
Assim como as faculdades e em: Assim como as faculdades e empresas que utilizam esse tipo de computadores...

Pesquisa é o foco desses computadores, assim como simulações, previsão e eventos (meteorologia, astronomia, economia, saúde, geografia física, etc...)

Quanto maior e mais complexo o problema, mais dados devem ser processados e às vezes milhares ou milhões de variáveis têm que ser levadas em consideração. Isso tudo deve ser levado em conta para construção/aquisição de um supercomputador. E não apenas a vontade de ter um maior que o outro :P

O mais legal dessa história é que hoje em dia é mais fácil ter um supercomputador, claro que guardadas as devidas proporções. O projeto Beowulf, criado pela NASA, é responsável por isso, ao permitir utilizar componentes de prateleiras, os mesmos que usamos em computadores domésticos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de adilson
Um dos pais da matéria estará no Brasil em Dezembro: Para quem se interessa por esse assunto, vale lembrar que o Donald Becker vai estar no Solisc dando uma palestra sobre clusters Beowulf no dia 01/12.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Helvio Mota
O engraçado...: ...é que, uma vez, durante uma palestra da empresa sobre segurança da informação, no Rio, eu perguntei ao palestrante qual a posição da Petrobras em relação ao software livre. O cara foi categórico em afirmar que a Petrobras não utiliza software livre. Será que ele sabia do que estava falando?
Comentário de bebeto_maya
__Tem analista e técnico em: __Tem analista e técnico em TI tão burro, que acha que Linux não é Software Livre...Ou não sabe o que é o segundo.É preciso lembrar que a ciência moderna é permeada por interesses e patentes, e é claro, dinheiro...Na outra ponta está o consumidor, público ou privado, que acaba, compulsoriamente, obrigado a aceitar, sem muito questionamento.Ou mesmo, nenhum...Para as Universidades Públicas e particulares é honraria receber palestras de funcionários e representantes da Microsoft.Isso nunca vai mudar...Especialmente num país de terceiro mundo, copista dos EUA.
Comentário de Xico
Viajou bebeto. : Viajou bebeto.

Não acho que um analista que não saiba o que é Software Livre seja burro. Mal informado ele é, e muito. É inegável ver o crescimento desse tipo de distribuição de software. Mas chamar de burro é discriminação.

E na UFSCar(Universidade Federal de São Carlos), tem até laboratório de informática com faixa em volta escrito "Windows Free Zone". Talvez se você dissesse "empresa" em vez de "universidade", daria pra concordar.
Comentário de Xico
Tem um que estará na USP, at: Tem um que estará na USP, até estava aqui uma notícia recente.
Comentário de pilgerowski
Não sei o que é pior...: Ser burro ou mal informado? Ser burro é algo que até se perdoa, mas ser mal informado é ser incompentente.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de nemesis
eu já trabalhei lá: Eu trabalhei durante um ano na Petrobras, no prédio da Av. Chile mesmo, na condição de terceirizado. O setup comum dos desktops de usuários era IBM Thinkpad + Windows XP + Office + Notes. Acho que a maioria dos aplicativos internos usados eram aplicativos web escritos em ASP!! Quando entrei, o sistema da empresa em que eu trabalhava estava escrito em ASP e em vias de migrar para ASP.NET com C#. Grande parte dos servidores intranet era Windows Server 2003. Mas para aplicativos web mais pesados e com mais usuários, usavam Java e containeres J2EE, rodando em servidores SUN.

Nem sombra de Apache, Linux ou OpenOffice ( exceto no meu micro :)...

É sério, quando a gente pensa em Petrobras, pensa em coisas grandes, a mais alta tecnologia, né? Talvez isso seja verdade para os equipamentos de extração de petróleo, mas a parte de Informática é basicamente movida a M$ e seus programinhas mesmo...

Em tempo, isso foi há menos de um ano...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Henrique Vicente.
Sendo "bonzinho" se ele não: Sendo "bonzinho" se ele não soubesse a cinco anos atrás eu ainda diria que é mal informado. Mas hoje eu diria que ele é burro, mal informado e um perigo para qualquer empresa.
Comentário de bebeto_maya
__NÃo é só na Informática: __NÃo é só na Informática que isso acontece...Recentemente, a Fundação Getúlio Vargas-FGV, chamou o Prêmio Nobel de Economia, um americano, para dar uma palestra em Terra Brasilis, sabem o que aconteceu?? O cara afirmou que colocar crianças em creches é bom, pois dá mais oportunidades para que seja bem sucedidas no futuro...Todos os doutores, phds, e demais autoridades, ficaram boqueabertas...e impressionadas

__É como dizia Millor Fernandez, "Em nenhum lugar se cultiva mais ignorância que numa universidade."
Comentário de marcosalex
Creche: Com certeza ele estava se referindo às creches de lá e não do Brasil. Se conhecesse como são nossas creches a resposta dele seria outra.

Haskell developer
Comentário de marcosalex
360 em 500: Dos 500 computadores, 360 rodam Linux. É um espanto!

Haskell developer
Comentário de Xico
Defina burrice. : Defina burrice.

Espero que você só esteja falando do fato dele não conhecer o SL, e não em não concordar com ele... ;)
Comentário de SS_Sputnik
Onde estão os dados?: Eu procurei por toda tabela e links e não consegui encontrar os dados referentes ao SO rodado nos supercomputadores. Você pode me ajudar? Onde encontrou esse dado dos 360 rodando linux e que dos 5 primeiros 4 são Linux? Pode me passar o link?

Comentário de renatogdelf
Detalhes...: Bom, posso dizer o seguinte:

"...Onde encontrou esse dado dos 360 rodando linux..."

Dê uma olhada aqui,
em LIST, coloque NOVEMBER 2005
em type, coloque Operating Systems (ou countries...)

"...e que dos 5 primeiros 4 são Linux? '''"

a partir da lista geral, clicando em cada um dos computadores, e depois em SYSTEM DETAILS,dá para ver este dado.
Comentário de Fabiano*
Concordo com vc xico, o bebet: Concordo com vc xico, o bebeto viajou!.

Aqui na ufpr todos os labs do departamento usam debian, inclusive somos o repositorio oficial debian no brasil, nao conheco nenhuma maquina com windows aki, e o melhor eh que eh tudo com ltsp.

Soube que uns tempo atras vieram uns cara da M$ aqui fazer umas propostas pra por windows, os kra aki nao kiseram nem receber eles...
Comentário de user
Vale a pena lembrar que 4 est: Vale a pena lembrar que 4 estão no Brasil, os únicos da América do Sul e os 4 estão na petrobrás.
A USP (ou Sao carlos, ñ lembro) adquiriu o 5o. por uma pechincha de 650mil. A SUN queria ter mais nomes na lista dos 500 mais poderosos e vendeu para universidade baratinho...
Rumo ao penta!
Comentário de Helvio Mota
Pior que é verdade...: O que me deixou um pouco menos triste foi ter visto, durante uma visita ao setor de geologia da minha unidade, máquinas rodando o CL. Perguntei o porque já sabendo a resposta óbvia, e ela veio: estabilidade.
Saudações.
Comentário de nemesis
CL?: Common Lisp?? que ótimo! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de antogiov
PETROBRAS: Posso estar errado mas pelo menos 1 dos 4 supercomputadores da PETROBRAS está na unidade Bacia de Campos e que é utilizado em cálculos na prospecção de petróleo em alta profundidade é um cluster Linux com algumas centenas de servidores. Assisti há dois anos uma palestra do CIO da Bacia de Campos e parece que nesta área da Petrobrás o Linux estava implantado desde meados da década do 90 e êle se orgulhava muito disto.
Comentário de Everest
Acrescentando as informaçõe: Acrescentando as informações do renatogdelf podemos gerar listas em xls(excel),html ou output para impressão escolhendo com os dados que quisermos, é só ir em http://www.top500.org/sublist/ , selecionar OS e outras informações necessárias e poderemos verificar os 371 Supercomputadores que usam Linux e somente 1 rodando Windows.
Parece que o Windows não roda bem em Supercomputadores, "pode dar tela azul" :))

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004